FMUL Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Rita Joana

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25 Outubro 2018
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Medicina
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FML
Olá Rita! Penso que consigo esclarecer essa situação, porque passei por ela. Entrei este ano na FML e já seria o meu 3.º ano de caloira, porque antes tive em 2 cursos diferentes ahah

Como já vivi o meu ano de caloira até trajada ao máximo, numa praxe excelente no ano passado (em Ciências da Saúde, ULisboa), decidi que este ano, o meu lugar era como trajada e não como caloira (mesmo assim, ainda fui à primeira semana de praxe, como caloira, para ver como era o ambiente).

Então, por volta de 2.ª semana de aulas, a Comissão de Praxe da FMUL mandou um e-mail sobre as nacionalizações e sobre a possibilidade de serem feitas, e quem quisesse fazê-lo teria que enviar um mail em resposta, a indicar algumas informações que eles pediram. A partir daí, eles analisam, e depois marcam uma reunião com estas pessoas, e dão umas ideia geral da praxe em medicina, respondem a dúvidas e explicam-nos o que se sucede depois: a partir dali somos Doutores, já não somos caloiros (e tomada a decisão, não pode ser revertida), entramos num período probatório, de adaptação, em que não podemos praxar, durante este semestre e no 2.º já poderemos fazê-lo livremente, dentro das regras do Código de Praxe, claro.

Normalmente na semana das matrículas, há uma ligeira “introdução à praxe” e lá podes falar com trajados e explicar a tua situação, ficas sinalizada logo como possível “candidata” a nacionalizar matrículas e receberás posteriormente o tal mail que referi. Logo, não é algo simplesmente automático. Eles não adivinham que já vieste de outro curso ou se vens do secundário.
Neste processo, juntas a matrícula que tens em Medicina (neste caso, 1) mais as restantes que tenhas (no meu caso, são mais 2), ficando com 3 no total = será isto o significado de nacionalizar as matrículas. Assim, sou terceiranista, segundo o código de praxe. Tu serás segundanista. Depois existem outros graus hierárquicos pelo meio, e com outros critérios, que conhecerás quando leres o Código de Praxe.

Qualquer dúvida adicional que tenhas, estou ao dispor ;) boa sorte e espero que a tua escolha seja a FML!!! Ca te esperamos!!
Olá Sofia! Desde já, muito obrigada pela tua célere resposta (sou fancy na escrita, desculpa haha)! Como referi, eu também fui caloira na FML este ano, pelo que devemos ter passado pelas mesmas aventuras! Na verdade, vi pessoal que comprou o kit de caloiro da faculdade e só depois iria fazer a nacionalização, portanto já vi que de qualquer forma vou ter de o comprar de novo (até para ser introduzida à praxe, apesar de já ter o e-mail da CP).
Com "automático" quis dizer que aceitariam toda a gente que quisesse fazer a nacionalização, não que eles adivinham xD Mas obrigada pelos esclarecimentos todos!

Conheci várias pessoas que saíram de Ciências da Saúde no 1º e no 2º ano, e que estão na FML em Medicina e Nutrição, mas também há uma rapariga que entrou na FMD e até quer lá ficar!
Só por curiosidade, qual o outro curso onde estiveste? Já agora, boa sorte e parabéns por teres conseguido o teu objetivo <3 <3
 
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Birdy

Membro Dux
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18 Junho 2016
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FMUL
Com "automático" quis dizer que aceitariam toda a gente que quisesse fazer a nacionalização, não que eles adivinham xD Mas obrigada pelos esclarecimentos todos!
Sim, parece-me que aceitaram todos os que pediram, porque realmente se têm as matrículas e sentem que já viveram a sua experiência como caloiros, não há como recusar... mas realmente, parte da consciência de cada um. Na minha opinião, se até hoje não tiveram um ano de caloiro e praxe como deve ser, e terem-no vivido ao máximo de modo a entender o verdadeiro significado da mesma, e ter vontade de passar essa experiência e tradições a gerações seguintes, não acho que devam nacionalizar. Como querem praxar se nunca foram praxados nem sabem como o fazer?.. Não pode ser “querer só porque sim”, nem faz o mínimo sentido.
Aproveita este teu ano de caloira, se te identificares com a praxe, se não, espera até entrares em medicina e cá vives o teu ano de caloira ao máximo. E tal como me aconteceu, não precisas de estar no curso que tanto queres, para teres uma excelente experiência de praxe. :)

