FMUP Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Root

Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
7 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP

Oficialmente criada em 1911 pelo decreto-lei de 22 de Fevereiro, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) descende da Régia Escola de Cirurgia do Porto, criada no ano de 1825 por D. João VI.

Atualmente, a FMUP leciona o curso de Mestrado Integrado em Medicina e participa no ensino dos cursos de Medicina Dentária e Ciências Nutrição da Universidade do Porto. Promotora de 14 cursos de 3.º ciclo/Programas Doutorais, a Faculdade leciona ainda 15 cursos de 2.º ciclo/ Mestrados, 18 cursos de Especialização e 24 cursos de Formação Contínua.

Com cerca de três milhares de estudantes nos vários ciclos de ensino e um corpo docente altamente qualificado (cerca de 50% são doutorados), a Faculdade desenvolve e promove as suas relações institucionais dentro e fora do país, como comprovam os vários protocolos firmados com instituições tão reputadas como as Faculdades de Medicina da Universidade de Gent (Bélgica) e da Universidade de Milão (Itália), que integram o Top 50 do Ranking de Shanghai.

Recordista na produção de investigação, o seu contributo para o avanço da ciência aplicada à Medicina é incontestável, sendo prova disso os dados referentes à produção científica nacional, que revelam o lugar cimeiro da FMUP na produção de conhecimento, com 553 publicações originais indexadas de circulação internacional (em inglês) em 2012.

Esta faculdade mantém-se fiel à reputação de exigência que conquistou junto dos seus estudantes. É este rigor que está na base da excelência dos médicos que forma. A excelência do ensino que pratica, a sua intensa atividade científica e a sua prática assistencial são pontos-chave da vida e do nome desta instituição que tem sido premiada de forma consistente com a preferência dos estudantes que ambicionam uma carreira na Medicina.

Última edição:

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
FMUP – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

1567459893245.png

• O edifício da FMUP (CIM – Centro de Investigação Médica) localiza-se na Alameda Prof. Hernâni Monteiro, no polo universitário da Asprela, encontrando-se ligado ao edifício do Hospital de São João.
  • Podem chegar à FMUP de metro, através da linha amarela, saindo na paragem do IPO para chegar ao CIM ou na paragem do Hospital São João.
1567459954494.png

Instalações

* Serviços Académicos

* Biblioteca
(| Biblioteca Geral) - Excelente local de estudo (o melhor na minha opinião :D), embora possa ser caótico tentar encontrar lugar na época de exames.
1567460056195.png

* Salas de estudo - Existem duas salas de estudo no piso 01 do Hospital de São João, que se encontram abertas 24h por dia, incluindo fins de semana.
1567460109041.png

* Centro de Simulação Biomédica (CSB – FMUP – Centro de Simulação Biomédica – FMUP)
1567460500341.png

* Museu de Maximiano Lemos (Museu de História da Medicina Maximiano Lemos) - Museu de História da Medicina, que poderás ficar a conhecer melhor caso escolhas algumas optativas.
1567460575588.png

* Teatro Anatómico (Unidade de Anatomia - DBM - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) - É aqui que têm lugar todas as aulas teórico-práticas referentes a anatomia (que se encontra dividida pelas várias Morfofisiologias, durante os dois primeiros anos). Permite que os alunos contactem desde o início com cadáveres humanos, sendo que podem ainda ir para lá estudar autonomamente quando quiserem.
1567460630471.png1567460646079.png

* Salão de Alunos - Espaço para convívio dos alunos, com matraquilhos e outros jogos, e ainda vários microondas para aquecer a comida.
1567460714443.png

Onde almoçar?

No CIM:
- Cantina da UP, com preços bastante acessíveis e várias opções de refeição;
- Bar Rest CIM (antigo Gray’s), que agora tem piza da Telepizza.

No HSJ:
- Cantina do HSJ, com preços também relativamente acessíveis, embora mais caros do que na cantina da faculdade;
- Yellow Bar;
- Health Bar.

