Farmácia

Scorpio

Membro
Matrícula
2 Janeiro 2016
Curso
Biotecnologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá!! :)
Ando no 12º em ct e gostaria imenso de entrar em ciências farmacêuticas, mas a única universidade para a qual posso concorrer apenas com o exame de biologia para este curso é a UBI... O problema é que esta mesma universidade não me cativa e entrar noutra universidade para o mesmo curso está fora de questão devido à baixa classificação que obtive no exame de fq e também porque não tenho possibilidades de sustentar uma licenciatura numa universidade privada... Assim sendo, vejo-me obrigada a ir por outros caminhos. A área mais próxima de ciências farmacêuticas é farmácia... Mas estou muito reticente em relação a farmácia uma vez que oferece mais desvantagens quando comparada com ciências farmacêuticas, como por exemplo saídas profissionais. Por outro lado, se optasse por farmácia, já podia concorrer e, muito provavelmente, entrar em universidades/cidades que me cativam, como Porto e Coimbra.
Queria que me ajudassem, por favor. Farmácia valerá a pena ou devo optar por outro curso? Mil obrigadas!

Alberto98

Membro
Matrícula
20 Novembro 2015
Não sei se te interessa mas na UAlg também podes entrar em ciências farmaceuticas só com o exame de biologia (mudaram este ano, depois de alguns anos a pedir também exame a física e química)

Filipaf97

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2015
Curso
Enfermagem Porto
Instituição
Escola Superior de Enfermagem
Ando no 12º em ct e gostaria imenso de entrar em ciências farmacêuticas, mas a única universidade para a qual posso concorrer apenas com o exame de biologia para este curso é a UBI... O problema é que esta mesma universidade não me cativa e entrar noutra universidade para o mesmo curso está fora de questão devido à baixa classificação que obtive no exame de fq e também porque não tenho possibilidades de sustentar uma licenciatura numa universidade privada... Assim sendo, vejo-me obrigada a ir por outros caminhos. A área mais próxima de ciências farmacêuticas é farmácia... Mas estou muito reticente em relação a farmácia uma vez que oferece mais desvantagens quando comparada com ciências farmacêuticas, como por exemplo saídas profissionais. Por outro lado, se optasse por farmácia, já podia concorrer e, muito provavelmente, entrar em universidades/cidades que me cativam, como Porto e Coimbra.
Queria que me ajudassem, por favor. Farmácia valerá a pena ou devo optar por outro curso? Mil obrigadas!
Andei em cf na universidade da beira interior e adorei, ótimos professores, ótimo ambiente, pessoas super simpáticas, nada contra

Matrícula
19 Julho 2015
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUL
Olá @Scorpio

Que eu saiba o curso de Farmácia apenas existe em Politécnicos. Podes sempre tentar candidatar-te a Farmácia numa Escola Superior de Tecnologia e Saúde no Porto ou Coimbra, fazeres o primeiro ano e depois pedires transferência para a FFUP ou FFUC, uma vez que deves ter equivalência a quase tudo, embora corras sempre o risco de não conseguir entrar. Conheço pessoas que fizeram isso.

Por outro lado, não sei se voltaste a inscrever-te para o exame de FQA ou não, mas repeti-lo era uma hipótese.

De qualquer das maneiras a UBI é uma ótima universidade especialmente no que toca à área de saúde. Mas a escolha será sempre tua. :blush:

SusanaPereira9

Membro Caloiro
Matrícula
19 Janeiro 2015
@Scorpio, estou no primeiro ano do curso Ciências Bioanalíticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e devo-te dizer que o que eu quero mesmo é Ciências Farmacêuticas, que foi a minha primeira opção mas que infelizmente não consegui entrar, mas não estou nada desiludida com o curso, pois é muito semelhante a ciências farmacêuticas, muitas das cadeiras são em comum com eles, temos mais parte prática do que eles, e como somos menos conseguimos aprender melhor. Devo-te dizer que muita gente usa o nosso curso como uma maneira mais fácil de entrar em ciências farmacêuticas, devido á média ser mais baixa, pois temos muitas equivalências e em termos de transferência de curso temos prioridade devido á quantidade de equivalências que se podem obter, mas o que vários alunos de bioanalíticas estão a fazer é a acabar o curso e só depois a completar as cadeiras que faltam para poderem ficar com ciências farmacêuticas feito também, ficando com dois cursos. Informa-te bem no site da uc mas fica só a dica que não encontras melhor ambiente académico do que em Coimbra! Boa sorte :)

• Like
Reactions: Margarida Rosa
Matrícula
22 Janeiro 2015
Escolhe aquilo que faz mais sentido para ti! Se é isso que realmente queres, se é do curso de farmácia que gostas, então vai para farmácia! Infelizmente, hoje em dia, são raros os cursos com uma boa percentagem de empregabilidade, portanto, mais vale entrar num curso com o qual nos identifiquemos do que estarmos a tirar uma licenciatura só para isso mesmo, para podermos dizer que somos licenciados!

