Farmácia vs Ciências Farmacêuticas

Olá!! Gostava que me tirassem uma dúvida. Se eu entrar agora em farmácia na segunda fase, para o ano posso fazer transferência direta para ciências farmacêuticas? Ou preciso de fazer os exames nacionais de novo?

Olá @Maria.Costa
Olá!! Gostava que me tirassem uma dúvida. Se eu entrar agora em farmácia na segunda fase, para o ano posso fazer transferência direta para ciências farmacêuticas? Ou preciso de fazer os exames nacionais de novo?
Terias de concorrer por mudança de curso de acordo com as condições da instituição em causa. Poderias usar os teus exames deste ano.

Boa noite, gostaria de este ano ingressar em farmácia e gostava de saber informações. Se após a licenciatura fizer um mestrado em ciências biofarmaceuticas continuo a ser técnica de farmácia? Obrigada
Post automatically merged:

Boa noite, este ano não sei se deva ou não ingressar em farmacia gostaria que alguém me falasse sobre o curso em si, se é um curso que vale a pena apostar?
Após a licenciatura se fizer um mestrado na faculdade de farmácia em ciências biofarmaceuticas continuo a ser técnica de farmácia e recebo o mesmo ordenado?
Obrigada

Boa noite, gostaria de este ano ingressar em farmácia e gostava de saber informações. Se após a licenciatura fizer um mestrado em ciências biofarmaceuticas continuo a ser técnica de farmácia? Obrigada

Boa noite, este ano não sei se deva ou não ingressar em farmacia gostaria que alguém me falasse sobre o curso em si, se é um curso que vale a pena apostar?
Após a licenciatura se fizer um mestrado na faculdade de farmácia em ciências biofarmaceuticas continuo a ser técnica de farmácia e recebo o mesmo ordenado?
Obrigada
Olá,

Sim, com Farmácia continuarás como técnica de farmácia uma vez que o mestrado em Ciencias Biofarmaceuticas, apesar do nome semelhante, não confere só por si as competências necessárias para desenvolveres funções que são restritas aos profissionais com o mestrado integrado em ciencias farmaceuticas

Última edição:

Obrigada
Olá!
Sou aluna a caminho do 2º ano da licenciatura de Farmácia no Instituto Politécnico da Guarda e acho que talvez te consiga ajudar nalgumas questões. Quanto ao mestrado, penso que já foi respondido num outro comentário e ainda não procurei muito sobre então não quero falar do que não sei 😅
Quanto ao curso, acho que vale a pena dependendo do que gostas! Tem bastante química e biologia mas nada de outro mundo. No primeiro ano na minha instituição abordam os conceitos que dão uma visão mais geral do que vai ser o curso fornecendo bases essenciais, a partir do segundo ano começa-se a notar mais a área da farmácia em si (com cadeiras como, por exemplo, farmacologia, farmacoterapia e toxicologia).
Ah! E não te prendas à ideia de que um Técnico de Farmácia está destinado a vender Brufens a velhinhos numa Farmácia comunitária! Apesar desta ser uma das áreas de atuação destes profissionais, investigação, ensino, farmácias hospitalares e indústria farmacêutica também são saídas profissionais de licenciados em Farmácia!
Se tiveres oportunidade e estiveres realmente decidida em Farmácia, acho que deverias arriscar! Se não gostares, ninguém te impede de mudar de curso e talvez tenhas a sorte de ter cadeiras em comum.
Qualquer dúvida que tenhas estou disponível para ajudar 😊

Ah! E não te prendas à ideia de que um Técnico de Farmácia está destinado a vender Brufens a velhinhos numa Farmácia comunitária! Apesar desta ser uma das áreas de atuação destes profissionais, investigação, ensino, farmácias hospitalares e indústria farmacêutica também são saídas profissionais de licenciados em Farmácia!

Se para os farmacêuticos (MI em Ciências Farmacêuticas) a farmácia comunitária é a principal saída, para os técnicos de farmácia (Lic. em Farmácia) ainda mais o é. Queria só ressalvar isto, pensem muito bem se estar na farmácia vos preenche porque, pelo menos para mim, era muito aborrecido, e sobretudo burocrático (não sei como funciona agora o sistema de faturação com a informatização das receitas, mas era uma dor de cabeça). Para além disso as farmácias são lojas e visam os lucro máximo, por isso serem obrigados a aplicar técnicas de vendas (basicamente serem vendedores) vai ser parte do dia-a-dia. Andar com o proprietário da farmácia em cima e a avaliar o desempenho com base em quem vende mais também não é nada apelativo…