Ou ainda...:
- Campus São João, com vários restaurantes típicos de shoppings;
- Vários restaurantes nas zonas à volta, incluíndo os famosos 100 Montaditos.

Atividades extra-curriculares

A AEFMUP promove inúmeras atividades, sendo algumas delas:
  • Hospital dos Pequeninos (Hospital dos Pequeninos | AEFMUP), onde podes desmistificar os medos que os mais pequenos têm sobre os médicos enquanto tratas dos seus bonequinhos doentes.
  • Semana da Saúde e Bem Estar (Semana da Saúde e Bem-estar | AEFMUP), em que podes realizar rastreios cardiovasculares no HSJ, sensibilizando a população para a importância dos hábitos de vida saudáveis. Podes participar mesmo que sejas do 1º ano, a AEFMUP dar-te-á toda a formação necessária, sendo uma oportunidade fantástica para o contacto com os doentes.
  • Medicina Vai (Medicina Vai | AEFMUP), em que tens a oportunidade de passar uma semana numa cidade de Portugal, a levar saúde à população, seja com rastreios cardiovasculares, sensibilização para várias temáticas de saúde, entre outros.
  • Bairro com Saúde (https://aefmup.pt/wp-content/uploads/2019/04/Regulamento-Bairro-com-Saúde-2019.pdf), em que podes fazer visitas domiciliárias a idosos e outras pessoas carenciadas.
  • Vários workshops, como, por exemplo, de sutura.
  • Vários núcleos e grupos de estudantes, como o Quórum (fórum político), a Tuna de Medicina do Porto, a Tuna Feminina de Medicina do Porto, o Grupo de Fados de Medicina do Porto, o Coro da FMUP ou o GATU (Grupo Amador de Teatro Universitário da FMUP).
  • Medicina Radical (Medicina Radical | AEFMUP), um fim de semana cheio de atividades radicais durante o dia e festas durante a noite.
  • Várias festas e warm-ups, não esquecendo, claro, o mítico Baconal Amarelo.

Congressos

Na FMUP, tens a oportunidade de participar em inúmeros congressos ligados às áreas da medicina e alargar os teus conhecimentos.

Plano de Estudos

O plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP pode ser encontrado aqui.

Relativamente às UCs optativas, estas existem desde o 2º até ao 5º ano, correspondendo a 3 ECTS por semestre (uma UC de 3 ECTS ou duas UCs de 1,5 ECTS).

Algo que pode fazer confusão a muitos são as Morfofisiologias. No atual plano de estudos, anatomia, fisiologia e histologia e embriologia são dadas por sistemas. Ou seja, em cada Morfofisiologia (Aparelho Locomotor, Sistema Nervoso, Sistemas Reprodutor e Endócrino, Sistema Cardiovascular e do Sangue, Sistemas Respiratório e Urinário e Aparelho Digestivo), aprendemos as três componentes de cada sistema.

Esclarecimento de Dúvidas
Caso tenham alguma dúvida, a AEFMUP terá todo o gosto em ajudar-vos. Podem contactar através do email geral@aefmup.pt

UCs do 1º ano

Relativamente a esta parte, é apenas a minha opinião pessoal, pelo que a experiência dos meus colegas poderá ser bastante diferente. Também não irei referir os métodos de avaliação muito exaustivamente tendo em conta que estão sempre a mudar, apenas um ou outro pormenor que ache relevante e que se tem mantido ao longo dos anos.