Já agora, boa sorte e parabéns por teres conseguido o teu objetivo <3 <3
Obrigadaaaaa!!! Never give uppppp!!! ;)

Só por curiosidade, qual o outro curso onde estiveste?
Ciências da Saúde, por isso, certamente conheço essas pessoas a quem te referes ahah
 
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Daniela Duarte

Membro Caloiro
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13 Julho 2018
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Boa noite! O semestre passado apesar de ter realizado a avaliação contínua de Bioquímica e de Anatomia, não realizei o exame final de Módulo II. Se eu para o ano quiser voltar a refazer a avaliação contínua apenas de Anatomia para estar melhor preparada para o exame, poderei fazê-lo sem que me desça a nota, ou seja, se me voltar a inscrever a Anatomia e refizer o 1º semestre a esta cadeira e obter pior nota do que a que tive este ano essa será a minha nota definitiva ou ficarei com a melhor nota entre as duas?
 

Birdy

Membro Dux
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18 Junho 2016
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Boa noite! O semestre passado apesar de ter realizado a avaliação contínua de Bioquímica e de Anatomia, não realizei o exame final de Módulo II. Se eu para o ano quiser voltar a refazer a avaliação contínua apenas de Anatomia para estar melhor preparada para o exame, poderei fazê-lo sem que me desça a nota, ou seja, se me voltar a inscrever a Anatomia e refizer o 1º semestre a esta cadeira e obter pior nota do que a que tive este ano essa será a minha nota definitiva ou ficarei com a melhor nota entre as duas?
Olá Daniela!

A não ser que haja alguém por aqui que já tenha estado na tua situação e te saiba responder à pergunta, o melhor conselho que te posso dar é dirigires-te pessoalmente ao Instituto de Anatomia, ao secretariado, e perguntares quais os cenários possíveis e o que podes ou não fazer, segundo o regulamento. Isso ou então contacta algum membro da CC, e eles também te podem dar uma ajuda em relação ao que fazer.

Não sei se vai de encontro ao que procuras, mas podes assistir a aulas práticas de anatomia com certos assistentes, que não se importam que alunos não pertencentes à turma - consequentemente, não estão a ser avaliados - assistam à aula. Na minha turma de anatomia, tenho uma colega que tem equivalência, mas assiste às aulas, porque quer relembrar a matéria.
 

Daniela Duarte

Membro Caloiro
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13 Julho 2018
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Olá Daniela!

A não ser que haja alguém por aqui que já tenha estado na tua situação e te saiba responder à pergunta, o melhor conselho que te posso dar é dirigires-te pessoalmente ao Instituto de Anatomia, ao secretariado, e perguntares quais os cenários possíveis e o que podes ou não fazer, segundo o regulamento. Isso ou então contacta algum membro da CC, e eles também te podem dar uma ajuda em relação ao que fazer.

Não sei se vai de encontro ao que procuras, mas podes assistir a aulas práticas de anatomia com certos assistentes, que não se importam que alunos não pertencentes à turma - consequentemente, não estão a ser avaliados - assistam à aula. Na minha turma de anatomia, tenho uma colega que tem equivalência, mas assiste às aulas, porque quer relembrar a matéria.
Muito Obrigada ! Não me tinha lembrado dessa possibilidade de ir assistir às aulas. Irei seguir o teu conselho muito obrigada mesmo
 
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AdrianaS

Membro Caloiro
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5 Março 2019
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Boa tarde,
Entrei este próximo ano lectivo na FMUL mas só poderei frequentar o curso como trabalhadora-estudante.
Alguém sabe como se processa? Ou seja imaginando que tenho aulas práticas (não dará para faltar) coincidentes com o horário de trabalho como poderei fazer caso não haja horários alternativos?
E dará para escolher algum horário que ocupe menos dias, de forma a poder trabalhar livremente durante 1 ou 2 dias por semana?

Outra questão relativa a equivalências: como só irei submeter pedido de equivalências/creditação em setembro (penso que não é possível mais cedo) quando costumam sair os resultados? E se demorarem a sair, como saberei a que práticas poderei eventualmente faltar para trabalhar?

