Farmácia vs. Enfermagem Veterinária

Cátia Concha

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2020
Boa noite, este ano entrei para o ensino superior mas o curso nao está a ser exatamente aquilo que eu esperava, então queria fazer os exames este ano outra vez para subir a média mas estou meia indecisa em farmacia ou enfermagem veterinaria. Eu adoro animais e gosto bastante da area de biologia mas estou com um certo receio do curso, por não conhecer muito bem como funciona e o que esperar dele. No entanto farmácia também me interessou. Também estou um bocado reticente porque me dizem que farmacia da mais empregabilidade do que enfermagem veterinária. Alguém me poderia explicar melhor o que cada um explica, o que esperar e saídas profissionais? Obrigada

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Saídas profissionais de Farmácia tens Farmácia Comunitária (vender medicamentos), Farmácia Hospitalar (preparar alimentações parentéricas/medicação para os doentes, distribuição e embalagem de medicamentos também), Industria Farmacêutica/Química/Dermocosmética (honestly, não sei muito sobre isto, já ouvi dizer que esta é mais para o pessoal de CF mas não sei) e a famosa Investigação. No final do curso tens logo acesso a uma profissão regulamentada, o que é, de certa maneira, uma vantagem também. Quanto a nível de empregabilidade, não estou muito a par ainda mas o que o meu coordenador de curso nos disse no início foi que geralmente há bastantes propostas, mas claro que haver bastantes não significa haver onde queres.

Assim de uma forma muito simplista, o licenciado em Farmácia pode intervir em qualquer etapa do desenvolvimento do medicamento, seja ele para uso humano ou veterinário mas só mesmo com o desenvolvimento de medicamentos para uso veterinário é que poderias contribuir para os animais (se for esse o teu interesse, já que colocaste Enfermagem Veterinária como outra opção), o curso tem todo o foco para o ser humano porque, como é de esperar, o grosso da Farmácia é para o ser humano.

Mais alguma coisa em específico que queiras saber de Farmácia podes perguntar!

Última edição:

Cátia Concha

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2020
Saídas profissionais de Farmácia tens Farmácia Comunitária (vender medicamentos), Farmácia Hospitalar (preparar alimentações parentéricas/medicação para os doentes, distribuição e embalagem de medicamentos também), Industria Farmacêutica/Química/Dermocosmética (honestly, não sei muito sobre isto, já ouvi dizer que esta é mais para o pessoal de CF mas não sei) e a famosa Investigação. No final do curso tens logo acesso a uma profissão regulamentada, o que é, de certa maneira, uma vantagem também. Quanto a nível de empregabilidade não estou muito a par ainda mas o que o meu coordenador de curso nos disse no início foi que geralmente há bastantes propostas mas claro que haver bastantes não significa haver onde queres.

Assim de uma forma muito simplista, o licenciado em Farmácia pode intervir em qualquer etapa do desenvolvimento do medicamento, seja ele para uso humano ou veterinário mas só mesmo com o desenvolvimento de medicamentos para uso veterinário é que poderias contribuir para os animais (se for esse o teu interesse, já que colocaste Enfermagem Veterinária como outra opção), o curso tem todo o foco para o ser humano porque como é de esperar o grosso da Farmácia é para o ser humano.

Mais alguma coisa em específico que queiras saber de Farmácia podes perguntar!
Obrigadaa foi bastante explicativo

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C4nha Enfermagem ou Farmácia Saúde 7
Diana Peixoto Magalhães De Farmácia para CF Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
BananaPower Farmácia Biomédica Saúde 7
M Farmácia e Fisiologia Clínica dão acesso a que mestrados? Saúde 1
J FFUC Horário farmácia em coimbra Universidade de Coimbra 0
M ESTeSL Farmácia - Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa 0
L Mestrado em Análises Clínicas - Faculdade de Farmácia de Lisboa ou Coimbra? Saúde 5
M Farmácia vs Ciências Farmacêuticas Saúde 10
Dianaatigre ESSPPorto Farmácia IPPorto Instituto Politécnico do Porto 14
Scorpio Farmácia Saúde 23
M Ciências Farmacêuticas/Farmácia Biomédica/Ciências Bioanalíticas/Bioquímica Ciências 27
K FFUC Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra 46
M Ciências Farmacêuticas vs Farmácia Biomédica vs Farmácia Saúde 107
I Enfermagem Concurso Nacional e Locais - Público 0
M Enfermagem - Santa Maria Saúde 0
S Enfermagem para licenciados Concursos e Regimes Especiais 0
M Católica Enfermagem na Católica Universidade Católica Portuguesa 0
M IPG Enfermagem - IPG Instituto Politécnico da Guarda 0
B Melhor curso de Enfermagem no Porto Saúde 0
tiagodaniel2002 Enfermagem - Coimbra ou Viana? Saúde 3
S Medicina após Enfermagem Concursos e Regimes Especiais 3
S Testes sanguíneos em estudantes de enfermagem Saúde 2
ClaudiaSMartins2 Equivalência Diploma Enfermagem Saúde 2
Sofia122 Possibilidades de acesso a Medicina e equivalências com Enfermagem Saúde 1
J IPVC Enfermagem - IPVC Instituto Politécnico de Viana do Castelo 0
marianagomes2001 Resumos de Enfermagem Saúde 0
marina c Alguém mais a aguardar a entrada na 3ª fase privado enfermagem? Privado Politécnico 0
Sara.pinto123 ESEP Consigo entrar em enfermagem sem biologia e quimica? Escola Superior de Enfermagem do Porto 5
marina c Enfermagem dilema de última hora ERiSa ( IPLUSO) ou Sao Francisco das Mesericórdias?? Saúde 1
Blasty Candidatos Enfermagem 2019/2020 Candidatos 2019/2020 34
B Enfermagem- Porto vs Aveiro Saúde 4
G Enfermagem - catolica vs santa maria Saúde 0
amvcsm Enfermagem ou Ciências Farmacêuticas? Saúde 2
Jéssica BDuarte Ciências forense Criminais ou enfermagem? Ciências 6
M É possível recorrer ao Curso Especial de Licenciados para tirar Medicina com a Licenciatura em Enfermagem? Concursos e Regimes Especiais 18
David Cerdeira Medicina/Enfermagem Veterinária Recursos Naturais 5
FilipaMarques IPV Enfermagem Veterinária em Viseu Instituto Politécnico de Viseu 0
C enfermagem: Católica, CV ou EM? Saúde 3
C Enfermagem Católica VS Santa Maria Saúde 8
canteiro2000 Católica Enfermagem Católica VS ESEL Universidade Católica Portuguesa 0
M Enfermagem — consigo entrar? Saúde 1
carolinaccarneiro Estágios de Verão Novo Banco Enfermagem Saúde 1
Angelzz Candidatos Medicina & Enfermagem Veterinária 2018/2019 Candidatos 2018/2019 3
Angelzz Candidatos Enfermagem 2018/2019 Candidatos 2018/2019 19
I CTesP e Enfermagem Concursos e Regimes Especiais 1
Sofi123 Enfermagem Saúde 0
Érica Severino ciência e tecnologia animal ou enfermagem veterinária? Recursos Naturais 5
T Enfermagem, Fisioterapia ou Ciências Farmacêuticas? Saúde 16
marina c médias enfermagem este ano? com os exames lindos da 1ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 0
M ESEP Enfermagem - Trabalhador-estudante Escola Superior de Enfermagem do Porto 0