Olá Filipa!
A principal diferença é que ciências farmacêuticas é um mestrado integrado, o qual te dá acesso à ordem dos farmacêuticos. Só desta forma, podes ter o título de farmacêutica! Um farmacêutico pode trabalhar em diversas áreas, nomeadamente Farmácia comunitária (onde podes ser farmacêutica ou diretora técnica de farmácia), farmácia hospitalar (onde como já mencionou o Gonçalo, tens aquelas diferenças), análises clínicas, assuntos regulamentares, indústria, marketing farmacêutico… Na minha faculdade (FFUL) também somos muito fortes na área da investigação!
Na minha opinião, é um curso muito forte e dos mais completos na área da saúde, uma vez que acabas por ter conhecimentos em todas as áreas das ciências (desde matemática e física, a fisiologia, anatomia, orgânicas) Tens uma forte componente prática, prepara-te para ter imensos laboratórios, e muita, muita química! O mesmo com as biologias :)
Sobre farmácia, não tenho tanto conhecimento, mas sei que acabas como sendo licenciada e penso mesmo que não podes entrar na ordem para ter o título de farmacêutica! Acabas como sendo “Técnica de farmácia”. Também penso que o plano curricular de farmácia não seja tão teórico como em ciências farmacêuticas nos primeiros anos! As saídas profissionais são capazes de ser relativamente menores. Mas posso-te dizer que os formados da UL na área de “Farmácia” tiveram uma taxa de empregabilidade de 98% em 2020, a mais alta da universidade, e por isso é sempre uma escolha relativamente segura!
Bem, depois de “puxar a brasa à minha sardinha”, aconselho-te a veres também opiniões de pessoal de farmácia para decidires melhor! Boa sorte!!!