Ah e por último: costumam haver dias da semana nos quais normalmente calham as aulas práticas? (por exemplo, a maioria das práticas calhar nas 4ªs e 5ªs feiras)
 
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Birdy

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18 Junho 2016
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Boa tarde,
Entrei este próximo ano lectivo na FMUL mas só poderei frequentar o curso como trabalhadora-estudante.
Alguém sabe como se processa? Ou seja imaginando que tenho aulas práticas (não dará para faltar) coincidentes com o horário de trabalho como poderei fazer caso não haja horários alternativos?
Olá Adriana! :)

Como trabalhadora-estudante, podes faltar mais vezes do que um aluno que não tenha estatutos, obviamente, sendo que não sei quantas faltas podes dar, mas até agora, alunos sem estatutos, em aulas práticas, só podiam faltar a 1/3 das aulas, para não reprovar. Presumo que os trabalhadores-estudantes tenham uma "fatia" maior. Portanto, poderás sempre faltar alguma vez que seja. Não há nenhuma cadeira do 1º ano que reprove alunos logo pela 1ª falta. E também deve dar para poderes compensar alguma aula prática que não possas ir, noutro dia, com o mesmo professor assistente (ou até com outro diferente).

Aqui tens mais informações (não sei se já consultaste ou não): Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa | Estatutos e Regimes

Deixo aqui também os horários deste ano, para teres uma noção da carga horária. As obrigatórias são as Ps e TPs. As aulas teóricas estão situadas sempre de manhã.

Eu raramente ia a aulas teóricas, portanto aquilo que sobrava em termos de horário com as aulas obrigatórias era leve. E para além disso, há certas práticas que não duram o semestre todo, isto acontece principalmente no 2º semestre. A bioestatística, por exemplo, tínhamos TP de 2 em 2 semanas. As práticas de fisiologia acabaram em março, após o teste prático.
E dará para escolher algum horário que ocupe menos dias, de forma a poder trabalhar livremente durante 1 ou 2 dias por semana?
Eu penso que dê. Mais ainda com equivalências, até talvez ficas com mais dias livres (isto sem contar com a existência de teóricas).

Outra questão relativa a equivalências: como só irei submeter pedido de equivalências/creditação em setembro (penso que não é possível mais cedo) quando costumam sair os resultados? E se demorarem a sair, como saberei a que práticas poderei eventualmente faltar para trabalhar?
Se submeteres logo no início, costumam ser rápidos a sair. Eu acho que a meio da 2ª semana de aulas (sem contar com a semana de introdução, que é a primeira propriamente dita) já sabia o resultado, porque só fui a duas aulas práticas de Bioquímica. Normalmente, sabemos logo de início, ao consultar o guia do aluno de cada módulo, quantas faltas podemos dar nas aulas obrigatórias (TPs e Ps), portanto presumo que algo ou alguém te esclarecerá logo nesse assunto.
Ah e por último: costumam haver dias da semana nos quais normalmente calham as aulas práticas? (por exemplo, a maioria das práticas calhar nas 4ªs e 5ªs feiras)
Acho que a única particularidade é não haverem aulas práticas nas quartas à tarde. De resto, dependendo do horário, varia muito (como podes ver, nos horários deste ano).
 

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AdrianaS

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5 Março 2019
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Olá Adriana! :)

Como trabalhadora-estudante, podes faltar mais vezes do que um aluno que não tenha estatutos, obviamente, sendo que não sei quantas faltas podes dar, mas até agora, alunos sem estatutos, em aulas práticas, só podiam faltar a 1/3 das aulas, para não reprovar. Presumo que os trabalhadores-estudantes tenham uma "fatia" maior. Portanto, poderás sempre faltar alguma vez que seja. Não há nenhuma cadeira do 1º ano que reprove alunos logo pela 1ª falta. E também deve dar para poderes compensar alguma aula prática que não possas ir, noutro dia, com o mesmo professor assistente (ou até com outro diferente).

Aqui tens mais informações (não sei se já consultaste ou não): Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa | Estatutos e Regimes

Deixo aqui também os horários deste ano, para teres uma noção da carga horária. As obrigatórias são as Ps e TPs. As aulas teóricas estão situadas sempre de manhã.

Eu raramente ia a aulas teóricas, portanto aquilo que sobrava em termos de horário com as aulas obrigatórias era leve. E para além disso, há certas práticas que não duram o semestre todo, isto acontece principalmente no 2º semestre. A bioestatística, por exemplo, tínhamos TP de 2 em 2 semanas. As práticas de fisiologia acabaram em março, após o teste prático.

