Ficar como Suplente nos Resultados Provisórios de Mestrado

Sara Marçôa

Membro Caloiro
Matrícula
1 Julho 2024
Olá! Candidatei-me para o Mestrado de Gestão de Serviços na FEP no Porto. Eles só aceitam 35 vagas. Fomos 61 candidatos, eu fiquei no 36ª lugar, ficando como 1º lugar de suplente. Sou licenciada em Turismo e tenho média de 15,9. Eles valorizaram o meu perfil académico mas não o meu CV profissional, dando-me uma pontuação baixíssima, o que me baixou a pontuação e me fez ficar abaixo das 35 vagas.. Eu desde os meus estudos que trabalho em hotelaria e restauração. Para além da experiência a nível nacional, também tive 2 anos na Flórida, nos EUA também a trabalhar na área. Não acharam que fosse relevante pro mestrado... Turismo/Hotelaria não é relevante pra um mestrado em Gestão de Serviços? Sendo que Turismo o que serve é exclusivamente serviços ao cliente? Ou procuravam que eu trabalhasse em algo mais administrativo? (tenho experiência principalmente em empregada de mesa e um pouco em receção). Gostava de saber a opinião de alguém sobre esta situação.. E perguntar se normalmente há desistências nos mestrados e se há possibilidade de haver uma vaga disponível? :)

Solução
Olá.
Sim, costuma haver desistências, particularmente de pessoas que se candidatam a vários mestrados.
Isto dito, se discordas da decisão de seriação, és livre de utilizar os períodos de audiência prévia e de reclamação para expor o teu caso. No mínimo, obterias algumas explicações acerca de seres pontuada como foste. A teoria que me surge é que apenas valorizariam experiência em cargos de gestão... ou então engano puro, ou falta de meios de prova, mas é apenas especulação.
Qualquer questão, dispõe.
Olá.
Sim, costuma haver desistências, particularmente de pessoas que se candidatam a vários mestrados.
Isto dito, se discordas da decisão de seriação, és livre de utilizar os períodos de audiência prévia e de reclamação para expor o teu caso. No mínimo, obterias algumas explicações acerca de seres pontuada como foste. A teoria que me surge é que apenas valorizariam experiência em cargos de gestão... ou então engano puro, ou falta de meios de prova, mas é apenas especulação.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis
Solução
Olá.
Isto dito, se discordas da decisão no q, és livre de utilizar os períodos de audiência prévia e de reclamação para expor o teu caso. No mínimo, obterias algumas explicações acerca de seres pontuada como foste. A teoria que me surge é que apenas valorizariam experiência em cargos de gestão... ou então engano puro, ou falta de meios de prova, mas é apenas especulação.
Obrigada pela resposta :). Sim, honestamente acho que deram prioridade aos que têm experiência na área da gestão. Fiquei triste, e senti-me desvalorizada, mas estando no primeiro lugar dos suplentes sugere que, se houver desistência, serei a primeira a ser chamada?

Obrigada pela resposta :). Sim, honestamente acho que deram prioridade aos que têm experiência na área da gestão. Fiquei triste, e senti-me desvalorizada, mas estando no primeiro lugar dos suplentes sugere que, se houver desistência, serei a primeira a ser chamada?
Sim, exactamente. Pelo que sei, contactar-te-iam por email, e terias de responder a dizer que queres a vaga, passando para o próximo caso não o fizesses.

Obrigada. Isso só acontece depois da fase das matrículas, certo?
Sim. Consulta o edital se quiseres os detalhes de como vai decorrer. Por exemplo, no ano passado, para os mestrados de continuidade:
Os suplentes serão chamados sequencialmente à matrícula desde que os colocados não efetivem a sua matrícula. Os suplentes serão notificados para o endereço eletrónico indicado no respetivo formulário de candidatura, tendo o candidato 2 dias úteis para confirmar a aceitação da vaga. Findo este prazo, na ausência de resposta, será considerado que não pretende a vaga e será notificado o suplente seguinte.
... e tem atenção ao facto de que, na FEP, os prazos de matrícula para candidatos finalistas e para candidatos já licenciados podem diferir (o que afectaria quando serias contactada, caso haja candidatos já licenciados que não se matriculem).