Localização
- O edifício da FMUP (CIM – Centro de Investigação Médica) localiza-se na Alameda Prof. Hernâni Monteiro, no polo universitário da Asprela, encontrando-se ligado ao edifício do Hospital de São João.
- Podem chegar à FMUP de metro, através da linha amarela, saindo na paragem do IPO para chegar ao CIM ou na paragem do Hospital São João.
Onde almoçar?
No CIM:
-
Cantina da UP, com preços bastante acessíveis e várias opções de refeição;
-
Bar Rest CIM (antigo
Gray’s), que agora tem piza da Telepizza.
No HSJ:
-
Cantina do HSJ, com preços também relativamente acessíveis, embora mais caros do que na cantina da faculdade;
-
Yellow Bar;
-
Health Bar.
Ou ainda...:
-
Campus São João, com vários restaurantes típicos de shoppings;
- Vários restaurantes nas zonas à volta, incluíndo os famosos
100 Montaditos.
Atividades extra-curriculares
A AEFMUP promove inúmeras atividades, sendo algumas delas:
- Hospital dos Pequeninos (Hospital dos Pequeninos | AEFMUP), onde podes desmistificar os medos que os mais pequenos têm sobre os médicos enquanto tratas dos seus bonequinhos doentes.
- Semana da Saúde e Bem Estar (Semana da Saúde e Bem-estar | AEFMUP), em que podes realizar rastreios cardiovasculares no HSJ, sensibilizando a população para a importância dos hábitos de vida saudáveis. Podes participar mesmo que sejas do 1º ano, a AEFMUP dar-te-á toda a formação necessária, sendo uma oportunidade fantástica para o contacto com os doentes.
- Medicina Vai (Medicina Vai | AEFMUP), em que tens a oportunidade de passar uma semana numa cidade de Portugal, a levar saúde à população, seja com rastreios cardiovasculares, sensibilização para várias temáticas de saúde, entre outros.
- Bairro com Saúde (https://aefmup.pt/wp-content/uploads/2019/04/Regulamento-Bairro-com-Saúde-2019.pdf), em que podes fazer visitas domiciliárias a idosos e outras pessoas carenciadas.
- Vários workshops, como, por exemplo, de sutura.
- Vários núcleos e grupos de estudantes, como o Quórum (fórum político), a Tuna de Medicina do Porto, a Tuna Feminina de Medicina do Porto, o Grupo de Fados de Medicina do Porto, o Coro da FMUP ou o GATU (Grupo Amador de Teatro Universitário da FMUP).
- Medicina Radical (Medicina Radical | AEFMUP), um fim de semana cheio de atividades radicais durante o dia e festas durante a noite.
- Várias festas e warm-ups, não esquecendo, claro, o mítico Baconal Amarelo.
Congressos
Na FMUP, tens a oportunidade de participar em inúmeros congressos ligados às áreas da medicina e alargar os teus conhecimentos.
Plano de Estudos
O plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP pode ser encontrado
aqui.
Relativamente às UCs optativas, estas existem desde o 2º até ao 5º ano, correspondendo a 3 ECTS por semestre (uma UC de 3 ECTS ou duas UCs de 1,5 ECTS).
Algo que pode fazer confusão a muitos são as Morfofisiologias. No atual plano de estudos, anatomia, fisiologia e histologia e embriologia são dadas por sistemas. Ou seja, em cada Morfofisiologia (Aparelho Locomotor, Sistema Nervoso, Sistemas Reprodutor e Endócrino, Sistema Cardiovascular e do Sangue, Sistemas Respiratório e Urinário e Aparelho Digestivo), aprendemos as três componentes de cada sistema.
UCs do 1º ano
Relativamente a esta parte, é apenas a minha opinião pessoal, pelo que a experiência dos meus colegas poderá ser bastante diferente. Também não irei referir os métodos de avaliação muito exaustivamente tendo em conta que estão sempre a mudar, apenas um ou outro pormenor que ache relevante e que se tem mantido ao longo dos anos.
- Estrutura Molecular da Célula - Aqui falamos dos diversos nutrientes, como os glícidos, lípidos, proteínas, etc., da estrutura da membrana celular e da matriz, filamentos e microtúbulos, assim como o funcionamento das enzimas. Para além disso, abordamos também a digestão dos glícidos, lípidos e proteínas em aulas de grupo.
