FMUC Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Boa tarde, eu entrei em medicina dentária na FMUC, portanto, peço desde já desculpa por me estar a "intrometer" neste tópico, mas o de medicina dentária parece estar morto, por isso não sei se me tirariam lá a dúvida :p
Eu também reparei que ainda não estavam as aulas práticas no meu horário, só a de Biologia Celular e Molecular, e quando vou a "Inscrições em Turmas" aparecem todas as disciplinas, exceto BCM, a vermelho, com o tal "Aviso: A vermelho estão assinaladas as disciplinas para as quais ainda não se inscreveu a todas as turmas."
Pelas respostas que eu já li, eu vou ser inscrita automaticamente, e quando eu fui fazer a matrícula não nos foi indicado nada sobre o assunto, mas tenho uma amiga que entrou em Ciências Farmacêuticas, e a ela, no núcleo de estudantes cá fora, disseram-lhe que teria de ser ela a escolher as turmas, sábado, às 14H.
Alguém me pode esclarecer, ou indicar alguém que saiba esclarecer o assunto com 100% de certeza?

Boa tarde, eu entrei em medicina dentária na FMUC, portanto, peço desde já desculpa por me estar a "intrometer" neste tópico, mas o de medicina dentária parece estar morto, por isso não sei se me tirariam lá a dúvida :p
Eu também reparei que ainda não estavam as aulas práticas no meu horário, só a de Biologia Celular e Molecular, e quando vou a "Inscrições em Turmas" aparecem todas as disciplinas, exceto BCM, a vermelho, com o tal "Aviso: A vermelho estão assinaladas as disciplinas para as quais ainda não se inscreveu a todas as turmas."
Pelas respostas que eu já li, eu vou ser inscrita automaticamente, e quando eu fui fazer a matrícula não nos foi indicado nada sobre o assunto, mas tenho uma amiga que entrou em Ciências Farmacêuticas, e a ela, no núcleo de estudantes cá fora, disseram-lhe que teria de ser ela a escolher as turmas, sábado, às 14H.
Alguém me pode esclarecer, ou indicar alguém que saiba esclarecer o assunto com 100% de certeza?
o de Dentária deve ter tipo duas turmas, não há muito por onde escolher :'D vá, não sei. experimenta mandar mensagem aqui: Núcleo de Estudantes de Medicina Dentária da AAC | Facebook

• Like
Reactions: amcda
Aproveito o tópico para perguntar uma coisa apesar de nada ter a ver com medicina.
Na FCTUC no 1ª ano somos nós que fazemos os horários ? É que quando fui às matriculas deram-me um papel com as tps todas para eu fazer o horário e dia 19 às 9 horas da manha fazem-se as inscrições nas aulas práticas.
Nao acham estranho?
O curso em causa é engenharia informática

Aproveito o tópico para perguntar uma coisa apesar de nada ter a ver com medicina.
Na FCTUC no 1ª ano somos nós que fazemos os horários ? É que quando fui às matriculas deram-me um papel com as tps todas para eu fazer o horário e dia 19 às 9 horas da manha fazem-se as inscrições nas aulas práticas.
Nao acham estranho?
O curso em causa é engenharia informática
sim, acho que nesse curso tens de fazer o teu próprio horário. Aconselha-te com alunos do curso para dicas :p
Em Medicina não dá porque somos demasiadas pessoas, se fôssemos escolher horários à vontadinha iria haver muitas pessoas com sobreposições e etc...

• Like
Reactions: k3nz0
Mais uma pergunta que não está bem relacionada com medicina xD
De certo que vocês também vão ter aquelas festas de recepção ao caloiro, a minha pergunta é , até que ponto é mau faltar a umas das aulas da 1ª semana para ir a essas "borgas"?
E outra coisa , como é que funcionam as faltas na UC?

