FMUP Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Olá,

Vi no site da FMUP que o ano letivo 2021-2022 terá um novo plano de estudos, comparei de forma geral e achei bem parecido. O que vai mudar especificamente?

Olá,

Vi no site da FMUP que o ano letivo 2021-2022 terá um novo plano de estudos, comparei de forma geral e achei bem parecido. O que vai mudar especificamente?
Nos anos básicos há uma grande diferença. 😅 As morfofisiologias deixam de existir e passamos a ter as cadeiras separadas como antigamente (anatomia, fisiologia, histologia).

O número de ECTS em optativas vai diminuir bastante também. Enquanto que antes tinhas 3 ECTS por semestre do 2º ao 5º ano (24 ECTS), agora tens 2 ECTS nos 2º, 3º e 5º anos (6 ECTS + 2 ECTS num estágio optativo do 6º ano).

Temos ainda cadeiras novas, como Terapêutica e Farmacologia Clínica I e II ou Radiologia I e II, que antes não existiam propriamente assim.

Para além disso, há cadeiras que mudam de ano ou alteram o número de ECTS. Penso que ainda não estão disponíveis os conteúdos de cada UC, mas parece que foi mais uma reorganização.

Acho que isto é assim o geral de algumas coisas que mudaram. 😅

Nos anos básicos há uma grande diferença. 😅 As morfofisiologias deixam de existir e passamos a ter as cadeiras separadas como antigamente (anatomia, fisiologia, histologia).

O número de ECTS em optativas vai diminuir bastante também. Enquanto que antes tinhas 3 ECTS por semestre do 2º ao 5º ano (24 ECTS), agora tens 2 ECTS nos 2º, 3º e 5º anos (6 ECTS + 2 ECTS num estágio optativo do 6º ano).

Temos ainda cadeiras novas, como Terapêutica e Farmacologia Clínica I e II ou Radiologia I e II, que antes não existiam propriamente assim.

Para além disso, há cadeiras que mudam de ano ou alteram o número de ECTS. Penso que ainda não estão disponíveis os conteúdos de cada UC, mas parece que foi mais uma reorganização.

Acho que isto é assim o geral de algumas coisas que mudaram. 😅
Obrigada pelo esclarecimento!

Os métodos de ensino e avaliação continuam os mesmos?

• Like
Reactions: Blasty
Obrigada pelo esclarecimento!

Os métodos de ensino e avaliação continuam os mesmos?
Não nos disseram nada sobre isso que eu saiba, suponho que seja o mesmo do costume. Mas é esperar que coloquem nas páginas das UCs ahah.

Não nos disseram nada sobre isso que eu saiba, suponho que seja o mesmo do costume. Mas é esperar que coloquem nas páginas das UCs ahah.
Onde posso consultar os métodos de avaliação das UCs antigas? Só consigo aceder se tiver as credenciais da FMUP?

Onde posso consultar os métodos de avaliação das UCs antigas? Só consigo aceder se tiver as credenciais da FMUP?
Basta abrires o plano antigo no sigarra e carregares nas cadeiras que queres consultar. Normalmente está lá tudo e não precisas de ter credenciais. :D

Olá!! Estou à procura de opiniões.

Sou estudante universitária (Física-FCUP) e ultimamente tenho-me sentido bastante desiludida com o meu curso. Comecei a trabalhar enquanto estudava e agora sou assistente de medicina dentária e trabalho diariamente com um cirurgião maxilo-facial.
Quando andava no secundário tinha o sonho de seguir cirurgia, mas o gosto pela física falou mais alto. Ultimamente regressaram as dúvidas. Gosto muito do meu trabalho e honestamente os melhores dias são aqueles em que damos uso ao bisturi.

Posto isto, procuro opiniões honestas sobre Medicina na FMUP. Estou a pensar recomeçar do zero e perseguir o meu sonho antigo, mas gostava de saber a realidade. TUDO. O bom e principalmente o mau. Sinto que se soubesse quão mal funcionava o departamento de física na FCUP nunca teria sequer posto lá os pés.
Se concorrer a medicina terei apenas que repetir os exames nacionais porque os que fiz já não são válidos.

Obrigada a todos e bons estudos!!

Olá, gostava de entrar em Medicina no Porto este ano, mas se as médias voltarem a subir é provável que não entre. Desta forma, estou à procura de alternativas. Estou a pensar ingressar em Medicina Dentária e depois pedir transferência par Medicina, será isto possível? Se sim, ao fim de quanto tempo? Se não, aconselham-me outras soluções?

Olá, gostava de entrar em Medicina no Porto este ano, mas se as médias voltarem a subir é provável que não entre. Desta forma, estou à procura de alternativas. Estou a pensar ingressar em Medicina Dentária e depois pedir transferência par Medicina, será isto possível? Se sim, ao fim de quanto tempo? Se não, aconselham-me outras soluções?
Não existem transferências de outros cursos para Medicina.
Podes entrar em Medicina Dentária e candidatares-te pelo Concurso Nacional de Acesso novamente no ano seguinte, ou fazer os 3 primeiros anos (licenciatura) (ou os 5 do mestrado integrado) e depois tentares o concurso dos licenciados.

