Fazer dois cursos ao mesmo tempo

Amarelo

Membro
Matrícula
10 Novembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS - 2º ano
É possível, em termos de tempo e “sanidade mental” fazer dois mestrados integrados ao mesmo tempo? Queria no 2° ano do MI em que estou começar outro MI também, mas tenho receio de estar a viver na fantasia de que o consigo fazer, quando na verdade é muito pouco provável..
Relativamente à "sanidade mental", acho que depende muito do tempo que dedicas ao estudo de cada disciplina, se é um curso mais prático ou teórico, e aos horários que cada curso ocupa:smile: Qual seria o segundo MI que estás a pensar?

alexaczt

Membro
Matrícula
31 Agosto 2018
Relativamente à "sanidade mental", acho que depende muito do tempo que dedicas ao estudo de cada disciplina, se é um curso mais prático ou teórico, e aos horários que cada curso ocupa:smile: Qual seria o segundo MI que estás a pensar?
Queria fazer Medicina Veterinária :sweatsmile:

Emptyrooms

Membro
Matrícula
4 Outubro 2018
Afinal sempre há alunos de CF neste fórum. :p

Ora, uma vez que não podes exercer veterinária e farmácia ao mesmo tempo terás de reflectir muito bem se esse investimento vale a pena.

A tempo parcial levarias quase uma década para concluir o curso de veterinária (atenção que, com Bolonha, apenas farmácia sofreu redução para 5anos; veterinária reduziu para 5 e meio).

Se quiseres continuar na FFUL eu, no teu lugar, aproveitaria o tempo extra para fazer cursos de línguas (a FLUL está ali mesmo ao lado e os cursos têm desconto para estudante), SEPs, estágios (os do Conselho Pedagógico na Indústria são bem interessantes e podem ter duração superior aos da APEF/AE), curso de farmacovigilância, marketing, voluntariado...Fazer currículo, basicamente. Para CF vais precisar.
Na FFUL a única UC relacionada com veterinária é opcional (MUV) e, apesar de haver alguns MSRMveterinária, em comunitária, as chefias não querem saber disso. Os conhecimentos de dermocosmética são bem mais valorizados. Dás uma insuficiência renal a um gato com Aspegic ou semelhante, olha, azarito :/.

Boa sorte para química-física!

Queria fazer Medicina Veterinária :sweatsmile:
EDIT: Por exercer entenda-se desempenhar actos que obrigam inscrição na Ordem respectiva.

MDL

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2019
É possível, em termos de tempo e “sanidade mental” fazer dois mestrados integrados ao mesmo tempo? Queria no 2° ano do MI em que estou começar outro MI também, mas tenho receio de estar a viver na fantasia de que o consigo fazer, quando na verdade é muito pouco provável..
Depende dos MIs, e de como quiseres fazer a gestão dos cursos.
Podes frequentar um deles em regime parcial e acabar os cursos um bocadinho mais tarde, por exemplo. Também tens que ter em conta a questão das aulas presenciais, garantir que tens horário para frequentar tudo sem começares a reprovar por faltas. Escolher cursos em instituições que tenham épocas de exames desfasadas é uma vantagem, tal como escolher instituições com proximidade geográfica.

Eu já experimentei fazer a carga letiva total de dois cursos ao mesmo tempo (60 crétitos/semestre) e foi mesmo puxado. Consegui passar a tudo, e com notas boas, mas senti que não estava a dedicar-me muito às coisas que gostava.

Na tua situação, se vais agora começar um segundo curso, eu optaria por escolher regime parcial e ir acrescentando créditos à medida que fosses ganhando confiança na gestão de tempo e de estudo.

Bruna Sofia Dias

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Física ❦
Instituição
FCUP
Curiosidade... É possível fazer dois cursos ao mesmo tempo, sendo ambos em regime parcial?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Bruna Sofia Dias
Curiosidade... É possível fazer dois cursos ao mesmo tempo, sendo ambos em regime parcial?
Sim.
Mensagem fundida automaticamente:

Agora estou a reparar que estás na UP. A UP é a única instituição que conheço que limita o número de créditos que podes fazer/ano, mesmo que sejam de 2 matrículas diferentes, o que acaba por bloquear em parte conseguires fazer 2 cursos ao mesmo tempo. Isto se os 2 cursos forem da UP.

• Like
Reactions: a fish

Bruna Sofia Dias

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Física ❦
Instituição
FCUP
Deve ser para diminuir a taxa de mortalidade estudantil. 🙂
Ok, obrigada! Isso é bastante fixe, mesmo assim. Acho que fazer mais créditos do que os que eles deixam na UP seria suicida e pouco produtivo.

