FLUP Faculdade de Letras da Universidade do Porto

DiogoBarbosa

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2018
Curso
História
Instituição
FLUP - Faculdade de Letras
Boa Tarde,

Estou a pensar candidatar-me ao curso de História na FLUP no entanto por motivos laborais não tenho como ir às aulas. Sei que os regulamentos deixam trabalhadores-estudantes irem a exame finail sem número de presenças. A minha questão é se alguém aqui já foi a exames finais de cadeiras de Histórias na FLUP e se acham que é possível fazer o curso sem ir às aulas. Estudando pelo Moodle, Slides, Bibliografia recomendada etc....e muito empenho? Estou perdida e queria uma luz. Ressalvo que já andei no curso de Historia da FLUL em Lisboa e fiz 5 cadeiras, logo tenho uma plena noção do curso em si. Obrigada

Olá Nadia,

Pelo o que sei, na FLUP, até o estudante com o estatuto de trabalhador tem que ir a um certo número de aulas, sendo que os professores são, obviamente, mais tolerantes quanto à presença dos mesmos, às datas limite de entrega de trabalhos, apresentações, etc.
Quanto à questão principal, não digo que seja impossível fazer o curso sem se ir às aulas. Mas dado o seu cariz extremamente teórico, vai exigir um trabalho de casa paranormal. Também é verdade que nem todos os professores disponibilizam documentos, apontamentos, powerpoints, etc. mas a bibliografia será sempre indicada e minimamente acessível a todos.
Relativamente à minha experiência, eu não conseguiria fazer nenhum dos exames (que são quase todos por avaliação final) sem ouvir a explicação do professor, até porque são exames de muito desenvolvimento, como saberás.
Seja como for, se achares que consegues fazer todo esse trabalho a partir de casa, com certeza que vais conseguir tirar o melhor proveito e aprendizagem do curso!

Espero ter ajudado ;)

Nadia.91

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2020
Olá Nadia,

Pelo o que sei, na FLUP, até o estudante com o estatuto de trabalhador tem que ir a um certo número de aulas, sendo que os professores são, obviamente, mais tolerantes quanto à presença dos mesmos, às datas limite de entrega de trabalhos, apresentações, etc.
Quanto à questão principal, não digo que seja impossível fazer o curso sem se ir às aulas. Mas dado o seu cariz extremamente teórico, vai exigir um trabalho de casa paranormal. Também é verdade que nem todos os professores disponibilizam documentos, apontamentos, powerpoints, etc. mas a bibliografia será sempre indicada e minimamente acessível a todos.
Relativamente à minha experiência, eu não conseguiria fazer nenhum dos exames (que são quase todos por avaliação final) sem ouvir a explicação do professor, até porque são exames de muito desenvolvimento, como saberás.
Seja como for, se achares que consegues fazer todo esse trabalho a partir de casa, com certeza que vais conseguir tirar o melhor proveito e aprendizagem do curso!

Espero ter ajudado ;)

Boas,

Pelo que vi nos regulamentos de avaliação da FLUP :

4. Estão dispensados da verificação de obtenção de frequência:
a) os casos previstos na lei; (é aqui que parto do principio de que quem seja trabalhador-estudante não seja obrigado a ir às aulas)
b) os estudantes que tenham obtido frequência no ano letivo anterior à mesma unidade curricular;
c) os estudantes em condições de serem avaliados na época especial para conclusão do curso.

Agora o estatuto de trabalhador-estudante por despacho indica: (LEI)

Artigo 8° Direitos 1 -

O trabalhador-estudante a quem seja reconhecido o respetivo estatuto não está sujeito:
a) À frequência de um número mínimo de unidades curriculares de determinado ciclo de estudos, nem a regime de prescrição ou que implique mudança de estabelecimento de ensino;
b) A qualquer disposição legal que faça depender o aproveitamento escolar de frequência de um número mínimo de aulas por unidade curricular;
c) A limitação do número de exames a realizar na época de recurso.

2 -Sem prejuízo do disposto na aI. b) do número anterior, o trabalhador-estudante não está isento da realização de atos de avaliação, inclusive de avaliação distribuída, que sejam pré-condição mínima para acesso ao exame final, se este existir e nos termos do que se encontra estabelecido na respetiva ficha da unidade curricular.

