Ferramentas para melhorar a aprendizagem à distância

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá a todos!
Como sabem as escolas e universidades estão sem aulas já há alguns dias. Algumas instituições de ensino souberam logo colocar em prática meios alternativos de facilitar a aprendizagem à distância com recurso às tecnologias disponíveis e outras estão com formas mais discutíveis de "ensino à distância" que se resumem a enviar documentos via e-mail e pouco mais.
Assim, acho que o Uniarea poderia dar uma ajuda dando a conhecer as várias ferramentas que existem, fazer uma espécie de tutoriais, e métodos de melhorar as atuais aulas online a decorrer. Tendo isso em conta, pedia-vos algum feedback:
  1. Que tecnologias/métodos estão a ser usados pelas vossas instituições de ensino para aprendizagem à distância?
  2. Que tecnologias/métodos podem ser usados para tornar as aulas online tão interactivas ou mais que as aulas presenciais?
  3. Das aulas que já tiveram o que são coisas a evitar e boas práticas no ensino à distância?
Caso alguém queira escrever também conteúdos dentro desta temática envie-me mensagem. ✌

• Like
Reactions: Marco Esperança

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Que tecnologias/métodos estão a ser usados pelas vossas instituições de ensino para aprendizagem à distância?
Zoom para aulas e Moodle para disponibilizar recursos e/ou eventualmente vídeos de aulas.
Que tecnologias/métodos podem ser usados para tornar as aulas online tão interactivas como as aulas presenciais?
Eu não pensei muito sobre esta questão, mas sinceramente as nossas aulas são quase tão interativas como as presenciais (pouco, dado que somos imensos a assistir à mesma aula). No entanto, alguns profs meus estão a disponibilizar o Skype ou a marcar reuniões para tirar dúvidas fora do tempo de aulas e isso é fixe.
Das aulas que já tiveram o que são coisas a evitar e boas práticas no ensino à distância?
Não deixar o microfone ligado 🤦‍♂️ acho que os profs podiam prestar mais atenção ao chat e à funcionalidade do zoom de "levantar" a mão, para um melhor entendimento e para não haver vozes alheias à do professor quando este está a explicar cenas.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Que tecnologias/métodos estão a ser usados pelas vossas instituições de ensino para aprendizagem à distância?
Zoom ou Webex para as aulas práticas de fisiologia. Acho que é bastante útil para cadeiras em que é necessário mais interação e raciocínio para entender a matéria (por exemplo, o prof vai fazendo perguntas e respondemos no chat, tiramos dúvidas, etc.).

Vídeos de aulas teóricas e de algumas aulas práticas no moodle. Acho que isto é ótimo para cadeiras cuja matéria não envolve tanto raciocínio ou para aulas teóricas (que acabam por ser iguais, pelo menos para mim xD).
Para além disso, assim temos a oportunidade de decidir quando e a que velocidade ver, não estando limitados a ter de estar a assistir à aula no PC à hora X, podendo fazer pausas e levar as coisas a nosso ritmo. Acho que já somos crescidinhos para fazer estas escolhas. :P

PowerPoints com áudio a explicar a matéria. Aplica-se o mesmo que disse para os vídeos no moodle.

Das aulas que já tiveram o que são coisas a evitar e boas práticas no ensino à distância?
Alguns profs deviam tentar acompanhar mais o chat... 😂
Mas no geral não tenho razões de queixa, acho que está tudo a correr bastante bem! Sobretudo tendo em conta o curto período de adaptação.

para não haver vozes alheias à do professor quando este está a explicar cenas
Lol, nas aulas que tive ninguém ligou o microfone. Que vergonha que eu teria... 😂🤣

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu não pensei muito sobre esta questão, mas sinceramente as nossas aulas são quase tão interativas como as presenciais (pouco, dado que somos imensos a assistir à mesma aula).
Pois 😅
Não deixar o microfone ligado 🤦‍♂️
Pois também temos esse problema em aulas com muitas pessoas. 😅 Na semana passada durante uma aula, em que tínhamos um seminário com uma empresa no fim, um aluno de repente meteu o remix da cardi b a dar. Não sei se foi propositado ou não dado que estávamos a discutir o impacto do covid-19 nessa entidade. 😂🤦‍♂️

podiam prestar mais atenção ao chat e à funcionalidade do zoom de "levantar" a mão, para um melhor entendimento e para não haver vozes alheias à do professor quando este está a explicar cenas.
Alguns profs deviam tentar acompanhar mais o chat... 😂
Vou adicionar essas dicas ao artigo.

