Fazer dois cursos ao mesmo tempo

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @superstar
Bom dia! Sou estudante de engenharia e gestão industrial na FEUP e vou para o 4 ano, no entanto no ano passado, inscrevi-me em medicina no São João, no entanto,” congelei” o meu lugar para o reservar para quando quisesse frequentar o curso, mais tarde! Este ano, terei novamente de “descongelar” e “congelar” a minha inscrição, ou não preciso de fazer nada pois o meu lugar já está garantido?
Só fazes reingresso quando quiseres voltar a frequentar o curso.

Beatriz Veloso

Membro Caloiro
Matrícula
15 Dezembro 2017
Eu coloquei varias opções na candidatura. P
osso entrar em duas e depois escolher a que pretendo ?

Gilinho

Membro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Boa tarde, é possível frequentar 2 cursos no ensino superior ao mesmo tempo em universidades públicas?

Gilinho

Membro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Mesmo que seja as minhas duas primeiras licenciaturas? Ouvi dizer que era possível apenas se uma fosse no ensino privado e outra no público.

Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
ESAS
Mesmo que seja as minhas duas primeiras licenciaturas? Ouvi dizer que era possível apenas se uma fosse no ensino privado e outra no público.
Podes fazer duas licenciaturas no ensino publico desde que entres em anos diferentes. Entras este ano numa e para o ano em outra

luna kiu

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2019
Bom dia,
A minha situação é a seguinte: eu entrei o ano passado na FMUP, logo na altura congelei a matrícula e anulei a inscrição para começar a estudar este ano. Depois de um ano parada concluí que gostaria de frequentar também um curso mais ligado diretamente às matemáticas e sua aplicação em laboratório, por exemplo uma engenharia química... Entretanto já voltei a fazer a inscrição na FMUP para este ano. Visto que para o ano os meus exames do secundário para ingresso nos cursos universitários já não estão disponíveis consigo-me candidatar à 2fase a engenharia quimica e fazer dois cursos ao mesmo tempo? Ou até entrar mas depois congelar matricula e começar para o ano? Portanto no meu 2ano de Medicina começava o 1º de engenharia química... É possível? Que outras hipóteses tenho?
Agradecia imenso uma resposta ! Tenho medo de entrar apenas em medicina e achar demasiado teórico, sem a parte de raciocinio lógico...

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Bom dia,
A minha situação é a seguinte: eu entrei o ano passado na FMUP, logo na altura congelei a matrícula e anulei a inscrição para começar a estudar este ano. Depois de um ano parada concluí que gostaria de frequentar também um curso mais ligado diretamente às matemáticas e sua aplicação em laboratório, por exemplo uma engenharia química... Entretanto já voltei a fazer a inscrição na FMUP para este ano. Visto que para o ano os meus exames do secundário para ingresso nos cursos universitários já não estão disponíveis consigo-me candidatar à 2fase a engenharia quimica e fazer dois cursos ao mesmo tempo? Ou até entrar mas depois congelar matricula e começar para o ano? Portanto no meu 2ano de Medicina começava o 1º de engenharia química... É possível? Que outras hipóteses tenho?
Agradecia imenso uma resposta ! Tenho medo de entrar apenas em medicina e achar demasiado teórico, sem a parte de raciocinio lógico...
Podes. Mas a UP limita o número de ECTS aos quais te podes inscrever, pelo que não conseguirias fazer completamente os dois cursos ao mesmo tempo. Isto se quisesses ir para FEUP por exemplo, tens também o ISEP que não faz parte da UP.

• Like
Reactions: davis

awedftguhk

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2019
Olá! É possível estar matriculada no MESMO curso superior em universidades diferentes? Estava inscrita num curso e este ano pelo concurso nacional entrei para o mesmo curso noutra universidade. Posso estar matriculada e inscrita nos dois?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @awedftguhk
Olá! É possível estar matriculada no MESMO curso superior em universidades diferentes? Estava inscrita num curso e este ano pelo concurso nacional entrei para o mesmo curso noutra universidade. Posso estar matriculada e inscrita nos dois?
Sim.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigada pela resposta! E seria possível suspender a inscrição num desses cursos, ficando sem ter de pagar propinas, para poder retornar em qualquer outro ano letivo?
Anulando a matrícula poderias voltar depois por reingresso.

gogo05

Membro Caloiro
Matrícula
30 Dezembro 2019
Boas, entrei este ano no ensino superior e estou frequentando o 1o ano de Fisioterapia. No decorrer destes 3 meses e ao pensar em que tipo de profissional quero ser, percebi que uma licenciatura/mestrado em engenharia biomédica podia ajudar-me a desenvolver mais facilmente os planos que tenho pensados para desenvolver na minha vida profissional e, por isso, estou a pensar seriamente em concorrer ao segundo curso no próximo ano letivo para aproveitar a minha média do secundário e os exames nacionais, tirando dois cursos em simultâneo.
Tenho muitas dúvidas em relação a isto, por isso gostava de saber a vossa opinião, se será o mais acertado ou não.

Dúvidas:
- há uma disciplina que temos em comum e que, se tudo correr bem, acabo no primeiro ano de Fisioterapia, é possível fazer equivalência?
- nas aulas práticas e estágios, serei penalizado por frequentar dois cursos ou é possível tornar flexível à realização dos dois?

