Ficha de Filosofia! AJUDEM !!

ANTONIETA11A

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2021
Podem-me ajudar nesta ficha de filosofia?

“Uma acumulação de factos, de observações e de experiências não constitui uma ciência. O cientista deve ter uma atitude ativa frente aos factos, interrogar-lhes a natureza seguindo certas hipóteses que concebeu a seu respeito; por outras palavras, deve ser conduzido nas suas observações e nas suas experiências por uma ideia diretriz, a única que poderá tornar as suas pesquisas fecundas impedindo-as de se fazerem ao acaso.

Com efeito, a razão procura unificar e sistematizar de uma forma rigorosa todos os conhecimentos adquiridos num certo domínio; leva esta coordenação muito mais longe na ciência do que no senso comum.

A sistematização da ciência faz-se por meio de leis e teorias. A lei é uma relação constante entre fenómenos. A ciência esforça-se por exprimir as leis através de funções matemáticas, a fim de atingir o máximo de precisão. Um conjunto de leis verificadas experimentalmente e coordenadas entre si constitui uma teoria científica.

Quanto mais uma ciência é sistematizada, mais aumenta o seu poder explicativo. Explicar cientificamente um fenómeno particular (por exemplo, a queda deste lápis neste quarto neste momento) consiste em liga-lo a leis gerais que permitem, sendo dadas certas condições ( altura da queda, momento em que se deixa cair o lápis, velocidade que se lhe imprime ao deixá-lo cair), prever o desenrolar do fenómeno.

O conhecimento comum é qualitativo, enquanto a ciência se esforça por introduzir determinações quantitativas no enunciado das suas leis, por meio da medida; toda a gente sabe que os corpos não sustentados, com uma certa densidade, caem, mas só a ciência pode indicar o caminho que eles percorrem em função do tempo gasto.

A ciência formula leis mais gerais do que o conhecimento comum; por exemplo, um agricultor será talvez muito hábil a predizer o tempo que fará no seu lugar, mas não tão bem sucedido (se o fizer) para outros lugares, enquanto as previsões dos meteorologistas podem ser estabelecidas para todos os lugares.

Finalmente, a ciência é mais objetiva do que o conhecimento comum: o seu conteúdo não varia de um indivíduo para outro; é independente do humor, dos desejos: é uma obra coletiva, controlada e metódica.

Se a ciência prolonga e completa o conhecimento comum, ela porém corrige e reforma este último em muitos pontos.

Resumamo-nos: a ciência é um conhecimento racional, sistemático, explicativo, exercendo-se sobre generalidades: permite prever e, como consequência agir eficazmente”

1. De que problema trata o texto?
2. Que tese é defendida a esse respeito?

3. A ciência, conforme diz o texto, tem maior poder explicativo – explica mais e melhor – por ser mais sistemática. Justifique esta afirmação.

4. O conhecimento científico é essencialmente pensamento crítico, enquanto o senso comum é tendencialmente conservador. Esta avaliação é correta?

5. Considera-se que uma das diferenças substanciais entre ciência e senso comum é a linguagem utilizada. Consegue detetar no texto a passagem que ilustra essa diferença?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Podem-me ajudar nesta ficha de filosofia?

“Uma acumulação de factos, de observações e de experiências não constitui uma ciência. O cientista deve ter uma atitude ativa frente aos factos, interrogar-lhes a natureza seguindo certas hipóteses que concebeu a seu respeito; por outras palavras, deve ser conduzido nas suas observações e nas suas experiências por uma ideia diretriz, a única que poderá tornar as suas pesquisas fecundas impedindo-as de se fazerem ao acaso.

Com efeito, a razão procura unificar e sistematizar de uma forma rigorosa todos os conhecimentos adquiridos num certo domínio; leva esta coordenação muito mais longe na ciência do que no senso comum.

A sistematização da ciência faz-se por meio de leis e teorias. A lei é uma relação constante entre fenómenos. A ciência esforça-se por exprimir as leis através de funções matemáticas, a fim de atingir o máximo de precisão. Um conjunto de leis verificadas experimentalmente e coordenadas entre si constitui uma teoria científica.

Quanto mais uma ciência é sistematizada, mais aumenta o seu poder explicativo. Explicar cientificamente um fenómeno particular (por exemplo, a queda deste lápis neste quarto neste momento) consiste em liga-lo a leis gerais que permitem, sendo dadas certas condições ( altura da queda, momento em que se deixa cair o lápis, velocidade que se lhe imprime ao deixá-lo cair), prever o desenrolar do fenómeno.

O conhecimento comum é qualitativo, enquanto a ciência se esforça por introduzir determinações quantitativas no enunciado das suas leis, por meio da medida; toda a gente sabe que os corpos não sustentados, com uma certa densidade, caem, mas só a ciência pode indicar o caminho que eles percorrem em função do tempo gasto.

A ciência formula leis mais gerais do que o conhecimento comum; por exemplo, um agricultor será talvez muito hábil a predizer o tempo que fará no seu lugar, mas não tão bem sucedido (se o fizer) para outros lugares, enquanto as previsões dos meteorologistas podem ser estabelecidas para todos os lugares.

