FMUP Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Olá! Alguém sabe se é preciso levar uma fotocópia do boletim de vacinas para fazer a matrícula do 1°ano?
Pelo menos o ano passado não era mas todos os documentos necessários estão no site da FMUP.

Tenho uma pergunta, a minha nota de candidatura prevista é 17 acham que consigo entrar em medicina no porto? acham que as médias vão subir ou descer?

Tenho uma pergunta, a minha nota de candidatura prevista é 17 acham que consigo entrar em medicina no porto? acham que as médias vão subir ou descer?
Teria de descer mais de 1 valor, seria muito improvável :confused:

• Like
Reactions: Blasty
Eventualmente não conseguirás subir com os exames nacionais?
É que este ano, por exemplo, a média desceu “bastante” mas manteve-se acima de 18.

Olá! Especificamente para os alunos da FMUP, sabem qual é o curso que mais oferece equivalências? Tem que ser na mesma cidade? Para o ano quero entrar em medicina (este ano o exame de matemática correu-me mal) e gostava de saber qual é o curso que mais equivalências oferece. Se por exemplo fizesse medicina dentária em Coimbra para o próximo ano teria equivalências a medicina na fmup ou ICBAS?

• Like
Reactions: Ana_Silva
Olá! Especificamente para os alunos da FMUP, sabem qual é o curso que mais oferece equivalências? Tem que ser na mesma cidade? Para o ano quero entrar em medicina (este ano o exame de matemática correu-me mal) e gostava de saber qual é o curso que mais equivalências oferece. Se por exemplo fizesse medicina dentária em Coimbra para o próximo ano teria equivalências a medicina na fmup ou ICBAS?

Sei que há equivalências tanto para o ICBAS como para a FMUP se fizeres Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Nutrição ou Farmácia no Porto (podem existir outros cursos mas esses são os que sei). Contudo, não faço ideia se em Coimbra dá.

• Fabulous
Reactions: Rodrigo Martins
FMUP – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Ver anexo 9402

• O edifício da FMUP (CIM – Centro de Investigação Médica) localiza-se na Alameda Prof. Hernâni Monteiro, no polo universitário da Asprela, encontrando-se ligado ao edifício do Hospital de São João.
  • Podem chegar à FMUP de metro, através da linha amarela, saindo na paragem do IPO para chegar ao CIM ou na paragem do Hospital São João.
Ver anexo 9403

Instalações

* Serviços Académicos

* Biblioteca
(| Biblioteca Geral) - Excelente local de estudo (o melhor na minha opinião :D), embora possa ser caótico tentar encontrar lugar na época de exames.
Ver anexo 9404

* Salas de estudo - Existem duas salas de estudo no piso 01 do Hospital de São João, que se encontram abertas 24h por dia, incluindo fins de semana.
Ver anexo 9405

* Centro de Simulação Biomédica (CSB – FMUP – Centro de Simulação Biomédica – FMUP)
Ver anexo 9407

* Museu de Maximiano Lemos (Museu de História da Medicina Maximiano Lemos) - Museu de História da Medicina, que poderás ficar a conhecer melhor caso escolhas algumas optativas.
Ver anexo 9408

* Teatro Anatómico (Unidade de Anatomia - DBM - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) - É aqui que têm lugar todas as aulas teórico-práticas referentes a anatomia (que se encontra dividida pelas várias Morfofisiologias, durante os dois primeiros anos). Permite que os alunos contactem desde o início com cadáveres humanos, sendo que podem ainda ir para lá estudar autonomamente quando quiserem.
Ver anexo 9409Ver anexo 9410

* Salão de Alunos - Espaço para convívio dos alunos, com matraquilhos e outros jogos, e ainda vários microondas para aquecer a comida.
Ver anexo 9411

Onde almoçar?

No CIM:
- Cantina da UP, com preços bastante acessíveis e várias opções de refeição;
- Bar Rest CIM (antigo Gray’s), que agora tem piza da Telepizza.