Eu penso que dê. Mais ainda com equivalências, até talvez ficas com mais dias livres (isto sem contar com a existência de teóricas).


Se submeteres logo no início, costumam ser rápidos a sair. Eu acho que a meio da 2ª semana de aulas (sem contar com a semana de introdução, que é a primeira propriamente dita) já sabia o resultado, porque só fui a duas aulas práticas de Bioquímica. Normalmente, sabemos logo de início, ao consultar o guia do aluno de cada módulo, quantas faltas podemos dar nas aulas obrigatórias (TPs e Ps), portanto presumo que algo ou alguém te esclarecerá logo nesse assunto.

Acho que a única particularidade é não haverem aulas práticas nas quartas à tarde. De resto, dependendo do horário, varia muito (como podes ver, nos horários deste ano).

Muito obrigada Sofia pela tua resposta tão detalhada :)

Estas dúvidas todas prendem-se com o facto de o trabalho ser a 300km de distância, e ter que estar presencialmente no local de trabalho pelo menos umas 2 ou 3 manhãs por semana, embora tenha boa flexibilidade de horário para ir adequando ... Estou assim a tentar analisar a exequibilidade de fazer ambas as coisas.

Mas já agora, tendo eu um horário flexível (não fixo) e um pouco adaptável, como faço para entregar o horário nos Serviços Académicos?
 

Birdy

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18 Junho 2016
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Muito obrigada Sofia pela tua resposta tão detalhada :)

Estas dúvidas todas prendem-se com o facto de o trabalho ser a 300km de distância, e ter que estar presencialmente no local de trabalho pelo menos umas 2 ou 3 manhãs por semana, embora tenha boa flexibilidade de horário para ir adequando ... Estou assim a tentar analisar a exequibilidade de fazer ambas as coisas.
De nada! Se tiveres mais alguma dúvida, não hesites! :)
Mas já agora, tendo eu um horário flexível (não fixo) e um pouco adaptável, como faço para entregar o horário nos Serviços Académicos?
Nesse caso, não sei como se procede.. talvez seja melhor contactá-los e vê o que é que te dizem para fazer..
 

Rita Joana

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25 Outubro 2018
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Olá! Acho que não está no início do tópico informação sobre o 3º ano... É semelhante aos anteriores, em termos de avaliação e tipologia das aulas?
 
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Patrícia99

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Olá! Acho que não está no início do tópico informação sobre o 3º ano... É semelhante aos anteriores, em termos de avaliação e tipologia das aulas?
Olá! Não tenho essa informação, o curso só abriu o ano passado portanto só sei acerca do 1° ano
 

Birdy

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18 Junho 2016
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Olá! Acho que não está no início do tópico informação sobre o 3º ano... É semelhante aos anteriores, em termos de avaliação e tipologia das aulas?
Olá! Não tenho essa informação, o curso só abriu o ano passado portanto só sei acerca do 1° ano
Eu acho que ela se refere ao 3.º ano de Medicina (certo?)
 
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Birdy

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18 Junho 2016
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Medicina
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Sim, era! Desculpem a confusão. 😅
Tranquilo! Mas sim, pelas pessoas que conheço de 3º ano acho que é semelhante
Sim, em termos de tipologia das aulas e avaliação é semelhante, porque ainda faz parte dos anos pré-clínicos.
@nadm, importas-te de descrever um pouco do 3º ano, se te lembrares de alguma coisa relevante, sff? :) thanks!
 
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LFTBAS

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20 Dezembro 2015
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Olá! Acho que não está no início do tópico informação sobre o 3º ano... É semelhante aos anteriores, em termos de avaliação e tipologia das aulas?
Olá, Rita! 😊 Sim, acaba por ser semelhante, tendo em conta que o 3º ano na FMUL ainda faz parte dos anos pré-clínicos.

1º SEMESTRE

Módulo IV.II ==> Fisiopatologia e Farmacologia

Ao longo do semestre, nas aulas teórico-práticas (também existem aulas teóricas, naturalmente), há sempre resolução de casos clínicos, apresentações e, eventualmente, testes, dependendo do(a) assistente. No fim do semestre, há um exame teórico com 100 escolhas múltiplas sobre ambas as disciplinas. Na minha opinião, este é o módulo mais chato/difícil do 3º ano, mas é bastante interessante e relevante para os anos clínicos.

