Ficha de Filosofia! AJUDEM !!

ANTONIETA11A

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2021
Mensagens
2
Podem-me ajudar nesta ficha de filosofia?

“Uma acumulação de factos, de observações e de experiências não constitui uma ciência. O cientista deve ter uma atitude ativa frente aos factos, interrogar-lhes a natureza seguindo certas hipóteses que concebeu a seu respeito; por outras palavras, deve ser conduzido nas suas observações e nas suas experiências por uma ideia diretriz, a única que poderá tornar as suas pesquisas fecundas impedindo-as de se fazerem ao acaso.

Com efeito, a razão procura unificar e sistematizar de uma forma rigorosa todos os conhecimentos adquiridos num certo domínio; leva esta coordenação muito mais longe na ciência do que no senso comum.

A sistematização da ciência faz-se por meio de leis e teorias. A lei é uma relação constante entre fenómenos. A ciência esforça-se por exprimir as leis através de funções matemáticas, a fim de atingir o máximo de precisão. Um conjunto de leis verificadas experimentalmente e coordenadas entre si constitui uma teoria científica.

Quanto mais uma ciência é sistematizada, mais aumenta o seu poder explicativo. Explicar cientificamente um fenómeno particular (por exemplo, a queda deste lápis neste quarto neste momento) consiste em liga-lo a leis gerais que permitem, sendo dadas certas condições ( altura da queda, momento em que se deixa cair o lápis, velocidade que se lhe imprime ao deixá-lo cair), prever o desenrolar do fenómeno.

O conhecimento comum é qualitativo, enquanto a ciência se esforça por introduzir determinações quantitativas no enunciado das suas leis, por meio da medida; toda a gente sabe que os corpos não sustentados, com uma certa densidade, caem, mas só a ciência pode indicar o caminho que eles percorrem em função do tempo gasto.

A ciência formula leis mais gerais do que o conhecimento comum; por exemplo, um agricultor será talvez muito hábil a predizer o tempo que fará no seu lugar, mas não tão bem sucedido (se o fizer) para outros lugares, enquanto as previsões dos meteorologistas podem ser estabelecidas para todos os lugares.

Finalmente, a ciência é mais objetiva do que o conhecimento comum: o seu conteúdo não varia de um indivíduo para outro; é independente do humor, dos desejos: é uma obra coletiva, controlada e metódica.

Se a ciência prolonga e completa o conhecimento comum, ela porém corrige e reforma este último em muitos pontos.

Resumamo-nos: a ciência é um conhecimento racional, sistemático, explicativo, exercendo-se sobre generalidades: permite prever e, como consequência agir eficazmente”


1. De que problema trata o texto?
2. Que tese é defendida a esse respeito?

3. A ciência, conforme diz o texto, tem maior poder explicativo – explica mais e melhor – por ser mais sistemática. Justifique esta afirmação.

4. O conhecimento científico é essencialmente pensamento crítico, enquanto o senso comum é tendencialmente conservador. Esta avaliação é correta?

5. Considera-se que uma das diferenças substanciais entre ciência e senso comum é a linguagem utilizada. Consegue detetar no texto a passagem que ilustra essa diferença?
 

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Mensagens
11,020
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Podem-me ajudar nesta ficha de filosofia?

“Uma acumulação de factos, de observações e de experiências não constitui uma ciência. O cientista deve ter uma atitude ativa frente aos factos, interrogar-lhes a natureza seguindo certas hipóteses que concebeu a seu respeito; por outras palavras, deve ser conduzido nas suas observações e nas suas experiências por uma ideia diretriz, a única que poderá tornar as suas pesquisas fecundas impedindo-as de se fazerem ao acaso.

Com efeito, a razão procura unificar e sistematizar de uma forma rigorosa todos os conhecimentos adquiridos num certo domínio; leva esta coordenação muito mais longe na ciência do que no senso comum.

A sistematização da ciência faz-se por meio de leis e teorias. A lei é uma relação constante entre fenómenos. A ciência esforça-se por exprimir as leis através de funções matemáticas, a fim de atingir o máximo de precisão. Um conjunto de leis verificadas experimentalmente e coordenadas entre si constitui uma teoria científica.

Quanto mais uma ciência é sistematizada, mais aumenta o seu poder explicativo. Explicar cientificamente um fenómeno particular (por exemplo, a queda deste lápis neste quarto neste momento) consiste em liga-lo a leis gerais que permitem, sendo dadas certas condições ( altura da queda, momento em que se deixa cair o lápis, velocidade que se lhe imprime ao deixá-lo cair), prever o desenrolar do fenómeno.

O conhecimento comum é qualitativo, enquanto a ciência se esforça por introduzir determinações quantitativas no enunciado das suas leis, por meio da medida; toda a gente sabe que os corpos não sustentados, com uma certa densidade, caem, mas só a ciência pode indicar o caminho que eles percorrem em função do tempo gasto.

