UAc Faculdade de medicina dos Açores

bia_a_l_

Membro
Matrícula
19 Julho 2022
Curso
Medicina dentária
Instituição
FMUC
Acabei este ano o secundário e o meu sonho sempre foi seguir medicina.
Soube hoje as notas dos exames, e fiquei com média de 181,5 para a candidatura a este curso.
Sou de Coimbra e não sei se a minha nota vai ser suficiente para a minha universidade local, por isso estou a ponderar colocar a UAC como a minha 2º opção, uma vez que a partir do 4º ano o ensino se faz em Coimbra.
Alguém que já tenha estado ou esteja nos Açores me pode dizer se é uma decisão acertada? A faculdade é boa? Como é que em relação a preços de casa e voos?

Olá! Eu acabei agora o Ciclo Básico de Medicina na Universidade dos Açores e posso dizer-te que foi a melhor experiência da minha vida até hoje. Sou de Lisboa, por isso nunca pensei estudar nos Açores ou em Coimbra. Chorei muito quando recebi o email das colocações mas agora estou muito grata por esta oportunidade e afirmo sem dúvida nenhuma que sabendo o que sei hoje colocaria a Universidade dos Açores em 1ª opção. Viver em São Miguel é viver num paraíso em que te sentes de férias durante o ano inteiro. São poucos alunos e pelo menos metade vem também do continente para morar sozinho pela primeira vez na vida, por isso é muito fácil integrarem-se e arranjarem uma segunda família. A cidade é pequena, por isso toda a gente mora perto uns dos outros e acabam por passar muito tempo juntos. O ambiente entre os alunos dos 3 anos é incrível e muito próximo e, falando em proximidade, não vais conseguir ter tanto contacto clínico nos 3 primeiros anos de medicina no continente. Sendo menos alunos, é muito fácil ir ao hospital e fazer logo coisas e contactar diretamente com os doentes. Geralmente até costumam dizer que os alunos dos Açores vêm melhor preparados que os de Coimbra quando chegamos ao 4° ano.

Quanto a custos: tens a residência universitária que em termos monetários só compensa se tiveres bolsa porque sem esta o preço é semelhante ao dos quartos que se alugam em apartamentos/casas. A maioria dos quartos ronda os 200-250€. Relativamente aos voos, como a RyanAir voa para lá às vezes arranjam-se voos muito baratos (cheguei a ir por 15€). De qualquer forma a melhor companhia é a SATA, que te permite levar mala de porão de 23kg + 10kg por seres estudante deslocada sem custo nenhum acrescido. Fora isso, para qualquer companhia, há um acordo que faz com que não paguemos mais de 99€ pela ida+volta. Basicamente se pagares mais do que 99€ vais aos CTT com todos os documentos que eles pedem e eles devolvem-te a diferença para esse valor em dinheiro!

Ir para as ilhas é uma decisão difícil mas muito acertada na minha opinião. Afinal, quando é que terás a oportunidade de viver numa ilha no meio do Atlântico durante 3 anos? Além disso, deixas para sempre um pedacinho do teu coração naquele pequeno pedaço de terra rodeado de mar. E assim, sendo o nosso curso tão longo, tens na mesma a experiência de ser estudante em Coimbra! Por isso se entrares nada temas (até incentivo a meter UAc em 1ª opção eheh)! Qualquer coisa podes perguntar! Boa sorte

• Like
Reactions: MBeatrizfhr
Obrigado. Acabei por colocar os Açores como 2ºopção. Agora é esperar por Setembro e ver se consigo entrar.
Olá, Conseguiste entrar?
Post automatically merged:

Obrigado. Acabei por colocar os Açores como 2ºopção. Agora é esperar por Setembro e ver se consigo entrar.
Conseguiste Entrar??

Pretendo candidatar-me a medicina, este ano. A minha média interna é de 19, mas falta fazer o exame de Matemática... Na pior das hipóteses, espero ter média final 181,3 para candidatura.
Só quero medicina. Só de pensar que não consigo entrar entro em stress...

Já percebi que entraste em medicina dentária :)

Última edição:
Olá, Conseguiste entrar?

Conseguiste Entrar??

