Fazer exame nacional, tendo já acabado o secundário

joaoferreira.26

Membro Caloiro
Matrícula
17 Dezembro 2022
Boa tarde,
O ano passado acabei o secundário num curso profissional (programação), entrei num CTesp em apoio à gestão, porém, para o ano pretendia entrar em direito na Lusíada do Porto, no qual tenho que realizar o exame nacional de economia ou português, posso fazer qualquer um dos exames tendo já acabado o secundário em profissional?

Olá. Sim, podes. Tens de te inscrever nos exames nacionais como aluno externa e escolher a escola que pretendes fazer o exame. Também sou do profissional e fiz os exames este ano.

Porém, ainda não sabemos se vão ser ou não obrigatórios este ano. Caso os exames sejam obrigatórios, és obrigado a fazer o de PT mais um à tua escolha. Já que é PT ou economia que tens de fazer, farias por exemplo o de PT obrigatório juntamente com o de economia e posteriormente podes utilizar apenas um deles.

É que os exames sendo obrigatórios, a tua média do profissional pode ser alterada pois não a contam como uma média.
Se precisares de mais ajuda neste ponto, podes mandar-me mensagem que ajudo-te melhor :)

Caso os exames sejam obrigatórios, és obrigado a fazer o de PT mais um à tua escolha
Se ele já acabou o secundário, como é que ele havia de ser obrigado a fazer um exame?

Não sei se há algum requisito a nível de candidaturas ao ensino superior para quem vem dos cursos profissionais de ter feito exame de Português, pode haver alguma coisa assim em substituição da nota interna, mas, se houver, não vejo porque teria algo a ver com os exames serem ou não obrigatórios para conclusão do secundário. Segundo o que foi aqui dito, o @joaoferreira.26 já concluiu o secundário.

posso fazer qualquer um dos exames?
Quanto às provas de ingresso, tens de ter pelo menos um dos seguintes exames: 04 Economia, 06 Filosofia, 11 História (A ou B), 18 Português. Se tiveres mais que um, conta o que tiver a maior nota. Isto de acordo com a página da DGES.