Módulo III.IV ==> Introdução à Clínica e Imagiologia
Introdução à Clínica
é a área disciplinar mais "clínica" (e das que têm melhor organização) que temos na primeira metade do curso e serve para aprendermos sobre os sinais e os sintomas de várias doenças e sobre como se faz a parte mais prática da Medicina - o exame objetivo. No fim do semestre, temos avaliação prática e avaliação teórica. A prática compreende a realização de um OSCE (Objective Structured Clinical Exam), que é dividido em 5 estações - Cardíaco, Pulmonar, Vascular, Locomotor e Abdominal. Nessas estações, podem pedir-nos para fazermos a auscultação cardíaca/pulmonar/abdominal, palpação, percussão, inúmeras manobras que aprendemos ao longo do semestre... A avaliação teórica, por sua vez, consiste num exame de 80 escolhas múltiplas. Há aulas teóricas, teórico-práticas e práticas.
Em relação a Imagiologia, ao longo do semestre, apresentamos e discutimos casos clínicos; no fim do semestre, temos um exame de 20 escolhas múltiplas. Infelizmente, considero esta área disciplinar mal dada na nossa faculdade, mas pronto, isso já é uma história diferente. Há aulas teóricas e teórico-práticas.

Tronco Comum IV a) ==> Epidemiologia, Saúde Pública e Genética
A Saúde Pública, não há avaliação ao longo do semestre. A Epidemiologia, ao longo do semestre, temos os chamados quizzes (uma espécie de mini-testes), que surgiram este ano letivo - são muitos (10-14, já não me lembro ao certo) e são todos feitos no computador. A Genética, discutimos casos clínicos, que nos levam depois a apresentar determinadas doenças. Há aulas teórico-práticas, portanto, de presença obrigatória, das 3 áreas disciplinares. De um modo geral, não é um módulo difícil. No fim do semestre, há um exame de 100 escolhas múltiplas sobre o módulo inteiro.

Tronco Comum IV b) ==> Introdução à Saúde Mental e Introdução às Doenças do Envelhecimento
Introdução à Saúde Mental
- tal como acontece com a maioria das restantes áreas disciplinares, para além das aulas teóricas, existem as teórico-práticas. Nestas aulas, o objetivo principal é discutir sobre determinados temas, como, por exemplo, saúde mental dos profissionais de saúde, suicídio, condições das instituições de saúde mental, etc. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito sobre um desses temas, que depois tem de ser apresentado. Além disso, há um exame com 50 escolhas múltiplas.
Introdução às Doenças do Envelhecimento - também neste caso existem aulas teóricas e teórico-práticas, 3 testes ao longo do semestre e um exame de 50 escolhas múltiplas no fim.


2º SEMESTRE [aka "férias"]

Módulo III. V ==> Introdução à Clínica, Imagiologia e Opcional (Urinário, Cardio, Endócrino, Locomotor...)
Introdução à Clínica
e Imagiologia têm um modo de funcionamento muito semelhante ao do 1º semestre, basicamente só mudam os temas. Ah, no âmbito de IC, são de salientar o curso de ECG (tem a duração de uma semana e há um exame no fim com 50 escolhas múltiplas sobre uns 40 ECGs) e o estágio hospitalar que realizamos no fim do ano letivo (1 mês e 2/3 dias). O principal objetivo deste estágio é aplicarmos na prática o que aprendemos sobretudo a IC ao longo do ano, comunicarmos com os doentes, realizarmos diversas manobras, aprendermos a fazer histórias clínicas (temos de discutir pelos menos 4 com os nossos tutores). Digamos que este é o nosso ponto de transição dos anos pré-clínicos para os clínicos. Em relação à opcional, basicamente, quando escolhemos o nosso horário para o 2º semestre, temos a possibilidade de escolher uma área disciplinar das que são disponibilizadas e depois funciona tudo como se fosse uma disciplina normal. No fim, há sempre um exame de 50 escolhas múltiplas, mas o que é feito ao longo do semestre varia um pouco, consoante a opcional com que se fica. É de salientar que as opcionais não são, portanto, o mesmo que as optativas. Estas últimas são lecionadas apenas na primeira semana de cada semestre, a partir do 2º ano.