Pretendo candidatar-me a medicina, este ano. A minha média interna é de 19, mas falta fazer o exame de Matemática... Na pior das hipóteses, espero ter média final 181,3 para candidatura.
Só quero medicina. Só de pensar que não consigo entrar entro em stress...

Já percebi que entraste em medicina dentária :)
Entrei em dentária, mas tenciono mudar este ano. Vou manter Açores como segunda opção.

Olá, este ano candidatei-me a Medicina na Universidade dos Açores, como primeira opção (foi o teu post que me fez trocar os Açores coma Beira Interior ahaha). Tenho 18.17 de média, portanto não tenho a certeza se consigo entrar...
Mas podes-me falar mais sobre estudar nos Açores? Fala-me da vida académica, do ambiente, se há vida noturna, se o pessoal se costuma juntar e ir às praias...
Podes-me também dizer quais os melhores sitios para procurar quartos, por favor?

Olá, este ano candidatei-me a Medicina na Universidade dos Açores, como primeira opção (foi o teu post que me fez trocar os Açores coma Beira Interior ahaha). Tenho 18.17 de média, portanto não tenho a certeza se consigo entrar...
Mas podes-me falar mais sobre estudar nos Açores? Fala-me da vida académica, do ambiente, se há vida noturna, se o pessoal se costuma juntar e ir às praias...
Podes-me também dizer quais os melhores sitios para procurar quartos, por favor?
Olá @mariaraujo ! Eu estive matriculado na FEG (Faculdade de Economia e Gestão) na UAç e pretendo mudar este ano para História na FCSH, portanto talvez eu não sou a melhor pessoa para te falar sobre o ambiente em Medicina em si, mas acredita que o ambiente é completamente o oposto de monótono.

Talvez não seja tão agitado como no continente onde existem dezenas e dezenas de alunos mas nós cá temos uma conexão especial. Todos os núcleos de estudantes de cada curso tenta pelo menos fazer 2 jantares de curso por semestre e festas logo a seguir (tipo um after-party), ou seja, isso já está garantido e nada te impede de combinares algo com os teus futuros colegas e amigos porque tudo aqui em Ponta Delgada é próximo da Universidade quer seja clubes, restaurantes etc.

Quanto aos quartos é mais ou menos o que falaram, vale muito a pena para quem é bolseiro e queira dividir quarto com alguém, acho que isso deve ficar por volta dos 70 e tal euros, mas também tem várias casas para arrendar em volta da universidade e que podem ser compartilhadas, é questão de encontrar alguém disponível para isso (como eu sou próprio de cá não tive que me preocupar com isso, mas não acho que seja complicado achar). De qualquer forma boa sorte se acabares por ficar cá na UAç e se quiseres alguma companhia nas primeiras semanas ou um "tour" pela cidade é só me contactares ahhahaha.

Olá @mariaraujo ! Eu estive matriculado na FEG (Faculdade de Economia e Gestão) na UAç e pretendo mudar este ano para História na FCSH, portanto talvez eu não sou a melhor pessoa para te falar sobre o ambiente em Medicina em si, mas acredita que o ambiente é completamente o oposto de monótono.

Talvez não seja tão agitado como no continente onde existem dezenas e dezenas de alunos mas nós cá temos uma conexão especial. Todos os núcleos de estudantes de cada curso tenta pelo menos fazer 2 jantares de curso por semestre e festas logo a seguir (tipo um after-party), ou seja, isso já está garantido e nada te impede de combinares algo com os teus futuros colegas e amigos porque tudo aqui em Ponta Delgada é próximo da Universidade quer seja clubes, restaurantes etc.

Quanto aos quartos é mais ou menos o que falaram, vale muito a pena para quem é bolseiro e queira dividir quarto com alguém, acho que isso deve ficar por volta dos 70 e tal euros, mas também tem várias casas para arrendar em volta da universidade e que podem ser compartilhadas, é questão de encontrar alguém disponível para isso (como eu sou próprio de cá não tive que me preocupar com isso, mas não acho que seja complicado achar). De qualquer forma boa sorte se acabares por ficar cá na UAç e se quiseres alguma companhia nas primeiras semanas ou um "tour" pela cidade é só me contactares ahhahaha.
Não cheguei a ver esta mensagem na altura, mas tinhas razão, isto aqui é tudo menos monótono. Sempre conseguiste mudar para história?