FMUL Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Beatriz263

Membro
Matrícula
6 Julho 2019
Depende do estágio que estejamos a falar. Falando do 1º ano tens um estágio de enfermagem, que é feito nos seguintes hospitais: Santa Maria, Pulido Valente, Amadora-Sintra, Beatriz Ângelo, Garcia da Orta, Lusíadas e Cascais. Na altura, irás escolher os hospitais por ordem de preferência e depois há um sorteio e recebes os resultados mais tarde. Depois tens o estágio de centro de saúde, em que aí sim, podes escolher o local onde o queres fazer. Eu sou do Algarve e fi-lo no meu centro de saúde, com a minha médica de família.
No 2º ano, temos outro estágio de centro de saúde, que tem os mesmos moldes. Podemos fazer no mesmo sítio e com o mesmo tutor do 1º estágio.
No 3º ano, temos um estágio hospitalar de 1 mês. Aí já não sei como funciona...
Sobre os anos clínicos, também não sei como funciona ainda...
E acerca do 6º ano:

----

Consulta os seguintes links:
Obrigada pela tua rápida resposta! Fui ver os links que sugeriste e lá diz que "Se praticas um desporto individual ou coletivo que a AEFML não te oferece terás que te dirigir ao Gabinete de Desporto da Universidade de Lisboa, ao lado da cantina velha da UL para te inscreveres ou esclareceres as tuas dúvidas." o que fazem neste caso? Por exemplo, eu pratico natação e pelo que vi na vossa universidade não há equipa de natação, o que é que eles fazem?

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Obrigada pela tua rápida resposta! Fui ver os links que sugeriste e lá diz que "Se praticas um desporto individual ou coletivo que a AEFML não te oferece terás que te dirigir ao Gabinete de Desporto da Universidade de Lisboa, ao lado da cantina velha da UL para te inscreveres ou esclareceres as tuas dúvidas." o que fazem neste caso? Por exemplo, eu pratico natação e pelo que vi na vossa universidade não há equipa de natação, o que é que eles fazem?
Consultaste o 3º link que coloquei no outro post? (este aqui abaixo):

Nesse encontrei este, na parte de "Aprender ou treinar uma modalidade?":

É o máximo que te consigo mostrar, da pesquisa que fiz... Não estou muito dentro do assunto, mas tinha a impressão que existem equipas de natação que representam a universidade em competições. :)

• Like
Reactions: Beatriz263

Beatriz263

Membro
Matrícula
6 Julho 2019
Consultaste o 3º link que coloquei no outro post? (este aqui abaixo):

Nesse encontrei este, na parte de "Aprender ou treinar uma modalidade?":

É o máximo que te consigo mostrar, da pesquisa que fiz... Não estou muito dentro do assunto, mas tinha a impressão que existem equipas de natação que representam a universidade em competições. :)
Muito obrigada! Ajudas te imenso! 🙂

• Like
Reactions: Birdy

diogojunhooo

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2017
Curso
Caloiro de Medicina na FML
Se queres entrar na FML, quer seja em Medicina ou em Ciências da Nutrição, este grupo é para ti! Aqui poderás encontrar alunos daquela que é a melhor faculdade do país que terão todo o gosto em ajudar com as tuas dúvidas!

Joana1234

Membro
Matrícula
19 Maio 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá a todos!!
Este ano espero entrar em Medicina na minha primeira opção, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e gostaria de saber como funcionam os momentos iniciais, a praxe, o começo do ano letivo...
Ou seja, começamos logo a ter aulas dia 16 ou são apenas apresentações? E as praxes, quando são e, já agora, quanto tempo duram?
Agradecia IMENSO que alguém me respondesse o quanto antes, dado que estarei fora de Lisboa até muito perto das datas das matrículas e início de ano escolar, e gostaria muito de tentar não faltar a estas experiências.
Obrigada!!

• Like
Reactions: Patrícia99

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá a todos!!
Este ano espero entrar em Medicina na minha primeira opção, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e gostaria de saber como funcionam os momentos iniciais, a praxe, o começo do ano letivo...
Ou seja, começamos logo a ter aulas dia 16 ou são apenas apresentações? E as praxes, quando são e, já agora, quanto tempo duram?
Agradecia IMENSO que alguém me respondesse o quanto antes, dado que estarei fora de Lisboa até muito perto das datas das matrículas e início de ano escolar, e gostaria muito de tentar não faltar a estas experiências.
Obrigada!!
Olá Joana!