Tronco Comum V a) ==> Oncobiologia
Há tanto aulas teóricas, como teórico-práticas, sendo que estas últimas acabam sempre por se basear na discussão de casos clínicos e há um teste por semana. No fim do semestre, temos um exame em que a grande parte das perguntas é de desenvolvimento puro e duro, o que dificulta um pouco as coisas, mas é fazível e costuma ser bem feito xD

Tronco Comum V b) ==> Introdução aos Princípios da Terapêutica
IPT serve, fundamentalmente, para nos ajudar a ler artigos científicos e analisar ensaios clínicos, por exemplo. Também há aulas teóricas e teórico-práticas, 3 testes e um exame com 50 escolhas múltiplas.

De um modo geral, o 3º ano é fixe - o 1º semestre é um bocado puxado, mas depois o 2º é muito mais tranquilo; além disso, muitas aulas são filmadas e os vídeos são depois disponibilizados, o que ajuda imenso. E pronto, acho que é essencialmente isso. Se tiverem mais dúvidas, questões, inquietações, digam! 😉
 
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nadm

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Sim, em termos de tipologia das aulas e avaliação é semelhante, porque ainda faz parte dos anos pré-clínicos.
@nadm, importas-te de descrever um pouco do 3º ano, se te lembrares de alguma coisa relevante, sff? :) thanks!
Não tenho grande coisa a acrescentar ao post da @LFTBAS. Só esclarecer que o estágio hospitalar faz parte do módulo III.V e é constituído pelo curso de ECG na primeira semana, e depois pelo tempo de estágio propriamente dito (isto é, as semanas que vocês passam nos serviços). No total são 6 semanas.
 

Beatriz263

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6 Julho 2019
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Olá! Ouvi dizer que os estágios na fmul podem ser realizados em qualquer parte do país, principalmente no 6 ano. Alguém me pode dizer se isso é verdade? Por exemplo, posso realizar os estágios em Viana do Castelo ou Braga?
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E já agora, sabem me dizer que desportos se podem praticar? Equipas da Universidade? Obrigada!
 
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Birdy

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Olá! Ouvi dizer que os estágios na fmul podem ser realizados em qualquer parte do país, principalmente no 6 ano. Alguém me pode dizer se isso é verdade? Por exemplo, posso realizar os estágios em Viana do Castelo ou Braga?
Depende do estágio que estejamos a falar. Falando do 1º ano tens um estágio de enfermagem, que é feito nos seguintes hospitais: Santa Maria, Pulido Valente, Amadora-Sintra, Beatriz Ângelo, Garcia da Orta, Lusíadas e Cascais. Na altura, irás escolher os hospitais por ordem de preferência e depois há um sorteio e recebes os resultados mais tarde. Depois tens o estágio de centro de saúde, em que aí sim, podes escolher o local onde o queres fazer. Eu sou do Algarve e fi-lo no meu centro de saúde, com a minha médica de família.
No 2º ano, temos outro estágio de centro de saúde, que tem os mesmos moldes. Podemos fazer no mesmo sítio e com o mesmo tutor do 1º estágio.
No 3º ano, temos um estágio hospitalar de 1 mês. Aí já não sei como funciona...
Sobre os anos clínicos, também não sei como funciona ainda...
E acerca do 6º ano:
0 6º ano pode ser realizado em basicamente qualquer hospital do SNS o que faz com que para quem é de longe, possa regressar à cidade natal (ou mais próximo) no 6º ano e ficar deslocado apenas 5 anos
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E já agora, sabem me dizer que desportos se podem praticar? Equipas da Universidade? Obrigada!
Consulta os seguintes links:
 

nadm

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No 3º ano, temos um estágio hospitalar de 1 mês. Aí já não sei como funciona...

Olá! Ouvi dizer que os estágios na fmul podem ser realizados em qualquer parte do país, principalmente no 6 ano. Alguém me pode dizer se isso é verdade? Por exemplo, posso realizar os estágios em Viana do Castelo ou Braga?
No 3º ano o leque de hospitais é mais alargado. Além dos hospitais do estágio de 1º ano, têm outros como Forças Armadas, Hospital da Luz, Montijo, Barreiro, Setúbal, CUF, etc. Os madeirenses também podem ir estagiar nos hospitais da Madeira. As aulas dos anos clínicos são na sua maior parte no HSM, no entanto também podem ir para outros hospitais. Medicina Interna tem aulas no Pulido Valente, Amadora-Sintra, Beatriz Ângelo e Garcia da Orta. Cirurgia Geral podem ir para o Garcia da Orta, Curry Cabral ou São José. Psiquiatria podem ter aulas no Júlio de Matos. Entre outros.