Falta de Comparência na 1.ª fase

Adriel2003

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2020
Olá, boa tarde.
Resolvi recorrer a esse fórum pois não consegui achar em lugar algum a informação de que preciso, também enviei um e-mail ao júri nacional de exames, não obtive qualquer resposta. O que acontece é o seguinte: Me inscrevi em um programa educativo de verão que acontecerá entre o início de julho e meados de agosto. O programa não tem nenhuma relação com o governo português (estrangeiro). Acontece que com o recente adiamento dos exames devido ao covid-19, as datas se coincidem, se passando na mesma altura. Gostaria de saber se tem alguma maneira de requerer uma justificação de falta de presença aos exames, por essa mesma razão que citei, para que possa realizá-los na segunda fase ou outra altura. O programa, como já disse, é educativo e tem um processo extenso de inscrição. Ouvi dizer que posso requerer na escola uma justificação e o júri dirá se é válida ou não.
Obrigado.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, boa tarde.
Resolvi recorrer a esse fórum pois não consegui achar em lugar algum a informação de que preciso, também enviei um e-mail ao júri nacional de exames, não obtive qualquer resposta. O que acontece é o seguinte: Me inscrevi em um programa educativo de verão que acontecerá entre o início de julho e meados de agosto. O programa não tem nenhuma relação com o governo português (estrangeiro). Acontece que com o recente adiamento dos exames devido ao covid-19, as datas se coincidem, se passando na mesma altura. Gostaria de saber se tem alguma maneira de requerer uma justificação de falta de presença aos exames, por essa mesma razão que citei, para que possa realizá-los na segunda fase ou outra altura. O programa, como já disse, é educativo e tem um processo extenso de inscrição. Ouvi dizer que posso requerer na escola uma justificação e o júri dirá se é válida ou não.
Obrigado.
Podes tentar justificar, mas aviso já o JNE é muito seletivo nessas autorizações. Não acredito que te aceitem essa justificação.

• Like
Reactions: Adriel2003

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Este ano, há 2ª fase. Essas autorizações são só para casos de saúde, ou outras causas muito excecionais.

• Like
Reactions: Adriel2003

kessiane

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2021
Olá, eu chumbei à físico-química e estou inscrita no exame, porém estou a pensar em fazê-lo apenas no próximo ano. Tem algum problema se eu faltar à esse exame? Terei de pagar algum valor?

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá, eu chumbei à físico-química e estou inscrita no exame, porém estou a pensar em fazê-lo apenas no próximo ano. Tem algum problema se eu faltar à esse exame? Terei de pagar algum valor?
Olá!
Não terás de pagar qualquer valor por faltares ao exame. Mas mesmo que estejas a pensar fazer FQ apenas no próximo ano, não gostarias de tentar na mesma o exame deste ano, nem que seja como treino?

kessiane

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2021
Olá!
Não terás de pagar qualquer valor por faltares ao exame. Mas mesmo que estejas a pensar fazer FQ apenas no próximo ano, não gostarias de tentar na mesma o exame deste ano, nem que seja como treino?
o problema é que eu quero focar-me apenas no exame de biologia e não estou a estudar para FQ..posso ficar com uma nota horrível na pauta e não convinha 😅

Fmorais4

Membro
Matrícula
12 Julho 2019
Olá boa noite,
Tenho uma pergunta: Se eu me inscrever em dois exames e faltar a um deles na primeira fase só posso ir à segunda fase daquele em que compareci na primeira certo?
Cumprimentos e obrigado.

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá boa noite,
Tenho uma pergunta: Se eu me inscrever em dois exames e faltar a um deles na primeira fase só posso ir à segunda fase daquele em que compareci na primeira certo?
Cumprimentos e obrigado.
Olá.
Sim, exatamente.

• Like
Reactions: Fmorais4

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Obrigado!
Só mais uma questão. É preciso ter alguma nota mínima na primeira fase para poder ir à segunda?
Não, basta compareceres à 1ª fase.

• Like

Fmorais4

Membro
Matrícula
12 Julho 2019
Boa tarde,
Tenho outra questão. Se eu comparecer na primeira fase de exame e não fizer nada não posso me candidatar a nenhum curso com esse exame na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Se não fizer nenhuma candidatura de 1a fase ao ensino superior, posso depois fazer uma candidatura de 2a fase, depois de ter feito o exame de 2a fase, e inscrever-me?
Obrigado e cumprimentos.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Fmorais4
Tenho outra questão. Se eu comparecer na primeira fase de exame e não fizer nada não posso me candidatar a nenhum curso com esse exame na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Se não fizer nenhuma candidatura de 1a fase ao ensino superior, posso depois fazer uma candidatura de 2a fase, depois de ter feito o exame de 2a fase, e inscrever-me?
Sim, podes concorrer à 2ª ou 3ª fase de candidaturas sem ter concorrido à fase de candidaturas anterior.

• Like