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Olá a todos!
Como sabem as escolas e universidades estão sem aulas já há alguns dias. Algumas instituições de ensino souberam logo colocar em prática meios alternativos de facilitar a aprendizagem à distância com recurso às tecnologias disponíveis e outras estão com formas mais discutíveis de "ensino à distância" que se resumem a enviar documentos via e-mail e pouco mais.
Assim, acho que o Uniarea poderia dar uma ajuda dando a conhecer as várias ferramentas que existem, fazer uma espécie de tutoriais, e métodos de melhorar as atuais aulas online a decorrer. Tendo isso em conta, pedia-vos algum feedback:
  1. Que tecnologias/métodos estão a ser usados pelas vossas instituições de ensino para aprendizagem à distância?
  2. Que tecnologias/métodos podem ser usados para tornar as aulas online tão interactivas ou mais que as aulas presenciais?
  3. Das aulas que já tiveram o que são coisas a evitar e boas práticas no ensino à distância?
Caso alguém queira escrever também conteúdos dentro desta temática envie-me mensagem. ✌
Vou tentar resumir para não ficar tão longo.
1. Para além das plataformas Fénix e Blackboard (vulgo e-learning), estamos a ter aulas através da plataforma Zoom Colibri.
2. Os métodos são muito semelhantes a uma aula normal, onde o professor explica a matéria, disponibilizando os slides em tempo real para irmos acompanhando e onde somos livres de colocar questões, tanto através do micro como do próprio chat.
3. A maioria dos professores (pelo menos do Mestrado CCTI) recomenda que a única webcam e micro ligados sejam os do próprio professor e eu estou de acordo com isso - há demasiado ruído e torna-se confuso entender o que está a ser dito quando estão vários microfones ligados. Tenho uma professora que só dá importância ao chat no final da aula, o que é um erro, mas os outros vão acompanhando à medida que a aula vai decorrendo.

Provavelmente, mais pessoas estão a ter aulas por estes métodos, mas quis deixar aqui o meu feedback.

• Like
Reactions: davis

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Não deixar o microfone ligado 🤦‍♂️ acho que os profs podiam prestar mais atenção ao chat e à funcionalidade do zoom de "levantar" a mão, para um melhor entendimento e para não haver vozes alheias à do professor quando este está a explicar cenas.
Pior é que tem professores que insistem que a gente fique com o microfone ligado, quando isso acontece eu apenas desligo o meu microfone para o sistema mesmo.

• Like
Reactions: davis

NemoExNihilo

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Toda e Qualquer Injustiça
Como muitos outros, Zoom.

Que tecnologias/métodos podem ser usados para tornar as aulas online tão interactivas ou mais que as aulas presenciais?
Acho que, no caso da minha experiência em particular, há um problema conceptual com esta pergunta: se as aulas presenciais já pecam pela reduzida interactividade, como é que se poderá esperar que os professores façam o esforço adicional de tentarem fazer as aulas à distância interactivas?

Em todo o caso, encontro-me um pouco dividido entre achar que um uso mais frequente do chat para permitir tirar dúvidas iria ajudar ou, antes pelo contrário, iria fazer a aula dispersar-se mais rapidamente do que o costume. Por outro lado, suponho que (embora isso não aumente a interactividade per se) esta situação seja uma boa desculpa para, em muitas disciplinas, o pessoal docente construir um bom conjunto de recursos para auxiliar o estudo dos alunos, seja com documentos mais ou menos bem produzidos a explicar a matéria, seja com boas aulas em vídeo gravadas para a posteridade.