Última edição:
  • Haha
Reactions: Rafael.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Deve ser para diminuir a taxa de mortalidade estudantil. 🙂
😂

Na minha opinião essa limitação da UP é ilegal, porque vai contra o estabelecido na lei de 2008 que permite fazer 2 cursos ao mesmo tempo. Com a limitação da UP não consegues ser aluno em plenos de 2 cursos.

• Like
Reactions: Rafael.

AnaJ

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2019
Boa tarde.
Estou de momento no penultimo ano de um curso superior, e pretendo mudar (por par mudança instirução curso) para outro. Contudo, considerando já me falarem poucas unidades curriculares para terminar aquele que frequento de momento, queria saber quais as minhas opções para as terminar, ou seja fazer os dois cursos ao mesmo tempo.
Posso no proximo ano letivo candidatar-me por reingresso e/ou por maiores de 23 ao curso de que vou sair? ou nao, tendo em conta que sai por mudança de curso? há mais alguma opção?
Obrigada!

Miriane S

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2019
Boa noite para o ano tenho de acabar o mestrado, ou seja vou matricular me no 2o ano do mestrado, e pretendo ingressar noutra licenciatura, é possível acabar o segundo ano de mestrado ao mesmo tempo que estou no primeiro ano de uma licenciatura ?

então? conseguiste?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @AnaJ
Posso no proximo ano letivo candidatar-me por reingresso e/ou por maiores de 23 ao curso de que vou sair? ou nao, tendo em conta que sai por mudança de curso? há mais alguma opção?
Poderias concorrer pelo concurso nacional ou maiores de 23, sim.

RPBAR

Membro Caloiro
Matrícula
7 Julho 2019
Boa tarde!!
Encontro-me a tirar uma licenciatura, vou para o 3º ano, e estou a pensar tirar uma outra licenciatura usando as equivalências deste primeiro curso e fazendo mais um ano. Gostaria de saber se posso concorrer já este ano a esta segunda licenciatura, uma vez que a validade do meu exame de entrada à universidade acaba este ano, e a fim de evitar a repetição o exame de Matemática A no próximo ano.
A minha ideia seria concorrer este ano à segunda licenciatura e congelar a matricula até ao próximo ano. Posso fazê-lo?

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
A minha ideia seria concorrer este ano à segunda licenciatura e congelar a matricula até ao próximo ano. Posso fazê-lo?
Sim, isso é possível, mas poderá ter custos o congelamento da matrícula. E existem algumas coisas que tens de ter em conta dependendo da instituição universitária que frequentas atualmente e da que pretendes frequentar. Em que Universidade te encontras a estudar e para qual te pensas candidatar?

RPBAR

Membro Caloiro
Matrícula
7 Julho 2019
Sim, isso é possível, mas poderá ter custos o congelamento da matrícula. E existem algumas coisas que tens de ter em conta dependendo da instituição universitária que frequentas atualmente e da que pretendes frequentar. Em que Universidade te encontras a estudar e para qual te pensas candidatar?
Escola Superior Náutica Infante D.Henrique a segunda licenciatura seria em gestão de transportes e logistica.

• Like
Reactions: Angelzz

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Escola Superior Náutica Infante D.Henrique a segunda licenciatura seria em gestão de transportes e logistica.
Nesse caso podes, mas contacta a instituição para te informares melhor!

RPBAR

Membro Caloiro
Matrícula
7 Julho 2019
Nesse caso podes, mas contacta a instituição para te informares melhor!
Eu já falei com as pessoas que estão encarregues destas situações na universidade mas não me souberam esclarecer e ainda disseram que se eu fizesses isto corria o risco de perder o curso que estou a tirar.

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Eu já falei com as pessoas que estão encarregues destas situações na universidade mas não me souberam esclarecer e ainda disseram que se eu fizesses isto corria o risco de perder o curso que estou a tirar.
Acho bastante estranho ninguém na tua faculdade saber responder a essa questão. Não há regulamentos?

mluisa01

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2019
Boa noite, é possível candidatar-me no mesmo ano ao primeiro ano de dois cursos em Universidades Públicas, sendo que um é de acesso local (Música, na ESML) e o outro é através do concurso nacional?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @mluisa01
Boa noite, é possível candidatar-me no mesmo ano ao primeiro ano de dois cursos em Universidades Públicas, sendo que um é de acesso local (Música, na ESML) e o outro é através do concurso nacional?
Nesse caso, dado que são concursos de acesso independentes, sim, diria que é possível.

• Like
Reactions: mluisa01

superstar

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Bom dia! Sou estudante de engenharia e gestão industrial na FEUP e vou para o 4 ano, no entanto no ano passado, inscrevi-me em medicina no São João, no entanto,” congelei” o meu lugar para o reservar para quando quisesse frequentar o curso, mais tarde! Este ano, terei novamente de “descongelar” e “congelar” a minha inscrição, ou não preciso de fazer nada pois o meu lugar já está garantido?