Eu sei que a minha ideia é surreal, mas queria tanto licenciar-me neste curso...Por acaso na minha experiência na FLUL, os professores publicavam imensa coisa online, mas já ouvi que na FLUP não será bem assim. Ajudaste pois. Toda a informação é precisosa, muito obrigada! Já agora tens algum exemplar de exame (final) que me possas solicitar só para ver o que me espera? Pode ser de qualquer ano lectivo

Matrícula
15 Janeiro 2021
Bom dia,

É verdade que as gaivotas fazem parte da FLUP e por vezes são agressivas para as pessoas? Ou isso foi um mito criado alguns anos e que perdurou até hoje.

Obrigado.

• Like
Reactions: nymeria

nymeria

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Curso
Línguas e Relações Internacionais
Instituição
FLUP
Bom dia,

É verdade que as gaivotas fazem parte da FLUP e por vezes são agressivas para as pessoas? Ou isso foi um mito criado alguns anos e que perdurou até hoje.

Obrigado.
bom dia,
elas são as donas da FLUP. não temos outro remédio senão aceitar que elas vão roubar a nossa comida na esplanada ou, pelo menos, orbitar à nossa volta enquanto estamos a comer na esperança de conseguirem um pedacinho.

Matrícula
15 Janeiro 2021
bom dia,
elas são as donas da FLUP. não temos outro remédio senão aceitar que elas vão roubar a nossa comida na esplanada ou, pelo menos, orbitar à nossa volta enquanto estamos a comer na esperança de conseguirem um pedacinho.
Eu sofro de ornitofobia, gaivotas para mim deixam-me em pânico, não sei se vai ser uma opção ir para a FLUP, mas o pessoal alimenta às gaivotas? Se não as alimentassem, elas não iam para lá com tanta frequência.

• Like
Reactions: nymeria

nymeria

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Curso
Línguas e Relações Internacionais
Instituição
FLUP
Eu sofro de ornitofobia, gaivotas para mim deixam-me em pânico, não sei se vai ser uma opção ir para a FLUP, mas o pessoal alimenta às gaivotas? Se não as alimentassem, elas não iam para lá com tanta frequência.
o problema maior não é o pessoal alimentá-las voluntariamente… em geral, ninguém gosta delas :’) o problema é que elas são donas do sítio e já aconteceu arrancarem a comida da mão de algumas pessoas. não te vou mentir e dizer que acontece toooodos os dias. mas é uma coisa ligeiramente frequente.
Post automatically merged:

Sim, verdade hahaha
Na FCUP também há uma forte presença delas.
quando o mar é perto…
a melhor parte da fcup são os gatinhos, though. bem mais amigáveis do que os da flup <3

• Like
Reactions: GilSilva

ph+

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2016
Olá.

Alguém aqui que frequente ou frequentou ou tencione frequentar o mestrado em Ciências da Comunicação ou Comunicação e Gestão de Industrias Criativas?

Tenho algumas dúvidas 🙃

Matrícula
23 Abril 2021
olá boa tarde, tenho mais uma questão: Para mudar de curso mas na mesma faculdade que neste caso, é obrigatório fazer as cadeiras todas? ou pode deixar alguma para trás? Isto porque o meu sobrinho chumbou a uma e vai a recurso e falta-lhe mais uma para acabar o 1º ano. se me puderem esclarecer agradecia. Obrigada

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
olá boa tarde, tenho mais uma questão: Para mudar de curso mas na mesma faculdade que neste caso, é obrigatório fazer as cadeiras todas? ou pode deixar alguma para trás? Isto porque o meu sobrinho chumbou a uma e vai a recurso e falta-lhe mais uma para acabar o 1º ano. se me puderem esclarecer agradecia. Obrigada
Na FLUP ou noutra instituição? Bem, à partida ele não tem de concluir todas as unidades curriculares. Aconselho o seu sobrinho a pesquisar "mudança par instituição/curso FLUP" e ver quais são os critérios de seriação!

Matrícula
23 Abril 2021
Na FLUP ou noutra instituição? Bem, à partida ele não tem de concluir todas as unidades curriculares. Aconselho o seu sobrinho a pesquisar "mudança par instituição/curso FLUP" e ver quais são os critérios de seriação!
Na flup. Ele diz que lá não diz se é obrigatorio ou não.

e já agora para continuar a receber bolsa quantos creditos são necessarios?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

e já agora para continuar a receber bolsa quantos creditos são necessarios?
Para continuar a ter a bolsa ele precisa de ter completado no mínimo 36 ECTS.

