FMUC Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Alguém teve como opcional Fundamentos de Neurociências, parece muito interessante mas não sei se não será muito difícil.

Alguém teve como opcional Fundamentos de Neurociências, parece muito interessante mas não sei se não será muito difícil.

Para 1º ano acho que não é adequada simplesmente porque não tens bases para a compreenderes. (precisas de saber biologia, bioq, neuroanatomia e afins). Nem sei sequer se alguém do 1º ano se pode inscrever, ou melhor poder pode mas depois a docência recomenda que troquem. (à semelhança do que acontece com Biologia molecular aplicada).
Para 2º ano acho que se adequa. Nunca escolhi mas o feedback que tenho é que dá trabalho... 😂 quanto às notas são muito boas, mas lá está a malta é de 2º e 3º anos.

• Like
Reactions: Tyagou
Olá a todos,
Alguém me consegue dar um feedback sobre as opcionais do 1.º ano? O que recomendam escolher?
Obrigado!
Olá
Normalmente ou se escolhe inglês e sociologia (ou vice versa) ou introdução à investigação e seminários (sendo nesta ordem).
Sobre cada uma delas:
Inglês: é muito fácil, há presenças obrigatórias mas depois de as atingires podes faltar, a avaliação é por exame (os exames repetem no geral) e as notas são boas;
Sociologia (Introdução à Medicina Social e Saúde Global): não há presenças mas se fores a 80% das aulas ou assim tens bonificação de 2 valores (no meu ano foi assim mas este pode já nem ser), as aulas não são dinâmicas antes pelo contrário, os exames são acessíveis e tens excelente nota se estudares minimamente.
Introdução à Investigação: acho que também mudou desde que fiz essa cadeira mas as aulas também não são obrigatórias, são interessantes dependendo dos temas claro está, e o exame também é acessível.
Seminários: só há no 2o semestre e tens que ter tido introdução à investigação anteriormente, no 1o semestre. Nas aulas (no meu ano) o professor convidava investigadores do CNC, IBILI (e apesar dos nomes já não serem bem estes...) para irem expor um projeto de investigação. Não há presenças e a avaliação é feita por uma proposta de investigação da tua autoria (logo não tens exame na época de exames).

Também vais ver outras opcionais como nutrição, prescrição do exercício fisico, biol molecular aplicada, neurociências, imagem médica.... Mas não são aconselhadas ao 1º ano porque não tens bases para apreenderes e aprenderes o que é usposto por isso é boa ideia deixares estas para anos posteriores.
Se tiveres alguma outra questão ou se não fui explícita diz.

Olá
Normalmente ou se escolhe inglês e sociologia (ou vice versa) ou introdução à investigação e seminários (sendo nesta ordem).
Sobre cada uma delas:
Inglês: é muito fácil, há presenças obrigatórias mas depois de as atingires podes faltar, a avaliação é por exame (os exames repetem no geral) e as notas são boas;
Sociologia (Introdução à Medicina Social e Saúde Global): não há presenças mas se fores a 80% das aulas ou assim tens bonificação de 2 valores (no meu ano foi assim mas este pode já nem ser), as aulas não são dinâmicas antes pelo contrário, os exames são acessíveis e tens excelente nota se estudares minimamente.
Introdução à Investigação: acho que também mudou desde que fiz essa cadeira mas as aulas também não são obrigatórias, são interessantes dependendo dos temas claro está, e o exame também é acessível.
Seminários: só há no 2o semestre e tens que ter tido introdução à investigação anteriormente, no 1o semestre. Nas aulas (no meu ano) o professor convidava investigadores do CNC, IBILI (e apesar dos nomes já não serem bem estes...) para irem expor um projeto de investigação. Não há presenças e a avaliação é feita por uma proposta de investigação da tua autoria (logo não tens exame na época de exames).

