FCUL vs Técnico

@bibbsp

Membro
Matrícula
8 Outubro 2016
Olá. Sei que ainda falta muito para entrar na faculdade, mas já ando a ver médias. Alguém daqui anda na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ? As médias são bem mais baixas que as do Técnico e há cursos que são semelhantes ou, pelo menos, têm cadeiras em comum: Engenharia Biomedica e biofísica na FCUL e Engenharia Biomedica no Técnico, por exemplo. Será que os cursos são igualmente bons?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá. Sei que ainda falta muito para entrar na faculdade, mas já ando a ver médias. Alguém daqui anda na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ? As médias são bem mais baixas que as do Técnico e há cursos que são semelhantes ou, pelo menos, têm cadeiras em comum: Engenharia Biomedica e biofísica na FCUL e Engenharia Biomedica no Técnico, por exemplo. Será que os cursos são igualmente bons?
Olá! Tenho algumas colegas de residência a estudar na FCUL e conheço mais algumas pessoas que estudam por lá. Do que me tenho apercebido, não há uma diferença significativa entre os cursos. Deves optar pelo plano de estudos com que mais te identificas!~

• Like
Reactions: Wraak and @bibbsp

@bibbsp

Membro
Matrícula
8 Outubro 2016
Obrigada. A diferença de médias entre uma e outra é considerável!!’

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Obrigada. A diferença de médias entre uma e outra é considerável!!’
A média diz muito pouco sobre um curso, apenas apontará para quão concorrido um curso é. Conheço gente em ambas instituições e sinto que no mercado de trabalho não há uma diferença que distinga uns de outros. Os colegas que tenho no Técnico gostam dos cursos, mas sentem que por vezes há uma exigência quase extrema e, por isso, não são raras as vezes em que não conseguem completar o curso em 3 anos. Depende do que procuras numa instituição, não escolhas com base na média dos colocados.

• Like
Reactions: @bibbsp and Wraak

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
IST
Acho que as diferenças fundamentais são:
  1. As cadeiras de medicina no IST são dadas na FML
  2. Na FCUL tens estágio obrigatório (no 3º ano se não estou em erro)
De resto, os perfis de mestrado são iguais, as cadeiras são mais ou menos parecidas, ...

Eu estive em Biomédica e a exigência é muito alta, até superior a maior parte dos cursos do Técnico (exceção de MEFT e LMAC). O feedback que tenho de pessoal da FCUL é que o curso é bom, também exigente mas estão, em geral, satisfeitos. No Técnico há alguns professores atuais que não são nada simpáticos nem ensinam bem (mas isso pode muito bem mudar nos próximos anos) mas também gostam do curso overall.

Com disse a @Ariana_, é veres o que procuras numa instituição e qual delas é que corresponde melhor às tuas expetativas.

• Like
Reactions: @bibbsp

@bibbsp

Membro
Matrícula
8 Outubro 2016
A média diz muito pouco sobre um curso, apenas apontará para quão concorrido um curso é. Conheço gente em ambas instituições e sinto que no mercado de trabalho não há uma diferença que distinga uns de outros. Os colegas que tenho no Técnico gostam dos cursos, mas sentem que por vezes há uma exigência quase extrema e, por isso, não são raras as vezes em que não conseguem completar o curso em 3 anos. Depende do que procuras numa instituição, não escolhas com base na média dos colocados.
Obrigada 😊! Essas informações são muito úteis . Sempre ouvi falar bem do Técnico, mas no sentido em que era “superior” às outras instituições.

• Fabulous
Reactions: Ariana_