Fazer exame nacional, tendo já acabado o secundário

joaoferreira.26

Membro Caloiro
Matrícula
17 Dezembro 2022
Boa tarde,
O ano passado acabei o secundário num curso profissional (programação), entrei num CTesp em apoio à gestão, porém, para o ano pretendia entrar em direito na Lusíada do Porto, no qual tenho que realizar o exame nacional de economia ou português, posso fazer qualquer um dos exames tendo já acabado o secundário em profissional?

Olá. Sim, podes. Tens de te inscrever nos exames nacionais como aluno externa e escolher a escola que pretendes fazer o exame. Também sou do profissional e fiz os exames este ano.

Porém, ainda não sabemos se vão ser ou não obrigatórios este ano. Caso os exames sejam obrigatórios, és obrigado a fazer o de PT mais um à tua escolha. Já que é PT ou economia que tens de fazer, farias por exemplo o de PT obrigatório juntamente com o de economia e posteriormente podes utilizar apenas um deles.

É que os exames sendo obrigatórios, a tua média do profissional pode ser alterada pois não a contam como uma média.
Se precisares de mais ajuda neste ponto, podes mandar-me mensagem que ajudo-te melhor :)

Caso os exames sejam obrigatórios, és obrigado a fazer o de PT mais um à tua escolha
Se ele já acabou o secundário, como é que ele havia de ser obrigado a fazer um exame?

Não sei se há algum requisito a nível de candidaturas ao ensino superior para quem vem dos cursos profissionais de ter feito exame de Português, pode haver alguma coisa assim em substituição da nota interna, mas, se houver, não vejo porque teria algo a ver com os exames serem ou não obrigatórios para conclusão do secundário. Segundo o que foi aqui dito, o @joaoferreira.26 já concluiu o secundário.

posso fazer qualquer um dos exames?
Quanto às provas de ingresso, tens de ter pelo menos um dos seguintes exames: 04 Economia, 06 Filosofia, 11 História (A ou B), 18 Português. Se tiveres mais que um, conta o que tiver a maior nota. Isto de acordo com a página da DGES.

Última edição:
Se ele já acabou o secundário, como é que ele havia de ser obrigado a fazer um exame?

Não sei se há algum requisito a nível de candidaturas ao ensino superior para quem vem dos cursos profissionais de ter feito exame de Português, pode haver alguma coisa assim em substituição da nota interna, mas, se houver, não vejo porque teria algo a ver com os exames serem ou não obrigatórios para conclusão do secundário. Segundo o que foi aqui dito, o @joaoferreira.26 já concluiu o secundário.

Quanto às provas de ingresso, tens de ter pelo menos um dos seguintes exames: 04 Economia, 06 Filosofia, 11 História (A ou B), 18 Português. Se tiveres mais que um, conta o que tiver a maior nota. Isto de acordo com a página da DGES.
Porque ele terminou o secundário num profissional, via essa que não termina o secundário por via de exames nacionais.
Se quiseres, podes pesquisar os guias de exames de anos anteriores a 2020 e verás na aba direcionada ao ensino profissional que são obrigados a fazer PT + PI.
Mesmo que o PT não seja de nenhuma forma usado pelo aluno para o curso em questão, sei disso porque quero ciências e também fiz no profissional e tive de procurar essa treta toda de como era antes dos exames serem opcionais.

Em relação ao que falei da nota interna, altera pois, tal como está nos guias de exames absolutamente todos até 2019, a nota final que obtivemos no final do 12º ano não conta como média interna de secundário. A equação está disponível também no guia de exames. É: média secundáriox7 + (média de PT+PI)x3/10. Que vai dar uma média "nova" de secundário e vai ser essa que vai ser usada. Daí dizer que pode sim, subir ou descer, a que tivemos anteriormente.
Post automatically merged:

1671556410541.png

Última edição:
Porque ele terminou o secundário num profissional, via essa que não termina o secundário por via de exames nacionais.
Não obstante, ele não é obrigado a realizar esta prova tal como não é obrigado a realizar as provas de ingresso - é um requisito que tem de cumprir para se candidatar ao Ensino Superior, que cumpre por se querer candidatar ao mesmo. Como, de outro modo, não teria de o fazer, não me parece apropriado dizer que é obrigado.
Daí dizer que pode sim, subir ou descer, a que tivemos anteriormente.
Isso não sobe nem desce a média do secundário. A média é a que é, a menos que ele vá fazer melhorias de diploma. Afecta puramente a média de candidatura, na qual também entra a média do secundário.

Está também implícita uma ligação entre a não obrigatoriedade dos exames para concluir o secundário (uma das medidas que foram implementadas por causa da pandemia) e a ruptura da exigência da realização da prova de Português para candidatura por alunos de cursos profissionais (outra dessas medidas). Enquanto, provavelmente, serão implementadas, ou não, em conjunto, é perfeitamente possível implementar uma e não a outra.

