FMUP Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Root

Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
7 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
FMUP.jpg

Oficialmente criada em 1911 pelo decreto-lei de 22 de Fevereiro, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) descende da Régia Escola de Cirurgia do Porto, criada no ano de 1825 por D. João VI.

Atualmente, a FMUP leciona o curso de Mestrado Integrado em Medicina e participa no ensino dos cursos de Medicina Dentária e Ciências Nutrição da Universidade do Porto. Promotora de 14 cursos de 3.º ciclo/Programas Doutorais, a Faculdade leciona ainda 15 cursos de 2.º ciclo/ Mestrados, 18 cursos de Especialização e 24 cursos de Formação Contínua.

Com cerca de três milhares de estudantes nos vários ciclos de ensino e um corpo docente altamente qualificado (cerca de 50% são doutorados), a Faculdade desenvolve e promove as suas relações institucionais dentro e fora do país, como comprovam os vários protocolos firmados com instituições tão reputadas como as Faculdades de Medicina da Universidade de Gent (Bélgica) e da Universidade de Milão (Itália), que integram o Top 50 do Ranking de Shanghai.

Recordista na produção de investigação, o seu contributo para o avanço da ciência aplicada à Medicina é incontestável, sendo prova disso os dados referentes à produção científica nacional, que revelam o lugar cimeiro da FMUP na produção de conhecimento, com 553 publicações originais indexadas de circulação internacional (em inglês) em 2012.

Esta faculdade mantém-se fiel à reputação de exigência que conquistou junto dos seus estudantes. É este rigor que está na base da excelência dos médicos que forma. A excelência do ensino que pratica, a sua intensa atividade científica e a sua prática assistencial são pontos-chave da vida e do nome desta instituição que tem sido premiada de forma consistente com a preferência dos estudantes que ambicionam uma carreira na Medicina.

Última edição:
FMUP – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

1567459893245.png

• O edifício da FMUP (CIM – Centro de Investigação Médica) localiza-se na Alameda Prof. Hernâni Monteiro, no polo universitário da Asprela, encontrando-se ligado ao edifício do Hospital de São João.
  • Podem chegar à FMUP de metro, através da linha amarela, saindo na paragem do IPO para chegar ao CIM ou na paragem do Hospital São João.
1567459954494.png

Instalações

* Serviços Académicos

* Biblioteca
(| Biblioteca Geral) - Excelente local de estudo (o melhor na minha opinião :D), embora possa ser caótico tentar encontrar lugar na época de exames.
1567460056195.png

* Salas de estudo - Existem duas salas de estudo no piso 01 do Hospital de São João, que se encontram abertas 24h por dia, incluindo fins de semana.
1567460109041.png

* Centro de Simulação Biomédica (CSB – FMUP – Centro de Simulação Biomédica – FMUP)
1567460500341.png

* Museu de Maximiano Lemos (Museu de História da Medicina Maximiano Lemos) - Museu de História da Medicina, que poderás ficar a conhecer melhor caso escolhas algumas optativas.
1567460575588.png

* Teatro Anatómico (Unidade de Anatomia - DBM - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) - É aqui que têm lugar todas as aulas teórico-práticas referentes a anatomia (que se encontra dividida pelas várias Morfofisiologias, durante os dois primeiros anos). Permite que os alunos contactem desde o início com cadáveres humanos, sendo que podem ainda ir para lá estudar autonomamente quando quiserem.
1567460630471.png1567460646079.png

* Salão de Alunos - Espaço para convívio dos alunos, com matraquilhos e outros jogos, e ainda vários microondas para aquecer a comida.
1567460714443.png

Onde almoçar?

No CIM:
- Cantina da UP, com preços bastante acessíveis e várias opções de refeição;
- Bar Rest CIM (antigo Gray’s), que agora tem piza da Telepizza.

No HSJ:
- Cantina do HSJ, com preços também relativamente acessíveis, embora mais caros do que na cantina da faculdade;
- Yellow Bar;
- Health Bar.

Ou ainda...:
- Campus São João, com vários restaurantes típicos de shoppings;
- Vários restaurantes nas zonas à volta, incluíndo os famosos 100 Montaditos.