• Like
Reactions: Rafael.
Se para os farmacêuticos (MI em Ciências Farmacêuticas) a farmácia comunitária é a principal saída, para os técnicos de farmácia (Lic. em Farmácia) ainda mais o é. Queria só ressalvar isto, pensem muito bem se estar na farmácia vos preenche porque, pelo menos para mim, era muito aborrecido, e sobretudo burocrático (não sei como funciona agora o sistema de faturação com a informatização das receitas, mas era uma dor de cabeça). Para além disso as farmácias são lojas e visam os lucro máximo, por isso serem obrigados a aplicar técnicas de vendas (basicamente serem vendedores) vai ser parte do dia-a-dia. Andar com o proprietário da farmácia em cima e a avaliar o desempenho com base em quem vende mais também não é nada apelativo…
Claro, não digo que não seja uma das principais saídas, é onde há mais oferta de emprego então é normal ser onde se encontram mais Técnicos de Farmácia e Farmacêuticos, só queria ressaltar que não é a única opção de saída. Conheço várias pessoas que têm a licenciatura em Farmácia e estão a trabalhar em projectos de investigação ou em farmácias hospitalares. Quem tira uma Licenciatura em Farmácia muitas vezes ambiciona exercer a profissão em farmácias comunitárias mas está longe de ser o único destino possível.

Se dizem que graduado em farmácia é técnico de farmácia qual é o nome que se dá ao indivíduo que fez o ensino médio em Farmácia?
Pois o nosso regulamento diz que é chamado farmacêutico aquele que fez a graduação em farmácia ou ciências farmaceuticas.
No que tange as disciplinas é óbvio que os que fazem ciências farmaceuticas têm mais disciplinas ou menos disciplinas isso depende de cada universidade.
O que gradúa em farmácia estuda aprofundadamente o medicamento já o que faz ciências farmacêuticas vai dando parcialmente certas cadeiras. O exemplo de algumas disciplinas disso é o caso de Despositivos Médicos que somente dão em farmácia e não em ciências farmacêuticas.
Caso o piso salarial vai depender do sector, o privado paga consoante o trabalho e as horas já o estatal tem um piso salarial de base já comprovado.

A farmácia já saiu do apagão faz tempo, o licenciado em Farmacia não fica somente vendendo medicamentos gostaria que consulasses as áreas de actuação.

Se dizem que graduado em farmácia é técnico de farmácia qual é o nome que se dá ao indivíduo que fez o ensino médio em Farmácia?

Ensino médio em Farmácia como assim?

Creio que a designação que estás à procura sejam os Técnicos Auxiliares de Farmácia (TAF), mas não entendi o que querias dizer com "ensino médio".

Olá,

Não é possível fazer apenas o mestrado em ciências farmacêuticas (MICF). Se iniciares a tua formação em farmácia serás técnica de farmácia a não ser que mais tarde venhas a concluir os estudos do MICF
Os mestrados integrados vão "acabar" principalmente nas engenharias e acredito que o mestrado integrado em ciências farmacêuticas se irá manter ( tal como medicina, por exemplo ).

Poder até podes, mas as opções ficam mais reduzidas. Em 2018 começaram a ser criados contratos de trabalho a termo incerto de modo a combater a precariedade do estatuto de bolseiro e evitar a famosa "caça as bolsas". Agora, muitas das bolsas de investigação que encontras conferem grau académico, ou seja, terás que frequentar licenciatura (para bolsas de iniciação a investigação), mestrado ou doutoramento para ter o estatuto de bolseiro e acesso a essas bolsas. O objetivo das bolsas sempre foi de prestar apoio a estudantes e nunca deveriam ter sido usadas como "salário" para investigadores que já não estivessem a frequentar programas de formação. Felizmente, isso parece estar a mudar aos poucos.
Se decidires realizar um pós-doutoramento, o tempo limite passou de 6 anos para 3 anos e não podes renovar contrato da bolsa pos-doc na mesma instituição precisamente para evitar a precariedade das bolsas e o ciclo vicioso da procura de bolsas. No fim da bolsa a instituição que te acolheu pode fazer uma de duas coisas : renovar contrato contigo desta vez como trabalhador e não bolseiro ou aceitar outra pessoa que tenha conseguido uma nova bolsa para essa mesma posição que estavas a ocupar ( esta última opção sai bem mais barata para os grupos de investigação, claro ... ). Com isto tudo pretendo dizer que o doutoramento é realmente apenas o início para seguir uma carreira em investigação ( deixo aqui o regulamento https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf )

Relativamente a tudo o resto, acredito que tenhas mais usuários aqui do fórum que te consigam responder melhor a esses assuntos! :)
Deixo aqui um link que fala sobre esses assuntos - Farmácia vs Ciências Farmacêuticas

Boa sorte
Boas, tenho uma dúvida, se um licenciado em Farmácia tirar um mestrado em química farmacêutica por exemplo, qual a diferença para o curso de ciências farmacêuticas?

