Faz sentido candidatar-me à primeira fase de matrículas para mestrado, tendo em conta que ainda não acabei o curso?

Pedro Melk

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2016
Falta-me 1 semestre para ser licenciado e vejo que há cursos de mestrado que aceitam candidaturas de quem ainda não finalizou a licenciatura. Pergunto-me se faz sentido candidatar-me a esses mestrados. Será que tenho alguma chance de ser colocado?

Obrigado.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Falta-me 1 semestre para ser licenciado e vejo que há cursos de mestrado que aceitam candidaturas de quem ainda não finalizou a licenciatura. Pergunto-me se faz sentido candidatar-me a esses mestrados. Será que tenho alguma chance de ser colocado?

Obrigado.
Olá, Pedro! Depende das instituições e da forma como nas especificações do concurso eles referem os critérios de seriação - ou seja, há instituições em que pode não ser tão vantajoso, mas não tens muito como saber, porque não sabes quem mais vai candidatar-se e se têm o curso concluído ou as notas que têm. Diria que, regra geral, vale a pena candidatares-te em 1ª fase e tens chances de seres colocado condicionalmente, mesmo ainda não tendo terminado o curso. Eles contam com as notas que já obtiveste até ao momento, normalmente. Além disso, há critérios avaliados que não dependem propriamente de uma licenciatura concluída ou não, como o caso da carta de motivação e da entrevista.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
P O que se faz em Geometria Descritiva? Ensino Secundário 3
LeonardoCruz Faz diferença a instituição onde tiro o curso? Ensino Superior - Geral 1
Tahi O que faz uma pessoa licenciada em gestão? Ciências Económicas e Empresariais 6
J Quando a escolha do curso te faz perder a cabeça Ensino Superior - Geral 16
J Sou dos Açores e quero usar o contingente para me candidatar ao ensino superior, posso usar o contingente em todas as opções? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Acabei um CET em Automação e gostaria de me candidatar a uma licenciatura Concurso Nacional e Locais - Público 3
LoneWolf Quero me candidatar a um exame do 11º ano mas conclui o Secundário o ano passado. Ensino Secundário 5
B Candidatar-me a 2 cursos ao mesmo tempo Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
Quelra É possível candidatar-me pelo CNAES e por M23 ao mesmo tempo? Concursos e Regimes Especiais 4
Tomás Taveira Quando e como me posso candidatar para os exames nacionais para ir para a universidade Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
L Posso candidatar-me a mudança de curso? (fcul) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
P Anular a matrícula e candidatar-me de novo Ensino Superior - Geral 1
N Candidatar ao ensino superior vindo do ensino recorrente Concurso Nacional e Locais - Público 1
12345teste Candidatar à residência mas desistir? Alojamento Universitário 1
I Para quem se vai candidatar á segunda fase: que curso/s vão concorrer? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 16
Quelra Uma pessoa que se queira candidatar ao ensino superior como M23 também precisa de ficha ENES? Concursos e Regimes Especiais 1
catarinaquendera Posso me candidatar á segunda fase de acesso ao ensino superior sem ter ido á primeira? Concurso Nacional e Locais - Público 3
J Posso me candidatar à 1º fase da faculdade e fazer exames na 2º? Concurso Nacional e Locais - Público 12
ada.cris Posso candidatar-me a um Ctesp e a uma licenciatura ao mesmo tempo? Ensino Superior - Geral 5
D Posso candidatar-me a outro curso e universidade através do concurso nacional depois de ter entrado num curso e saido ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
M Se for à 2º fase do exame de Biologia no 11º ano só me posso candidatar na 2º fase de candidaturas para a Universidade? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Como candidatar-me estando no exterior Concurso Nacional e Locais - Público 8
D Posso me candidatar a segunda fase em um curso/instituto que me candidatei na primeira fase e ao qual fui colocada? Concurso Nacional e Locais - Público 2
L Posso me candidatar á segunda fase a um curso que não sobrou vagas? Concurso Nacional e Locais - Público 6
KungFuKenny Posso me candidatar à segunda fase sem me candidatar à primeira? Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Posso candidatar-me a duas universidades privadas ? Concursos Institucionais – Privado 2
Larissa M Candidatar-me ao ensino superior c/ uma disciplina por fazer. Possível? Concurso Nacional e Locais - Público 2
A "Perder" o ano ou candidatar-me a outro curso? Ensino Superior - Geral 37
M Posso candidatar-me à primeira fase de entrada na universidade realizando exames na segunda fase? Concurso Nacional e Locais - Público 46
J andei em humanidades mas quero candidatar-me a um curso da área de ciências Concurso Nacional e Locais - Público 1
Maria_Pires Devo arranjar casa antes de me candidatar à Residência só para prevenir? Alojamento Universitário 3
N Nao consigo candidatar-me a 2 fase das candidaturas à universidade Concurso Nacional e Locais - Público 2
A Posso me candidatar à primeira fase de entrada na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
T Universidades Publicas em Portugal Continental onde posso me candidatar a Design de interiores ou Design de Equipamento. Obrigado. Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
H Posso candidatar a contigente? Concursos e Regimes Especiais 5
Mariana Plácido_016 Chumbei a disciplina:se passar na 2º fase, posso candidatar-me à 1º fase para a faculdade? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
giridio Candidatar ao mesmo curso nas duas fases Ensino Superior - Geral 2
E Posso candidatar-me na primeira fase? Concurso Nacional e Locais - Público 19
Susana Santinhos Qual a fase a que me posso candidatar? Concurso Nacional e Locais - Público 14
eumesmo Quem se vai candidatar em 2019?? Academia Militar 7
M Se fizer 2a fase de exame nao mesei posso candidatar na 1a fase de candidatura? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Mafalda Esperança É possível candidatar me a mais que uma uiversidade de ensino privado? Concursos Institucionais – Privado 1
D Depois de me candidatar o que faço? Concurso Nacional e Locais - Público 3
1 Tenho 12° através do RVCC como posso me candidatar ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 1
Gabriel Matos Posso-me candidatar a bolsa já estando no ensino superior? Bolsas e Residências 1
vansheep7 Conselhos para os cursos que me devo candidatar ? Tecnologias 15
F Posso candidatar me a duas mudanças de curso em simultâneo e ainda ao concurso nacional? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
D Como candidatar a uma 2ª licenciatura? Concurso Nacional e Locais - Público 4
Ilana Candidatar-me desde o Brasil Concursos Institucionais – Privado 2
R Peço transferencia após acabar o 1º ano ou anulo matricula e volto a candidatar-me? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 30