Atividades extra-curriculares

A AEFMUP promove inúmeras atividades, sendo algumas delas:
  • Hospital dos Pequeninos (Hospital dos Pequeninos | AEFMUP), onde podes desmistificar os medos que os mais pequenos têm sobre os médicos enquanto tratas dos seus bonequinhos doentes.
  • Semana da Saúde e Bem Estar (Semana da Saúde e Bem-estar | AEFMUP), em que podes realizar rastreios cardiovasculares no HSJ, sensibilizando a população para a importância dos hábitos de vida saudáveis. Podes participar mesmo que sejas do 1º ano, a AEFMUP dar-te-á toda a formação necessária, sendo uma oportunidade fantástica para o contacto com os doentes.
  • Medicina Vai (Medicina Vai | AEFMUP), em que tens a oportunidade de passar uma semana numa cidade de Portugal, a levar saúde à população, seja com rastreios cardiovasculares, sensibilização para várias temáticas de saúde, entre outros.
  • Bairro com Saúde (https://aefmup.pt/wp-content/uploads/2019/04/Regulamento-Bairro-com-Saúde-2019.pdf), em que podes fazer visitas domiciliárias a idosos e outras pessoas carenciadas.
  • Vários workshops, como, por exemplo, de sutura.
  • Vários núcleos e grupos de estudantes, como o Quórum (fórum político), a Tuna de Medicina do Porto, a Tuna Feminina de Medicina do Porto, o Grupo de Fados de Medicina do Porto, o Coro da FMUP ou o GATU (Grupo Amador de Teatro Universitário da FMUP).
  • Medicina Radical (Medicina Radical | AEFMUP), um fim de semana cheio de atividades radicais durante o dia e festas durante a noite.
  • Várias festas e warm-ups, não esquecendo, claro, o mítico Baconal Amarelo.

Congressos

Na FMUP, tens a oportunidade de participar em inúmeros congressos ligados às áreas da medicina e alargar os teus conhecimentos.

Esclarecimento de Dúvidas
Caso tenham alguma dúvida, a AEFMUP terá todo o gosto em ajudar-vos. Podem contactar através do email geral@aefmup.pt

Por fim, resta-me desejar muito boa sorte aos eventuais futuros caloiros da mui nobre FMUP! 🤗💛

Attachments

• 1567461962674.png
    1567461962674.png
    265 KB · Visitas: 1,128
Última edição:
Muito obrigada! Este post (pelo qual tenho de te dar os parabéns, dado que está muito bom e bastante esclarecedor) ajudou imenso. :)

• Like
Reactions: Root
Obrigada :D

• Like
Reactions: Root
Eu sei que isto é um tema um bocado repetitivo mas como é que são as praxes da FMUP? O que nos fazem? Qual a regularidade e assim

Nas primeiras duas semana, a praxe é todos os dias das 8h01 às 20h01 (ou 19h59, não me lembro). No geral, nessas semanas, além de algumas atividades interessantes, como a visita às caves do vinho do Porto, também aprendes canções sobre o curso. :) Depois dessas duas semanas, passa a ser 2x por semana, durante a hora de almoço, mas podem existir outras atividades além destas fixas.
Ok obrigado :)

Ainda sobre o tópico praxe (não sei se vou participar ou não, provavelmente sim mas eu já fui praxada na FFUL e tenho com a praxe uma relação que varia de "que trabalheira, já passou, tenho mais que fazer" para "omg ser praxada em medicina que giro, coleguinhas e cenas" conforme os dias), as actividades mais genéricas como as visitas guiadas à faculdade (acho que vou precisar imenso disto porque quando me fui matricular não cheguei sozinha à divisão académica mesmo com as placas e a indicação do caminho no site haha) são da AE ou da comissão ou wtv lhe chamem da praxe? É que a visita guiada à faculdade vi no plano de actividades da AE :\ (sim, tenho demasiado tempo livre) e acho que já vou perder infos importantes porque não me vou matricular com os do concurso nacional de acesso :\ -> apesar de que se quiserem combinar nas matrículas um encontro fmup-uniarea eu vou!!

Olá!!! Excelente post!
Em relação ao assunto da nota final, achas que um 14 na FMUP pode ser um 16 em Coimbra (por exemplo), e que tal facto pode prejudicar os alunos do Porto? :)

Eu tenho duvidas numa coisa: as matrículas. Como se processam as matrículas? É por letras? Posso mudar o dia em que me vou matricular?

Eu tenho duvidas numa coisa: as matrículas. Como se processam as matrículas? É por letras? Posso mudar o dia em que me vou matricular?
Sim é por letras e depois penso que há um dia da semana das matrículas dedicado para quem por algum motivo não pôde ir no seu dia. Mas essa informação (datas e horários, documentos necessários, etc...) é toda disponibilizada a seu tempo aqui: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/web_page.inicial

Uma coisa que podes fazer, quando saírem os dias por letras (e caso não possas no dia que te indicam) é telefonar para a secretaria e perguntas qual será o melhor dia (daqueles que podes). Por vezes, pode interessar, logisticamente ir noutro dia para além daquele que está designado como "sobras".
Fiz isso quando me matriculei na NOVA e correu tudo muito bem :)

PS: depreendo que na FMUP o procedimento seja semelhante :p

Malta, existe algum sítio, como um placard ou assim, dentro da FMUP, onde existam anúncios de quartos? Vou ao Porto na 4f e o objectivo era nesse dia ficar logo com quarto para não ter de me preocupar mais com o assunto :\