Faltar ao Exame nacional: caso de isolamento

abctan

Membro
Matrícula
24 Agosto 2019
Boa noite, foi-me declarado que devia de ficar em isolamento profilático nas próximas duas semanas pois estive em contacto recentemente com uma pessoa com um teste de covid positivo, mas eu tenho umas duvidas e ainda ninguém da minha escola foi capaz de me esclarecer e eu agradecia imenso caso alguém me conseguisse ajudar.

Eu vou realizar o exame nacional de Português dia 2 e como entrei em isolamento na passada sexta-feira (25/06), eu queria saber como é que vou conseguir realizar a primeira fase dos exames nacionais para concorrer ao ensino superior. Realizo a segunda fase porem fica a contar como se fosse a primeira fase? Se sim, caso eu necessite de realizar uma segunda fase dos exames tenho que ir à época especial? Se eu fizer o exame na segunda fase a contar como a primeira continuo a entrar na primeira fase das colocações sem problema nenhum?

Peço desculpa pelas questões, caso alguém consiga ajudar-me eu ficaria extremamente grata, pois estou numa situação que me deixa bastante nervosa quanto ao que é suposto fazer.

Olá! Eu não percebo muito disso, contudo, hoje uma professora minha falou na época especial e os alunos que fazem o exame na época especial são, por exemplo, atletas de alta competição que quando têm competições na altura dos exames têm essa época especial para fazer o exame, ou pessoas em outras situações ditas especiais. Se estás em isolamento pode ser uma dessas situações em que podes ir á época especial com a justificação conforme estás em isolamento.
Ainda assim, continua a tentar informar-te junto da escola ou de alguém que efetivamente esteja dentro do assunto porque, como referi, não sei muito sobre isso e mesmo a minha professora não tem certezas absolutas.

Espero que corra tudo bem, e boa sorte para o exame!

• Like
Reactions: abctan
Boa noite, foi-me declarado que devia de ficar em isolamento profilático nas próximas duas semanas pois estive em contacto recentemente com uma pessoa com um teste de covid positivo, mas eu tenho umas duvidas e ainda ninguém da minha escola foi capaz de me esclarecer e eu agradecia imenso caso alguém me conseguisse ajudar.

Eu vou realizar o exame nacional de Português dia 2 e como entrei em isolamento na passada sexta-feira (25/06), eu queria saber como é que vou conseguir realizar a primeira fase dos exames nacionais para concorrer ao ensino superior. Realizo a segunda fase porem fica a contar como se fosse a primeira fase? Se sim, caso eu necessite de realizar uma segunda fase dos exames tenho que ir à época especial? Se eu fizer o exame na segunda fase a contar como a primeira continuo a entrar na primeira fase das colocações sem problema nenhum?

Peço desculpa pelas questões, caso alguém consiga ajudar-me eu ficaria extremamente grata, pois estou numa situação que me deixa bastante nervosa quanto ao que é suposto fazer.
Olá.
A tua escola tem informar o Júri Nacional de Exames, para que eles decidam.
Se a tua escola não agilizar, contacta tu, também. Contactos | Direção-Geral da Educação

• Like
Reactions: abctan

Estou na mesma situação que tu. Contactei a escola e disseram-me que tinha até cinco dias úteis após a data do exame para escrever um requerimento (não existe um modelo pré-feito, basta ir ao word e escrever, por exemplo) a explicar porque não tinha ido ao exame ao diretor da escola. A escola disse-me que teria de ir à 2ª fase. Quando liguei, disseram-me que só me podia candidatar à 2ª fase, mas nesse mesmo dia vi nas notícias o oposto e um conhecido meu perguntou a um diretor de outra escola que disse quem fazia em 2a fase por motivos de covid poderia inscrever-se na 1a. Como liguei para a escola de manhã, talvez a informação não tivesse chegado, não sei.
Post automatically merged:

Uma outra questão interessante, de que me lembrei agora, é: supondo que uma pessoa está inscrita em 2 exames e consegue fazer 1 dos deles em 1a fase mas o outro não por isolamento. Se só precisar de um deles...
1. tem de aguardar até ao final da 2a fase para ver em qual dos dois teve melhor nota e assim escolher um deles?
2. pode candidatar-se logo à 1a fase com o exame que fez, e depois se o de 2ª fase for melhor pode fazer duas candidaturas para a mesma fase?
3. mas se precisar dos dois exames, tem de esperar até ao final da 2a fase para poder agrupar os dois?

Desculpem se as perguntas são confusas, também o são para mim.

