FBAUP FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

saladazul

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2020
olá a todos. estou no 12º no curso de Artes Gráficas e, embora esteja praticamente certa de que me vou candidatar à FBAUP, gostava de ouvir algumas opiniões de alunos que frequentem esta faculdade (ou outras).
o ideal para mim seria o curso de artes plásticas, já que estou mais vocacionada para a parte criativa das artes do que propriamente a comercial, mas o que gostava mesmo de fazer no futuro é animação. nesse caso, seria mais acertado entrar em design de comunicação ou artes plásticas?
eu sei que as artes plásticas são muito viradas para a parte conceptual. sentem que vos dão bases suficientes na parte técnica também, ou isso será algo que vou ter de aprender por mim própria?
nos últimos anos, tenho ouvido relatos e lido notícias sobre os espaços danificados da escola. pelo que percebi, a situação ainda não foi resolvida, e tenho medo que isso afete o meu aproveitamento académico e que me impeça de fazer certos projetos. apesar disto, acham que o curso vale a pena ou devia procurar uma faculdade com melhores condições?
se estiverem aqui alguns ex-alunos de faculdades de belas artes do país, podiam falar sobre como arranjaram trabalho, o que acham da indústria, etc?

Última edição:
  • Like
Reactions: Jura.no
Não sou de Belas-Artes, mas Arquitectura está perto o suficiente para nós termos uma boa noção do que se passa desse lado da cortina. Em Belas-Artes como quase em todas as artes o que mais importa é ser-se autodidacta e trabalhar bastante - criatividade ajuda bastante, mas a vida nem sempre recompensa a criatividade.

Na indústria artística seres autodidacta, autónoma, empreendedora, e conheceres pessoas no meio é geralmente o que mais importa e aquilo que eventualmente te dará sustento; já que as faculdades pouco irão preparar uma pessoa para a masmorra que é o mercado de trabalho nesta área.

Na indústria artística seres autodidacta, autónoma, empreendedora, e conheceres pessoas no meio é geralmente o que mais importa e aquilo que eventualmente te dará sustento; já que as faculdades pouco irão preparar uma pessoa para a masmorra que é o mercado de trabalho nesta área.

Também estou interessada na FBAUP.
Então o que sugeres? Os cursos das faculdades que existem para o lado das artes plásticas não são a única ou melhor opção para aprender as competências e a pensar?

Também estou interessada na FBAUP.
Então o que sugeres? Os cursos das faculdades que existem para o lado das artes plásticas não são a única ou melhor opção para aprender as competências e a pensar?

Para aprender e ter um diploma a dizer que tens um curso (que poderá servir um dia) são a melhor opção, mas o que eu quero dizer é que estudar belas-artes não será uma porta de abertura para o mercado de trabalho. Nesse aspecto são quase irrelevantes, porque o que importa é ser bom.

Por exemplo, o que preferias? Ter um curso de digamos pintura, e no final não arranjar trabalho, ou, não ter um curso mas teres pessoas a comprar-te obra e a convidar-te para projectos? Óbvio que um curso não te impede na segunda opção, aliás só ajuda, porque na universidade arranjas contactos, conheces pessoas da área e com os mesmos interesses, aprendes coisas que sozinho irias demorar muito tempo a entender/descobrir, e isso tudo é aprendizagem importante.

No entanto, no final do dia queremos todos sair de casa dos papás, e ter um curso artístico e viver da arte, é preciso ser-se autodidacta, criativo, empreendedor, arranjar contactos, e vá ter alguma sorte pelo caminho aqui a ali. Com um curso é mais fácil, no entanto still hella difficult.

• Like
Reactions: Jura.no
Boa tarde,
Gostaria de ter uma ajuda de alguém presente para esclarecer dúvidas à candidatura à FBAUP e/ou outras faculdades relacionadas com o mesmo "desporto".
Obrigada pela atenção!

• Like
Reactions: íris sobral