FMUL Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

 
De nada!! :)

Eu fiz essa OSCE no início de 2020, pré-pandemia, e sim, obviamente era presencial. Acho que tínhamos 4 estações em 4 salas diferentes: cabeça e pescoço, membros, tórax e abdómen. Entrávamos em cada, sentávamos-nos em frente a um computador (onde estavam as imagens, perguntas, etc. respondíamos numa folha), começava o tempo e tínhamos 4 mins para ler a vinheta clínica com sinais e sintomas e penso que pedia um determinado diagnóstico. Tb tínhamos um modelo anatómico, fosse de plástico ou real (conservado) e tínhamos que escrever o que eles pediam como legenda específica, ou a sua função, ou a sua relação anatomica com outras estruturas (dependia um pouco da estrutura anatomica que fosse). E finalmente, podia sair uma imagem de radiografia, TC ou RM do conjunto de imagens selecionadas que colocavam na bibliografia recomendada e tínhamos que legendar o que estava assinalado. Tocava a campainha e mudávamos de sala para repetir o mesmo, mas com outras questões e regiões anatómicas.
E sim, temos essas peças anatómicas conservadas que podíamos estudar no instituto de anatomia. Podia sair isso ou os tais modelos de plástico, é um pouco aleatório. Lembro-me que comigo saiu uma peça real na estação de membros (é onde costuma sair mais) e na estação de abdomen já era um modelo de plástico (tb podemos estudar esses modelos no instituto, temos acesso a isso tudo).

Sim, pode acontecer. Muitas vezes, na mesa que fica entre o aluno e o assistente, estão vários ossos ou pequenos modelos anatómicos e o assistente pode apontar para qualquer um e pedir-te para descreveres. Podes pegar no osso ou no modelo à vontade e começar a debitar tudo. Tb pode haver uma folha de papel e podes desenhar se isso te ajudar a relembrar as imagens que estudaste que te ajudam a descrever as estruturas. Antes da oral, podes ir ao instituto e pedir os ossos que quiseres para estudares.

Certo, é o projeto Mentoring! Durante as matrículas, costuma haver uma banquinha sobre isso e perguntam-nos se nos queremos inscrever, preenchemos um formulário simples sobre nós para estabelecer compatibilidade com o mentor ou mentora (que tb responde a esse formulário) e depois recebes um mail com o nome e contacto do mentor que te calhou. Com as matrículas à distância, no ano passado, não sei bem como é que chegaram aos caloiros com essa informação, mas de alguma forma chegaram, nem que seja pelo teu e-mail pessoal da faculdade que irás ter eventualmente ou essa informação virá logo incluída após o processo de matrícula. Nessa altura, recebemos sempre informação sobre tudo e mais alguma coisa, don’t worry. E pelos grupos de fb que se criam, também estás sempre a par de tudo.
Muito obrigada 🥰
 
  • Fabulous
Reactions: doctorwhy
Olá! Candidatei-me este ano à FMUL depois de ter estado um ano em Engenharia Biológica no IST e pesquisando agora sobre se poderia ter alguma equivalência, cheguei à conclusão de que a cadeira de Bioquímica e Biologia Molecular que tive é muito parecida com a Bioquímica no 1º semestre do 1º ano na FMUL, depois de analisar os programas das duas. No entanto, a parte laboratorial é um pouco diferente e há um ou outro tópico que não abordámos. Esta diferença nos programas e o facto de não ser uma cadeira num curso de saúde tornam a creditação a Bioquímica pouco provável ou valerá a pena tentar?
Se alguém me pudesse ajudar, agradecia muito! :D
 
Parabéns a todos os que entraram hoje! Bem vindos 21-27 e desfrutem muito dos próximos 6 anos!

Segue aqui o link para o vosso Whatsapp de ano!

21-27? socorro, como o tempo passa… 😅

Bem-vindos, colegas, aos melhores e mais stressantes anos da vossa vida!!

