Fazer disciplinas por Exames ou Provas de Equivalência

tiagosilva76

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2022
Boas,peço que alguém que esteja por dentro do assunto me esclareça em relação ao seguinte.
Tenho 21 anos e quero entrar no ensino superior no próximo ano letivo(2023/2024). Quando terminei o secundário não quis ir para a universidade e começei logo a trabalhar.
Indo direto ao ponto: tenciono ir para gestão e as universidades que tenho em mente exigem uma média que não tenho. Para subir a minha média posso fazer exames nacionais ou provas de equivalência para substituir as notas que obtive na altura que terminei o secundário? Ou seja,anulava a disciplina para fazer a mesma por exame ou prova de equivalência. Peço que me expliquem um pouco como atuar perante esta situação e se há limite de número de exames que podemos fazer.
No momento estou fora de Portugal daí não ter ido à escola onde andei para me esclarecerem e tendo em conta que a informação que está disponível online não é muito clara peço que me ajudem. Desde já o meu obrigado a quem puder me ajudar.

Olá.

Se não me engano, as Provas de Equivalência à Frequência, albergam as disciplinas que não têm exame nacional (sendo estas EF e as opcionais de 12º se não me equivoco).

Se assim for, significa que farás exames nacionais como melhoria de nota para efeitos de ingresso no ensino superior, sendo que, se a legislação não alterar, o exame contará como 100% da nota, caso esta classificação seja superior à tua antiga.

Quanto a anular disciplinas, já chegas tarde para tal, como já concluíste o Secundário, creio que não possas anular as disciplinas, visto que estas já foram realizadas e foste aprovado (dando assim o teu diploma do Secundário). O que podes fazer é a opção dos exames nacionais como melhoria de nota.

Muito obrigado pela rapidez na resposta. Em relação ao que falei do limite de exames em que posso me inscrever, não existe um limite certo?
Não, não tem limite, mas planeia bem como vais gerir a quantidade/dificuldade das provas a que te submetes. Podes sempre inscreveres-te a todos (fica caro sim) e posteriormente vais aos exames que achares mais promissores para ti.