São coisas que espero esclarecer futuramente junto da escola. Entretanto, alguém saberá a resposta? Já saiu algum documento a explicar estas coisas?

Última edição:
Olá.
1. tem de aguardar até ao final da 2a fase para ver em qual dos dois teve melhor nota e assim escolher um deles?
Não, em princípio, podes te candidatar no prazo normal usando o exame feito.
2. pode candidatar-se logo à 1a fase com o exame que fez, e depois se o de 2ª fase for melhor pode fazer duas candidaturas para a mesma fase?
Sim, os exames realizados na 2ª fase, devido a isolamento na 1ª fase, podem ser usados em todas as fases.
3. mas se precisar dos dois exames, tem de esperar até ao final da 2a fase para poder agrupar os dois?
Sim, mas podes fazer a candidatura no prazo normal, vai é aparecer um erro. De qualquer das maneiras, quando tiveres o outro, o sistema assume.

• Like
Reactions: Quelra
Olá.

Sim, os exames realizados na 2ª fase, devido a isolamento na 1ª fase, podem ser usados em todas as fases.

Sim, mas podes fazer a candidatura no prazo normal, vai é aparecer um erro. De qualquer das maneiras, quando tiveres o outro, o sistema assume.
Obrigada.

• Like
Reactions: Edgar H
Boa noite! Ontem realizei o teste á covid e infelizmente testei positivo. Ia repetir o exame de biologia e geologia quinta feira, mas como é óbvio não vou poder comparecer. Sendo assim, poderei realizar na segunda fase e candidatar-me ao ensino superior com esses exame? Mesmo que esteja a repetir o exame do ano passado?

Boa noite! Ontem realizei o teste á covid e infelizmente testei positivo. Ia repetir o exame de biologia e geologia quinta feira, mas como é óbvio não vou poder comparecer. Sendo assim, poderei realizar na segunda fase e candidatar-me ao ensino superior com esses exame? Mesmo que esteja a repetir o exame do ano passado?
Candidatar-me na primeira fase da entrada ao ensino superior

Última edição:

Candidatar-me na primeira fase da entrada ao ensino superior
Olá.
Sim, podes.

Olá.

Estava a reler esta informação e fiquei um pouco confusa:

No meu caso, tenho 2 exames a fazer, PT e MACS. O de PT faltei por isolamento, o de MACS fiz no prazo normal. Assim, vou obrigatoriamente à 2a fase de PT e muito provavelmente à 2a fase de MACS também, mas neste último caso apenas por melhoria de nota.

Assumindo que sim, que me posso candidatar à 1a fase com o exame feito. A questão é: eu candidato-me à 1a fase com o exame de MACS (por exemplo, tenho 14), no prazo normal. Não consigo entrar por nota baixa. Entretanto, surgem as notas de 2a fase de PT e MACS (19 e 15 por esta ordem, por exemplo). Já terei uma candidatura feita em 1a fase, mas como surge uma nota de 2a fase por isolamento melhor que a anterior, será que posso fazer duas candidaturas a 1a fase, uma no prazo normal e outra num prazo suplementar (assumindo que haverá um)?

Alguém sabe dizer como foi no ano passado? Só para ter uma ideia. Se houve um prazo suplementar de candidaturas, ou não.

Olá.
uma nota de 2a fase por isolamento melhor que a anterior, será que posso fazer duas candidaturas a 1a fase, uma no prazo normal e outra num prazo suplementar (assumindo que haverá um)?
Podes, mas não poderás usar o exame de MACS da 2.ª fase na 1.ª de candidaturas, só o da 1.ª fase (o de Português é uma exceção).
Em relação ao prazo complementar, é possível que haja um. Questiona a DGES sobre isso.

Entretanto fui pesquisar pelo fórum e descobri que no ano passado, por exemplo, houve um prazo especial. Calculo que este ano seja semelhante. Mais para a frente vejo. Obrigada.

• Like
Reactions: Edgar H
Olá, como referi anteriormente faltei ao exame de biologia por estar infectado com a covid, no entanto, gostava de saber se depois na candidatura ao ensino superior na primeira fase das candidaturas, poderei usar o exame do ano passado da primeira fase, se a nota deste for maior, do que irei realizar na segunda fase em setembro, sendo isto uma exceção

Olá @Brunovski
Olá, como referi anteriormente faltei ao exame de biologia por estar infectado com a covid, no entanto, gostava de saber se depois na candidatura ao ensino superior na primeira fase das candidaturas, poderei usar o exame do ano passado da primeira fase, se a nota deste for maior, do que irei realizar na segunda fase em setembro, sendo isto uma exceção
Sim, podes.