Acrescento que se costuma criar grupo de Facebook geral (com todos os anos) e do ano em específico, em cada ano letivo, e aí o fluxo de informação é grande. Quando for criado novo grupo, aviso por aqui!

Se precisarem de alguma dica ou orientação nos primeiros tempos (e daí para a frente, se for preciso), para além dos vossos futuros mentores de 2° ano ou 3° ano a quem podem recorrer, podem sempre mandar-me mensagem!
Post automatically merged:

Olá! Candidatei-me este ano à FMUL depois de ter estado um ano em Engenharia Biológica no IST e pesquisando agora sobre se poderia ter alguma equivalência, cheguei à conclusão de que a cadeira de Bioquímica e Biologia Molecular que tive é muito parecida com a Bioquímica no 1º semestre do 1º ano na FMUL, depois de analisar os programas das duas. No entanto, a parte laboratorial é um pouco diferente e há um ou outro tópico que não abordámos. Esta diferença nos programas e o facto de não ser uma cadeira num curso de saúde tornam a creditação a Bioquímica pouco provável ou valerá a pena tentar?
Se alguém me pudesse ajudar, agradecia muito! :D
Na dúvida, mais vale sempre tentar… pelo menos, foi o que fiz quando estive desse lado e pedi equivalências. Há sempre uma ou outra área disciplinar que se tem dúvida se conseguimos ou não e se não estiveres limitado na questão económica (pq este processo não é barato), acho que ficas mais descansado sabendo que tentaste.
 
21-27? socorro, como o tempo passa… 😅
Não quero ser biased mas nenhum ano soa tão bem ao ouvido como "20-26" 😌
Acrescento que se costuma criar grupo de Facebook geral (com todos os anos) e do ano em específico, em cada ano letivo, e aí o fluxo de informação é grande. Quando for criado novo grupo, aviso por aqui!
Esse grupo costumam ser anos mais velhos a fazer, não é?

Se precisarem de alguma dica ou orientação nos primeiros tempos (e daí para a frente, se for preciso), para além dos vossos futuros mentores de 2° ano ou 3° ano a quem podem recorrer, podem sempre mandar-me mensagem!
Confirmo por experiência própria que as dicas e orientação da Birdy são muito úteis! 😊

Uma das coisas excelentes da faculdade é a disponibilidade que os mais velhos têm para ajudar os mais novos!! Da minha parte, estão também à vontade!
 
  • Fabulous
Reactions: doctorwhy
Não quero ser biased mas nenhum ano soa tão bem ao ouvido como "20-26" 😌
Hm, a partir do 20 começou a soar estranho como tudo. Logo conferes quando ouvires o grito de cada ano durante a Noite da Medicina ahahah
18-24 for the win.
Esse grupo costumam ser anos mais velhos a fazer, não é?
Não sei exatamente, só sei que a certo ponto isso aparece no feed e grupos que existiam anteriormente. É super importante para os caloiros, porque a maioria dos grupos de turmas práticas com monitores e outras informações passa por lá e não tanto pelo wapp.
Confirmo por experiência própria que as dicas e orientação da Birdy são muito úteis! 😊

Uma das coisas excelentes da faculdade é a disponibilidade que os mais velhos têm para ajudar os mais novos!! Da minha parte, estão também à vontade!
🥰
 
  • Fabulous
Reactions: Simon_PE
Hm, a partir do 20 começou a soar estranho como tudo. Logo conferes quando ouvires o grito de cada ano durante a Noite da Medicina ahahah
18-24 for the win.

Não sei exatamente, só sei que a certo ponto isso aparece no feed e grupos que existiam anteriormente. É super importante para os caloiros, porque a maioria dos grupos de turmas práticas com monitores e outras informações passa por lá e não tanto pelo wapp.

🥰
Exato, o do Facebook normalmente é mais útil nesse aspeto e o do Wpp é mais uma espécie de "private lounge" do ano 🤭

PS: Entretanto já existe grupo no Facebook!
 
