Fazer o mestrado lá fora?

GTi_37

Membro Veterano
Matrícula
28 Agosto 2017
Ora boas noites caros colegas. Sou estudante de engenharia mecânica e espero concluir a licenciatura no final deste 2º semestre. Não vejo grandes desenvolvimentos de Portugal a curto e médio prazo e portanto gostaria de fazer a minha carreira no estrangeiro.
Quero acreditar que o meu currículo será mais valorizado se tiver o mestrado feito lá fora e por isso mesmo acho que seria vantajoso fazê-lo, caso tivesse oportunidade.
Não nasci em berço de ouro, portanto precisaria de uma bolsa de estudos para o fazer.
Aqui alguém está na mesma situação que eu?

O que me recomendariam?

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Ultimamente tenho pensado nisso, há algumas bolsas mas a grande maioria é para doutoramentos, acho que a maior parte do pessoal acaba por recorrer aos empréstimos para estudantes, que têm taxas de juros menores que o habitual, acho que podes pedir até 50 mil euros dependendo do banco, e só começas a pagar depois de acabares o curso (podes adicionar ainda mais algum tempo além disso), só pagas os juros entretanto (à volta de 50 euros para 15k por exemplo)

• Like
Reactions: GTi_37

RodrigoA5

Membro
Matrícula
29 Maio 2018
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Ora boas noites caros colegas. Sou estudante de engenharia mecânica e espero concluir a licenciatura no final deste 2º semestre. Não vejo grandes desenvolvimentos de Portugal a curto e médio prazo e portanto gostaria de fazer a minha carreira no estrangeiro.
Quero acreditar que o meu currículo será mais valorizado se tiver o mestrado feito lá fora e por isso mesmo acho que seria vantajoso fazê-lo, caso tivesse oportunidade.
Não nasci em berço de ouro, portanto precisaria de uma bolsa de estudos para o fazer.
Aqui alguém está na mesma situação que eu?

O que me recomendariam?
Olá, não sei propriamente como é que se arranjam propriamente essas bolsas, mas sei alguns dos requerimentos, por exemplo, podem-te pedir cartas de recomendação de professores, tens que estar pelo menos no top 20% do teu ano, andar numa instituição com reputação, saber umas certas linguas, etc...
Se te queres candidatar a universidades nos EUA, podes ver o site da FullBright Portugal Fulbright Portugal por exemplo, ou então procuras uma universidade especifica e eles devem ter alguma informação referente a bolsas de estudo.

• Like
Reactions: GTi_37

GTi_37

Membro Veterano
Matrícula
28 Agosto 2017
Olá, não sei propriamente como é que se arranjam propriamente essas bolsas, mas sei alguns dos requerimentos, por exemplo, podem-te pedir cartas de recomendação de professores, tens que estar pelo menos no top 20% do teu ano, andar numa instituição com reputação, saber umas certas linguas, etc...
Se te queres candidatar a universidades nos EUA, podes ver o site da FullBright Portugal Fulbright Portugal por exemplo, ou então procuras uma universidade especifica e eles devem ter alguma informação referente a bolsas de estudo.
Já tinha ouvido falar das bolsas fullbright, parecem ser uma alternativa interessante para quem quer ir estudar para os EUA.
Por outro lado acho que podem ficar longe de cobrir a totalidade das despesas, e isso pode ser um problema para mim

RodrigoA5

Membro
Matrícula
29 Maio 2018
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Já tinha ouvido falar das bolsas fullbright, parecem ser uma alternativa interessante para quem quer ir estudar para os EUA.
Por outro lado acho que podem ficar longe de cobrir a totalidade das despesas, e isso pode ser um problema para mim
Tenta ver outras scholarships, há umas que financiam a totalidade do curso.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Ultimamente tenho pensado nisso, há algumas bolsas mas a grande maioria é para doutoramentos, acho que a maior parte do pessoal acaba por recorrer aos empréstimos para estudantes, que têm taxas de juros menores que o habitual, acho que podes pedir até 50 mil euros dependendo do banco, e só começas a pagar depois de acabares o curso (podes adicionar ainda mais algum tempo além disso), só pagas os juros entretanto (à volta de 50 euros para 15k por exemplo)
Não acho que seja verdade que maior parte dos alunos peça empréstimos mas não tenho dados exatos para confirmar ou não. Existem imensos programas nível Europeu para tirar o mestrado no estrangeiro e maior parte dos países da EU têm incentivos financeiros para alunos estrangeiros. Isto associado ao facto de que em muitos países o estudo é (quase) gratuito, há alunos que conseguem viver bem apenas com bolsas dadas pelas universidades/estado (e.g. estilo DGES).