• Estrutura Molecular da Célula - Aqui falamos dos diversos nutrientes, como os glícidos, lípidos, proteínas, etc., da estrutura da membrana celular e da matriz, filamentos e microtúbulos, assim como o funcionamento das enzimas. Para além disso, abordamos também a digestão dos glícidos, lípidos e proteínas em aulas de grupo.
  • Genética Molecular - Como o próprio nome indica, trata-se da genética a nível molecular. Está relacionada com a Biologia de 11º ano, em que damos a transcrição, a tradução, a replicação, os mecanismos de reparação do DNA, etc. (mas mais aprofundado, claro). Para além disso, nesta UC tivemos de apresentar e discutir um artigo científico aos pares. Não foi, de todo, a minha cadeira favorita, apesar de achar os temas abordados interessantes...
  • Humanidades em Medicina - É uma UC bastantante simples, que não requer muito trabalho. Temos algumas aulas teóricas sobre a história da medicina em Portugal e outras que complementam o que foi abordado sob a forma de seminários (que vão desde antropologia médica, à dádiva do corpo humano, à integridade académica e até mesmo à arte).
  • Bioestatística, Informação e Decisão em Saúde I - São abordados alguns conceitos básicos de bioestatística e probabilidades, pesquisas em bases de dados, etc., sendo que grande parte das aulas práticas é dedicada a resolver exercícios no SPSS (um software de estatística). Pessoalmente, gostei muito.
  • Morfofisiologia do Aparelho Locomotor - É, sem dúvida, a cadeira que mais chatices dá aos alunos no 1º semestre. Provavelmente há cadeiras mais difíceis no curso, mas esta é mesmo aquele primeiro impacto, onde a matéria parece não acabar e o tempo para estudar não chega. Damos os ossos e acidentes anatómicos, articulações, músculos (origens, inserções, relações, ações...)... É bastante coisa para meter na cabeça em tão pouco tempo, mas não desesperem, tudo se faz eventualmente! Relativamente à avaliação, esta divide-se em prática e teórica. O exame prático tem a forma de gincana em anatomia, em que temos 1min para escrever o nome de 2 estruturas apontadas em ossos/cadáveres (num total de 20 estruturas); em histologia, é-nos dada uma folha com várias estruturas e temos de as encontrar com o miscroscópio; e, por fim, em fisiologia, temos algumas perguntas simples de escolha múltipla mais práticas com gráficos e assim.
  • Dinâmica Molecular da Célula - Quando iniciei esta UC, ia com a ideia de que seria semelhante a EMC, mas na verdade mais parece uma continuação de Genética de certa forma. Também não foi das cadeiras que mais gostei, mas aprendemos sobre o tráfego celular e os vários organelos.
  • Bioquímica do Metabolismo - Esta foi, sem dúvida, uma das cadeiras que mais gostei até agora. Falamos das principais vias metabólicas do corpo humano, como o ciclo de Krebs, a fosforilação oxidativa, síntese e degradação de lípidos e aminoácidos, etc. Sobretudo nos seminários, abordamos ainda temas mais ligados à clínica, como a diabetes, dislipidemias, icterícia, nutrição, vitaminas ou os efeitos do álcool. Adorei mesmo, embora sejam muitos nomes e enzimas para saber!
  • Saúde das Populações - É, à semelhança de Humanidades, uma UC bastante simples, em que falamos de padrões de doença, mortalidade, determinantes de saúde...
  • Introdução à Investigação em Saúde - É uma continuação de BIDS I, mais focada no método científico, desenho de estudos científicos e as várias fases do processo (como a seleção de participantes e a recolha de dados).
  • Morfofisiologia do Sistema Nervoso - É, tal como Locomotor, uma cadeira bastante trabalhosa com muito para saber (embora ache que acaba por ser um pouco mais acessível e bastante interessante). No início a anatomia começa por ser semelhante a Locomotor, com os ossos da cabeça, músculos da mímica, da mastigação e do pescoço, mas depois entramos no sistema nervoso propriamente dito (sistema nervoso central e periférico). Em fisiologia, falamos dos sentidos (audição, visão, etc.) e de como tudo se processa, da pressão intracraniana e do exame neurológico.

Horários do 1º ano

No 1º ano, é atribuída uma turma a cada aluno com um determinado horário, sendo que podem fazer uma troca direta com um colega doutra turma se ambos assim o entenderem.

As aulas teóricas (facultativas) são, genericamente, todos os dias das 11h às 13h no anfiteatro norte. As aulas práticas (com presença obrigatória) podem ser de manhã, a partir das 8h30, e de tarde, até às 19h.

