Fazer dois cursos ao mesmo tempo

haahahhhahaok

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2018
Olá! A partir do que pesquisei, não existem pós-laborais em nenhum curso de Física, mas podes sempre enviar email a algum director de curso da faculdade em que pretendes ingressar e tentar esclarecer essa situação (ou até mesmo quando já estiveres matriculad@, ao expor a situação aos teus profs eles poderão sugerir alternativas: pedires apontamentos a colegas, acompanhares os materiais disponibilizados online, etc, de modo semelhante dos alunos que são trabalhadores e afins), mas creio que terá que partir muito de ti a tua gestão de tempo e terás que abdicar de algumas coisas (decidires ao que faltar entre os dois cursos). O processo de candidatura é igual ao que fizeste quando te candidataste a primeira vez: pedido de senha, entrega do recibo na escola que irá emitir a tua ficha ENES (com as tuas provas válidas e a nota de candidatura) e candidatura online. Por não existir um pós-laboral, talvez seja bom repensares a ideia de tirares uma 2ª licenciatura. É o dobro do trabalho, da carga horária, dos gastos... Considera se te sentes capaz de tal. Poderás também optar por uma 2ª licenciatura no final desta primeira, se for mesmo do teu interesse.

Caso não tenhas feito exame de FQ, a única universidade que aceita outros conjuntos de provas é a do Minho: https://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9141&code=1000

Espero ter ajudado, apesar de não te poder dar dicas sobre as áreas. Aconselho a que leias alguns tópicos do curso de Física!
muito obrigado, foste sem dúvida a melhor ajuda que poderia ter pedido, irei fazer isso! obrigado mais uma vez
Mensagem fundida automaticamente:

Só acrescentando que mesmo não havendo pós-laboral, pode sempre fazer a tempo parcial, para não teres tanta sobrecarga.
hm tenho q investigar essa opção, obrigado!

Sim, terias de te candidatar normalmente ao ensino superior.
Quanto a pós-laboral, depende da oferta da faculdade que pretendes. Não sei se há alguma que tenha, é uma questão de veres. :)
obrigado!

Reinaldo Coelho

Membro Caloiro
Matrícula
29 Abril 2018
Não tem qualquer obrigação, nem tem sequer de ter conhecimento disso. A opção de fazer dois cursos ao mesmo tempo é tua, e cabe-te a ti conseguir gerir isso.
Bom dia

É possível estar inscrito em 3 cursos superiores, só falam em dois.
Não tem qualquer obrigação, nem tem sequer de ter conhecimento disso. A opção de fazer dois cursos ao mesmo tempo é tua, e cabe-te a ti conseguir gerir isso.
É possível estar inscrito em 3 cursos superiores ao mesmo temp, só falam em dois.
Reinaldo Coelho

Olá @claudiaol19

Sim, é possível estar matriculado em dois cursos superiores ao mesmo tempo.
e em 3 cursos superiores (público) , é possível?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia

É possível estar inscrito em 3 cursos superiores, só falam em dois.

É possível estar inscrito em 3 cursos superiores ao mesmo temp, só falam em dois.
Reinaldo Coelho

e em 3 cursos superiores (público) , é possível?
Sim, é possível. Como é no público, tens é de te candidatar a um por ano pelo Concurso Nacional de Acesso.

Reinaldo Coelho

Membro Caloiro
Matrícula
29 Abril 2018
Bom dia

obrigado pela resposta, coloquei a questão á DGES e eles remeteram para o preambulo do dl 90/2008 de 30/05."Suprime-se a restrição á inscrição em dois ciclos de estudos supeiores", mas fica em aberto se é só dois ou mais?

alguém abe de alguém que está inscrito em 3 cursos, se sim quem me informou da DGES, está a informar-me mal

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia

obrigado pela resposta, coloquei a questão á DGES e eles remeteram para o preambulo do dl 90/2008 de 30/05."Suprime-se a restrição á inscrição em dois ciclos de estudos supeiores", mas fica em aberto se é só dois ou mais?

alguém abe de alguém que está inscrito em 3 cursos, se sim quem me informou da DGES, está a informar-me mal
A informação está aqui.
Ninguém te informou mal, "suprimir" significa "fazer cessar", ou seja, esse Decreto-Lei permitiu a frequência de mais do que um curso superior. Podes frequentar 3 cursos superiores diferentes, apesar de não ser muito comum.