No HSJ:
- Cantina do HSJ, com preços também relativamente acessíveis, embora mais caros do que na cantina da faculdade;
- Yellow Bar;
- Health Bar.

Ou ainda...:
- Campus São João, com vários restaurantes típicos de shoppings;
- Vários restaurantes nas zonas à volta, incluíndo os famosos 100 Montaditos.

Atividades extra-curriculares

A AEFMUP promove inúmeras atividades, sendo algumas delas:
  • Hospital dos Pequeninos (Hospital dos Pequeninos | AEFMUP), onde podes desmistificar os medos que os mais pequenos têm sobre os médicos enquanto tratas dos seus bonequinhos doentes.
  • Semana da Saúde e Bem Estar (Semana da Saúde e Bem-estar | AEFMUP), em que podes realizar rastreios cardiovasculares no HSJ, sensibilizando a população para a importância dos hábitos de vida saudáveis. Podes participar mesmo que sejas do 1º ano, a AEFMUP dar-te-á toda a formação necessária, sendo uma oportunidade fantástica para o contacto com os doentes.
  • Medicina Vai (Medicina Vai | AEFMUP), em que tens a oportunidade de passar uma semana numa cidade de Portugal, a levar saúde à população, seja com rastreios cardiovasculares, sensibilização para várias temáticas de saúde, entre outros.
  • Bairro com Saúde (https://aefmup.pt/wp-content/uploads/2019/04/Regulamento-Bairro-com-Saúde-2019.pdf), em que podes fazer visitas domiciliárias a idosos e outras pessoas carenciadas.
  • Vários workshops, como, por exemplo, de sutura.
  • Vários núcleos e grupos de estudantes, como o Quórum (fórum político), a Tuna de Medicina do Porto, a Tuna Feminina de Medicina do Porto, o Grupo de Fados de Medicina do Porto, o Coro da FMUP ou o GATU (Grupo Amador de Teatro Universitário da FMUP).
  • Medicina Radical (Medicina Radical | AEFMUP), um fim de semana cheio de atividades radicais durante o dia e festas durante a noite.
  • Várias festas e warm-ups, não esquecendo, claro, o mítico Baconal Amarelo.

Congressos

Na FMUP, tens a oportunidade de participar em inúmeros congressos ligados às áreas da medicina e alargar os teus conhecimentos.

Plano de Estudos

O plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP pode ser encontrado aqui.

Relativamente às UCs optativas, estas existem desde o 2º até ao 5º ano, correspondendo a 3 ECTS por semestre (uma UC de 3 ECTS ou duas UCs de 1,5 ECTS).

Algo que pode fazer confusão a muitos são as Morfofisiologias. No atual plano de estudos, anatomia, fisiologia e histologia e embriologia são dadas por sistemas. Ou seja, em cada Morfofisiologia (Aparelho Locomotor, Sistema Nervoso, Sistemas Reprodutor e Endócrino, Sistema Cardiovascular e do Sangue, Sistemas Respiratório e Urinário e Aparelho Digestivo), aprendemos as três componentes de cada sistema.

UCs do 1º ano

Relativamente a esta parte, é apenas a minha opinião pessoal, pelo que a experiência dos meus colegas poderá ser bastante diferente. Também não irei referir os métodos de avaliação muito exaustivamente tendo em conta que estão sempre a mudar, apenas um ou outro pormenor que ache relevante e que se tem mantido ao longo dos anos.