Também vais ver outras opcionais como nutrição, prescrição do exercício fisico, biol molecular aplicada, neurociências, imagem médica.... Mas não são aconselhadas ao 1º ano porque não tens bases para apreenderes e aprenderes o que é usposto por isso é boa ideia deixares estas para anos posteriores.
Se tiveres alguma outra questão ou se não fui explícita diz.

Muito obrigado pelo teu esclarecimento.

Uma outra pergunta, desculpa lá o incómodo, quais as opções que são melhores em termos de currículo? Por exemplo, se quiser fazer um estágio num país estrangeiro, de língua inglesa, não será mais fácil de aceitarem o estágio se tiver escolhido inglês como opcional?

Outra coisa, em relação às praxes, recomendas? Como é feita a escolha dos padrinhos/madrinhas?

Obrigado e, mais uma vez, desculpa estar a te encher de perguntas. 😄

Muito obrigado pelo teu esclarecimento.

Uma outra pergunta, desculpa lá o incómodo, quais as opções que são melhores em termos de currículo? Por exemplo, se quiser fazer um estágio num país estrangeiro, de língua inglesa, não será mais fácil de aceitarem o estágio se tiver escolhido inglês como opcional?

Outra coisa, em relação às praxes, recomendas? Como é feita a escolha dos padrinhos/madrinhas?

Obrigado e, mais uma vez, desculpa estar a te encher de perguntas. 😄
Não. Até porque terás sempre que de uma forma ou de outra fazer uma prova de inglês. Quer para intercâmbio, Erasmus, placement... Por isso ninguém vai olhar para o teu plano de estudos, apenas para a tua média e se preenches os outros requisitos.
Recomendo que experimentes e depois logo vês 😉 no 1o dia há logo praxe por isso aconselho a ires ver. Depois toda a gente abandona isso (por conflito de horário) e acabam por ir só às temáticas (que são sempre giras). A praxe na fmuc é particular na medida em que obviamente que não és obrigado a ir basta não vestires a t shirt de caloiro e ninguém vai atrás de ti mesmo sabendo que és caloiro. Depois não te sujam, molham, humilham... Esta última seria irónica bo mínimo. Lembra te que estás em medicina, os teus colegas mais velhos serão futuros médicos, terão valores humanos e nunca iriam proceder assim. Depois é tudo com base em músicas, paródias, jogos sempre com algum valor atrás.
Quando fui caloira gostei! Não fui a todas mas ia a algumas. No 2o ano deixei ao critério dos meus afilhados e acabaram por ser eles a obrigar me a trajar e ir com eles 😂
Os padrinhos (podes ter só padrinho ou só madrinha) só se podem escolher a partir da 2a semana porque se entende que os caloiros devem ter tempo de conhecer os "doutores" para não se precipitaram na escolha. Assim, a partir daí terás um companheiro de jornada que te ajudará em tudo o que puder :P Depois a maioria pede no mega jantar (2a semana). O pedido depende da originalidade de cada caloiro
Sem problema!! Alguma coisa dispõe!😉

Última edição:
Para fazer as matrículas na FMUC é de 9 a 13 de Setembro, mas segunda está tabela como me chamo Tiago tenho que ir dia 13? É mesmo obrigatório ir nesse dia ou posso ir noutro dia antes?

Attachments

• Screenshot_2019-08-29-22-21-18-204_com.android.chrome.png
    Screenshot_2019-08-29-22-21-18-204_com.android.chrome.png
    273.4 KB · Visitas: 31
  • Like
Reactions: tiagopaiva
Para fazer as matrículas na FMUC é de 9 a 13 de Setembro, mas segunda está tabela como me chamo Tiago tenho que ir dia 13? É mesmo obrigatório ir nesse dia ou posso ir noutro dia antes?
Em princípio não deve de haver problema em ires noutro dia mas podes tentar ligar para a UC para te tentares informar melhor.

Olá!
Estou a pensar fazer a opcional de introdução à Medicina Tradicional Chinesa no 2º semestre do 2º ano. Alguém me consegue dar uma opinião sobre esta cadeira?