Boa tarde, eu entrei em medicina dentária na FMUC, portanto, peço desde já desculpa por me estar a "intrometer" neste tópico, mas o de medicina dentária parece estar morto, por isso não sei se me tirariam lá a dúvida !
Olá!! Estive em Dentária o ano passado e tenho estado a tentar esclarecer quem por lá passa, portanto podes pôr as tuas dúvidas lá e eu tento ajudar :)
Em dentária não se escolhem turmas práticas, são feitas 3 e a distribuição é feita por ordem alfabética! Vou tentar saber o que se passa para só te aparecerem as práticas de bcm, porque isso é estranho! Talvez seja porque ainda estão a fazer as turmas. Em todo o caso se na 2ª tiver tudo na mesma fala com um dos colegas mais velhos e nós tentamos perceber o que se passa e dps transmitimos!! De qualquer forma, esta semana não há práticas portanto não te preocupes muito com isso :p
Boa sorte e bem vinda!

• Like
Reactions: a fish
Caloirinhos da FMUC,

caso não saibam, a praxe terá início na próxima 2.ª feira, 19/9, às 7:59 no pólo 3.
"Mas no Pólo 3 onde?" - perguntam vocês
"Onde estiverem dezenas e dezenas de pessoas com roupas normais () com ar desorientado e outras dezenas de capa e batina a olhar para vocês" respondo eu.
Ah: não levem decotes, evitem calções acima do joelho, não levem maquilhagem ou verniz... e normalmente decidem aí vender a tshirt do caloiro por 5 euros, que vos aconselho a comprar.

Já dei na primeira página deste tópico a minha opinião sobre a praxe: não acho grande piada (acho que devia ser só integração e brincadeira e não meterem visões distorcidas de "respeito" ao barulho), só que acho que nos primeiros dias é muito importante para a integração. Mas esta é a minha opinião, nada melhor que irem lá e fazerem a vossa! Ninguém vos faz mal (e não levem muito à letra tudo o que vos digam). E há mesmo quem adoooore aquilo, por isso vale a pena experimentar. :)

• Like
Reactions: lol97 and Nerd
Caloirinhos da FMUC,

caso não saibam, a praxe terá início na próxima 2.ª feira, 19/9, às 7:59 no pólo 3.
"Mas no Pólo 3 onde?" - perguntam vocês
"Onde estiverem dezenas e dezenas de pessoas com roupas normais () com ar desorientado e outras dezenas de capa e batina a olhar para vocês" respondo eu.
Ah: não levem decotes, evitem calções acima do joelho, não levem maquilhagem ou verniz... e normalmente decidem aí vender a tshirt do caloiro por 5 euros, que vos aconselho a comprar.

Já dei na primeira página deste tópico a minha opinião sobre a praxe: não acho grande piada (acho que devia ser só integração e brincadeira e não meterem visões distorcidas de "respeito" ao barulho), só que acho que nos primeiros dias é muito importante para a integração. Mas esta é a minha opinião, nada melhor que irem lá e fazerem a vossa! Ninguém vos faz mal (e não levem muito à letra tudo o que vos digam). E há mesmo quem adoooore aquilo, por isso vale a pena experimentar. :)
Amo o facto de até agora todos me terem dito 7h59min. :tearsofjoy:

• Like
Reactions: kina and LFTBAS
Só uma pergunta- uma segunda edição do netter(1997:sweatsmile:) difere muito de uma sexta edição?

A Faculdade de Medicina de Coimbra têm algum dia aberto? Ou seja um dia destinado aos alunos que gostariam de ir estudar lá poderem visitar a faculdade?