• Estrutura Molecular da Célula - Aqui falamos dos diversos nutrientes, como os glícidos, lípidos, proteínas, etc., da estrutura da membrana celular e da matriz, filamentos e microtúbulos, assim como o funcionamento das enzimas. Para além disso, abordamos também a digestão dos glícidos, lípidos e proteínas em aulas de grupo.
  • Genética Molecular - Como o próprio nome indica, trata-se da genética a nível molecular. Está relacionada com a Biologia de 11º ano, em que damos a transcrição, a tradução, a replicação, os mecanismos de reparação do DNA, etc. (mas mais aprofundado, claro). Para além disso, nesta UC tivemos de apresentar e discutir um artigo científico aos pares. Não foi, de todo, a minha cadeira favorita, apesar de achar os temas abordados interessantes...
  • Humanidades em Medicina - É uma UC bastantante simples, que não requer muito trabalho. Temos algumas aulas teóricas sobre a história da medicina em Portugal e outras que complementam o que foi abordado sob a forma de seminários (que vão desde antropologia médica, à dádiva do corpo humano, à integridade académica e até mesmo à arte).
  • Bioestatística, Informação e Decisão em Saúde I - São abordados alguns conceitos básicos de bioestatística e probabilidades, pesquisas em bases de dados, etc., sendo que grande parte das aulas práticas é dedicada a resolver exercícios no SPSS (um software de estatística). Pessoalmente, gostei muito.
  • Morfofisiologia do Aparelho Locomotor - É, sem dúvida, a cadeira que mais chatices dá aos alunos no 1º semestre. Provavelmente há cadeiras mais difíceis no curso, mas esta é mesmo aquele primeiro impacto, onde a matéria parece não acabar e o tempo para estudar não chega. Damos os ossos e acidentes anatómicos, articulações, músculos (origens, inserções, relações, ações...)... É bastante coisa para meter na cabeça em tão pouco tempo, mas não desesperem, tudo se faz eventualmente! Relativamente à avaliação, esta divide-se em prática e teórica. O exame prático tem a forma de gincana em anatomia, em que temos 1min para escrever o nome de 2 estruturas apontadas em ossos/cadáveres (num total de 20 estruturas); em histologia, é-nos dada uma folha com várias estruturas e temos de as encontrar com o miscroscópio; e, por fim, em fisiologia, temos algumas perguntas simples de escolha múltipla mais práticas com gráficos e assim.
  • Dinâmica Molecular da Célula - Quando iniciei esta UC, ia com a ideia de que seria semelhante a EMC, mas na verdade mais parece uma continuação de Genética de certa forma. Também não foi das cadeiras que mais gostei, mas aprendemos sobre o tráfego celular e os vários organelos.
  • Bioquímica do Metabolismo - Esta foi, sem dúvida, uma das cadeiras que mais gostei até agora. Falamos das principais vias metabólicas do corpo humano, como o ciclo de Krebs, a fosforilação oxidativa, síntese e degradação de lípidos e aminoácidos, etc. Sobretudo nos seminários, abordamos ainda temas mais ligados à clínica, como a diabetes, dislipidemias, icterícia, nutrição, vitaminas ou os efeitos do álcool. Adorei mesmo, embora sejam muitos nomes e enzimas para saber!
  • Saúde das Populações - É, à semelhança de Humanidades, uma UC bastante simples, em que falamos de padrões de doença, mortalidade, determinantes de saúde...
  • Introdução à Investigação em Saúde - É uma continuação de BIDS I, mais focada no método científico, desenho de estudos científicos e as várias fases do processo (como a seleção de participantes e a recolha de dados).
  • Morfofisiologia do Sistema Nervoso - É, tal como Locomotor, uma cadeira bastante trabalhosa com muito para saber (embora ache que acaba por ser um pouco mais acessível e bastante interessante). No início a anatomia começa por ser semelhante a Locomotor, com os ossos da cabeça, músculos da mímica, da mastigação e do pescoço, mas depois entramos no sistema nervoso propriamente dito (sistema nervoso central e periférico). Em fisiologia, falamos dos sentidos (audição, visão, etc.) e de como tudo se processa, da pressão intracraniana e do exame neurológico.

Horários do 1º ano

No 1º ano, é atribuída uma turma a cada aluno com um determinado horário, sendo que podem fazer uma troca direta com um colega doutra turma se ambos assim o entenderem.