A semana de 16 a 20 de setembro é a Semana de Introdução. Não é de presença obrigatória, mas recomendo que vás!!! Deixo em anexo o programa do ano letivo passado, para teres uma ideia do que costuma acontecer.
As aulas começam na semana seguinte.

As praxes começam logo nessa semana de 16 a 20, em princípio (pelo menos, neste ano que passou, tivemos atividades nessa 1ª semana). Depende da atividade planeada, mas não te preocupes com isso. Vais lá, vês se gostas e se precisares de sair mais cedo, explicas a situação a um elemento da comissão de praxe e é na boa! Eu recomendo, gostei até bastante dessa semana e não achei que os horários de praxe fossem abusivos, pelo contrário!

Qualquer dúvida adicional, não hesites!! :)

Attachments

Joana1234

Membro
Matrícula
19 Maio 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá Joana!

A semana de 16 a 20 de setembro é a Semana de Introdução. Não é de presença obrigatória, mas recomendo que vás!!! Deixo em anexo o programa do ano letivo passado, para teres uma ideia do que costuma acontecer.
As aulas começam na semana seguinte.

As praxes começam logo nessa semana de 16 a 20, em princípio (pelo menos, neste ano que passou, tivemos atividades nessa 1ª semana). Depende da atividade planeada, mas não te preocupes com isso. Vais lá, vês se gostas e se precisares de sair mais cedo, explicas a situação a um elemento da comissão de praxe e é na boa! Eu recomendo, gostei até bastante dessa semana e não achei que os horários de praxe fossem abusivos, pelo contrário!

Qualquer dúvida adicional, não hesites!! :)
Obrigada!! Ajudou muito 😊

• Like

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Este vai ser o teu primeiro ano na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e estás à procura de casa? Ou já és aluno mas estás à procura de alojamento?
Nesta página poderás encontrar informação relativa às candidaturas a Residências para Estudantes Universitários, dentro e fora da Comunidade da Universidade de Lisboa, bem como indicações de como poderás fazer a publicação e pesquisa de Anúncios de Aluguer de Quartos e Casas, inclusive no grupo AEFML Alojamento.

Alojamento AEFML

• Love

superstar

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Boa noite, acabei agora mesmo de saber que fiquei colocada na FMUL. Estive a ver o que era necessário para efetuar a matrícula e referem um pré- requisito tipo A? Alguém me pode informar/ explicar do que é que se trata?

Obrigada!

• Like
Reactions: Patrícia99

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, acabei agora mesmo de saber que fiquei colocada na FMUL. Estive a ver o que era necessário para efetuar a matrícula e referem um pré- requisito tipo A? Alguém me pode informar/ explicar do que é que se trata?

Obrigada!
É uma declaração médica que comprova que estás apta para poderes frequentar o curso. Tens a de imprimir e levar a um médico.
Aqui o tens.

superstar

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Se não tiver esse papel preenchido até à data da minha matrícula, a minha inscrição fica suspensa?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Se não tiver esse papel preenchido até à data da minha matrícula, a minha inscrição fica suspensa?
Não podes fazer a matrícula sem isso. Deste o compromisso como o tinhas realizado na candidatura.

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Exatamente, estou mesmo confuso
Nada temam, que já saíram os horários organizados! 😂
@unemotionless @MoonChild e restantes caloiros da FML, que são tantos que não me lembro de todos os usernames, já saiu o guia multimedia, portanto guiem-se por aí para ver o horário! Tem outros esclarecimentos também muito importantes sobre cada disciplina e calendário de aulas.

unemotionless

Membro Veterano
Matrícula
6 Abril 2017
Curso
Medicina
Instituição
FML
Nada temam, que já saíram os horários organizados! 😂
@unemotionless @MoonChild e restantes caloiros da FML, que são tantos que não me lembro de todos os usernames, já saiu o guia multimedia, portanto guiem-se por aí para ver o horário! Tem outros esclarecimentos também muito importantes sobre cada disciplina e calendário de aulas.
Já recebi no mail! Obrigada Sofia 🥰