Reinaldo Coelho

Membro Caloiro
Matrícula
29 Abril 2018
informou mal sim , pois disse que tinha que anular a matrícula e inscrição num para escolher outro, até coloquei a hipótese de não fazer a inscrição num, mas voltou a informar que tinha que anular um e só estar inscrito em dois, cmo não fiquei convencido daí colocar a questão aqui, é assim que interpreto a lei, vou pagar para ver o que dá. Obrigado

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
informou mal sim , pois disse que tinha que anular a matrícula e inscrição num para escolher outro, até coloquei a hipótese de não fazer a inscrição num, mas voltou a informar que tinha que anular um e só estar inscrito em dois, cmo não fiquei convencido daí colocar a questão aqui, é assim que interpreto a lei, vou pagar para ver o que dá. Obrigado
De nada.
Aquele link que eu te mandei da DGES não diz nada em relação a um número máximo de cursos inscrito. E o Decreto-Lei também não. Deve ter sido apenas uma confusão feita por quem te respondeu da DGES.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
D Fazer dois ano em um Ensino Secundário 1
T Recurso Fazer Geografia 9 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Carla Sophya Retomar os Estudos .. O que fazer? Ensino Secundário 3
R Modulos de matematica 11º por terminar, o que fazer? Ensino Secundário 1
M Recursos de professor "Fazer geografia" 9º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 4
D Anular disciplina e ir fazer o exame como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
hotwheels2007 Posso mudar de curso? (O que tenho de fazer?) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
H Penalização por não fazer exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
H Que exames nacionais fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L Equivalências medicina após fazer medicina dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Kinas12345 É possível fazer um exame de 12º ano no 11º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Já acabei o secundário porém quero fazer exame duma disciplina que não tive Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
maguif17 Posso fazer um exame no 12º que não fiz no 11º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Jajsja Não fazer exame às disciplinas bienais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
astheneix. Covid19 - Disciplinas por fazer Exames Nacionais e Provas de Ingresso 14
davis Coisas grátis que podes fazer/ver durante o isolamento social Geral 12
J Fazer cadeiras como aluno externo enquanto aluno interno Ensino Superior 1
S Fazer exame de inglês no 12° ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Disciplina por fazer Exames Nacionais e Provas de Ingresso 19
S Não sei que exames fazer! Estou no 11ºano em CT Ensino Secundário 3
GuilhermeMelo Alguém me consegue disponibilizar a apresentação de uma obra de arte para a disciplina de Filosofia para fazer comparação? Ensino Secundário 0
F Fazer tese de mestrado com UCs do primeiro ano de mestrado por concluir Ensino Superior 0
V Procurar trabalho com cadeiras por fazer Ensino Superior 6
J É necessário concluir todas as disciplinas para fazer o estágio? Ensino Superior 1
0 Não tenho boa média e não sei o que fazer a seguir Ensino Superior 1
B Fazer o secundário após concluir licenciatura sem 12º Ensino Secundário 1
F Não sei o que fazer Ensino Secundário 3
true light minju Não sei o que fazer Ensino Secundário 18
L Como fazer o secundário no menor tempo possível? Ensino Secundário 1
Telmo Lima Acho que não vou conseguir entrar em medicina , o que posso fazer ? Saúde 4
P Fui colocada por regime de mudança de curso, o que fazer a seguir? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
T UA UAmobile - não consigo fazer login Universidade de Aveiro 1
Cristin LM Posso fazer os exames tendo +23 anos? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
S O que fazer se a universidade não é para mim? Ensino Superior 6
R O que fazer agora para acabar o 12º e concorrer a um CTESP? Ensino Secundário 4
C Falta-me Físico-Quiímica do 11º. O que fazer? Ensino Secundário 1
Sofia122 Reaver dinheiro pago para ir a exame da 2ª fase para fazer melhoria de nota Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
R Fazer exame de matematica sem frequentar a escola? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Aleguem sabe quais as universidades e politécnicos que aceitam candidatura com o 12 ano incompleto e que possamos fazer a disciplina que falta a noite Ensino Superior 2
Casal O que fazer quando não se tem nada para fazer? Geral 6
Larissa M Candidatar-me ao ensino superior c/ uma disciplina por fazer. Possível? Concurso Nacional e Locais - Público 2
B se reprovar á 2 fase o que devo fazer? Ensino Secundário 24
A O que devo fazer? Ensino Secundário 4
G Não consegui fazer uma disciplina na 1a fase por 3 décimas (Ciências e Tecnologias) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
C Quero fazer exame de biologia por externo mas não sei como fazer porque estou em línguas e humanidades Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
P Reingressar depois de fazer UCs isoladas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
I Posso fazer o exame de Historia e cultura das artes para substituir o exame de geometria descritiva, mesmo tendo anulado geometria descritiva? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Andreia200 Quero fazer outra licenciatura no fim desta que estou a fazer Ensino Superior 7
M Fazer um mestrado e pós graduação Ensino Superior 1