As aulas teóricas (facultativas) são, genericamente, todos os dias das 11h às 13h no anfiteatro norte. As aulas práticas (com presença obrigatória) podem ser de manhã, a partir das 8h30, e de tarde, até às 19h.

Ver anexo 9412

Por fim, resta-me desejar muito boa sorte aos eventuais futuros caloiros da mui nobre FMUP! 🤗💛
Acrescentei um post no início do tópico com mais informações sobre a FMUP. 🤗

Olá a todos! Eu ando no 12ºano e estou um pouco indecisa em relação ao curso que pretendo seguir no próximo ano, razão pela qual decidi aproveitar estas férias de natal para pesquisar um pouco sobre os cursos que mais me atraem, nomeadamente medicina.
A partir das pesquisas que fiz surgiram algumas questões:
- Quanto tempo, em média, estuda um estudante de medicina por dia?
- É verdade que "não há vida para além do estudo e tempo livre"?
- Depois dos seis anos de mestrado, qualquer um pode tirar uma especialidade?
- Quanto anos são necessários para tirar uma especialidade?
- A partir de quando é que já se pode trabalhar/ganhar dinheiro?
Será que alguém me as pode responder? Obrigada pela atenção e bom ano!

Olá a todos! Eu ando no 12ºano e estou um pouco indecisa em relação ao curso que pretendo seguir no próximo ano, razão pela qual decidi aproveitar estas férias de natal para pesquisar um pouco sobre os cursos que mais me atraem, nomeadamente medicina.
A partir das pesquisas que fiz surgiram algumas questões:
- Quanto tempo, em média, estuda um estudante de medicina por dia?
- É verdade que "não há vida para além do estudo e tempo livre"?
- Depois dos seis anos de mestrado, qualquer um pode tirar uma especialidade?
- Quanto anos são necessários para tirar uma especialidade?
- A partir de quando é que já se pode trabalhar/ganhar dinheiro?
Será que alguém me as pode responder? Obrigada pela atenção e bom ano!
Olá!

1) Acho que isso pode ser muito variável de pessoa para pessoa e consoante a altura do semestre. Mas acho difícil não se estudar todos (ou praticamente todos) os dias. Há sempre coisas para fazer, aulas para preparar, mini-testes, avaliações, etc. E depois mais para o final do semestre há que começar a pensar mais seriamente em estudar para os exames (embora isso não invalide todo o estudo necessário ao longo do semestre). 😅 Falando pessoalmente, isto não quer dizer que todos os dias estude imenso e intensivamente, por vezes o "estudo" é só ler a aula do dia seguinte na sebenta por ex. Também há dias em que não apetece mesmo fazer nada e assim acontece.
No entanto, durante o semestre costumo estudar sempre que tenho uma pausa maior de almoço ou entre aulas e depois das aulas (quer seja na biblioteca ou em casa). Acabo por fazer isto quase até ir dormir, embora muitas das vezes também vá passear/namorar aí pelo meio, claro. 😅
Durante a época de exames é mais puxado, embora não se tenha aulas.
Não te consigo dar um número exato de horas de estudo, porque honestamente não faço ideia. xD

2) Apesar de tudo, acho que não é tão mau quanto possa parecer (pelo menos até agora). Há sempre tempo para fazer outras coisas, é preciso é vontade e organização. E tens sempre montes de festas e warmups para esquecer o estudo de vez em quando. 😇

Quanto às restantes perguntas acho que já te responderam no outro tópico. :)

• Like
Reactions: marameira
Olá a todos! Alguém me sabe dizer se a faculdade de medicina tem dias abertos? Se sim, quando?
Muito obrigada!

Olá a todos! Alguém me sabe dizer se a faculdade de medicina tem dias abertos? Se sim, quando?
Muito obrigada!
Que eu tenha conhecimento não, penso que já não fazem há alguns anos. :/ A única coisa que existe é a Universidade Junior. (mas alguém que me corrija se estiver enganada... xD)
Mas se quiseres conhecer a FMUP tenho todo o gosto em mostrar-te. :)