• Like
Reactions: doctorwhy
Olá, boa noite a todos, eu tenho uma dúvida em relação ao processo de equivalências.
Sou aluno da FMUC, acabei o 1º ano este ano e estou a pensar em candidatar-me ao Porto novamente, a minha dúvida é entre a FMUP e ICBAS, qual das duas me dará mais equivalências.
Por acaso ninguém aqui passou pelo mesmo processo ou conheça algum colega que tenha passado, é que ia ajudar-me imenso em tomar a decisão entre qual das duas colocar como 1ª opção
Já contactei ambas as faculdades e ambas disseram-me que só saberia as equivalências que me seriam atribuídas quando entrasse na instituição.

Relativamente ao estudo senti uma grande diferença em comparação aquilo que estava habituado, mas penso que isso é normal... Durante o semestre, mesmo que queiras fazer um estudo continuado (não que eu seja o melhor exemplo) ficas com tempo para algumas atividades extracurriculares. Na época de exames é mais complicado mas não é impossível, é tudo uma questão de organização! Conheço muita gente que optou por abandonar as atividades que praticava mas também há exemplos que não o fizeram... Pelas pessoas que conheço (como deves imaginar, não é uma amostra propriamente significativa), mas a maior parte dos melhores alunos têm várias atividades fora da faculdade (ou relacionadas com a AE). Serve isto para dizer que o estudo necessário relativamente ao secundário aumenta substancialmente, mas isso não significa que tens de abidcar do resto. Há tempo para tudo! (Posso dar-te o exemplo de um colega que pratica desporto numa equipa senior, com treinos diarios, 2 jogos ao fim de semana, e conseguiu fazer todas as cadeiras, por isso, o 'há tempo para tudo' não é só da boca para fora, há mesmo). Também nas horas vagas ele joga no riorise, onde há muitos jogos de mundo aberto.

Penso que, de acordo com a opinião geral, o 2º semestre é mais complicado comparando com o 1º, no entanto, no meu caso achei o 2º mais pacifico que o primeiro. Isto deve-se puramente a organização... A minha esteve longe de ser perfeita, mas no 2º semestre foi muito melhor que no 1º. E no segundo, ao contrário do 1º, ainda fiz coisas para além da faculdade... Sei que já estou farto de dizer isto e desculpa estar a alongar-me mas acho mesmo que a organização é a chave. E acho que é nisto que tens de te focar, é isto que vais ter que te adaptar (ou não, há pessoas muito organizadas já no secundário :D )

Concretamente, relativamente há época de exames, não me posso queixar uma vez que cumpri os minimos :D (ou seja, fiz as cadeiras todas). Mas no 1º semestre senti grande dificuldade, mas como foi o 1º semestre posso sempre culpar 'a adaptação'. :p
De facto, as épocas de exame na FMUP implicam muito trabalho. E quando digo época de exames não me refiro às 2 semanas de exames a época normal + 2 semanas de época de recurso. A época de exames na FMUP inicia-se ainda em período de aulas (não com exames obviamente, mas em termos de trabalho e, a meu ver, é isso que define a época de exames), tens de trabalhar muito, mas as matérias são abordadas são interessantes por isso custa menos :).

Sim, eu sou praxista. Confesso que não sou o mais dedicado, vivi a praxe com moderação :P Na minha opinião pessoal a praxe não é muito agressiva, nunca tive problemas, e conheci muita gente. No entanto acho que esta é uma opinião muito pessoal, por isso na altura vais ter de ser tu a criar a tua própria opinião. Do que ouço de outros relatos a nossa não é, de todo, uma praxe agressiva... Há coisas que embora não pareça, e por trás de muitas outras coisas, acabam por te ensinar, de uma forma um pouco atípica, algumas coisas que acabam por ser úteis. Para além disso acabas por criar relações muito próximas com algumas pessoas de forma relativamente rápida que é bom, principalmente se vieres de fora e não conheceres ninguém (a meu ver) :)

Fui um bocado redundante e se calhar não esclareci o que querias mas se quiseres pergunta o que quiseres que terei todo o gosto em responder... :p Para ti e para quem quiser do forum, se quiser falar sobre a FMUP, terei todo o gosto, podem mandar mensagem para aqui (
António Manuel Bandeira) que terei todo o gosto em falar sobre o que quiserem, já que no ano passado também tivem quem o fizesse comigo :)
Obrigado por compartilhar sua experiência tão detalhada e útil! Concordo plenamente que organização é a chave para equilibrar os estudos com outras atividades. Também já passei por situações em que precisava conciliar demandas acadêmicas intensas com esportes e hobbies, e posso dizer que, com planejamento, é possível dar conta de tudo.

Sei que a fase de adaptação no primeiro semestre pode ser desafiadora, mas como você mencionou, com o tempo aprendemos a gerenciar melhor nossas prioridades. Atividades extracurriculares, como esportes ou até jogos (eu mesmo gosto de explorar mundos abertos no meu tempo livre), podem ser uma ótima forma de relaxar e recarregar as energias. Isso não só melhora nosso bem-estar, como também ajuda a manter o foco nos estudos.