[FBAUP - FBAUL] Design de Comunicação nas Belas Artes

• Thread starter Deleted member 84129
  • Data de Início

D

Deleted member 84129

Guest
Boas, estou a terminar o 12.º ano em artes visuais e pretendo candidatar-me ao curso de Design de Comunicação nas Belas Artes. Apesar de ambos os cursos serem de Design de Comunicação, as estruturas curriculares e os planos de estudo diferem completamente da FBAUL para a FBAUP e é aí que reside a minha indecisão.

Sei que nesta área a licenciatura que tiramos e onde a tiramos não é assim tão relevante, o que realmente importa é o nosso portfólio e o trabalho que fazemos. Então, procuro o curso que incida mais na preparação para o mercado de trabalho atual e na exploração artística e não tanto na parte académica. Dentro de DC estou mais interessada em design de interação (ux/ui design), web/graphic design e concept art.

Alguém que frequenta ou frequentou o curso e/ou as belas artes poderia me dar um feedback geral sobre a faculdade, e em mais específico sobre as instalações, professores e cadeiras (exigência, frequências e tipos de trabalhos desenvolvidos) em DC? Obrigada!

mariana_24

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Curso
Design Digital
Instituição
IPCA
Se calhar a minha resposta já vem tarde mas acabei o 3ºano de Design na FBAUP e posso dizer-te que se calhar não é 100% indicado para o que queres.
Apesar de haver alguma preparação para o mercado de trabalho atual o curso ainda é muito académico. Há cadeiras mais "atuais" que incluem web design, programas de modelação 3D (Blender) e introdução a um bocadinho de programação (Processing) mas no geral as cadeiras são muito o "típico académico".
Sobre instalações são ok, tem estúdio de fotografia e vídeo disponíveis por marcação, laboratório de fotografia. Tens acesso limitado a computadores (iMac) e também podes requisitar máquinas fotográficas e de vídeo.
Em relação a professores é como acontece na maior parte das instituições: tens de tudo, professores excelentes que estão sempre disponíveis para ajudar e professores que parece que estão lá contrariados. Mas no geral são muito competentes e aprendes bastante com eles.
A exigência é alta. Esperam sempre o melhor de ti e puxam mesmo pelo teu esforço. A maior parte das cadeiras são por frequência, ou seja, tens de ir às aulas e fazer trabalhos. Algumas cadeiras têm um trabalho por semestre, outras vários.
Aconselho-te a ver o plano de estudos no sigarra da fbaup para ter uma ideia geral das cadeiras!
Resumo: o curso ainda tem uma base muito académica. Se queres mesmo ux/ui design se calhar devias considerar outra instituição ou investir depois numa pós graduação.