A ciência formula leis mais gerais do que o conhecimento comum; por exemplo, um agricultor será talvez muito hábil a predizer o tempo que fará no seu lugar, mas não tão bem sucedido (se o fizer) para outros lugares, enquanto as previsões dos meteorologistas podem ser estabelecidas para todos os lugares.

Finalmente, a ciência é mais objetiva do que o conhecimento comum: o seu conteúdo não varia de um indivíduo para outro; é independente do humor, dos desejos: é uma obra coletiva, controlada e metódica.

Se a ciência prolonga e completa o conhecimento comum, ela porém corrige e reforma este último em muitos pontos.

Resumamo-nos: a ciência é um conhecimento racional, sistemático, explicativo, exercendo-se sobre generalidades: permite prever e, como consequência agir eficazmente”


1. De que problema trata o texto?
2. Que tese é defendida a esse respeito?

3. A ciência, conforme diz o texto, tem maior poder explicativo – explica mais e melhor – por ser mais sistemática. Justifique esta afirmação.

4. O conhecimento científico é essencialmente pensamento crítico, enquanto o senso comum é tendencialmente conservador. Esta avaliação é correta?

5. Considera-se que uma das diferenças substanciais entre ciência e senso comum é a linguagem utilizada. Consegue detetar no texto a passagem que ilustra essa diferença?
Olá, Antonieta! Posso só perguntar-te quais são as dúvidas em concreto que estás a ter? Trata-se de não estares a entender o que alguma das questões está a colocar? Tens dúvidas em relação a essa matéria? Se sim, quais? Torna-se mais simples se souberes explicar o que não entendes, caso contrário, parece simplesmente que estás à procura de uma resolução que não aquela que é feita por ti ☺ No que puder ajudar, diz.
 

ANTONIETA11A

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2021
Mensagens
2
Olá, Antonieta! Posso só perguntar-te quais são as dúvidas em concreto que estás a ter? Trata-se de não estares a entender o que alguma das questões está a colocar? Tens dúvidas em relação a essa matéria? Se sim, quais? Torna-se mais simples se souberes explicar o que não entendes, caso contrário, parece simplesmente que estás à procura de uma resolução que não aquela que é feita por ti ☺ No que puder ajudar, diz.
Nunca foi muito boa a filosofia e responder a este questionário ainda mais confusa me deixa. As perguntas são confusas mesmo por causa do texto.
 

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Mensagens
11,020
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Nunca foi muito boa a filosofia e responder a este questionário ainda mais confusa me deixa. As perguntas são confusas mesmo por causa do texto.
Honestamente, se o texto está a parecer-te confuso, aconselho a que releias sobre o problema da demarcação do conhecimento científico e a teoria de Karl Popper. Experimenta ver no manual como é que a teoria é explicada e ao mesmo tempo, vai relendo o texto para relacionares a explicação com o que o texto diz. Como não pormenorizas as dúvidas, fica difícil perceber qual é a parte que te deixa confusa e o que é que entendeste daquilo que leste.

Experimenta ler o texto e retirares a informação que percebeste dele. A seguir lê as perguntas e vê se consegues identificar a resposta, dentro do que percebeste. Só assim é que vais aprender alguma coisa sobre o assunto, receberes as respostas à pergunta não te vai permitir pensar sobre uma ficha que essencialmente está a pedir-te que faças distinções que são elaboradas a partir da teoria de um filósofo.
 
Matrícula
9 Junho 2020
Mensagens
43
Nunca foi muito boa a filosofia e responder a este questionário ainda mais confusa me deixa. As perguntas são confusas mesmo por causa do texto.
Boa noite!

Sou professor de Filosofia e tenho um canal de YouTube sobre Filosofia no ensino secundário. Concordo com as dicas que a colega de fórum Ariana deixou! De qualquer modo, deixo aqui, de seguida, as ligações dos vídeos relacionados com Filosofia da Ciência. Há informações também na descrição de alguns vídeos. Espero que ajude :) Alguma questão mais específica, deixa comentário nos vídeos!

 
  • Fabulous
Reactions: Ariana_

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Mensagens
11,020
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite. Podia ajudar-me na primeira pergunta? Não entendo qual possa ser a resposta.
Obrigada
Posso responder com uma pergunta? Lê a primeira frase do texto, pensa na teoria do Popper. Qual é o problema que parece estar ali tratado?
 

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Mensagens
11,020
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Eu como ainda não dei a teoria torna-se mais difícil. Mas será que o problema é a possibilidade de refutar o conhecimento científico?
Não se trata de refutar o conhecimento científico. Ele está a problematizar o que é e não é ciência. No caso da primeira frase, ele está a dizer o que é que ele acha que não é ciência. Portanto, a mim parece-me que se trata do problema da demarcação.
 
