Fazer licenciatura em 2 anos

Mewew

Membro Caloiro
Matrícula
14 Abril 2021
Olá a todos

Gostaria de saber se é possível acabar uma licenciatura de 3 anos, em dois anos.
Ou seja, inscrevia-me no primeiro ano curricular, e à parte, inscrevia-me a metade das cadeiras do segundo ano.
No meu último ano repetiria o processo.
Sei que teria de pagar por cada Crédito extra separadamente, mas não seria problema.

A minha questão é se há alguma regra a prevenir isto, e se posso acabar o segundo ano com o diploma caso acabe as cadeiras todas.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá a todos

Gostaria de saber se é possível acabar uma licenciatura de 3 anos, em dois anos.
Ou seja, inscrevia-me no primeiro ano curricular, e à parte, inscrevia-me a metade das cadeiras do segundo ano.
Sei que teria de pagar por cada Crédito extra separadamente, mas não seria problema.

A minha questão é se há alguma regra a prevenir isto, e se posso acabar o segundo ano com o diploma caso acabe as cadeiras todas.
Olá.
Podes questionar a instituição sobre isso, mas, na legislação, uma licenciatura tem a duração de, pelo menos, 6 semestres, por isso, há partida não é suposto fazeres em menos.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá a todos

Olá @Mewew,

Bem-vind@ ao fórum! Relativamente à tua pergunta, maior parte das instituições têm limite do número de ECTS que os alunos podem fazer anualmente. Por exemplo, na UP o limite é de 75 ECTS por ano, no ISEG é de 72 ECTS/ano, Técnico 78 ECTS/ano, etc. Para além do limite anual, há também um limite por semestre (costuma rondar os 42 ECTS).

Talvez seja possível increveres-te em UCs isoladas ou falares com o coordenador do teu curso para dar uma permissão especial para te inscreveres a mais cadeiras. Fora isso, tens também de ver se é legal fazer o curso em menos de 6 semestres, como disse o @Edgar H, conheço casos no estrangeiro (na UE) mas nenhum em Portugal.

Boa sorte! :)

• Like
Reactions: davis and Edgar H