Ficar em eng. Informática ou mudar para eng. electrotécnica...

DDiasTUGA

Membro
Matrícula
22 Maio 2017
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT-UNL
Boas.
Eu na primeira fase entrei em Engenharia Informática na FCUL e quando me candidatei nem coloquei a hipótese de ir para Eng. Eletrotécnica, no entanto decidi olhar melhor para os planos de estudo de Engenharia electrotécnica e de Computadores em varias faculdades e até que me chamou à atenção.
E neste momento estou indeciso entre ficar na FCUL ou mudar para Engenharia Eletrotécnica na NOVA.
A minha dúvida é principalmente na componente de programação do curso de electrotécnica se é muito mais básica que o de informática, ou se fico habilitado e com capacidades suficientes para programar como deve ser.
Se alguém que seja de Electrotécnica, mesmo que não seja da NOVA, me puder ajudar e dar-me uma opinião agradecia.
Obrigado! :)

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Engenharia Electrotécnica
Instituição
FEUP
Boas.
Eu na primeira fase entrei em Engenharia Informática na FCUL e quando me candidatei nem coloquei a hipótese de ir para Eng. Eletrotécnica, no entanto decidi olhar melhor para os planos de estudo de Engenharia electrotécnica e de Computadores em varias faculdades e até que me chamou à atenção.
E neste momento estou indeciso entre ficar na FCUL ou mudar para Engenharia Eletrotécnica na NOVA.
A minha dúvida é principalmente na componente de programação do curso de electrotécnica se é muito mais básica que o de informática, ou se fico habilitado e com capacidades suficientes para programar como deve ser.
Se alguém que seja de Electrotécnica, mesmo que não seja da NOVA, me puder ajudar e dar-me uma opinião agradecia.
Em principio depende do ramo de eng. electrotécnica escolheres, se escolheres em hipótese no 3º ano o ramo da energia ou de automação então vais lidar menos com a programação que conheces e mais com a programação de máquinas industriais, se fores para o ramo de electrónica, telecomunicações e computadores ai já trabalhas mais com programação e tudo o que envolve computadores, mas o melhor é mesmo ir a um departamento e tirar essas dúvidas lá :)

• Like
Reactions: DDiasTUGA

DDiasTUGA

Membro
Matrícula
22 Maio 2017
Curso
Instituição
FCT-UNL
E achas possível mais tarde vir a focar-me mais em segurança informática, mesmo que tenha que fazer o mestrado a outro sitio/curso?
E em relação à programação se seguir o segundo ramo, o das telecomunicações e computadores achas que fico com capacidades semelhantes à de um aluno de informática??

E já agora obrigado pela resposta :)

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Engenharia Electrotécnica
Instituição
FEUP
E achas possível mais tarde vir a focar-me mais em segurança informática, mesmo que tenha que fazer o mestrado a outro sitio/curso?
E em relação à programação se seguir o segundo ramo, o das telecomunicações e computadores achas que fico com capacidades semelhantes à de um aluno de informática??

E já agora obrigado pela resposta :)
Não te sei responder com muita certeza à tua pergunta, penso que em eng informática ficas melhor preparado para a área da segurança, tenho um amigo meu que também quer seguir a área da segurança e está em eng informática, penso que com eng electrotécnica também conseguias mas ias depois demorar mais tempo, mas se isso não for um problema e quiseres uma formação de mais banda larga e só mais à frente te especializares não deve ser problema.
O melhor seria ires falar mesmo com professores da área de informática e de electro a ver a opinião deles, sei que existem muitos professores de informática que são de electro mesmo aqui na feup, pois como informática é um curso recente e electro um curso muito vasto acontecem casos até do director do curso de informática da feup ser eng electrotécnico (aposentou-se este ano).

• Like

muralha51

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2017
Boas.
Electro na FCT aqui. O que queres saber ao certo? É assim, claro que a componente de progtamacao em electro é muito inferior à de informática, sendo que na licenciatura apenas tens uma ideia muito "básica" da coisa, tens tipo 3-4 cadeiras. Depois no mestrado podes seguir áreas mais relacionadas com computadores, mas se queres entrar na área da segurança informática acho melhor continuares em eng. Informática

• Like

DDiasTUGA

Membro
Matrícula
22 Maio 2017
Curso
Instituição
FCT-UNL
Electro na FCT aqui. O que queres saber ao certo? É assim, claro que a componente de progtamacao em electro é muito inferior à de informática, sendo que na licenciatura apenas tens uma ideia muito "básica" da coisa, tens tipo 3-4 cadeiras. Depois no mestrado podes seguir áreas mais relacionadas com computadores, mas se queres entrar na área da segurança informática acho melhor continuares em eng. Informática
Agora já fiz a candidatura e estou à espera dos resultados que saem amanhã.
Mas já falei com um aluno daí, que por acaso entregou a tese ontem e ele já me deu umas luzes sobre o curso.
A parte da programação é importante para mim, mas há sempre a possibilidade de aprender a programar sozinho pela net, afinal de contas foi assim que dei os primeiros passinhos no assunto, mesmo não sendo um expert na matéria, nem perto disso.
E a parte de segurança tenho sempre a possibilidade de fazer certificados posteriormente a acabar o curso, a parte de electrotecnia é que é mais complicada de ir buscar sem ser num curso superior e já soube que mesmo em mestrado há uma área de telecomunicações que envolve mais programação e é uma área bastante do meu interesse.
Por isso acho que é uma excelente opção para mim :)

Se me souberes apenas dizer se o núcleo de eletro está a funcionar e se é possivel entrar no primeiro ano sem perceber praticamente nada da área de eletro e começar a dar os primeiros passos no assunto lá era fixe.
Obrigado pela resposta já agora :)

muralha51

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2017
Agora já fiz a candidatura e estou à espera dos resultados que saem amanhã.
Mas já falei com um aluno daí, que por acaso entregou a tese ontem e ele já me deu umas luzes sobre o curso.
A parte da programação é importante para mim, mas há sempre a possibilidade de aprender a programar sozinho pela net, afinal de contas foi assim que dei os primeiros passinhos no assunto, mesmo não sendo um expert na matéria, nem perto disso.
E a parte de segurança tenho sempre a possibilidade de fazer certificados posteriormente a acabar o curso, a parte de electrotecnia é que é mais complicada de ir buscar sem ser num curso superior e já soube que mesmo em mestrado há uma área de telecomunicações que envolve mais programação e é uma área bastante do meu interesse.
Por isso acho que é uma excelente opção para mim :)

Se me souberes apenas dizer se o núcleo de eletro está a funcionar e se é possivel entrar no primeiro ano sem perceber praticamente nada da área de eletro e começar a dar os primeiros passos no assunto lá era fixe.
Obrigado pela resposta já agora :)
Eu não sou do núcleo por isso se calhar nao sou a pessoa mais acertada para responder, mas sim, o núclepo esta activo e podes entrar no primeiro ano, pelo que eu sei eles dividem-se em grupos de trabalho para fazer os seus projectos e assim, e organizam tambem as JORTEC (palestras, workshops, etc).

• Like