1567461962674.png

Por fim, resta-me desejar muito boa sorte aos eventuais futuros caloiros da mui nobre FMUP! 🤗💛

Última edição:

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Excelente post. Muito obrigado :)

• Like
Reactions: Root

Ana Leite

Membro Caloiro
Matrícula
23 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Muito obrigada! Este post (pelo qual tenho de te dar os parabéns, dado que está muito bom e bastante esclarecedor) ajudou imenso. :)

• Like

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Obrigada :D

• Like

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Eu sei que isto é um tema um bocado repetitivo mas como é que são as praxes da FMUP? O que nos fazem? Qual a regularidade e assim

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Nas primeiras duas semana, a praxe é todos os dias das 8h01 às 20h01 (ou 19h59, não me lembro). No geral, nessas semanas, além de algumas atividades interessantes, como a visita às caves do vinho do Porto, também aprendes canções sobre o curso. :) Depois dessas duas semanas, passa a ser 2x por semana, durante a hora de almoço, mas podem existir outras atividades além destas fixas.
Ok obrigado :)

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Ainda sobre o tópico praxe (não sei se vou participar ou não, provavelmente sim mas eu já fui praxada na FFUL e tenho com a praxe uma relação que varia de "que trabalheira, já passou, tenho mais que fazer" para "omg ser praxada em medicina que giro, coleguinhas e cenas" conforme os dias), as actividades mais genéricas como as visitas guiadas à faculdade (acho que vou precisar imenso disto porque quando me fui matricular não cheguei sozinha à divisão académica mesmo com as placas e a indicação do caminho no site haha) são da AE ou da comissão ou wtv lhe chamem da praxe? É que a visita guiada à faculdade vi no plano de actividades da AE :\ (sim, tenho demasiado tempo livre) e acho que já vou perder infos importantes porque não me vou matricular com os do concurso nacional de acesso :\ -> apesar de que se quiserem combinar nas matrículas um encontro fmup-uniarea eu vou!!

ClaraMonteiro

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2015
Olá!!! Excelente post!
Em relação ao assunto da nota final, achas que um 14 na FMUP pode ser um 16 em Coimbra (por exemplo), e que tal facto pode prejudicar os alunos do Porto? :)

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Eu tenho duvidas numa coisa: as matrículas. Como se processam as matrículas? É por letras? Posso mudar o dia em que me vou matricular?

med_porto

Membro
Matrícula
8 Fevereiro 2015
Eu tenho duvidas numa coisa: as matrículas. Como se processam as matrículas? É por letras? Posso mudar o dia em que me vou matricular?
Sim é por letras e depois penso que há um dia da semana das matrículas dedicado para quem por algum motivo não pôde ir no seu dia. Mas essa informação (datas e horários, documentos necessários, etc...) é toda disponibilizada a seu tempo aqui: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/web_page.inicial

Droggy

Membro Dux
Matrícula
20 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Uma coisa que podes fazer, quando saírem os dias por letras (e caso não possas no dia que te indicam) é telefonar para a secretaria e perguntas qual será o melhor dia (daqueles que podes). Por vezes, pode interessar, logisticamente ir noutro dia para além daquele que está designado como "sobras".
Fiz isso quando me matriculei na NOVA e correu tudo muito bem :)

PS: depreendo que na FMUP o procedimento seja semelhante :p

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Eu posso dizer que fiz a inscrição num dia que não era destinado à minha letra, sem problemas. Mas aconselho que contactes a divisão académica para confirmares.
Ok obrigado :)

yaanns

Membro
Matrícula
23 Julho 2015
Curso
Msc Biologia Celular e Molecular
Instituição
FCUP
O ano passado foi, sim. Não deve mudar muito de ano para ano.
Obrigada pelo link! :D Fiquei preocupada porque vou demorar muito a chegar ao Porto e não sei se vou conseguir fazer a inscrição no dia

D

Deleted member 2018

Guest
Obrigada pelo link! :D Fiquei preocupada porque vou demorar muito a chegar ao Porto e não sei se vou conseguir fazer a inscrição no dia
Penso que não há problema... Mas espera que o @Root te guie melhor, eu sou um outsider :P