Quanto aos critérios de seriação da FLUP, são os seguintes:
  • Melhor nota obtida nas provas de ingresso exigidas para o curso que pretende frequentar;
  • Maior Número de ECTS realizados no Ensino Superior;
  • Para poder aceder às vagas de:
    - 2º ano - o candidato terá de ver reconhecido pelo Diretor de Curso, pelo menos 48 ECTS referentes ao 1º ano do Ciclo de Estudos a que se candidata;
    - 3º ano - o candidato terá de ver reconhecido pelo Diretor de Curso, pelo menos 108 ECTS referentes ao 1º e 2º anos do Ciclo de Estudos a que se candidata.
Não tem de realizar todos os ECTS, mas à partida ter mais ECTS é uma vantagem contra outros candidatos no mesmo regime e pode dar-lhe acesso ao 2º ano curricular do curso a que pretende entrar.

Matrícula
23 Abril 2021
Para continuar a ter a bolsa ele precisa de ter completado no mínimo 36 ECTS.

Quanto aos critérios de seriação da FLUP, são os seguintes:
  • Melhor nota obtida nas provas de ingresso exigidas para o curso que pretende frequentar;
  • Maior Número de ECTS realizados no Ensino Superior;
  • Para poder aceder às vagas de:
    - 2º ano - o candidato terá de ver reconhecido pelo Diretor de Curso, pelo menos 48 ECTS referentes ao 1º ano do Ciclo de Estudos a que se candidata;
    - 3º ano - o candidato terá de ver reconhecido pelo Diretor de Curso, pelo menos 108 ECTS referentes ao 1º e 2º anos do Ciclo de Estudos a que se candidata.
Não tem de realizar todos os ECTS, mas à partida ter mais ECTS é uma vantagem contra outros candidatos no mesmo regime e pode dar-lhe acesso ao 2º ano curricular do curso a que pretende entrar.
ECTS são os creditos, certo?

ECTS são os creditos, certo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Matrícula
23 Abril 2021
Sim, exactamente!
Ele neste momento tem 42 creditos, mas ainda lhe falta acabar duas frequencias, uma vai ter que repetir pq chumbou e tem mais um. Portanto se ele conseguir entrar em jornalismo na flup ele já tem direito á bolsa? ou se não entrar e continuar na flup a frequentar o curso de ciencias da informação tem na mesma, certo? eu peço desculpa por por tantas questões, mas ele está num curso q não gosta, não entrou na flup em jornalismo por 0.5 e ficou na flup na 2ª opção, logo anda muito desmotivado e eu preocupada com ele, dai pedir desculpa

Ele neste momento tem 42 creditos, mas ainda lhe falta acabar duas frequencias, uma vai ter que repetir pq chumbou e tem mais um. Portanto se ele conseguir entrar em jornalismo na flup ele já tem direito á bolsa? ou se não entrar e continuar na flup a frequentar o curso de ciencias da informação tem na mesma, certo? eu peço desculpa por por tantas questões, mas ele está num curso q não gosta, não entrou na flup em jornalismo por 0.5 e ficou na flup na 2ª opção, logo anda muito desmotivado e eu preocupada com ele, dai pedir desculpa
obrigada pela sua disponibilidade em me orientar.

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

obrigada pela sua disponibilidade em me orientar.
Sim, se tem 42 ECTS feitos à partida mantém a bolsa DGES (especialmente se os rendimentos do agregado não tiverem alterado drasticamente para cima). Boa sorte para ele no novo percurso, estamos a torcer que entre !!

Matrícula
23 Abril 2021
Boa tarde, o meu sobrinho que frequenta o 1º ano de ciencias da informação na flup, já fez mudança de curso para jornalismo através da mudança de par. Ele pretende também candidatar-se de forma externa com a nota de exame do ano passado. tentamos candidatá-lo com a folha Enes do ano passado e não foi possivel. Pedi uma outra na escola com a data deste ano mas com a nota de exame do ano passado. quanto tempo tenho que aguardar apos ter a nova folha nes para poder fazer a candidatura? Obrigada desde já pela vossa disponibilidade

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde, o meu sobrinho que frequenta o 1º ano de ciencias da informação na flup, já fez mudança de curso para jornalismo através da mudança de par. Ele pretende também candidatar-se de forma externa com a nota de exame do ano passado. tentamos candidatá-lo com a folha Enes do ano passado e não foi possivel. Pedi uma outra na escola com a data deste ano mas com a nota de exame do ano passado. quanto tempo tenho que aguardar apos ter a nova folha nes para poder fazer a candidatura? Obrigada desde já pela vossa disponibilidade
Depende da velocidade da escola rm emitir a ficha, mas por norma em cerca de 3 dias úteis deve estar pronta.