Há países extremamente caros para se estudar e um desses países são os EUA. Se não tens dinheiro acho que é uma terrível escolha por várias razões: 1) não vais conseguir pagar tudo com os valores das bolsas, 2) mesmo que consigas, qualquer imprevisto que aconteça (saúde, teres de voltar a portugal, etc) vai custar-te milhares de Euros que podes não ter e 3) provavelmente terias de pedir um empréstimo e começar a tua vida profissional a dever milhares de euros a um banco que é algo que para mim não faz sentido nenhum.

Relativamente a soluções, aquilo que fiz foi pegar num ranking de universidades (embora não digam muito, foi só uma forma de ter as várias universidades listadas) e fui checando 1 por 1: 1) tem o meu curso em inglês? 2) gosto do programa? 3) como é o financiamento para alunos da EU? 4) qual é o custo de vida para esta universidade em específico? (incluíndo propinas, renda, etc) e 5) quais são as deadlines de candidatura?

Quando procuras financiamento tens de ir para além do que maior parte dos alunos fazem que é ver financiamento para X universidade. Procura nos ministérios dos negócios estrangeiros dos respetivos países e nos sites dos embaixadas/consulados de Portugal para esse país/cidade.

Ao final de alguns dias tinha uma lista com algumas dezenas de universidades e foi-se tornando fácil fazer a escolha. O processo de pesquisa é muito chato mas é um bocado mandatório se quiseres fazer uma boa escolha.

Boa sorte e estás à vontade para fazer mais perguntas.

Última edição:

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Não acho que seja verdade que maior parte dos alunos peça empréstimos mas não tenho dados exatos para confirmar ou não. Existem imensos programas nível Europeu para tirar o mestrado no estrangeiro e maior parte dos países da EU têm incentivos financeiros para alunos estrangeiros. Isto associado ao facto de que em muitos países o estudo é (quase) gratuito, há alunos que conseguem viver bem apenas com bolsas dadas pelas universidades/estado (e.g. estilo DGES).
A sério? Tinha ideia que as bolsas eram escassas para os estudantes internacionais, essas bolsas estilo DGES como é que funcionam? tenho de submeter rendimentos, mas os rendimentos do agregado familiar são obtidos fora do país, não percebo muito bem como é que funciona

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
A sério? Tinha ideia que as bolsas eram escassas para os estudantes internacionais, essas bolsas estilo DGES como é que funcionam? tenho de submeter rendimentos, mas os rendimentos do agregado familiar são obtidos fora do país, não percebo muito bem como é que funciona
A União Europeia tem as suas vantagens! :)

É similar a portugal, tens de apresentar documentos da junta de freguesia, segurança social, extratos bancários, finanças, ... traduzidos para a língua do país que te candidatas. Os documentos exatos mudam de país para país. Dois países que têm este tipo de bolsas para todos os estudantes são Itália e França. Acho que na Holanda e Alemanha também mas não sei muito em detalhe.

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
A União Europeia tem as suas vantagens! :)

É similar a portugal, tens de apresentar documentos da junta de freguesia, segurança social, extratos bancários, finanças, ... traduzidos para a língua do país que te candidatas. Os documentos exatos mudam de país para país. Dois países que têm este tipo de bolsas para todos os estudantes são Itália e França. Acho que na Holanda e Alemanha também mas não sei muito em detalhe.
Mas sabes se eles têm em conta as despesas, por exemplo uma bolsa de 700€ como a da dges servia para pagar só um mês ou dois de renda, tens mais ou menos ideia dos valores que pagam?

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Mas sabes se eles têm em conta as despesas, por exemplo uma bolsa de 700€ como a da dges servia para pagar só um mês ou dois de renda, tens mais ou menos ideia dos valores que pagam?
Em Itália não paguei propinas, tinha 100€ de desconto na residência e recebia por volta de 500€/mês. Em Portugal acho que recebia por volta de 200€/mês da DGES. Sei que em França as ajudas também são boas. Obviamente isto tudo depende do teu agregado em específico.

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Em Itália não paguei propinas, tinha 100€ de desconto na residência e recebia por volta de 500€/mês. Em Portugal acho que recebia por volta de 200€/mês da DGES. Sei que em França as ajudas também são boas. Obviamente isto tudo depende do teu agregado em específico.
Interessante, estava a pensar na holanda, apesar de ainda estar no primeiro ano do curso, eu aqui não consigo receber a bolsa da dges, mas penso que lá fora os rendimentos máximos para a receber sejam mais altos, certo?

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Interessante, estava a pensar na holanda, apesar de ainda estar no primeiro ano do curso, eu aqui não consigo receber a bolsa da dges, mas penso que lá fora os rendimentos máximos para a receber sejam mais altos, certo?
Suponho que estejas a pensar candidatar-te para Aero em Delft 😅 Na Holanda o processo é mais complicado, pelo que vi tens acesso a 3 tipos de "empréstimos": o das propinas que tens de pagar de volta, um empréstimo "suplementar" que não tens de pagar (é-te dado gratuitamente) e tens um apoio para viagens (transportes públicos holandeses). O empréstimo suplementar não é muito alto (o máximo deve ser menos de 400€/mês) e o teu income do agregado tem de ser inferior a 50.000€ por ano para seres elegível.