Exato, o do Facebook normalmente é mais útil nesse aspeto e o do Wpp é mais uma espécie de "private lounge" do ano 🤭

PS: Entretanto já existe grupo no Facebook!
O vosso ano está cheio de novidades. É isso e o “rooftop”. 😅 A nossa private lounge é no grupo do fb só do 18-24 mesmo. Um chat para 400 pessoas é um bocado caótico. Wapp só mesmo em grupos mais específicos.

Deixo aqui o link do grupo do Facebook: FMUL Medicina 21-27 | Nutrição 21-25
 
  • Haha
Reactions: Simon_PE
O vosso ano está cheio de novidades. É isso e o “rooftop”. 😅 A nossa private lounge é no grupo do fb só do 18-24 mesmo. Um chat para 400 pessoas é um bocado caótico. Wapp só mesmo em grupos mais específicos.

Deixo aqui o link do grupo do Facebook: FMUL Medicina 21-27 | Nutrição 21-25
Realmente o nosso ano foi bastante caótico, em parte deve ser por isso também 😂

PS: Conseguiste escrever rooftop sem ter um enjoo ou algo do género? 👀
 
  • Haha
Reactions: doctorwhy
Boa noite.
Alguém pode dizer como são as praxes na fmul atualmente? Obrigada.
Olá!!! :)

Atualmente, não está a acontecer nada no que toca à praxe, porque o reitor da ULisboa emitiu um despacho a proibi-las: https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/documents/files/despacho_174_2021.pdf

Entretanto, a associação académica, comissões de praxe da ULisboa e afins têm tentado reverter a situação/que seja revogado o tal despacho:
- Estudantes pedem praxes e festejos de volta
- FEUL - Frente Estudantil da Universidade de Lisboa (Apreciação do Despacho n.º 174/2021 : Petição Pública)

Que eu saiba, a praxe decorre normalmente noutras universidades, como a Nova e a UAlg. Possivelmente, noutras também.
 
Última edição:
Olá!!! :)

Atualmente, não está a acontecer nada no que toca à praxe, porque o reitor da ULisboa emitiu um despacho a proibi-las: https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/documents/files/despacho_174_2021.pdf

Entretanto, a associação académica, comissões de praxe da ULisboa e afins têm tentado reverter a situação/que seja revogado o tal despacho:
- Estudantes pedem praxes e festejos de volta
- FEUL - Frente Estudantil da Universidade de Lisboa (Apreciação do Despacho n.º 174/2021 : Petição Pública)

Que eu saiba, a praxe decorre normalmente noutras universidades, como a Nova e a UAlg. Possivelmente, noutras também.
mas em tempos recentes pre covid? como era?

era rigorosa e estupida ou até era engraçada?
 
mas em tempos recentes pre covid? como era?

era rigorosa e estupida ou até era engraçada?
Na minha opinião e experiência pessoal, valeu a pena! Tem muitas atividades giras ao longo do ano (para dar alguns exemplos, a introdução à história académica, jogos tradicionais, os vulcões, cortejo da latada, as quintas-feiras negras, peddy paper, batismo, atividades da semana da queima, entre outras). Também haviam imensos almoços na cantina, em alguns desses dias de atividades, ou íamos todos juntos para determinados eventos, como a Noite da Medicina no Campo Pequeno, depois de jantarmos na cantina (saudades 😢). Não é de todo aquele tipo de praxe em que só ficam a encher ou a ouvir trajados aos berros, por razão nenhuma, ou que têm de faltar às aulas para ficar o dia todo na praxe (respeitam os horários que temos) - como é tudo espaçado ao longo do ano, é relativamente leve.

E se decidisses não participar eventualmente, é super na boa, não tem qualquer impacto na tua relação com os outros, do teu ano ou mais velhos, ou integração na faculdade. Como sabes, existem imensas atividades e grupos diferentes na faculdade, para além da praxe, e todos têm mentor ou mentora desde o início do 1º ano para dar dicas e conselhos (que fazem um bocado aquele papel dos padrinhos/madrinhas na praxe).
 