- Genética Molecular - Como o próprio nome indica, trata-se da genética a nível molecular. Está relacionada com a Biologia de 11º ano, em que damos a transcrição, a tradução, a replicação, os mecanismos de reparação do DNA, etc. (mas mais aprofundado, claro). Para além disso, nesta UC tivemos de apresentar e discutir um artigo científico aos pares. Não foi, de todo, a minha cadeira favorita, apesar de achar os temas abordados interessantes...
- Humanidades em Medicina - É uma UC bastantante simples, que não requer muito trabalho. Temos algumas aulas teóricas sobre a história da medicina em Portugal e outras que complementam o que foi abordado sob a forma de seminários (que vão desde antropologia médica, à dádiva do corpo humano, à integridade académica e até mesmo à arte).
- Bioestatística, Informação e Decisão em Saúde I - São abordados alguns conceitos básicos de bioestatística e probabilidades, pesquisas em bases de dados, etc., sendo que grande parte das aulas práticas é dedicada a resolver exercícios no SPSS (um software de estatística). Pessoalmente, gostei muito.
- Morfofisiologia do Aparelho Locomotor - É, sem dúvida, a cadeira que mais chatices dá aos alunos no 1º semestre. Provavelmente há cadeiras mais difíceis no curso, mas esta é mesmo aquele primeiro impacto, onde a matéria parece não acabar e o tempo para estudar não chega. Damos os ossos e acidentes anatómicos, articulações, músculos (origens, inserções, relações, ações...)... É bastante coisa para meter na cabeça em tão pouco tempo, mas não desesperem, tudo se faz eventualmente! Relativamente à avaliação, esta divide-se em prática e teórica. O exame prático tem a forma de gincana em anatomia, em que temos 1min para escrever o nome de 2 estruturas apontadas em ossos/cadáveres (num total de 20 estruturas); em histologia, é-nos dada uma folha com várias estruturas e temos de as encontrar com o miscroscópio; e, por fim, em fisiologia, temos algumas perguntas simples de escolha múltipla mais práticas com gráficos e assim.
- Dinâmica Molecular da Célula - Quando iniciei esta UC, ia com a ideia de que seria semelhante a EMC, mas na verdade mais parece uma continuação de Genética de certa forma. Também não foi das cadeiras que mais gostei, mas aprendemos sobre o tráfego celular e os vários organelos.
- Bioquímica do Metabolismo - Esta foi, sem dúvida, uma das cadeiras que mais gostei até agora. Falamos das principais vias metabólicas do corpo humano, como o ciclo de Krebs, a fosforilação oxidativa, síntese e degradação de lípidos e aminoácidos, etc. Sobretudo nos seminários, abordamos ainda temas mais ligados à clínica, como a diabetes, dislipidemias, icterícia, nutrição, vitaminas ou os efeitos do álcool. Adorei mesmo, embora sejam muitos nomes e enzimas para saber!
- Saúde das Populações - É, à semelhança de Humanidades, uma UC bastante simples, em que falamos de padrões de doença, mortalidade, determinantes de saúde...
- Introdução à Investigação em Saúde - É uma continuação de BIDS I, mais focada no método científico, desenho de estudos científicos e as várias fases do processo (como a seleção de participantes e a recolha de dados).
- Morfofisiologia do Sistema Nervoso - É, tal como Locomotor, uma cadeira bastante trabalhosa com muito para saber (embora ache que acaba por ser um pouco mais acessível e bastante interessante). No início a anatomia começa por ser semelhante a Locomotor, com os ossos da cabeça, músculos da mímica, da mastigação e do pescoço, mas depois entramos no sistema nervoso propriamente dito (sistema nervoso central e periférico). Em fisiologia, falamos dos sentidos (audição, visão, etc.) e de como tudo se processa, da pressão intracraniana e do exame neurológico.
Horários do 1º ano
No 1º ano, é atribuída uma turma a cada aluno com um determinado horário, sendo que podem fazer uma troca direta com um colega doutra turma se ambos assim o entenderem.
As aulas teóricas (facultativas) são, genericamente, todos os dias das 11h às 13h no anfiteatro norte. As aulas práticas (com presença obrigatória) podem ser de manhã, a partir das 8h30, e de tarde, até às 19h.
Ver anexo 9412
Por fim, resta-me desejar muito
boa sorte aos eventuais futuros caloiros da
mui nobre FMUP!