Fazer tese de mestrado em erasmus

Engenharia de Materiais

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2020
Olá a todos,

O meu nome é Carolina e estudo Engenharia de Materiais na FCT NOVA em Lisboa. Gostaria de saber se alguém já realizou a tese de mestrado em erasmus, ou conhece alguém que já tenha passado por esse desafio.

Eu estou neste momento de Erasmus e não podia estar a gostar mais da experiência e por isso desejo mais!

Já encontrei outros programas de mobilidade para ter mais opções, no entanto como já passei por todo o processo de candidatura de Erasmus uma vez, ir uma segunda seria mais fácil pois já conheço os ups and downs de todo o processo.

Caso tenham realizado outro tipo de programas de intercâmbio (VULCANUS, bolsas Leonardo da Vinci, bolsas na ESA...) agradecia do fundo do coração que partilhassem a vossa experiência!

Obrigada pela atenção :)

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá a todos,

O meu nome é Carolina e estudo Engenharia de Materiais na FCT NOVA em Lisboa. Gostaria de saber se alguém já realizou a tese de mestrado em erasmus, ou conhece alguém que já tenha passado por esse desafio.

Eu estou neste momento de Erasmus e não podia estar a gostar mais da experiência e por isso desejo mais!

Já encontrei outros programas de mobilidade para ter mais opções, no entanto como já passei por todo o processo de candidatura de Erasmus uma vez, ir uma segunda seria mais fácil pois já conheço os ups and downs de todo o processo.

Caso tenham realizado outro tipo de programas de intercâmbio (VULCANUS, bolsas Leonardo da Vinci, bolsas na ESA...) agradecia do fundo do coração que partilhassem a vossa experiência!

Obrigada pela atenção :)
Olá Carolina!

Eu estou agora de Erasmus a fazer a tese de mestrado mas só fiz a licenciatura em Portugal, estou a fazer o mestrado noutro país. Não puseste nenhuma dúvida em particular por isso estás à vontade para enviar mensagem se tiveres alguma dúvida particular (procurar tese, encontrar supervisor, burocracias da tese, etc).

Boa sorte! :)

GuilhermeReb

Membro Veterano
Matrícula
18 Outubro 2018
Olá Carolina!

Eu estou agora de Erasmus a fazer a tese de mestrado mas só fiz a licenciatura em Portugal, estou a fazer o mestrado noutro país. Não puseste nenhuma dúvida em particular por isso estás à vontade para enviar mensagem se tiveres alguma dúvida particular (procurar tese, encontrar supervisor, burocracias da tese, etc).

Boa sorte! :)
Olá!! Já agora aproveito o tópico.
Tenho algumas questões relativamente a Erasmus:
  1. Posso fazer Erasmus mais do que uma vez? Qual o limite?
  2. Este ano vou-me candidatar a Medicina Veterinária cujo mestrado é integrado. Poderei fazer o Mestrado numa universidade estrangeira através do Erasmus? E estágio curricular (6º ano)?
  3. Qual é o mínimo e máximo de período de estudos que poderei frequentar em Erasmus? 3 meses, 1 semestre, ou até mais?

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá!! Já agora aproveito o tópico.
Tenho algumas questões relativamente a Erasmus:
  1. Posso fazer Erasmus mais do que uma vez? Qual o limite?
  2. Este ano vou-me candidatar a Medicina Veterinária cujo mestrado é integrado. Poderei fazer o Mestrado numa universidade estrangeira através do Erasmus? E estágio curricular (6º ano)?
  3. Qual é o mínimo e máximo de período de estudos que poderei frequentar em Erasmus? 3 meses, 1 semestre, ou até mais?
O Erasmus é um programa de mobilidade internacional que está quase a fazer 35 aninhos (está a ocorrer a votação agora para a moeda comemorativa de 2€ do programa), a ideia do programa é fomentar o intercâmbio de alunos entre diversos países da Europa e normalmente é por períodos relativamente curtos de tempo. Dito isto, através do programa Erasmus+ não é possível fazeres o mestrado fora porque continuas a ser aluno da tua faculdade, apenas estás num programa de intercâmbio.

Podes participar no programa as vezes que quiseres desde que o período total de Erasmus não exceda os 12 meses (1 ano) por ciclo de estudos (licenciatura, mestrado, doutoramento). No teu caso (que é o mesmo de medicina e arquitetura), podes ir até um total de 24 meses. No ponto de vista "Europeu" do projeto, são estas as limitações.

Os períodos fora normalmente podem ser para estudos (universidade, cadeiras, exames, etc) ou para estágios curriculares (teses, estágios obrigatórios, etc). Os estágios curriculares não têm obrigatoriamente de ser em universidades e podem ser em empresas ou outras organizações. Obviamente que tanto para estudo ou estágio, tudo é validado pela tua universidade e tem de ser aprovado pelo coordenador de mobilidade em questão assim como pelas instituições a que tencionas ir. Para além disto, a tua universidade também pode ter regras específicas no que toca a Erasmus por isso é a tua melhor fonte de informação. Sugiro-te dares uma vista de olhos em algumas faculdades a que te vais candidatar para veres a informação mais em detalhe relativamente a Erasmus (a partir de quando é que podes fazer, quanto tempo, em que universidades, se podes fazer o estágio, etc).

Espero ter-te ajudado e boa sorte! :)

• Like
Reactions: GuilhermeReb

GuilhermeReb

Membro Veterano
Matrícula
18 Outubro 2018
Obrigado pela resposta!! No meu caso, poderia fazer o 5º ano + 6º ano (estágio curricular)? Se sim, ficaria com o Mestrado nessa universidade estrangeira ou na minha universidade de origem?
Mais uma vez, muito obrigado!

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Obrigado pela resposta!! No meu caso, poderia fazer o 5º ano + 6º ano (estágio curricular)? Se sim, ficaria com o Mestrado nessa universidade estrangeira ou na minha universidade de origem?
Mais uma vez, muito obrigado!
Aquilo que estás a falar são de Double Degrees que são projetos independentes de Erasmus. Não sei bem se existem para veterinária mas de certeza que a tua universidade tem informações sobre isso. Normalmente és efetivamente aluno de 2 universidades durante X período de tempo em cada. Em Erasmus continuas a ser aluno da tua universidade de origem e não recebes o grau dado pela universidade que te recebe.

Não sei bem se podes fazer o 5 e 6 anos juntos em Erasmus, é também uma questão de checares a página de mobilidade da faculdade que te vais candidatar.

• Like

GuilhermeReb

Membro Veterano
Matrícula
18 Outubro 2018
Aquilo que estás a falar são de Double Degrees que são projetos independentes de Erasmus. Não sei bem se existem para veterinária mas de certeza que a tua universidade tem informações sobre isso. Normalmente és efetivamente aluno de 2 universidades durante X período de tempo em cada. Em Erasmus continuas a ser aluno da tua universidade de origem e não recebes o grau dado pela universidade que te recebe.

Não sei bem se podes fazer o 5 e 6 anos juntos em Erasmus, é também uma questão de checares a página de mobilidade da faculdade que te vais candidatar.
Ah ok, já entendi!!
Por acaso sabes que programas existem para estudar nos estados unidos?

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Ah ok, já entendi!!
Por acaso sabes que programas existem para estudar nos estados unidos?
Não existem muitos programas mega organizados e muito menos que permeiem várias áreas (e.g. Engenharia e Veterinária) por isso a tua melhor solução é veres nos sites das faculdades que te vais candidatar também. Grande parte dos acordos com universidades dos EUA são feitos 1-a-1 e não sob um programa tipo Erasmus+.

• Like