Olá!!! :)

Atualmente, não está a acontecer nada no que toca à praxe, porque o reitor da ULisboa emitiu um despacho a proibi-las: https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/documents/files/despacho_174_2021.pdf

Entretanto, a associação académica, comissões de praxe da ULisboa e afins têm tentado reverter a situação/que seja revogado o tal despacho:
- Estudantes pedem praxes e festejos de volta
- FEUL - Frente Estudantil da Universidade de Lisboa (Apreciação do Despacho n.º 174/2021 : Petição Pública)

Que eu saiba, a praxe decorre normalmente noutras universidades, como a Nova e a UAlg. Possivelmente, noutras também.
Entretanto, o despacho foi revogado e vai ser possível retomar as atividades praxísticas presenciais, após elaboração e aprovação de um plano de contingência com regras pra garantir a segurança de todos.
 
[OPEN DAY da FMUL - dia 5 de abril de 2022]

Para os interessados, inscrevam-se até dia 27 de março: FMUL Open Day :))
 
Olá a todos!

Com o aproximar do fim do 12º ano, está na hora de tomar uma decisão. Moro em Lisboa e quero ficar cá a estudar Medicina.
Como muitos colegas, estou indeciso entre a FMUL e a NMS. Sei bem que este assunto já foi por aqui falado, mas tenho algumas questões sobre a FMUL que gostava de ver respondidas de modo a tomar uma decisão.
  1. Como é o ambiente entre colegas?
  2. Qual é a relação dos alunos com os professores e o que acham do rácio tutor/aluno na FMUL (a NMS tem um excelente rácio tutor/aluno mas pergunto-me até que ponto isso é relevante)?
  3. O que acham dos professores e dos seus métodos (incluindo as avaliações)?
  4. Qual é a vossa opinião sobre a forma como estão organizadas as cadeiras (particularmente a divisão em módulos que me escapa um bocadinho: onde é que está farmacologia, por exemplo?)?
  5. O que acham do facto de o 3º ano na FMUL ainda ser essencialmente teórico, enquanto que na NMS já é mais prático?

Sintam-se à vontade para referir outros pontos que considerem igualmente importantes.
Muito obrigado a todos!
 
Olá!! Vou misturar um pouco as minhas respostas atuais com outras que já eu ou outras pessoas deram anteriormente (com links que remetem para esses posts), para não haver mta repetição. Apesar de poder dizer diferente em posts antigos, pra não ser confuso, estou no 4º ano atualmente.

Começa por aqui: post #1 - coisas no geral - talvez o maior factor, já que és de Lisboa, é mesmo a localização e acesso por transportes ou a pé, porque de resto ambas faculdades são mt boas e vai tudo dar ao mesmo (post #2 - opinião de ex-colega da Nova).
Como é o ambiente entre colegas?
É ótimo, somos imensos, nunca vais sequer conhecer toda a gente, mas vais formar eventualmente um grupinho de amigos, ou até vários grupos de amigos. Até é giro ir conhecendo pessoas novas ao longo dos 6 anos, porque apesar de podermos escolher os nossos horários em sorteio com colegas/amigos, acabamos sempre por estar em turmas um pouco maiores, em certas cadeiras, com outras pessoas, com quem temos também que trabalhar em grupo, por vezes.

Resumindo - post #3 - O ambiente é normal - nunca sei bem o que responder a isto. Há grupos de pessoas - umas com características mais próximas da nossa e outros menos. Mas isso é igual em todo o lado. Com tanta gente no curso haverá certamente um conjunto de pessoas com os quais te vais identificar e dar bem.

post #4 - mais uma perspetiva da NMS

Qual é a relação dos alunos com os professores e o que acham do rácio tutor/aluno na FMUL (a NMS tem um excelente rácio tutor/aluno mas pergunto-me até que ponto isso é relevante)?
Tens vários tipos de aulas, teóricas, teórico-práticas e práticas, e consoante isso tens um maior ou menos número de alunos. De qualquer forma, podemos ter uma relação próxima com os profs, contactá-los, tirar dúvidas, estagiar com eles, etc etc. O teu percurso é muito aquilo que tu fazes dele, para lá do que a faculdade te dá. Há profs incríveis, bons, médios e maus em todo o lado, inclusive na FML. Não existe uma faculdade só com profs incríveis, em curso nenhum, em escola nenhuma ahah. A minha experiência pessoal tem sido bastante boa e especialmente nas aulas com grupos mais pequenos (teórico-práticas, práticas e estágios) tenho tido profs muito bons.

