FEUP vs. IST

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Percebo perfeitamente o que dizes mas não me referia na facilidade de entrada no mestrado(nem nas equivalencias da licenciatura ou coisa parecida) mas sim na parte de depois de estar na nova faculade a facilidade que era de adaptar-se ao novo mestrado/faculdade...
Já agora, repara que muitas cadeiras que são dadas na Licenciatura em Física são dadas no mestrado lá no IST (as cadeiras de física de partículas, física nuclear, etc), portanto não me parece que haja muito problema nesse aspeto

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
era nesse sentido que estava a ter o meu raciocínio ...

Luís V

Membro
Matrícula
19 Agosto 2017
Considerando que o curso de base é o mesmo e a instituição em causa não deve ser difícil. Podes ver aqui os colocados no mestrado em física deste ano: http://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/2cicloalameda_web-alterado-sandro.pdf

Para um mestrado em engenharia física parece-me óbvio que o melhor curso de base será engenharia física e não física, daí a minha recomendação, embora física seja uma boa segunda opção. Inclusive, como podes ver no ficheiro em cima, e como seria de esperar, os alunos que concorreram com licenciatura em engenharia física levaram com 1 (de 0 a 1), no campo "Afinidade" da fórmula de candidatura do IST, enquanto que os alunos licenciados em física levaram com apenas 0,75 nesse campo, tendo sido facilmente ultrapassados na ordem de colocação pelos primeiros.
Muito obrigado Davis, foi uma informação extremamente útil, ajudou-me bastante na minha decisão.

• Like
Reactions: davis

curiousbeing

Membro
Matrícula
6 Maio 2018
Boas. Eu vivo no Norte, gosto bastante do plano de estudos de eng. física na FEUP e o da eng. física e tecnológica no IST. Vale a pena ir para Lisboa para tirar o curso?
Na tua decisão pondera o facto de que não arranjas um quarto em Lisboa por menos de 300€/mês (arranjas a 250€ na periferia tipo Sinta ou Oeiras mas depois precisas de passe e no total fica-te por 300€). Estamos a falar de quarto, não apartamento. E com esse valor arranjas um quarto básico, não um palácio super confortável.

Não sei qual é a tua disponibilidade financeira, pode fazer diferença ou não, mas é um factor a ter em conta.

• Like
Reactions: Luís V

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Olá. Alguém da FEUP me pode falar sobre o curso de Eng.Química? Têm muita prática?

Veraasilva32

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2017
Olá!
Eu estou prestes a candidatar-me ao ensino superior. Ainda não tomei a decisão final ,mas na minha candidatura vão constar dois cursos diferentes: engenharia informática e engenharia e gestão industrial.
A nível de faculdade "tenho ouvido" que tanto a FEUP como o IST são as faculdades de topo e ,naturalmente ,gostava de entrar numa boa faculdade. Na FEUP , é quase certo que não entro, contudo à partida podia ficar colocada no Técnico.
Como nem tudo na vida são rosas , o técnico ,pela sua localização, tem bastantes desvantagens para mim. Eu sou de Guimarães ,por isso a começar pela distância e a terminar na loucura que é encontrar casa e nos preços da gr
cidade grande, não faltam razões para me fazer ficar.
Gostava ter um feedback : valerá a pena o esforço? A boa cotação do técnico traz verdadeiras mais valias no futuro? Qual é na pratica a diferença entre tirar o curso num sitio ou no outro?

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Olá!
Eu estou prestes a candidatar-me ao ensino superior. Ainda não tomei a decisão final ,mas na minha candidatura vão constar dois cursos diferentes: engenharia informática e engenharia e gestão industrial.
A nível de faculdade "tenho ouvido" que tanto a FEUP como o IST são as faculdades de topo e ,naturalmente ,gostava de entrar numa boa faculdade. Na FEUP , é quase certo que não entro, contudo à partida podia ficar colocada no Técnico.
Como nem tudo na vida são rosas , o técnico ,pela sua localização, tem bastantes desvantagens para mim. Eu sou de Guimarães ,por isso a começar pela distância e a terminar na loucura que é encontrar casa e nos preços da gr
Gostava ter um feedback : valerá a pena o esforço? A boa cotação do técnico traz verdadeiras mais valias no futuro? Qual é na pratica a diferença entre tirar o curso num sitio ou no outro?
Eu que nem sou de engenharia digo que se for um grande esforço financeiro e tenhas dificuldades é melhor nao mesmo valendo a pena. Se nao for assim tanto esforço e tiveres posses para tal devias tentar o IST. No futuro pode te abrir portas "melhores" até mais a nivel internacional dada a cotaçao do mesmo. Depois obvio que se fores má engenheira te vais dar mal mas nao contemos com isso.

