Ficar retido com 2 disciplinas trianuais e 1 bianual no 11º ano - AJUDA

João_Silva123

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2025
Boas.
Tenho uma dúvida, estou no 11ºano e em humanidades...

Estou com 12 em português no 10º e este ano vou ter 9 no final do ano, também estou com 8 a história A mas tive 10 no 10º ano (Ambas as duas trianuais).
Além disso tenho a disciplina de MACS anulada (Disciplina bianual).

A minha dúvida é se posso ficar retido por causa disto? Eu sei que não se pode ter 3 ou mais negativas mas uma delas pela média fica positiva (Português).

Já me disseram que não fico retido mesmo que não vá a exame de MACS. Já me disseram que só transito se fizer o exame de MACS e tiver mais de 9,5v e já me disseram que fico retido e ponto por ter 3 negativas.

Preciso mesmo da vossa ajuda.

Olá.

Não faz diferença se a média é positiva ou não, já que ambas as disciplinas em questão são disciplinas trienais. Nas bienais, por se tratar da nota final da disciplina, é que importa a média.

Ao obter aprovação no exame de MACS, concluis a disciplina com aproveitamento, pelo que ficas apenas com 2 negativas, e transitas de ano sem nenhuma disciplina em atraso, tendo apenas de ter 11 ou mais a História no 12º para concluir a disciplina com média positiva.

Acredito que fiques retido apenas se não obtiveres aprovação no exame de MACS, e transites caso obtenhas positiva no exame. Porém, não tenho a certeza absoluta de que uma disciplina anulada conte como uma negativa para a regra das "3 ou mais negativas".

Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: João_Silva123