Ola, alguem ai da FMUC me consegue falar um bocadinho sobre o 4º e 5º ano daí? Gostava de saber um pouco sobre o metodo de ensino e avaliaçoes e sobre o grau de dificuldade das cadeiras.
Obrigado e feliz natal :D

Última edição:
Ola, alguem ai da FMUC me consegue falar um bocadinho sobre o 4º e 5º ano daí? Gostava de saber um pouco sobre o metodo de ensino e avaliaçoes e sobre o grau de dificuldade das cadeiras.
Eu não sou de longe a pessoa perfeita para falar, visto que o 5.º ano ainda não o fiz e o 4.º estou a fazê-lo longe da FMUC :innocent: mas em geral parece-me que são anos um bocado 'pesados' (não há um cadeirão tipo Anatomia e o resto é paisagem; em vez disso tudo dá um bocado de trabalho...). muito em geral a avaliação será mais ou menos assim: aulas práticas- com oral no fim do semestre + aulas teóricas com exame na época de exames (ou frequências ao longo do semestre - mas nunca és tu que escolhes como ser avaliado, não xD)
@Fresh Off Mars, uma ajudinha? :P

• Like
Reactions: Nerd
Eu não sou de longe a pessoa perfeita para falar, visto que o 5.º ano ainda não o fiz e o 4.º estou a fazê-lo longe da FMUC :innocent: mas em geral parece-me que são anos um bocado 'pesados' (não há um cadeirão tipo Anatomia e o resto é paisagem; em vez disso tudo dá um bocado de trabalho...). muito em geral a avaliação será mais ou menos assim: aulas práticas- com oral no fim do semestre + aulas teóricas com exame na época de exames (ou frequências ao longo do semestre - mas nunca és tu que escolhes como ser avaliado, não xD)
@Fresh Off Mars, uma ajudinha? :p
Só para dizer que adorei o facto de considerares BCM e BQ como "paisagem". Ahahahahahahahaha!

Só para dizer que adorei o facto de considerares BCM e BQ como "paisagem". Ahahahahahahahaha!
no meu ano não tivemos frequências teóricas de BQ durante o semestre, só a prática em Dezembro. resultado: foi paisagem e na época de exames, mais de metade do ano tinha de ir a recurso. :p eu incluída - e olha que foi a única cadeira até hoje que chumbei (aliás , foi a única que não fiz na primeira fase xD). já bcm lembro-me que estudávamos para as freqs depois de fazermos a de anatomia... :p e pelos menos no meu tempo, se fosse para passar no exame dava para ir sem estudar. mesmo

• Like
Reactions: Nerd
no meu ano não tivemos frequências teóricas de BQ durante o semestre, só a prática em Dezembro. resultado: foi paisagem e na época de exames, mais de metade do ano tinha de ir a recurso. :p eu incluída - e olha que foi a única cadeira até hoje que chumbei (aliás , foi a única que não fiz na primeira fase xD). já bcm lembro-me que estudávamos para as freqs depois de fazermos a de anatomia... :p e pelos menos no meu tempo, se fosse para passar no exame dava para ir sem estudar. mesmo
Boss.

• Like
Reactions: Peter
Alô!
Em relação a esses anos... Bem, eu diria que há 1 semestre dos 4 que é mais soft e 2 deles são pesadões. Mas tudo isso também depende do teu empenho e dos teus objectivos... Há sempre malta que é baldas e se safa fazendo "pouco".

Ambos os anos são muito teóricos... A prática é relativamente pouca e os conceitos exigidos são muitos... A meu ver, há progressivamente um aumento da carga de matéria desde o início do curso, mas, com os anos, não só vamos ganhando mais estaleca e mais capacidade de abarcar matéria, como também vamos tendo vários conceitos que já sabemos e que voltamos a aplicar.

Todas as cadeiras têm exames teóricos. Há muitas orais.

4º Ano
Bloco 1 - Cirurgia, Gastro, Terapêutica, ORL, Oftalmo, Dermato + opcional
É este o bloco "soft". Faz-se bem, sem grande stress. As matérias de Cirurgia são semelhantes às dadas em Propedêutica Cirúrgica e são semelhantes a Gastro... (cada uma com as suas particularidades). E não há nenhum "cadeirão" difícil. A avaliação tem um exame teórico em todas as cadeiras. Para além disso, tens também exames orais (cirurgia, gastro... não tenho a certeza se ORL agora tem) e os outros trabalhos da treta ao logo do semestre.