• Like
Reactions: Veraasilva32

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Olá!
Em lisboa os quartos sao extremamente caros.
Podes sempre tirar o curso aí em guimaraes e depois pedir transferencia para a feup.

• Like

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Mais vale tirares o curso na UM que o curso de informática aí é bastante bom

• Like

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Olá!

Olá Vera. Se és de Guimarães, eu escolhia ficar a tirar EGI aí ou em Braga informática. Tanto um como noutro curso estão no Top 3 dos melhores em Portugal. Agora, se não te fizer diferença gastar umas boas centenas de euros a ir para Lisboa ou Porto concorre para lá. Mas sendo da zona eu escolhia a UM. Em termos de espírito académica Guimarães não é do melhor, mas se moras lá, tens uma excelente qualidade de vida em Guimarães como deves saber. Tive umas disciplinas de EGI e gostei mesmo muito das disciplinas, muito bem dadas e com excelentes professores na área de EGI, só tenho mesmo a dizer bem de EGI, e conheço alguns engenheiros dessa área e estão todos bem empregados e com excelentes infraestruturas também aí na UM, daí que eu escolheria ficar mais perto de casa.

• Like
Matrícula
26 Junho 2016
Curso
Engenharia Informática-2ºano
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá!
Já considerasse Engenharia Informática na UA? Neste momento é uma das melhores universidades do país nesta área. Se houvesse dúvidas disso, as empresas que têm contratado os nossos recém-licenciados referem que estão bem preparados e que estão "ao nível dos da FEUP".
Para além disso não é tão longe como o IST.

Última edição:

Francisco 10

Membro
Matrícula
30 Maio 2021
Olá a todos!
Este ano vou concorrer ao ensino superior e queria seguir engenharia mecânica. Sempre quis estudar no IST por ser, para mim, a faculdade "de sonho". Porém, também me parece que a FEUP seja uma faculdade igualmente boa. Analisei os planos curriculares e penso que gostei um pouco mais do do IST, mas apenas ligeiramente pois pareceram-me muito semelhantes. Como sou de Viseu, a FEUP fica me mais perto e a maior parte dos meus melhores amigos vai para o porto, mas não conheço tão bem a faculdade. Em relação ao IST, como já disse, já quero estudar lá há muito tempo e até já consegui alojamento. Para além disso, a média do curso foi superior na FEUP, pelo que não faria muito sentido colocar na 2a opção caso coloque IST na 1a (sendo que em princípio vou ter média para ambos).
Basicamente, são várias as vantagens de cada faculdade, pelo que agradecia se alguém de alguma delas me pudesse dar alguma opinião relativa ao curso e à instituição :)

• Like
Reactions: Jigglypuff_21

Jigglypuff_21

Membro
Matrícula
3 Junho 2021
Olá a todos!
Este ano vou concorrer ao ensino superior e queria seguir engenharia mecânica. Sempre quis estudar no IST por ser, para mim, a faculdade "de sonho". Porém, também me parece que a FEUP seja uma faculdade igualmente boa. Analisei os planos curriculares e penso que gostei um pouco mais do do IST, mas apenas ligeiramente pois pareceram-me muito semelhantes. Como sou de Viseu, a FEUP fica me mais perto e a maior parte dos meus melhores amigos vai para o porto, mas não conheço tão bem a faculdade. Em relação ao IST, como já disse, já quero estudar lá há muito tempo e até já consegui alojamento. Para além disso, a média do curso foi superior na FEUP, pelo que não faria muito sentido colocar na 2a opção caso coloque IST na 1a (sendo que em princípio vou ter média para ambos).
Basicamente, são várias as vantagens de cada faculdade, pelo que agradecia se alguém de alguma delas me pudesse dar alguma opinião relativa ao curso e à instituição :)
Por experiência não aconselho a FEUP, nada tem a ver com o ensino, conheci bons professores, super acessíveis. Mas o ambiente é uma merda. Claro que não é correcto dizer isto porque nem todos os cursos são iguais. Em electro o ambiente é sem dúvida horrível, talvez por ser mulher e os homens quererem-se aproveitar disso.
Tu tens um objetivo, apesar da FEUP ser mais perto, tu sempre quiseste ir para Lisboa, devias apostar nessa opção.
Boa sorte.