Vejo aqui muitos comentários que dão a entender que um técnico de farmácia e um farmacêutico são essencialmente equivalentes. Quero aqui deixar claro que NÃO são. A única área de sobreposição é no aconselhamento do utente na farmácia, em que um farmacêutico e um técnico fazem aparentemente o mesmo. Em tudo o resto estas duas profissões são totalmente dispares. Numa farmácia, são necessários farmacêuticos adjuntos e um director técnico que só pode ser farmacêutico. Por lei, uma farmácia precisa obrigatoriamente de farmacêuticos (não de técnicos). Numa farmácia hospitalar um técnico de farmácia prepara a medicação em unidose (vulgo meter comprimidos em caixinhas) enquanto que ao farmacêutico cabe a supervisão/gestão de todos os departamentos dos serviços farmacêuticos bem como a validação terapêutica. O director dos serviços farmacêuticos num hospital é farmacêutico, não técnico. Neste momento, seja pelas oportunidades de trabalho na industria farmacêutica (onde há pouquíssimos técnicos), farmácias, hospitais, ou pela melhor preparação universitária, progressão na carreira, evolução salarial ou emprego, não há razão absolutamente nenhuma para escolher o curso de farmácia podendo escolher ciências farmacêuticas. Não há nada que um técnico possa fazer que um farmacêutico não possa, o inverso não é verdade. Até para emigrar, é melhor ser farmacêutico porque na maioria dos países, os técnicos de farmácia não têm formação superior. Só há uma desvantagem ao escolher CF em comparação com farmácia: o curso é mais exigente e dura mais tempo.

No hospital, um técnico recebe menos de 900 € limpos e um farmacêutico recebe 1200 €. Não são exactamente a mesma coisa. Um farmacêutico em início de carreira numa farmácia dificilmente recebe menos de 1000 € (800 é raro), o mais habitual é passados uns anos estarem a receber 1500.
Vejo aqui muitos comentários que dão a entender que um técnico de farmácia e um farmacêutico são essencialmente equivalentes. Quero aqui deixar claro que NÃO são. A única área de sobreposição é no aconselhamento do utente na farmácia, em que um farmacêutico e um técnico fazem aparentemente o mesmo. Em tudo o resto estas duas profissões são totalmente dispares. Numa farmácia, são necessários farmacêuticos adjuntos e um director técnico que só pode ser farmacêutico. Por lei, uma farmácia precisa obrigatoriamente de farmacêuticos (não de técnicos). Numa farmácia hospitalar um técnico de farmácia prepara a medicação em unidose (vulgo meter comprimidos em caixinhas) enquanto que ao farmacêutico cabe a supervisão/gestão de todos os departamentos dos serviços farmacêuticos bem como a validação terapêutica. O director dos serviços farmacêuticos num hospital é farmacêutico, não técnico. Neste momento, seja pelas oportunidades de trabalho na industria farmacêutica (onde há pouquíssimos técnicos), farmácias, hospitais, ou pela melhor preparação universitária, progressão na carreira, evolução salarial ou emprego, não há razão absolutamente nenhuma para escolher o curso de farmácia podendo escolher ciências farmacêuticas. Não há nada que um técnico possa fazer que um farmacêutico não possa, o inverso não é verdade. Até para emigrar, é melhor ser farmacêutico porque na maioria dos países, os técnicos de farmácia não têm formação superior. Só há uma desvantagem ao escolher CF em comparação com farmácia: o curso é mais exigente e dura mais tempo.

No hospital, um técnico recebe menos de 900 € limpos e um farmacêutico recebe 1200 €. Não são exactamente a mesma coisa. Um farmacêutico em início de carreira numa farmácia dificilmente recebe menos de 1000 € (800 é raro), o mais habitual é passados uns anos estarem a receber 1500.

• Like
Reactions: Raina
Boas, tenho uma dúvida, se um licenciado em Farmácia tirar um mestrado em química farmacêutica por exemplo, qual a diferença para o curso de ciências farmacêuticas?

É um técnico de farmácia com mestrado em química farmacêutica e não um farmacêutico.