Farmácia vs. Enfermagem Veterinária

Cátia Concha

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2020
Mensagens
2
Boa noite, este ano entrei para o ensino superior mas o curso nao está a ser exatamente aquilo que eu esperava, então queria fazer os exames este ano outra vez para subir a média mas estou meia indecisa em farmacia ou enfermagem veterinaria. Eu adoro animais e gosto bastante da area de biologia mas estou com um certo receio do curso, por não conhecer muito bem como funciona e o que esperar dele. No entanto farmácia também me interessou. Também estou um bocado reticente porque me dizem que farmacia da mais empregabilidade do que enfermagem veterinária. Alguém me poderia explicar melhor o que cada um explica, o que esperar e saídas profissionais? Obrigada
 

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Mensagens
9,788
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Saídas profissionais de Farmácia tens Farmácia Comunitária (vender medicamentos), Farmácia Hospitalar (preparar alimentações parentéricas/medicação para os doentes, distribuição e embalagem de medicamentos também), Industria Farmacêutica/Química/Dermocosmética (honestly, não sei muito sobre isto, já ouvi dizer que esta é mais para o pessoal de CF mas não sei) e a famosa Investigação. No final do curso tens logo acesso a uma profissão regulamentada, o que é, de certa maneira, uma vantagem também. Quanto a nível de empregabilidade, não estou muito a par ainda mas o que o meu coordenador de curso nos disse no início foi que geralmente há bastantes propostas, mas claro que haver bastantes não significa haver onde queres.

Assim de uma forma muito simplista, o licenciado em Farmácia pode intervir em qualquer etapa do desenvolvimento do medicamento, seja ele para uso humano ou veterinário mas só mesmo com o desenvolvimento de medicamentos para uso veterinário é que poderias contribuir para os animais (se for esse o teu interesse, já que colocaste Enfermagem Veterinária como outra opção), o curso tem todo o foco para o ser humano porque, como é de esperar, o grosso da Farmácia é para o ser humano.

Mais alguma coisa em específico que queiras saber de Farmácia podes perguntar!
 
Última edição:

Cátia Concha

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2020
Mensagens
2
Saídas profissionais de Farmácia tens Farmácia Comunitária (vender medicamentos), Farmácia Hospitalar (preparar alimentações parentéricas/medicação para os doentes, distribuição e embalagem de medicamentos também), Industria Farmacêutica/Química/Dermocosmética (honestly, não sei muito sobre isto, já ouvi dizer que esta é mais para o pessoal de CF mas não sei) e a famosa Investigação. No final do curso tens logo acesso a uma profissão regulamentada, o que é, de certa maneira, uma vantagem também. Quanto a nível de empregabilidade não estou muito a par ainda mas o que o meu coordenador de curso nos disse no início foi que geralmente há bastantes propostas mas claro que haver bastantes não significa haver onde queres.

Assim de uma forma muito simplista, o licenciado em Farmácia pode intervir em qualquer etapa do desenvolvimento do medicamento, seja ele para uso humano ou veterinário mas só mesmo com o desenvolvimento de medicamentos para uso veterinário é que poderias contribuir para os animais (se for esse o teu interesse, já que colocaste Enfermagem Veterinária como outra opção), o curso tem todo o foco para o ser humano porque como é de esperar o grosso da Farmácia é para o ser humano.

Mais alguma coisa em específico que queiras saber de Farmácia podes perguntar!
Obrigadaa foi bastante explicativo