Obrigado pela vossa atenção!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @gogo05
- há uma disciplina que temos em comum e que, se tudo correr bem, acabo no primeiro ano de Fisioterapia, é possível fazer equivalência?
Sim, podes pedir. Se a tens ou não só a instituição em causa poderá responder.
- nas aulas práticas e estágios, serei penalizado por frequentar dois cursos ou é possível tornar flexível à realização dos dois?
Isso só poderás ver com a tua instituição, dependerá de como esses estágios funcionam e são atribuídos.

Matrícula
17 Junho 2016
Curso
Ciências e Tecnologias - 12º ano
Instituição
ESN
Boa noite!
Se eu me inscrever em 2 licenciaturas, na mesma instituição, terei que pagar a propina referente às 2, certo?

gogo05

Membro Caloiro
Matrícula
30 Dezembro 2019
Olá @gogo05

Sim, podes pedir. Se a tens ou não só a instituição em causa poderá responder.

Isso só poderás ver com a tua instituição, dependerá de como esses estágios funcionam e são atribuídos.
Muito obrigado pela ajuda! No caso de estar em dois cursos, terei duas propinas a pagar, logo é possível receber duas bolsas por parte da DGES?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
D Fazer dois ano em um Ensino Secundário 1
T Recurso Fazer Geografia 9 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Carla Sophya Retomar os Estudos .. O que fazer? Ensino Secundário 3
R Modulos de matematica 11º por terminar, o que fazer? Ensino Secundário 1
M Recursos de professor "Fazer geografia" 9º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 4
D Anular disciplina e ir fazer o exame como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
hotwheels2007 Posso mudar de curso? (O que tenho de fazer?) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
H Penalização por não fazer exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
H Que exames nacionais fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L Equivalências medicina após fazer medicina dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Kinas12345 É possível fazer um exame de 12º ano no 11º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Já acabei o secundário porém quero fazer exame duma disciplina que não tive Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
maguif17 Posso fazer um exame no 12º que não fiz no 11º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Jajsja Não fazer exame às disciplinas bienais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
astheneix. Covid19 - Disciplinas por fazer Exames Nacionais e Provas de Ingresso 14
davis Coisas grátis que podes fazer/ver durante o isolamento social Geral 12
J Fazer cadeiras como aluno externo enquanto aluno interno Ensino Superior 1
S Fazer exame de inglês no 12° ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Disciplina por fazer Exames Nacionais e Provas de Ingresso 19
S Não sei que exames fazer! Estou no 11ºano em CT Ensino Secundário 3
GuilhermeMelo Alguém me consegue disponibilizar a apresentação de uma obra de arte para a disciplina de Filosofia para fazer comparação? Ensino Secundário 0
F Fazer tese de mestrado com UCs do primeiro ano de mestrado por concluir Ensino Superior 0
V Procurar trabalho com cadeiras por fazer Ensino Superior 6
J É necessário concluir todas as disciplinas para fazer o estágio? Ensino Superior 1
0 Não tenho boa média e não sei o que fazer a seguir Ensino Superior 1
B Fazer o secundário após concluir licenciatura sem 12º Ensino Secundário 1
F Não sei o que fazer Ensino Secundário 3
true light minju Não sei o que fazer Ensino Secundário 18
L Como fazer o secundário no menor tempo possível? Ensino Secundário 1
Telmo Lima Acho que não vou conseguir entrar em medicina , o que posso fazer ? Saúde 4
P Fui colocada por regime de mudança de curso, o que fazer a seguir? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
T UA UAmobile - não consigo fazer login Universidade de Aveiro 1
Cristin LM Posso fazer os exames tendo +23 anos? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
S O que fazer se a universidade não é para mim? Ensino Superior 6
R O que fazer agora para acabar o 12º e concorrer a um CTESP? Ensino Secundário 4
C Falta-me Físico-Quiímica do 11º. O que fazer? Ensino Secundário 1
Sofia122 Reaver dinheiro pago para ir a exame da 2ª fase para fazer melhoria de nota Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
R Fazer exame de matematica sem frequentar a escola? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Aleguem sabe quais as universidades e politécnicos que aceitam candidatura com o 12 ano incompleto e que possamos fazer a disciplina que falta a noite Ensino Superior 2
Casal O que fazer quando não se tem nada para fazer? Geral 6
Larissa M Candidatar-me ao ensino superior c/ uma disciplina por fazer. Possível? Concurso Nacional e Locais - Público 2
B se reprovar á 2 fase o que devo fazer? Ensino Secundário 24
A O que devo fazer? Ensino Secundário 4
G Não consegui fazer uma disciplina na 1a fase por 3 décimas (Ciências e Tecnologias) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
C Quero fazer exame de biologia por externo mas não sei como fazer porque estou em línguas e humanidades Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
P Reingressar depois de fazer UCs isoladas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
I Posso fazer o exame de Historia e cultura das artes para substituir o exame de geometria descritiva, mesmo tendo anulado geometria descritiva? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Andreia200 Quero fazer outra licenciatura no fim desta que estou a fazer Ensino Superior 7
M Fazer um mestrado e pós graduação Ensino Superior 1