FMUL Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Que eu saiba é tudo durante a semana... Tem aqui mais informações (o site tem praticamente tudo!): Horários e Salas de Aula 2019/2020 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Olá 🙂
Só por curiosidade, mas não sei se sabes, por estares no 2º ano: estive a ver os horários do 4º e 5º, e pareceu-me que eram tudo teóricas. Esses anos são todos à base de teóricas, ou há prática hospitalar que não aparece no horário?
Gosto sempre de saber como é que as coisas funcionam nas outras faculdades. Até porque me parece que a nossa é bastante diferente das restantes (talvez à exceção do Minho).

• Like
Reactions: Sofia C.

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá 🙂
Só por curiosidade, mas não sei se sabes, por estares no 2º ano: estive a ver os horários do 4º e 5º, e pareceu-me que eram tudo teóricas. Esses anos são todos à base de teóricas, ou há prática hospitalar que não aparece no horário?
Gosto sempre de saber como é que as coisas funcionam nas outras faculdades. Até porque me parece que a nossa é bastante diferente das restantes (talvez à exceção do Minho).
Sim, claro, há muita prática hospitalar. Que me tenha apercebido, estão quase sempre a escrever histórias clínicas de doentes dos serviços onde estão ahah
Esses horários todos só têm a parte referente a teóricas, TPs e Ps. Tal como no 1º ano e 2º ano, não nos aparece em horário os estágios que fazemos.
O 4º e o 5º estão quase sempre no hospital e depois têm algumas aulas teóricas.
(Vão haver algumas alterações estruturais a partir do próximo ano letivo, acho eu, a chamada reforma dos anos clínicos)
Como funciona na UBI?

Última edição:

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Sim, claro, há muita prática hospitalar. Que me tenha apercebido, estão quase sempre a escrever histórias clínicas de doentes dos serviços onde estão ahah
Esses horários todos só têm a parte referente a teóricas, TPs e Ps. Tal como no 1º ano e 2º ano, não nos aparece em horário os estágios que fazemos.
O 4º e o 5º estão quase sempre no hospital e depois têm algumas aulas teóricas.
(Vão haver algumas alterações estruturais a partir do próximo ano letivo, acho eu, a chamada reforma dos anos clínicos)
Como funciona na UBI?
Ah, estava-me a parecer estranho serem só teóricas.
Em relação à UBI, por agora, no 5º ano estamos a ter 5 semanas só de aulas (Liderança e Gestão, Ética, MGF, Pediatria, Oftalmologia, Dermatologia, Urgência), todos juntos. Depois depende um pouco da especialidade, mas em geral estamos todas as manhãs em estágio, e à tarde podemos ou não ter aulas. Mas em algumas especialidades temos aulas durante o estágio. E às vezes temos aulas no Laboratório de Competências, que são aulas para aprender determinados procedimentos (ex: punção venosa, gasimetria, algaliação, citologia do colo do útero, ventilação não invasiva, etc.).
E depois temos uma grande diferença das restantes faculdades (pelo menos a maioria). Só temos uma especialidade de cada vez, e como estamos divididos em 8 grupos, não estamos todos na mesma especialidade ao mesmo tempo. Por exemplo, o 1º trimestre (temos trimestres em vez de semestres) do 8º grupo é assim: as tais 5 semanas de aulas > 1 semana de dermatologia > 1 semana de urgência > 2 semanas de MGF > 4 semanas de neurologia > 2 semanas de exames > férias de natal. Nessa época de exames somos avaliados em relação às especialidade que tivemos nesse trimestre, por isso também não fazemos todos os mesmo exames. Eu gosto disto assim, de termos x semanas só de uma coisa, em vez de termos um pouco de tudo todas as semanas.

AAlexandra

Membro
Matrícula
4 Fevereiro 2019
Curso
eng. Proteção civil
Instituição
ISEC Lisboa
mto obrg pela tua ajuda ..... sempre dá para ter um pouco a noção da vida de estudante

• Like

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Qual é a diferença entre a época específica e a época especial??
Época específica é uma fase extra de exames para o pessoal com estatutos. Época especial é outra fase de exames adicional, nos anos barreira (3º e 5º ano) para os alunos que estejam chumbados, até então, a alguma ou algumas cadeiras.

• Love
Reactions: Rita Joana

Rita Joana

Membro
Matrícula
25 Outubro 2018
Curso
Medicina
Instituição
FML
O ano passado estive na FMDUL, este ano mudei para a FML! O meu cartão de estudante do ano passado está ativo para comer na cantina, por isso tenho usado esse! No site da SASUL não consigo mudar o meu par instituição/curso :/ Como faço para ativar o meu cartão deste ano?!

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
O ano passado estive na FMDUL, este ano mudei para a FML! O meu cartão de estudante do ano passado está ativo para comer na cantina, por isso tenho usado esse! No site da SASUL não consigo mudar o meu par instituição/curso :/ Como faço para ativar o meu cartão deste ano?!
Tens que ativar nas máquinas da cantina com o teu cartão da FML, só esse terá a informação instituição/curso que pretentes. Basicamente é igual ao da FMDUL em aspeto, só muda o curso que está escrito e símbolo. Penso que não dá para mudares essa referência no teu cartão antigo. Eu estive em 2 cursos diferentes em 2016 e 2017 e tive sempre que fazer um cartão novo do curso na matrícula, associado à mesma conta da caixa, inclusive quando entrei em medicina no ano passado.

Rita Joana

Membro
Matrícula
25 Outubro 2018
Curso
Medicina
Instituição
FML
Tens que ativar nas máquinas da cantina com o teu cartão da FML, só esse terá a informação instituição/curso que pretentes. Basicamente é igual ao da FMDUL em aspeto, só muda o curso que está escrito e símbolo. Penso que não dá para mudares essa referência no teu cartão antigo. Eu estive em 2 cursos diferentes em 2016 e 2017 e tive sempre que fazer um cartão novo do curso na matrícula, associado à mesma conta da caixa, inclusive quando entrei em medicina no ano passado.
Obrigada pela tua ajuda!!
Já tentei ativar o cartão da FMUL com o clássico 1234, mas não consegui. :/

• Like

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Obrigada pela tua ajuda!!
Já tentei ativar o cartão da FMUL com o clássico 1234, mas não consegui. :/
Agora existem umas máquinas novas, logo à estrada da cantina do lado esquerdo, e aí tens que ativar e confirmar os teus dados pessoais. Acho que só dá depois disso (também ainda não almocei na cantina com o cartão este ano, desde que puseram essas máquinas novas, portanto não te consigo confirmar a 100%).