Olá!! Vou misturar um pouco as minhas respostas atuais com outras que já eu ou outras pessoas deram anteriormente (com links que remetem para esses posts), para não haver mta repetição. Apesar de poder dizer diferente em posts antigos, pra não ser confuso, estou no 4º ano atualmente.
Começa por aqui:
post #1 - coisas no geral - talvez o maior factor, já que és de Lisboa, é mesmo a localização e acesso por transportes ou a pé, porque de resto ambas faculdades são mt boas e vai tudo dar ao mesmo (
post #2 - opinião de ex-colega da Nova).
Como é o ambiente entre colegas?
É ótimo, somos imensos, nunca vais sequer conhecer toda a gente, mas vais formar eventualmente um grupinho de amigos, ou até vários grupos de amigos. Até é giro ir conhecendo pessoas novas ao longo dos 6 anos, porque apesar de podermos escolher os nossos horários em sorteio com colegas/amigos, acabamos sempre por estar em turmas um pouco maiores, em certas cadeiras, com outras pessoas, com quem temos também que trabalhar em grupo, por vezes.
Resumindo -
post #3 -
O ambiente é normal - nunca sei bem o que responder a isto. Há grupos de pessoas - umas com características mais próximas da nossa e outros menos. Mas isso é igual em todo o lado. Com tanta gente no curso haverá certamente um conjunto de pessoas com os quais te vais identificar e dar bem.
post #4 - mais uma perspetiva da NMS
Qual é a relação dos alunos com os professores e o que acham do rácio tutor/aluno na FMUL (a NMS tem um excelente rácio tutor/aluno mas pergunto-me até que ponto isso é relevante)?
Tens vários tipos de aulas, teóricas, teórico-práticas e práticas, e consoante isso tens um maior ou menos número de alunos. De qualquer forma, podemos ter uma relação próxima com os profs, contactá-los, tirar dúvidas, estagiar com eles, etc etc. O teu percurso é muito aquilo que tu fazes dele, para lá do que a faculdade te dá. Há profs incríveis, bons, médios e maus em todo o lado, inclusive na FML. Não existe uma faculdade só com profs incríveis, em curso nenhum, em escola nenhuma ahah. A minha experiência pessoal tem sido bastante boa e especialmente nas aulas com grupos mais pequenos (teórico-práticas, práticas e estágios) tenho tido profs muito bons.
O rácio tutor/aluno é uma questão que tem mais a ver com os anos clínicos. Nesse aspeto, com a implementação da reforma dos anos clínicos na FML neste ano letivo, passámos a ter um rácio bastante reduzido, a maioria das vezes 2 alunos para 1 tutor ou até 1 aluno para 1 tutor. Nesse aspeto, a reforma tem sido muito positiva.
O que acham dos professores e dos seus métodos (incluindo as avaliações)?
Isso varia mt pouco entre FML e Nova. Costumam haver exames teóricos sempre, geralmente de escolha múltipla e depois podem haver, ou não, dependendo da cadeira, exames orais, OSCEs (objective structured clinical exam) e/ou avaliação contínua (durante o semestre, com apresentações, trabalhos, testes, etc).
Agora, com a reforma dos anos clínicos, temos um exame final com a matéria toda do semestre (tentando seguir a estrutura da PNA) e um exame prático do tipo OSCE (pesquisa sobre isto no google, se não fizeres ideia do que se trata). Antes, era à base de exame escrito e exame oral. Eu, pessoalmente, gostei da mudança. Prepara-nos melhor do ponto de vista prático, relação com o doente, comunicação, gestos semiológicos, etc, e também aproxima-nos do modelo da PNA.
Temos tantos professores e cadeiras ao longo de 6 anos, que se torna difícil falar resumidamente de cada um deles e dos seus métodos. Tens várias metodologias de aula, muitos recursos à disposição, mas também, como em qualquer curso do ensino superior, muito trabalho a fazer em casa e auto-estudo.
Qual é a vossa opinião sobre a forma como estão organizadas as cadeiras (particularmente a divisão em módulos que me escapa um bocadinho: onde é que está farmacologia, por exemplo?)?
Acho que em parte já foi respondido no link inicial do post #1.
Pode parecer confuso esta coisa dos módulos, mas não é, de todo. Acabamos por ter dentro de cada módulo um determinado número de cadeiras... portanto é só uma forma de arrumar as áreas disciplinares por grupos, quando têm temáticas em comum, ou têm algum tipo de relação/continuidade.
Tens aqui uma tabela que elabora melhor que cadeiras podes encontrar em cada módulo:
https://www.medicina.ulisboa.pt/sites/default/files/2021-07/planoestudos2122-creditacoes.pdf
A farmacologia está no módulo II.III do 2º ano, no tronco comum III do 3º ano (neurofarmacologia) e no módulo IV.II do 3º ano (farmacologia clínica) - por acaso este último módulo não está nessa tabela, não sei porquê, foi algum erro, mas pronto, contempla duas cadeiras: farmacologia clínica e fisiopatologia.
Sobre estágios e reforma dos anos clínicos:
post #5
O que acham do facto de o 3º ano na FMUL ainda ser essencialmente teórico, enquanto que na NMS já é mais prático?
-
post #6
-
post #7 +
post #8 - complemento da perspetiva NMS
---------
Com tantos links, consegues perceber que a resposta às várias perguntas que um candidato pode ter estão mt provavelmente já respondidas por aqui. Se mesmo assim ficares com mais alguma questão, pergunta ou manda mp, como preferires. Boa sorte!!