Bloco 2 - Endocrino, Hemato, Med Legal, Psiq, Neuro, Onco, MISP + opcional
Este bloco é mais pesado. Não só porque tens oral a Endocrino, Hemato e Neuro (não sei se Onco tem, pq não havia na minha altura)mas também pq o exame de endócrino é absurdo (muitos pormenores) e porque hemato é um mundo que implica muito estudo. Hemato é o cadeirão deste semestre e exige bastante trabalho para se conseguir perceber bem as coisas.

5º Ano

Bloco 1 - Cardio, Pneumo, CCT, Cir Vasc, Peds, Ob, Gyn + opcional
É um bloco um bocadinho mais soft que o 2º do 4º ano, mas também depende da carga de trabalho que lhe queres aplicar. Cardiologia tem MUITA matéria para te entreteres (GUIDELINES) se se quiser uma boa nota e o exame não costuma ser nada meigo.
Só há oral a Pneumo e Peds.
Pneumo costuma ser soft, CCT ridículo (tanto em termos práticos - 0; como em termos teóricos - slides do seculo passado). Obstetrícia tem um exame puxadíssimo. Ginecologia também é exigente, agora.
Peds baseia-se muito no que é dado nas aulas, mas como são 2 aulas teoricas por semana, no final dá pano para mangas.

Bloco 2 - Orto, Reumato, Infeccio, Nefro, Uro, Peds II + opcional
O pior bloco. De longe.
Há orais a Orto, Reumato, Infeccio, Nefro, Uro e Peds. Ou seja, a todas. Ali naquelas 2 semaninhas antes das férias. Assim, 2-3 orais por semanas. É um sonho autêntico.
Todas têm exame teórico, também.
Nefrologia é um mundo e implica um estudo prolongado. É o cadeirão.
Reumato tem um livro muito extenso e para se ter boa nota também se tem que estudar muito...
Ortopedia é rídiculo, uma quantidade de matéria absurda com aulas dadas a martelo e depois somos bombardeados a exame que a malta nem sabe muito bem como se safa. Salvo erro, a média de exames do grupo antes de mim foi 10, tanto na epoca normal como na 2ª fase.
Uro agora tem regente novo e passou a ter oral também. Mas o exame era puxado e haviam perguntas de materia que nem era dada em aulas teoricas.
Infeccio tem novo regente também... Muitas aulas... Muita matéria também...
Peds é igual ao semestre anterior.

É um semestre de gestão de tempo e de muito trabalho feito ao longo do mesmo para se ter bons resultados.

Mas o melhor é colocares perguntas específicas.

Continuo sem receber notificações!!! xD Esta ia passando :p

• Like
Reactions: Blasty and a fish
Boa tarde pessoal! Faço parte da primeira turma de Medicina da Universidade de Cabo Verde, e nosso curso é em parceria com a FMUC. Faremos, inclusive, o terceiro e quarto anos em Coimbra.
Os professores regentes das disciplinas são todos da FMUC, e os assistentes são daqui.
Gostaria de pedir vossa ajuda. Minha turma está a finalizar o segundo ano (os exames aqui decorrem em Julho), e precisávamos de duas coisas: uma sebenta de Fisiologia II das aulas práticas, e listas de perguntas que costumam sair no exame oral do Prof Miguéis, de Anatomia III (temos as sebentas).
Peço àqueles que tiverem os materiais o favor de enviá-los para o e-mail d.schnidger@gmail.com.
Agradecemos imenso.

Olá!
Alguém que ande ou saiba sobre a FMUC podia-me dizer como são dadas as matérias?
E quais as vantagens/desvantagens da universidade? Coisas boas e coisas más.
E para estudantes de fora de Coimbra, como é que funciona o alojamento e tudo relacionado com isso?