  • Like
Reactions: A Tua Filosofia

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Mensagens
11,020
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Já agora, por exemplo, quando pedem na 2 para indicar qual a tese defendida a esse respeito, ao que se referem em concreto?
Peço imensa desculpa pela exigência, mas sinto que se me prolongar nas respostas, vais ficar com uma ficha resolvida por mim e não por ti. Já experimentaste ver os vídeos ali em cima? Experimenta estudar o que o teu manual diz e vê os vídeos para perceberes melhor a ficha e responderes por ti. Mais alguma dúvida que tenhas, recomendo que a coloques ao colega em cima, uma vez que é professor, eu sou só uma entusiasta 🤗
 

LoiraLinda

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2020
Mensagens
3
Olá, Antonieta! Posso só perguntar-te quais são as dúvidas em concreto que estás a ter? Trata-se de não estares a entender o que alguma das questões está a colocar? Tens dúvidas em relação a essa matéria? Se sim, quais? Torna-se mais simples se souberes explicar o que não entendes, caso contrário, parece simplesmente que estás à procura de uma resolução que não aquela que é feita por ti ☺ No que puder ajudar, diz.



Boa noite, eu estou com duvida em resolver os exercicios nr 2 e 4, se faz favor, se não for pedir muito me ajudar nesses dois.
 
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
nelomf Pedido de ficha ENES Concurso Nacional e Locais - Público 0
D Ficha ENES Concurso Nacional e Locais - Público 0
G Ficha ENES Concurso Nacional e Locais - Público 5
B Mudança de curso-Ficha ENES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
RosaAndradeeeee Ficha ENES Concurso Nacional e Locais - Público 3
I Dúvida acerca da Ficha ENES Concurso Nacional e Locais - Público 4
C Ficha ENES Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Ficha ENES Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Ficha ENES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
B Outras Expressões Ficha 3 Gramática Soluções Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
F Ficha de Trabalho - Economia A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Pedido de ficha ENES e melhoria de notas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
F Mudança de curso - congelamento de matrícula, exames válidos, ficha ENES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
E Mudança de opção na ficha de inscrição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Dúvida sobre a Ficha ENES Concurso Nacional e Locais - Público 18
I Alguém tem as soluções ou correção desta ficha? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
I PRECISO DA RESOLUÇÃO DESTA FICHA URGENTEMENTE :( Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Mariana_04 Dúvida Inscrição Exames- Ficha ENES Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B Ficha Enes 2021 - dúvida Concurso Nacional e Locais - Público 85
J Ficha ENES - Dúvida Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F Alguém me Responde a esta ficha dos Maias pleaseee Ensino Secundário 1
M Reingresso, pedido de senha e ficha ENES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Iara Filipa FICHA ENES/CANDIDATURA 2021 - DÚVIDA URGENTE Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Só preciso da ficha enes para voltar a concorrer. Preciso de fazer o processo todo? Concurso Nacional e Locais - Público 14
Saragouveia1 Ficha ENES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
K Ficha de Matemática A - 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
beatrizbasso Soluções do caderno de atividades 11 ano História A ( Um novo tempo da História) - Ficha 9 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
P Ficha ENES Concurso Nacional e Locais - Público 2
B Resolução desta ficha Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
T Ficha ENES candidatura 3a fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
C Ficha Enes 2.ª Fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
J ficha enes 2º fase Concurso Nacional e Locais - Público 19
Quelra Uma pessoa que se queira candidatar ao ensino superior como M23 também precisa de ficha ENES? Concursos e Regimes Especiais 1
F Ficha enes, prova de ingresso Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Em falta Ficha ENES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
I Segunda fase e ficha ENES Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Ficha ENES alterações dos códigos Concurso Nacional e Locais - Público 1
LuisaWalrus Ficha ENES - mudança na média do secundário Concurso Nacional e Locais - Público 3
Margot IST Ficha ENES, Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 9
VANDALISA Ficha ENES formato PDF Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
C Curso EFA, ficha ENES e candidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 7
AnaMargaridaR Mudança de curso - Ficha ENES: qual usar (1ª ou 2ª fase) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
P Recibo de candidatura DGES como substituto da Ficha ENES? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
M Soluções da ficha "O sentimento dum ocidental" do manual Entre nós e as palavras" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
lenadias Soluções de ficha sobre o Sarau da Trindade para o manual "Entre nós e as palavras 11" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
M Soluções Ficha Bg10_Teste 1 Granito Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Bia2021 Ficha de Geologia 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 18
daniela luz resolução de ficha de matemática Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
Ricardo Baptista Preciso de ajudar nesta ficha , urgentemente ate esta quarta-feira, por favor mandem me a resposta de todos por pdf se possivel Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5

Tópicos Semelhantes