Além disso, se é o exame de física e química que te está a afetar a média porque não o repetes este ano, como aluna externa?! Podias não só melhorar a nota do exame, como eventualmente a nota interna da disciplina.
E olha que falo por experiência própria!

Decide o melhor para ti e conta com muiiiita química no curso de farmácia ou ciências farmacêuticas! :)

• Like
Reactions: RMoon99

pedrvasc

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2016
Boa tarde, sou aluno do 12º ano e pretendo candidatar-me ao curso de farmácia, no entanto tenho uma grande dúvida e gostava de ouvir opiniões acerca de tal... Candidato-me para o Curso de Farmácia no Porto ou Coimbra? Já vi os planos de estudo, gostei dos dois apesar de achar que no porto a parte laboratorial é muito mais trabalhada.. Alguém que frequente o curso numa das cidades ou pense frequentar pode-me ajudar? Obrigado pela atenção :grinning:

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
FFUP: CFUP, sou um pouco suspeito mas aconselho a grandiosa UP :-)

• Like
Reactions: pedrvasc

pedrvasc

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2016
FFUP: CFUP, sou um pouco suspeito mas aconselho a grandiosa UP :)
Para a FFUP já não poderia ir porque no ano passado não fiz o exame de física e química pois substitui por filosofia e já não posso ir para ciências farmacêuticas.. Mas estou um pouco mais virado para a estsp onde há farmácia e é no Porto porque o que eu gostava era seguir a parte de investigação. Muito obrigado Karga!

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Boa alternativa, BIBO PORTO!!! :-P

• Like
Reactions: pedrvasc

Joanaestsp

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2015
Curso
Farmácia
Instituição
ESTSP
Boa tarde, sou aluno do 12º ano e pretendo candidatar-me ao curso de farmácia, no entanto tenho uma grande dúvida e gostava de ouvir opiniões acerca de tal... Candidato-me para o Curso de Farmácia no Porto ou Coimbra? Já vi os planos de estudo, gostei dos dois apesar de achar que no porto a parte laboratorial é muito mais trabalhada.. Alguém que frequente o curso numa das cidades ou pense frequentar pode-me ajudar? Obrigado pela atenção :grinning:

Olá!
Ando no segundo ano do curso de farmácia na Estsp e tenho a dizer-te que este curso tem muita prática mesmo. Sinceramente entrei no curso sem saber bem ao que vinha e estou a adorar, cada vez mais e as aulas no laboratório ajudam muito nesse ponto. A carga horária dessas aulas vai aumentado ao longo dos anos o que também é positivo. No primeiro ano as disciplinas são mais gerais, e há alguma química à mistura como podes imaginar. Mas a matéria que é dada nas aulas teóricas é muitas vezes usada para as aulas práticas o que acaba por te ajudar a perceber, mais do que memorizar.
Quanto a coimbra não te posso adiantar grande coisa
Espero que tenha ajudado, e boa sorte para o teu futuro,seja qual for o curso que escolhas :blush:

pedrvasc

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2016
Olá!
Ando no segundo ano do curso de farmácia na Estsp e tenho a dizer-te que este curso tem muita prática mesmo. Sinceramente entrei no curso sem saber bem ao que vinha e estou a adorar, cada vez mais e as aulas no laboratório ajudam muito nesse ponto. A carga horária dessas aulas vai aumentado ao longo dos anos o que também é positivo. No primeiro ano as disciplinas são mais gerais, e há alguma química à mistura como podes imaginar. Mas a matéria que é dada nas aulas teóricas é muitas vezes usada para as aulas práticas o que acaba por te ajudar a perceber, mais do que memorizar.
Quanto a coimbra não te posso adiantar grande coisa
Espero que tenha ajudado, e boa sorte para o teu futuro,seja qual for o curso que escolhas :blush:
Obrigado pela tua ajuda! boa sorte tambem para ti! :)

Dinis Dias

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2017
Boas, sou um aluno de ct e acabei este ano o 12o pelo que me vou candidatar este ano ao ensino superior, devido a uns desvios no meu percurso escolar so vou ter exames para ingressar na 2a fase. A minha duvida é se alguém me poderia esclarecer de como é a integração para quem entra na 2a fase e a diferença de entrar na 2a ou 3a fase quanto a estudos, praxes e a integração. Gostava também de saber se alguém que frequente este curso tanto em Bragança com em Coimbra possa me dizer como é o ambiente académico e se o curso é realmente tão "puxado" como me dizem :)

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Ciências e Tecnologias (12º ano)
Desde já peço desculpa se já há um tópico semelhante.

Alguém que frequente ou tenha frequentado uma licenciatura em farmácia, em especial na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto pode me falar vagamente sobre o curso e instituição bem como nas saídas profissionais e possibilidades de mestrados?

Obrigado! ;)