O melhor que consigo encontrar para dizer é o seguinte:
  • Partindo da minha experiência pessoal, não usar uma câmara de baixa qualidade para transmitir a escrita feita num papel todo torto em cima de uma secretária, de tal forma que só se vê cerca de metade do que está escrito. Por outras palavras, ter especial cuidado com a legibilidade dos meios de suporte mostrados. Eu sei que o equipamento é o que é e se faz o melhor possível com ele, mas a visibilidade da escrita num quadro, ou a possibilidade de pedir mais imediatamente ao professor para esclarecer o que lá está, não é a mesma nas aulas à distância.
  • Confirmar com alguma frequência se toda a gente está a conseguir acompanhar. Bem, há professores que parecem raramente se importar com isso, mas, nas aulas presenciais, haverá uma maior facilidade para "ler" a disposição geral da sala e perceber se o ritmo está adequado ou não, noção que se perde completamente com aulas à distância.
  • Deixar abertura para os alunos contribuírem com ideias e sugestões. Não é só um cliché que n cabeças pensam melhor do que m (para n > m), e, sobretudo nestes primeiros tempos de adaptação, pode haver coisas específicas que não estão a correr tão bem que talvez possam ser detectadas e corrigidas. Obviamente, isto vai depender muito da abertura do professor, mas, em todo o caso, a possibilidade de fazer as sugestões anonimamente é sempre recomendável...
Eu sei que são coisas mais ou menos óbvias, mas cinco ou seis disciplinas de Física experimental ensinaram-me que mais vale repetirmos as sugestões óbvias e talvez descobrirmos que nos esquecemos de alguma coisa do que acharmos que tudo o que valia a pena ser dito já o foi... 😉

• Like
Reactions: Alterado and davis
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Livro de Filosofia:Lógica Proposicional e Outras Ferramentas Para o Trabalho Filosófico 10º Ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Dúvida de escolha de disciplinas para 12º ano Ensino Secundário 5
B Temas para trabalho de Aplicações Informáticas Ensino Secundário 0
P Qual o melhor livro para preparar para os exames de Física e Química A, Matemática A e biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Ugheu Este ano dá para anular disciplinas? Ensino Secundário 1
M Alteração da classificação final para efeitos de diploma Ensino Secundário 1
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 0
D Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Z Opções para um licenciado em Línguas Aplicadas/LLE Humanidades, Secretariado e Tradução 0
S Enfermagem para licenciados Concursos e Regimes Especiais 0
Juliarodrigues77 Transição do 10º ano para o 11º Ensino Secundário 2
S Quando se começaram a receber os códigos para o Acesso Universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
S Mudar de curso de Licenciatura (aluno de Artes para programação) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Pré-Requisitos : Datas para inscrição Pré-Requisitos 1
Gabriel Molina Cursos para Engenheiro Químico Inglaterra. Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
C Mudança curso Electro para Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
A Estatuto Trabalhador-Estudante para Enfermeiros Ensino Superior 1
D Alguem sabe dizer-me a media para entrar em engenharia informatica na universidade de coimbra? Concurso Nacional e Locais - Público 3
F Possível candidatura para o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 16
A Meios de preparação para o exame de FQ-A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
V Exames para cursos profissionais Concursos e Regimes Especiais 5
Tugas13 Certificado de Inglês para Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
J Transferencia de curso para a ESEC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
M Mudança de Eng. Mecânica para Eng. Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Lucas Parejo Exames do 12º serão obrigatórios para o ano que vem? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
D Preciso dos recursos do professor para manuais do 9ºano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
Marcosilva.98 Melhor faculdade privada no Porto para Psicologia? Ciências Sociais e Serviços 0
D Resposta para exame de hisótoria A (urgente) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Curso para ser Bancário Ciências Económicas e Empresariais 2
M Mudança para Medicina Dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
C Enviar documentos para o UK? Geral 2
Diana Peixoto Magalhães De Farmácia para CF Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
F Cursos preparatórios para prova de Matematica - ISCTE (Maiores de 23) Concursos e Regimes Especiais 1
Jessicalvr Aumentar a nota em Conselho de Turma? (9,3 para 9.5=10) Ensino Secundário 5
xTixax E para quem chumbou num exame em 2019? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
R Transferência da UCP para a FEP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
ExamesFQA Pedido de alguns voluntários para teste de um quiz do google classrooms Ensino Secundário 0
veracarvalho309 Ideias para oralidade de Português Ensino Secundário 0
Rutemarques2002 Dúvida sobre as aulas presenciais para o ensino secundário Ensino Secundário 18
E E se não entrar já para a universidade? Ensino Secundário 2
I Estudo Individual Vocacional para crianças e adolescentes Ensino Básico 0
C Qual o melhor mestrado para uma licenciada em tecnologia biomédica? Saúde 0
I Número interno para alunos externos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
andreia.frndsss Devo pedir outra vez a atribuição da senha e enviar para a escola? Concurso Nacional e Locais - Público 2
R Mestrados para Ciências Biomédicas Ciências 1
CarluxaSofia Transferência Politécnico para Universidade, é possivel? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3