AAlexandra

Membro
Matrícula
4 Fevereiro 2019
Curso
eng. Proteção civil
Instituição
ISEC Lisboa
Olá boa noite a todos.
Vou tentar realizar um sonho e lutar por ele. Para poder um dia escolher a faculdade que melhor se adequa ao meu quotidiano preciso de algumas orientações vossas.
O que me podem dizer sobre:
1- Horários
- a carga horária de cada semestre muda muito ao longo dos anos?
- teóricas são de frequência obrigatória ou facultativa? tenho a noção de que práticas são
- temos muitas práticas ao longo da semana?
- os horários mudam ao longos dos anos? (o horário do 1º ano é expectável que se mantenha assim nos próximos 8 anos)
- as cadeiras/disciplinas que temos no hospital, são sempre durante a semana? que horários podem ser fornecidos para frequentar? (penso que seja só do 4º anos para frente, certo?)
2 - instalações
- sabem se há algum tipo de avença em algum estacionamento na faculdade?
3 - estatutos
- alguém pediu estatuto Trabalhador-Estudante ou outro estatuto que a faculdade permita/aplique?
- alguém pediu alguma alteração ao horário?foi concedido?

procuro testemunhos/experiências de alunos que sejam TE e que trabalhem por turnos:
está a ser fácil?
conseguem conciliar bem a frequência de aulas?
optaram pelo tempo parcial?

obg desde já pela ajuda

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá Alexandra!
- a carga horária de cada semestre muda muito ao longo dos anos?
Ainda só conheço a realidade do 1º e 2º ano, mas penso que não, a carga horária é semelhante. Se só fores a aulas de presença obrigatória até é um horário leve. E dentro das aulas teórico-práticas e práticas, existem algumas que ou são quinzenalmente, ou duram parte do semestre apenas. O que preenche a restante rotina são as bastantes horas de estudo.

- teóricas são de frequência obrigatória ou facultativa? tenho a noção de que práticas são
Teóricas, no geral, não são obrigatórias. A única exceção que conheço é uma determinada aula de módulo III.I em que um dos vários grupos tem que apresentar uma questão para ser discutida em aula, sobre o tema da mesma. Aí todos os elementos do grupo têm que estar presentes, a não ser que tenham justificação para faltar. Teórico-práticas e práticas são obrigatórias. Pode-se faltar até 1/3 das aulas. Caso tenha estatuto, pode faltar mais.
- temos muitas práticas ao longo da semana?
Depende.. pelas razões acima já referidas e não só.. Segue neste link os horários de 1º ano deste ano, para ter uma ideia do número de práticas (assinaladas com P; teórico-práticas com TP e teóricas com T): https://www.medicina.ulisboa.pt/pub/2019/ACOLHIMENTO/EsclarecimentosHorariosMIM.pdf
- os horários mudam ao longos dos anos? (o horário do 1º ano é expectável que se mantenha assim nos próximos 8 anos)
Os horários do 1º ano parecem-me iguais ao do ano passado, no entanto, não sei se é assim para todos.
- as cadeiras/disciplinas que temos no hospital, são sempre durante a semana? que horários podem ser fornecidos para frequentar? (penso que seja só do 4º anos para frente, certo?)
Que eu saiba é tudo durante a semana... Tem aqui mais informações (o site tem praticamente tudo!): Horários e Salas de Aula 2019/2020 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
- sabem se há algum tipo de avença em algum estacionamento na faculdade?
Há um parque de estacionamento no recinto do hospital de Santa Maria e outros fora, perto da Cantina Velha, e noutras faculdades perto, mas não faço ideia como funciona.
- alguém pediu estatuto Trabalhador-Estudante ou outro estatuto que a faculdade permita/aplique?
Muita gente trabalha e estuda medicina ao mesmo tempo. E grande parte dos alunos que entram pelo concurso especial de licenciados, que eu conheço, está nessa situação. Mais informações: Estatutos e Regimes | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
- alguém pediu alguma alteração ao horário?foi concedido?
É suposto ser concedido, quando é feito esse pedido.
O aluno com estatuto trabalhador-estudante, devidamente autorizado pelo Director da FMUL, tem direito a uma época específica para além das épocas normais.
Tem, igualmente, o direito de solicitar a alteração do horário escolar, sempre que este se sobrepuser ao horário laboral, sendo este alterado sempre que existam alternativas compatíveis com as suas obrigações profissionais.

procuro testemunhos/experiências de alunos que sejam TE e que trabalhem por turnos:
está a ser fácil?
conseguem conciliar bem a frequência de aulas?
optaram pelo tempo parcial?
Não sou TE, mas conheço quem o seja e estão a conciliar tudo a ponto de não deixarem cadeiras para trás. Penso que estejam a fazer tudo mesmo, e não só tempo parcial. Mas lá está, cada caso é um caso. Talvez neste tópico encontre mais testemunhos: Acesso a Medicina para Licenciados

• Like
Reactions: AAlexandra