Fora isso, acho que só vendo outras bolsas de organizações ou talvez de Delft em específico. Tendo em conta os custos em Delft, terias de ter outra fonte de rendimentos fiável (empréstimos, família, poupanças, etc).

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Suponho que estejas a pensar candidatar-te a Delft para Aero 😅
Parece que fui apanhado, o curso em que estou e a foto de perifl também não ajudam a disfarçar 😂 :

Suponho que estejas a pensar candidatar-te a Delft para Aero 😅 Na Holanda o processo é mais complicado, pelo que vi tens acesso a 3 tipos de "empréstimos": o das propinas que tens de pagar de volta, um empréstimo "suplementar" que não tens de pagar (é-te dado gratuitamente) e tens um apoio para viagens (transportes públicos holandeses). O empréstimo suplementar não é muito alto (o máximo deve ser menos de 400€/mês) e o teu income do agregado tem de ser inferior a 50.000€ por ano para seres elegível.

Fora isso, acho que só vendo outras bolsas de organizações ou talvez de Delft em específico. Tendo em conta os custos em Delft, terias de ter outra fonte de rendimentos fiável (empréstimos, família, poupanças, etc).
Teria alguma vantagem em pedir um empréstimo a um banco holandês em vez de um português por exemplo?
Tenho de estudar melhor o custo de vida lá também, mas com 300-400 € mês a ajudar acho que talvez conseguisse viabilizar com algum empréstimo ou ajuda da família para complementar.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Teria alguma vantagem em pedir um empréstimo a um banco holandês em vez de um português por exemplo?
Tenho de estudar melhor o custo de vida lá também, mas com 300-400 € mês a ajudar acho que talvez conseguisse viabilizar com algum empréstimo ou ajuda da família para complementar.
Estes que mencionei são empréstimos dados pelo estado (como é feito no UK) e não por um banco. A vantagem disso é que não tens de pagar impostos, o que usas é o que tens de pagar, seja daqui a 1 ou 3 anos.

Se precisares de um empréstimo adicional sugiro que faças em Portugal até porque não sei se ias ser elegível para um empréstimo no estrangeiro.

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Estes que mencionei são empréstimos dados pelo estado (como é feito no UK) e não por um banco. A vantagem disso é que não tens de pagar impostos, o que usas é o que tens de pagar, seja daqui a 1 ou 3 anos.

Se precisares de um empréstimo adicional sugiro que faças em Portugal até porque não sei se ias ser elegível para um empréstimo no estrangeiro.
E sabes se esses empréstimos dados pelo estado têm alguma seriação, ou basicamente se cumprires os requerimentos podes logo receber?

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
E sabes se esses empréstimos dados pelo estado têm alguma seriação, ou basicamente se cumprires os requerimentos podes logo receber?
Se estou correto, é igual à DGES, se fores elegível, recebes. O valor é que flutua dependendo das tuas condições financeiras.

Última edição:
  • Like
Reactions: Pedro Cordeiro.

RitaAndrade2004

Membro Caloiro
Matrícula
24 Fevereiro 2021
O que me recomendariam?
[/QUOTE]
Olá Pedro :D na Dinamarca, Suécia e Noruega consegues estudar com propinas gratuitas pq eles dão este incentivo aos europeus.
tens depois pagar todas as despesas do custo de vida lá que não deve ser barato, mas pelo que sei, na Dinamarca há apoios extra para os estudantes que têm um part-time. Ptt recebes o salário + subsídio (acho que ainda é perto de 600€/700€)

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Olá Pedro :D na Dinamarca, Suécia e Noruega consegues estudar com propinas gratuitas pq eles dão este incentivo aos europeus.
tens depois pagar todas as despesas do custo de vida lá que não deve ser barato, mas pelo que sei, na Dinamarca há apoios extra para os estudantes que têm um part-time. Ptt recebes o salário + subsídio (acho que ainda é perto de 600€/700€)

Sim, investiguei um bocado mais também e descobri que as bolsas e apoios dependem muito do país para que vais, e realmente os países nórdicos oferecem uns apoios bastante interessantes.

GTi_37

Membro Veterano
Matrícula
28 Agosto 2017
O que me recomendariam?

[/QUOTE]
Obrigado pela resposta Rita, vou pesquisar mais sobre isso!

• Like
Reactions: Pedro Cordeiro.

okcoool

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2020
Olá! Qual é a facilidade de entrar em faculdades europeias para fazer mestrados? Costumam pedir médias muito elevadas? Existem várias bolsas disponíveis ou são difíceis de arranjar? Qualquer feedback é bem vindo 🥰