Obrigado por ofereceres este esclarecimento. Então e se a PI dele for a prova de Português? Pelo que vi no guia, que diz
"o exame final nacional de Português (639), da componente de formação geral dos cursos científico-humanísticos, e um outro exame final nacional, escolhido de entre os que são oferecidos para os vários cursos científico-humanísticos"
tem de escolher um. O melhor, então, seria escolher um que também serve como PI, para poder usar aquele em que tiver melhor nota.

Última edição:
Não obstante, ele não é obrigado a realizar esta prova tal como não é obrigado a realizar as provas de ingresso - é um requisito que tem de cumprir para se candidatar ao Ensino Superior, que cumpre por se querer candidatar ao mesmo. Como, de outro modo, não teria de o fazer, não me parece apropriado dizer que é obrigado.

Isso não sobe nem desce a média do secundário. A média é a que é, a menos que ele vá fazer melhorias de diploma. Afecta puramente a média de candidatura, na qual também entra a média do secundário.

Está também implícita uma ligação entre a não obrigatoriedade dos exames para concluir o secundário (uma das medidas que foram implementadas por causa da pandemia) e a ruptura da exigência da realização da prova de Português para candidatura por alunos de cursos profissionais (outra dessas medidas). Enquanto, provavelmente, serão implementadas, ou não, em conjunto, é perfeitamente possível implementar uma e não a outra.

Obrigado por ofereceres este esclarecimento. Então e se a PI dele for a prova de Português? Pelo que vi no guia, que diz

tem de escolher um. O melhor, então, seria escolher um que também serve como PI, para poder usar aquele em que tiver melhor nota.
Sim, quando digo obrigado é porque ele quer tentar entrar e se houver obrigatoriedade dos exames nacionais esse acaba por ser o obrigatório dos do profissional. Coisa que ainda não se sabe, então ele deverá estar atento. Se por acaso não houver obrigatoriedade, ele também não a terá, tal como me aconteceu este ano. A média que foi usada foi a minha nota final do curso e a nota da prova que fiz (que foi BG). É só para ele saber que existe esse se não, dependendo da decisão final que eles tomarem.

Quanto à pergunta final, foi precisamente por uma das provas de ingresso dele serem PT que eu falei em ele estar atento caso *sejam obrigatórios este ano* pois ele não poderá só fazer a de PT. Por isso é que lhe disse que, se forem obrigatórios, ele poderia aproveitar e fazer PT + Economia.
Hipoteticamente falando, se houver obrigatoriedade e ele fizer esses dois. Esses dois juntamente com a nota do final do curso vão-lhe dar uma média para ser usada na candidatura. Após essa média ser determinada, no concurso ele vai poder escolher a PI que tiver melhor nota, basicamente.

Hipoteticamente falando, se houver obrigatoriedade e ele fizer esses dois. Esses dois juntamente com a nota do final do curso vão-lhe dar uma média para ser usada na candidatura. Após essa média ser determinada, no concurso ele vai poder escolher a PI que tiver melhor nota, basicamente.
Há aqui uma incorrecção. Ele não escolhe a melhor, é escolhida automaticamente a melhor ao fazer a candidatura no site da DGES.

• Like
Reactions: soraiarftorres
Bom dia, queria reingressar no ensino superior novamente, sou licenciada em Biologia e tenho um mestrado na área farmacêutica, (terminei o curso em 2019/2020) queria agora ingressar em Ciências Farmacêuticas. Quais são as opções que tenho? tenho de fazer exames nacionais novamente? fazendo os exames, esses são a minha nota de candidatura? ou fazem média com o nota de conclusão do ensino secundário?

Quais são as opções que tenho?
O concurso para licenciados, ou repetir os exames e usar o CNAES. Poderás também ter acesso ao concurso para maiores de 23, se não tiveres exames válidos - consulta o edital da instituição que te interessa.
tenho de fazer exames nacionais novamente?
Depende do concurso que pretendes usar. Pelo CNAES, sim.
fazendo os exames, esses são a minha nota de candidatura? ou fazem média com o nota de conclusão do ensino secundário?
Fazem média.

Boa tarde, já tenho licenciatura e mestrado, mas vou concorrer ao CNAES para o ano que vêm (2015) para ingressar em CF, como sei quais são os prazos para me inscrever? e que documentos preciso?

Última edição:
Nos exames?

Cartão de cidadão, certificado de conclusão do secundário, e comprovativo de morada, para a inscrição nos exames.
Depois de realizar os exames, ficha ENES para a candidatura.
OK, então preciso disso para ir a secretaria da escola? desculpem as questões mas estou completamente perdida! A última vez que fiz isto foi em 2012!! xD