Última edição:

JoannaSF

Membro
Matrícula
19 Agosto 2020
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ ICBAS
Olá a todos!
Olá, eu estudo na FEUP (não em mecânica), adoro o ambiente e fui muito bem acolhida, mas acho que isso depende de curso para curso e de ano para ano. De qualquer forma, tendo aulas tanto na FEUP como noutra instituição (ICBAS), por comparação, acho que a FEUP é muito boa e oferece ótimas instalações, ensino e oportunidades.
Contudo, também já ouvi falar muito bem do IST, e analisando a tua situação parece-me que deveria ser a tua primeira escolha. Penso que ambas são excelentes escolas, mas se o IST é o teu sonho devias optar por ele, mesmo que os teus amigos fiquem pelo Porto. Mas isso claro é a minha opinião, espero ter ajudado :) (E penso que não seria um desperdício colocar a FEUP em 2ª opção pq as médias podem sempre mudar)

Francisco 10

Membro
Matrícula
30 Maio 2021
Por experiência não aconselho a FEUP, nada tem a ver com o ensino, conheci bons professores, super acessíveis. Mas o ambiente é uma merda. Claro que não é correcto dizer isto porque nem todos os cursos são iguais. Em electro o ambiente é sem dúvida horrível, talvez por ser mulher e os homens quererem-se aproveitar disso.
Tu tens um objetivo, apesar da FEUP ser mais perto, tu sempre quiseste ir para Lisboa, devias apostar nessa opção.
Boa sorte.
Pois, também já vi mais gente a queixar-se do ambiente :/ Muito obrigado pelo feedback!!!
Mensagem fundida automaticamente:

Olá, eu estudo na FEUP (não em mecânica), adoro o ambiente e fui muito bem acolhida, mas acho que isso depende de curso para curso e de ano para ano. De qualquer forma, tendo aulas tanto na FEUP como noutra instituição (ICBAS), por comparação, acho que a FEUP é muito boa e oferece ótimas instalações, ensino e oportunidades.
Contudo, também já ouvi falar muito bem do IST, e analisando a tua situação parece-me que deveria ser a tua primeira escolha. Penso que ambas são excelentes escolas, mas se o IST é o teu sonho devias optar por ele, mesmo que os teus amigos fiquem pelo Porto. Mas isso claro é a minha opinião, espero ter ajudado :) (E penso que não seria um desperdício colocar a FEUP em 2ª opção pq as médias podem sempre mudar)
Sim, é verdade! Vou continuar a pesquisar sobre ambas as faculdades e tentar decidir! Muito obrigado! :)

Fhsj

Membro
Matrícula
4 Agosto 2019
Olá a todos!
Olá, também sou de Viseu e estou em Aeroespacial no IST. Se estás a considerar Mecânica, diria para escolheres a FEUP. Tenho colegas lá e sei mais ou menos as diferenças entre IST e FEUP. No entanto, se o IST sempre foi a tua faculdade de sonho, deves ir para onde quiseres.
Pelo que me contam, o ambiente na FEUP parece melhor que no IST. Dizem que os profs estão sempre dispostos a ajudar, o que não acontece sempre no IST. Comparando a dificuldade FEUP vs IST, IST é 100% mais difícil. Mesmo em cadeiras com o mesmo nome, no IST há sempre mais 1 ou 2 capítulos de matéria a mais, isto porque no IST o ritmo é muito acelerado comparado com a FEUP. Para agravar, os métodos de Avaliação não ajudam: Há avaliação contínua que se traduz em mini testes todas as semanas ou de duas em duas semanas em algumas cadeiras que por vezes chegam a valer uns míseros 20% da nota. Isto supostamente era para ajudar os alunos a não deixarem a matéria acumular, mas só causa stress constante e depois temos teste/exame onde volta a calhar a matéria e voltamos a ser avaliados nela...
Basicamente, no IST vais viver para o estudo, praxe e saídas à noite no IST são muito mais reduzidas do que a experiência universitária usual, porque estamos sempre cheios de trabalho.
Os horários são HORRIVEIS no IST, desculpa as letras maiúsculas mas são mesmo nojentos, és capaz de ter dia de aulas das 11 às 19 com apenas 30 minutos para almoço, como podes só ter 1 aula no dia todo. Se prezas a tua horinha de almoço, vai para a FEUP. Os horários somos nós que escolhemos os turnos, mas os turnos disponíveis normalmente não são muito compatíveis entre cadeiras, e às vezes só há 1 turno de uma certa aula. E não há intervalo entre aulas, supostamente os profs têm que esperar 10 minutos antes de começar, mas a maior parte não quer saber disso.
A única coisa em que o IST se destaca é mesmo as atividades extracurriculares dos núcleos de alunos e o contacto com empresas.
Os alunos apresentaram um documento com várias queixas em relação ao ensino etc ao conselho pedagógico, mas a resposta deles foi uma treta qq, basicamente não quiseram saber.
E em relação a distância, Lisboa é mais longe, De autocarro de Viseu são 3 horas e meia se for direto, pode chegar a 4 horas e meia se fizer muitas paragens. Pode não parecer muito, mas perdes 1 tarde ou manhã em viagem.
Se já conseguiste alojamento em Lisboa, ótimo, mas pondera bem a tua escolha.
O IST ensina a arte do desenrascar e fazer milagres com pouca coisa.
O que aparece nas notícias às vezes pode parecer muito bonito, mas quase de certeza que é uma ilusão. Por exemplo, agora vai começar o novo método de ensino, que supostamente vai ajudar os alunos, mas se for como tudo o resto tem sido, só vai agravar as coisas, é esperar para ver sinceramente.

