Olá
@Mmatilde e
@Joana Carranço ! :)
Estou no meu 3º ano da licenciatura em História na NOVA-FCSH e, embora não seja uma pessoa muito social, consigo dar-vos uma ideia de como é a faculdade! Vai ser um texto longo, desculpem
Entrei na universidade em plena pandemia, com aulas online e todas as confusões que isso trazia, mas nunca me senti de parte. A nossa receção foi um pouco limitada como devem imaginar, apenas pudemos estar nós presentes e mais ninguém. É expetável que estejam na vossa receção a Associação de Estudantes e alguns núcleos (clube de leitura, clube de debate, desporto,...), tendo em conta o que aconteceu neste último ano. É também possível que os alunos mais velhos do vosso curso apareçam, mas não é algo muito comum. No meu caso, os alunos mais velhos de História contactaram connosco na primeira semana de aulas para fazer um picnic de boas vindas, o que achei maravilhoso, e onde também nos deram a conhecer a praxe do curso. Eu não me envolvi na praxe, mas no caso da praxe do meu curso foram sempre muito brandos e cuidadosos com as pessoas. Também tinham sempre em atenção a época das nossas avaliações, não havendo praxe nas semanas mais críticas de testes e trabalhos. Se não me engano, não é obrigatório entrarem na praxe do vosso curso, podem escolher praxe de outras licenciaturas, até porque há pessoas de outros cursos na praxe de História :) ! E lembrem-se, não precisam de entrar na praxe forçadas só para se envolverem mais com as pessoas, porque como já disse não estou na praxe e mesmo assim desenvolvi uma grande rede de amigos muito próximos!
Falando da relação entre estudantes, dentro da turma senti que toda a gente no geral foi bem acolhida e a associação de estudantes também ajuda muito em tudo o que precisarem. Temos vários eventos, festas, churrascos, concursos e núcleos que permitem conectar com outras pessoas e criar grandes amizades. Na sua grande generalidade as pessoas que frequentam a FCSH são muito acessíveis, inclusivas e simpáticas. A única vez que me senti um pouco de parte foi este ano, quando me inscrevi numa cadeira de outra licenciatura e as pessoas não me acolheram muito bem visto que eu era a única pessoa de fora, mas com o passar das aulas isso mudou :)
Quanto à relação entre alunos e os serviços da faculdade... não posso falar muito bem, confesso. Apesar de o staff da faculdade ser muito simpático e acessível (no refeitório, na biblioteca, os seguranças,...), a nível administrativo a coisa não anda muito bem. Nos últimos anos não tivemos o melhor diretor e os serviços académicos também ficam muito aquém do esperado, tendo havido agora em Setembro muitos problemas com os estágios curriculares e as cadeiras opcionais

. No entanto, somos uma faculdade que luta muito pelos nossos direitos, fazendo constantemente manifestações e ações contra os órgãos que não agem corretamente (as últimas foram sobre o aumento do preço da refeição e a falta de habitação para estudantes deslocados, se não me engano).
Quanto aos professores, são na sua generalidade muito acessíveis, e são raros aqueles que são mauzinhos (embora existam, em especial na minha licenciatura

). Um dos motivos que me levou a escolher a NOVA-FCSH foi precisamente essa proximidade que os professores e os alunos têm, senti durante toda a minha licenciatura uma grande semelhança ao ensino secundário quando antes me tinham dito que na faculdade os professores não queriam saber de nós e que somos apenas um número. Nesta faculdade nunca senti isso, aliás, a maioria dos professores sabe o nosso nome e lembram-se de coisas que perguntámos ou falámos. Há mesmo situações onde proporcionam experiências enriquecedoras de currículo a alunos quando veem neles o potencial, houve muitos casos na minha turma, por exemplo.
Apesar dos seus problemas administrativos que nos dão algumas dores de cabeça, overall não trocava a FCSH por nada deste mundo. É uma faculdade extremamente inclusiva, em que nunca tive uma má experiência com outros alunos e pessoas que fui conhecendo ao longo do percurso.
Espero ter ajudado e, se tiverem mais alguma dúvida, não hesitem em perguntar! :)