Fazer disciplinas do 10º e 11º ano por exame

Paulo F.

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2024
Bom dia,
O meu filho frequenta o 11º ano de humanidades. No ano passado não transitou a MACS (10º ano), pelo que este ano anulou essa disciplina, tencionando fazer Espanhol Iniciação (10º ano) por exame.
As minhas questões são as seguintes:
Ele pode também tentar fazer ainda este ano o exame de Espanhol do 11º ano?
E quanto aos exames nacionais de 11º ano? Se ele escolher Espanhol, pode também fazer o exame nacional este ano? Presumo que só possa fazer o exame nacional tendo aproveitamento à disciplina no 10º e 11º ano, correto? Mas, se for possível fazer no mesmo ano, por exame, os dois anos da disciplina e tiver aproveitamento a ambos, pode também fazer o exame nacional?
Obrigado.

Presumo que só possa fazer o exame nacional tendo aproveitamento à disciplina no 10º e 11º ano, correto?
Como aluno interno (isto é, contando como um dos exames obrigatórios), sim. Como aluno externo pode fazer mesmo sem aproveitamento. Aliás, nesse mesmo cenário é que surge a obtenção de aprovação pelo exame, caso no qual a nota do exame configura igualmente a nota final da disciplina.

• Like
Reactions: Paulo F.
Como aluno interno (isto é, contando como um dos exames obrigatórios), sim. Como aluno externo pode fazer mesmo sem aproveitamento. Aliás, nesse mesmo cenário é que surge a obtenção de aprovação pelo exame, caso no qual a nota do exame configura igualmente a nota final da disciplina.
Antes de mais, agradeço a sua resposta. Como disse anteriormente, o meu filho não está matriculado a Espanhol. Assim sendo, deve ser considerado externo para efeitos de exame? Já agora, o conceito de externo é a mesma coisa que autoproposto ou estamos a falar de coisas diferentes. Peço desculpa pelas minhas questões que para muitos serão básicas, mas é tudo novidade para mim.
Obrigado.

• Like
Reactions: sigis
Já agora, o conceito de externo é a mesma coisa que autoproposto ou estamos a falar de coisas diferentes.
Mesma coisa. Aliás, o termo que consta no Guia Geral de Exames é precisamente "autoproposto", o uso informal de "externo" surge por contraposição a "interno".
Como disse anteriormente, o meu filho não está matriculado a Espanhol. Assim sendo, deve ser considerado externo para efeitos de exame?
Se não está matriculado, tem de ir como externo de certeza. Quanto a questões técnicas de ter de substituir a inscrição na disciplina para depois realizar exame para aprovação e já não ter de fazer MACS, o melhor é esclarecê-las junto da secretaria.
tencionando fazer Espanhol Iniciação (10º ano) por exame.
Acho que percebi de onde vem a confusão. Não se faz o 10º ano por exame, faz-se a disciplina toda por exame. No caso da disciplina bienal, o exame diz respeito tanto ao 10º como ao 11º ano.

• Like
Mesma coisa. Aliás, o termo que consta no Guia Geral de Exames é precisamente "autoproposto", o uso informal de "externo" surge por contraposição a "interno".

Se não está matriculado, tem de ir como externo de certeza. Quanto a questões técnicas de ter de substituir a inscrição na disciplina para depois realizar exame para aprovação e já não ter de fazer MACS, o melhor é esclarecê-las junto da secretaria.

Acho que percebi de onde vem a confusão. Não se faz o 10º ano por exame, faz-se a disciplina toda por exame. No caso da disciplina bienal, o exame diz respeito tanto ao 10º como ao 11º ano.
De facto, estava a ver todo o processo de forma enviesada: achei que ele teria que fazer o 10º ano da disciplina por exame (não se matriculou à disciplina por não ter horário compatível com o 11º ano que está a frequentar), mais tarde fazer o exame de 11º ano e, depois ainda, exame final nacional de 10º e 11º (por ser uma das bienais que ele se quer auto propor a exame). Sendo assim, se fizer o exame final nacional de espanhol (matéria de 10º e 11º ano) com aproveitamento, passa para o 12º ano com a disciplina feita? É isso? Sem ter que fazer outros exames à disciplina? Mais uma vez, agradeço-lhe o tempo despendido a esclarecer-me esta situação!

Última edição:
  • Like
Sendo assim, se fizer o exame final nacional de espanhol (matéria de 10º e 11º ano) com aproveitamento, passa para o 12º ano com a disciplina feita? É isso? Sem ter que fazer outros exames à disciplina?
Sim, consegue obter aprovação à disciplina realizando apenas o exame nacional, que conta tanto para aprovação (dizendo respeito a ambos os anos da disciplina em simultâneo) como para prova de ingresso no ensino superior.

• Like
Sim, consegue obter aprovação à disciplina realizando apenas o exame nacional, que conta tanto para aprovação (dizendo respeito a ambos os anos da disciplina em simultâneo) como para prova de ingresso no ensino superior.
Muito obrigado pela sua disponibilidade e pelos esclarecimentos prestados! 👍

• Like