Olá!
Estou a pensar fazer a opcional de introdução à Medicina Tradicional Chinesa no 2º semestre do 2º ano. Alguém me consegue dar uma opinião sobre esta cadeira?

Não estudo Medicina, nem na FMUC nem em outra faculdade qualquer. No entanto, deixo aqui um artigo informativo sobre o assunto:

Quais as desvantagens de fazer a matrícula online? Se fizermos a matrícula online até quando temos de entregar os documentos necessários como o boletim de vacinas e pré requisitos?

• Like
Reactions: ArianaGrande
Boa tarde, alguém que estude na FMUC sabe dizer-me se a Rua do Brasil é um local seguro para procurar quarto? Obrigada :)
Se é seguro, diria que sim mas depende das vielas que são... A rua do Brasil é enorme, talvez a maior rua da cidade! Estende-se paralelamente ao estádio até à antiga estação para a Lousã. Porém não é de todo perto da faculdade. Deves optar pela zona de Celas (Alameda Armando Gonçalves, P.Manuel da Nóbrega, Gulbenkian, Nicolau Chanterene, Antonio josé de Almeida, etc etc), perto do IPO ou do BCG, ou mesmo na Dias da Silva..
Tudo o que já for a descer como a rua do Cidral, Solum, Rua da Brasil, Estrada da Beira, é muito longe para ficar e não compensa o tempo e dinheiro que gastas em transportes.
Alguma dúvida dispõe, para além de estudar na fmuc vivo aqui desde sempre poucas serão as ruas que não conheço 😄

Se é seguro, diria que sim mas depende das vielas que são... A rua do Brasil é enorme, talvez a maior rua da cidade! Estende-se paralelamente ao estádio até à antiga estação para a Lousã. Porém não é de todo perto da faculdade. Deves optar pela zona de Celas (Alameda Armando Gonçalves, P.Manuel da Nóbrega, Gulbenkian, Nicolau Chanterene, Antonio josé de Almeida, etc etc), perto do IPO ou do BCG, ou mesmo na Dias da Silva..
Tudo o que já for a descer como a rua do Cidral, Solum, Rua da Brasil, Estrada da Beira, é muito longe para ficar e não compensa o tempo e dinheiro que gastas em transportes.
Alguma dúvida dispõe, para além de estudar na fmuc vivo aqui desde sempre poucas serão as ruas que não conheço 😄
Obrigada, já arranjei quarto mesmo à beirinha do polo III :)
Segunda-feira às 7.59h lá certo? :P

• Like
Reactions: Titica02
Obrigada, já arranjei quarto mesmo à beirinha do polo III :)
Segunda-feira às 7.59h lá certo? :P
Ótimo!
Não sei se já fizeste hoje a matrícula mas espero que tenha corrido tudo bem!
Certíssimo, caloirinha! Vai na desportiva!
Não nos iremos encontrar nessa receção porque estou no 3º e cirurgica é prioridade 😅
Porém, espero que nos cruzemos nas tardes no bar!! Diverte-te muito, alguma coisa dispõe!

• Love
Reactions: Adriana T.
Olá! Sabem me dizer se os bolseiros tem algum tipo de desconto nas refeições nas cantinas?
Não. É 2.40 € para todos nas cantinas da universidade no menu snack. Na cantina do hospital é mais caro.
Creio que isso vem ponderado na bolsa.

Olá! No 6 ano podemos escolher uma cidade diferente para estagiar ou tem de ser obrigatoriamente em coimbra? Obrigada 😊
Podes fazer o estágio de MGF num centro de saúde pertencente à ARS centro ou sul, ARS norte não há protocolo.
Podes também concorrer ao programa de mobilidade Almeida Garrett e fazer alguns estágios noutras faculdades do país.

• Like
Reactions: a fish and Azami
Olá! Já têm alguma informação concreta em como vão funcionar as aulas no próximo ano?