FMUP Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Lume

Membro Veterano
Matrícula
18 Agosto 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Na FMUP, os anos clínicos começam a partir de que ano? É possível fazer 6 cadeiras por semestre (chumbo a alguma cadeira) a partir do 4ano ou é realmente complicado fazer cadeiras a mais para além da desse ano?

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Na FMUP, os anos clínicos começam a partir de que ano? É possível fazer 6 cadeiras por semestre (chumbo a alguma cadeira) a partir do 4ano ou é realmente complicado fazer cadeiras a mais para além da desse ano?
Os anos clínicos são do 4o para a frente. No 3o tens uma propedeutica médica em cada semestre, mas é a única coisa clínica.
Acho que fazer cadeiras em atraso é igual ao resto do curso, desde que se concilie o horário, depende do quanto consegues organizar-te depois na época de exames e assim. Mas eu acho que chumbando ficas para aí com 7+ cadeiras, não me apetece ir ao sigarra mas achava que me tinha matriculado em 6 por semestre 😂, quem sabe, se calhar não lol wtv não interessa o nr de cadeiras não muda a minha resposta

• Like
Reactions: Lume

Lume

Membro Veterano
Matrícula
18 Agosto 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Os anos clínicos são do 4o para a frente. No 3o tens uma propedeutica médica em cada semestre, mas é a única coisa clínica.
Acho que fazer cadeiras em atraso é igual ao resto do curso, desde que se concilie o horário, depende do quanto consegues organizar-te depois na época de exames e assim. Mas eu acho que chumbando ficas para aí com 7+ cadeiras, não me apetece ir ao sigarra mas achava que me tinha matriculado em 6 por semestre 😂, quem sabe, se calhar não lol wtv não interessa o nr de cadeiras não muda a minha resposta
Eu disse 5 cadeiras porque imaginei, não sei ao certo quantas são nesse ano por semestre. Então não é tarefa impossível certo? Às vezes podia ser impossível de fazer uma vez que é demasiado esforço para um ano clínico. Obrigado!

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Eu disse 5 cadeiras porque imaginei, não sei ao certo quantas são nesse ano por semestre. Então não é tarefa impossível certo? Às vezes podia ser impossível de fazer uma vez que é demasiado esforço para um ano clínico. Obrigado!
é assim, eu vou para os anos clínicos agora portanto estou a falar pelo que me disseram, mas pelo que percebi, os anos clínicos tornam-se mais fáceis a nível de diminuição da quantidade de marranço xD têm é a seca das teóricas serem obrigatórias (sem certezas, mas pelos vistos sim?) por isso acho que o que tens de ter mais atenção com cadeiras de anos diferentes é mesmo conciliar os horários todos para não chumbares por faltas a nada

• Like
Reactions: Lume

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Sendo menor na altura das matrículas da FMUP, tenho de ir acompanhado pelos meus pais?

Lume

Membro Veterano
Matrícula
18 Agosto 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
é assim, eu vou para os anos clínicos agora portanto estou a falar pelo que me disseram, mas pelo que percebi, os anos clínicos tornam-se mais fáceis a nível de diminuição da quantidade de marranço xD têm é a seca das teóricas serem obrigatórias (sem certezas, mas pelos vistos sim?) por isso acho que o que tens de ter mais atenção com cadeiras de anos diferentes é mesmo conciliar os horários todos para não chumbares por faltas a nada
Sim percebi. Obrigado pela informação pertinente! Boa sorte para o próximo ano! :)

little stone

Membro Dux
Matrícula
11 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Sendo menor na altura das matrículas da FMUP, tenho de ir acompanhado pelos meus pais?
Eu não me recordo ao certo, mas quem aceitava fazer o cartão do Santander pelo menos precisava. Na matrícula propriamente dita não é preciso estares com os pais, tenho quase a certeza.

• Like
Reactions: Angelzz

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Eu não me recordo ao certo, mas quem aceitava fazer o cartão do Santander pelo menos precisava. Na matrícula propriamente dita não é preciso estares com os pais, tenho quase a certeza.
Obrigado pela informação :p

OTeuColega

Membro Caloiro
Matrícula
17 Agosto 2018
Curso
AqueleDeSaude
Instituição
FMUP
Olá! Tenho uma pergunta para quem foi este ano caloiro. Acho que já é sabido por todos que Locomotiva vai ser o cadeirão e gostava de saber, se a entrada na praxe vai me tirar muito tempo. Tempo esse que podia estar a estudar é claro!
Obrigado 😃

little stone

Membro Dux
Matrícula
11 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá! Tenho uma pergunta para quem foi este ano caloiro. Acho que já é sabido por todos que Locomotiva vai ser o cadeirão e gostava de saber, se a entrada na praxe vai me tirar muito tempo. Tempo esse que podia estar a estudar é claro!
Obrigado 😃
Olá :)
Aquilo que te posso dizer é: trata-se de uma questão de gestão de tempo. Se te organizares e souberes gerir aquilo que queres fazer no tempo que tens consegues fazer tudo aquilo que quiseres. Portanto se souberes gerir o teu tempo, não é a praxe, nem algum desporto, nem outra qualquer atividade que te vai "roubar" tempo de estudo.
Eu por mim falo, quando tenho mais coisas para fazer é quando me organizo melhor e é quando mais rentabilizo o meu estudo :)

Gabriela

Membro Dux
Matrícula
21 Maio 2016
Curso
Medicina
O ano passado fui sozinha com uma colega e como já tinha 18 não tive problema. No entanto a minha colega que ainda tinha 17 na altura não pôde e teve de voltar lá no dia seguinte com a mãe .

• Like
Reactions: Angelzz

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
O ano passado fui sozinha com uma colega e como já tinha 18 não tive problema. No entanto a minha colega que ainda tinha 17 na altura não pôde e teve de voltar lá no dia seguinte com a mãe .
Ah, okay, muito obrigado pela informação.

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Obrigada. É preciso ser de algum modelo em particular? Ou serve qualquer um? Eu tenho um que já tem alguns anos, serve?
sim =)
desde que funcione :tearsofjoy:. os profs não vão olhar para o teu estetoscópio

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Alguém sabe se consigo fazer a matrícula sozinha na FMUP (tendo em conta que sou menor) se assinar algum documento ou assim?

Gabriela

Membro Dux
Matrícula
21 Maio 2016
Curso
Medicina
Alguém sabe se consigo fazer a matrícula sozinha na FMUP (tendo em conta que sou menor) se assinar algum documento ou assim?
Com 17 o ano passado a minha amiga não conseguiu e teve de voltar lá no dia seguinte com a mãe mas tenta ligar para a divisão académica...

• Like
Reactions: Blasty

Bárbara Nunes

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá! Alguém sabe se é preciso levar uma fotocópia do boletim de vacinas para fazer a matrícula do 1°ano?