O rácio tutor/aluno é uma questão que tem mais a ver com os anos clínicos. Nesse aspeto, com a implementação da reforma dos anos clínicos na FML neste ano letivo, passámos a ter um rácio bastante reduzido, a maioria das vezes 2 alunos para 1 tutor ou até 1 aluno para 1 tutor. Nesse aspeto, a reforma tem sido muito positiva.
O que acham dos professores e dos seus métodos (incluindo as avaliações)?
Isso varia mt pouco entre FML e Nova. Costumam haver exames teóricos sempre, geralmente de escolha múltipla e depois podem haver, ou não, dependendo da cadeira, exames orais, OSCEs (objective structured clinical exam) e/ou avaliação contínua (durante o semestre, com apresentações, trabalhos, testes, etc).

Agora, com a reforma dos anos clínicos, temos um exame final com a matéria toda do semestre (tentando seguir a estrutura da PNA) e um exame prático do tipo OSCE (pesquisa sobre isto no google, se não fizeres ideia do que se trata). Antes, era à base de exame escrito e exame oral. Eu, pessoalmente, gostei da mudança. Prepara-nos melhor do ponto de vista prático, relação com o doente, comunicação, gestos semiológicos, etc, e também aproxima-nos do modelo da PNA.

Temos tantos professores e cadeiras ao longo de 6 anos, que se torna difícil falar resumidamente de cada um deles e dos seus métodos. Tens várias metodologias de aula, muitos recursos à disposição, mas também, como em qualquer curso do ensino superior, muito trabalho a fazer em casa e auto-estudo.
Qual é a vossa opinião sobre a forma como estão organizadas as cadeiras (particularmente a divisão em módulos que me escapa um bocadinho: onde é que está farmacologia, por exemplo?)?
Acho que em parte já foi respondido no link inicial do post #1.

Pode parecer confuso esta coisa dos módulos, mas não é, de todo. Acabamos por ter dentro de cada módulo um determinado número de cadeiras... portanto é só uma forma de arrumar as áreas disciplinares por grupos, quando têm temáticas em comum, ou têm algum tipo de relação/continuidade.

Tens aqui uma tabela que elabora melhor que cadeiras podes encontrar em cada módulo: https://www.medicina.ulisboa.pt/sites/default/files/2021-07/planoestudos2122-creditacoes.pdf

A farmacologia está no módulo II.III do 2º ano, no tronco comum III do 3º ano (neurofarmacologia) e no módulo IV.II do 3º ano (farmacologia clínica) - por acaso este último módulo não está nessa tabela, não sei porquê, foi algum erro, mas pronto, contempla duas cadeiras: farmacologia clínica e fisiopatologia.

Sobre estágios e reforma dos anos clínicos: post #5
O que acham do facto de o 3º ano na FMUL ainda ser essencialmente teórico, enquanto que na NMS já é mais prático?
- post #6
- post #7 + post #8 - complemento da perspetiva NMS

---------
Com tantos links, consegues perceber que a resposta às várias perguntas que um candidato pode ter estão mt provavelmente já respondidas por aqui. Se mesmo assim ficares com mais alguma questão, pergunta ou manda mp, como preferires. Boa sorte!!
 
  • Like
Reactions: davis
Prezados,

Saberiam informar-me quando, usualmente, começam as aulas? Serei caloira e gostava de ter uma noção para organizar algumas coisas da vida.

Obrigada!
 
  • Like
Reactions: LuizaHst