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Malta, existe algum sítio, como um placard ou assim, dentro da FMUP, onde existam anúncios de quartos? Vou ao Porto na 4f e o objectivo era nesse dia ficar logo com quarto para não ter de me preocupar mais com o assunto :\

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
a fish FMUC Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra 436
lckk FMUL Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa 1149
I FMUL Ciências da Nutrição - Faculdade de Medicina Universidade de Lisboa 30
J Provas de Ingresso estrangeiras para a faculdade de medicina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Marta Correia Faculdade de medicina veterinaria (Lisboa) Arquivo 1
V Medicina - que faculdade escolher? Saúde 12
S Arquitetura: qual faculdade escolher? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Gabriela_ferreira9 entrada na faculdade Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Experiência ser aceite na faculdade Ensino Superior 5
B Mestrados Universidade de Coimbra, Faculdade de farmácia Ciências 0
eduarda.filipa Exames nacionais estando na faculdade. Concurso Nacional e Locais - Público 2
Y Como obter Bolsa de Estudo para o 2º ano da faculdade? Bolsas e Residências 1
A 20/21 – Economia vs Gestão & Qual a faculdade? Ciências Económicas e Empresariais 7
R FPUL O que acontece se eu ficar retido um ano na faculdade? Universidade de Lisboa 3
robas Dúvida ingresso faculdade Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Mudar de faculdade e curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
A Que faculdade escolher... Ensino Superior 12
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
Marcosilva.98 Melhor faculdade privada no Porto para Psicologia? Ciências Sociais e Serviços 0
Margot Aluno de Faculdade sem estar inscrito em disciplinas Ensino Superior 4
saladazul FBAUP FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Universidade do Porto 3
I Psicologia - Que faculdade escolher? Ciências Sociais e Serviços 20
B Economia - que faculdade escolher? Ciências Económicas e Empresariais 6
A Engenharia Informática - que faculdade escolher? Tecnologias 3
C Mudança de Faculdade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
M Ir e vir da faculdade todos os dias Ensino Superior 5
Inescruz385 Mudanças de curso dentro da mesma faculdade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
S Entrar na Faculdade Concurso Nacional e Locais - Público 2
1 Quais notas valem para entrar numa faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Direito: não consigo me licenciar no publico devo ir para o privado? Qual faculdade? Ciências Sociais e Serviços 0
M Trajar ao mudar de faculdade Tradições Académicas 2
Saralvesfalardo Mudança de curso - Faculdade Belas Artes Lisboa Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
P Matricular me numa faculdade privada tira a minha vaga na faculdade pública? Concursos Institucionais – Privado 1
Fábio Pernas Escolha de turma na faculdade Ensino Superior 2
S Não entrei na faculdade Ensino Superior 7
B Entrei na faculdade mas não queria. Concurso Nacional e Locais - Público 6
M Disciplinas opcionais ( faculdade) Ensino Superior 2
Sofia Mota Rodrigues Mudança de Faculdade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
S Entrada na faculdade Concurso Nacional e Locais - Público 4
Bárbara_Jorge Ainda não recebi resposta da faculdade Candidatos 2019/2020 2
diogosilva4431 Contabilidade: Faculdade Privada Ciências Económicas e Empresariais 0
B Sair da Faculdade e tirar um ano? Ensino Superior 6
João_Melo332 Office gratuito na Faculdade Ensino Superior 13
João_Melo332 Que documentos levar para a matrícula na Faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 1
José Pedro Macedo Posso entrar na Faculdade (nível 6) com o nível 5? Concurso Nacional e Locais - Público 3
André Barbosa ULusíada Faculdade Lusiada - Gestao Empresas Universidade Lusíada 0
deltabit A vida real quando sais do ensino/escola/faculdade Geral 14
JulianaCosta12 De regresso à faculdade ... Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
T Dicas para a faculdade Candidatos 2019/2020 30
F FCUP Matemática - Faculdade de Ciências Universidade do Porto 1