Francisco 10

Membro
Matrícula
30 Maio 2021
Olá, também sou de Viseu e estou em Aeroespacial no IST. Se estás a considerar Mecânica, diria para escolheres a FEUP. Tenho colegas lá e sei mais ou menos as diferenças entre IST e FEUP. No entanto, se o IST sempre foi a tua faculdade de sonho, deves ir para onde quiseres.
Pelo que me contam, o ambiente na FEUP parece melhor que no IST. Dizem que os profs estão sempre dispostos a ajudar, o que não acontece sempre no IST. Comparando a dificuldade FEUP vs IST, IST é 100% mais difícil. Mesmo em cadeiras com o mesmo nome, no IST há sempre mais 1 ou 2 capítulos de matéria a mais, isto porque no IST o ritmo é muito acelerado comparado com a FEUP. Para agravar, os métodos de Avaliação não ajudam: Há avaliação contínua que se traduz em mini testes todas as semanas ou de duas em duas semanas em algumas cadeiras que por vezes chegam a valer uns míseros 20% da nota. Isto supostamente era para ajudar os alunos a não deixarem a matéria acumular, mas só causa stress constante e depois temos teste/exame onde volta a calhar a matéria e voltamos a ser avaliados nela...
Basicamente, no IST vais viver para o estudo, praxe e saídas à noite no IST são muito mais reduzidas do que a experiência universitária usual, porque estamos sempre cheios de trabalho.
Os horários são HORRIVEIS no IST, desculpa as letras maiúsculas mas são mesmo nojentos, és capaz de ter dia de aulas das 11 às 19 com apenas 30 minutos para almoço, como podes só ter 1 aula no dia todo. Se prezas a tua horinha de almoço, vai para a FEUP. Os horários somos nós que escolhemos os turnos, mas os turnos disponíveis normalmente não são muito compatíveis entre cadeiras, e às vezes só há 1 turno de uma certa aula. E não há intervalo entre aulas, supostamente os profs têm que esperar 10 minutos antes de começar, mas a maior parte não quer saber disso.
A única coisa em que o IST se destaca é mesmo as atividades extracurriculares dos núcleos de alunos e o contacto com empresas.
Os alunos apresentaram um documento com várias queixas em relação ao ensino etc ao conselho pedagógico, mas a resposta deles foi uma treta qq, basicamente não quiseram saber.
E em relação a distância, Lisboa é mais longe, De autocarro de Viseu são 3 horas e meia se for direto, pode chegar a 4 horas e meia se fizer muitas paragens. Pode não parecer muito, mas perdes 1 tarde ou manhã em viagem.
Se já conseguiste alojamento em Lisboa, ótimo, mas pondera bem a tua escolha.
O IST ensina a arte do desenrascar e fazer milagres com pouca coisa.
O que aparece nas notícias às vezes pode parecer muito bonito, mas quase de certeza que é uma ilusão. Por exemplo, agora vai começar o novo método de ensino, que supostamente vai ajudar os alunos, mas se for como tudo o resto tem sido, só vai agravar as coisas, é esperar para ver sinceramente.
Muito obrigado mesmo pelo feedback, sem dúvida que ajudou! Entretanto também já recolhi mais opiniões sobre ambas as instituições e tenho mesmo de pesquisar mais sobre a FEUP para ter a certeza de que faço a escolha acertada!