Finalmente, a ciência é mais objetiva do que o conhecimento comum: o seu conteúdo não varia de um indivíduo para outro; é independente do humor, dos desejos: é uma obra coletiva, controlada e metódica.

Se a ciência prolonga e completa o conhecimento comum, ela porém corrige e reforma este último em muitos pontos.

Resumamo-nos: a ciência é um conhecimento racional, sistemático, explicativo, exercendo-se sobre generalidades: permite prever e, como consequência agir eficazmente”

1. De que problema trata o texto?
2. Que tese é defendida a esse respeito?

3. A ciência, conforme diz o texto, tem maior poder explicativo – explica mais e melhor – por ser mais sistemática. Justifique esta afirmação.

4. O conhecimento científico é essencialmente pensamento crítico, enquanto o senso comum é tendencialmente conservador. Esta avaliação é correta?

5. Considera-se que uma das diferenças substanciais entre ciência e senso comum é a linguagem utilizada. Consegue detetar no texto a passagem que ilustra essa diferença?
Olá, Antonieta! Posso só perguntar-te quais são as dúvidas em concreto que estás a ter? Trata-se de não estares a entender o que alguma das questões está a colocar? Tens dúvidas em relação a essa matéria? Se sim, quais? Torna-se mais simples se souberes explicar o que não entendes, caso contrário, parece simplesmente que estás à procura de uma resolução que não aquela que é feita por ti ☺ No que puder ajudar, diz.

ANTONIETA11A

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2021
Olá, Antonieta! Posso só perguntar-te quais são as dúvidas em concreto que estás a ter? Trata-se de não estares a entender o que alguma das questões está a colocar? Tens dúvidas em relação a essa matéria? Se sim, quais? Torna-se mais simples se souberes explicar o que não entendes, caso contrário, parece simplesmente que estás à procura de uma resolução que não aquela que é feita por ti ☺ No que puder ajudar, diz.
Nunca foi muito boa a filosofia e responder a este questionário ainda mais confusa me deixa. As perguntas são confusas mesmo por causa do texto.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Nunca foi muito boa a filosofia e responder a este questionário ainda mais confusa me deixa. As perguntas são confusas mesmo por causa do texto.
Honestamente, se o texto está a parecer-te confuso, aconselho a que releias sobre o problema da demarcação do conhecimento científico e a teoria de Karl Popper. Experimenta ver no manual como é que a teoria é explicada e ao mesmo tempo, vai relendo o texto para relacionares a explicação com o que o texto diz. Como não pormenorizas as dúvidas, fica difícil perceber qual é a parte que te deixa confusa e o que é que entendeste daquilo que leste.

Experimenta ler o texto e retirares a informação que percebeste dele. A seguir lê as perguntas e vê se consegues identificar a resposta, dentro do que percebeste. Só assim é que vais aprender alguma coisa sobre o assunto, receberes as respostas à pergunta não te vai permitir pensar sobre uma ficha que essencialmente está a pedir-te que faças distinções que são elaboradas a partir da teoria de um filósofo.

Matrícula
9 Junho 2020
Boa noite!

Sou professor de Filosofia e tenho um canal de YouTube sobre Filosofia no ensino secundário. Concordo com as dicas que a colega de fórum Ariana deixou! De qualquer modo, deixo aqui, de seguida, as ligações dos vídeos relacionados com Filosofia da Ciência. Há informações também na descrição de alguns vídeos. Espero que ajude :) Alguma questão mais específica, deixa comentário nos vídeos!

• Fabulous
Reactions: Ariana_

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite. Podia ajudar-me na primeira pergunta? Não entendo qual possa ser a resposta.
Obrigada
Posso responder com uma pergunta? Lê a primeira frase do texto, pensa na teoria do Popper. Qual é o problema que parece estar ali tratado?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Eu como ainda não dei a teoria torna-se mais difícil. Mas será que o problema é a possibilidade de refutar o conhecimento científico?
Não se trata de refutar o conhecimento científico. Ele está a problematizar o que é e não é ciência. No caso da primeira frase, ele está a dizer o que é que ele acha que não é ciência. Portanto, a mim parece-me que se trata do problema da demarcação.

• Like
Reactions: A Tua Filosofia

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Já agora, por exemplo, quando pedem na 2 para indicar qual a tese defendida a esse respeito, ao que se referem em concreto?
Peço imensa desculpa pela exigência, mas sinto que se me prolongar nas respostas, vais ficar com uma ficha resolvida por mim e não por ti. Já experimentaste ver os vídeos ali em cima? Experimenta estudar o que o teu manual diz e vê os vídeos para perceberes melhor a ficha e responderes por ti. Mais alguma dúvida que tenhas, recomendo que a coloques ao colega em cima, uma vez que é professor, eu sou só uma entusiasta 🤗

LoiraLinda

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2020

Boa noite, eu estou com duvida em resolver os exercicios nr 2 e 4, se faz favor, se não for pedir muito me ajudar nesses dois.