Ficha ENES, MÉDIAS, PÚBLICO VS.PRIVADA

Niara

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2021
Olá, tenho algumas questões sobre a faculdade:
Eu terminei o secundário 19/20 com média de 135 valores, este curso tem como o último classicado média de 155 valores. Tendo feito fiz o exame de Biologia e Geologia tanto à primeira como à segunda fase para que eu entre nessa pública teria de ter mais do que 15 valores no exame ou as probabilidades de entrar já seriam escassas?

Outra questão é: Caso não consiga candidatar-me a uma faculdade pública posso entrar numa privada, e após terminar o primeiro ano, pedir transferência para uma pública dentro da mesma área? Se sim, só teriam em consideração o meu desempenho no desse primeiro ano concluído certo?

Para saber as médias das instituições privadas de meu interesse devo entrar em contacto com eles? E o mesmo para saber quando começam as candidaturas, ou começa ao mesmo tempo de que as públicas?

Após os resultados da segunda fase, devo solicitar uma nova ficha ENES?( sendo que não pedi na primeira fase do concurso nacional)

Sei que são muitas questões, mas encontro-me um pouco confusa.. ajudem-me sff

Solução
A média do secundário é 135 mas a nota de candidatura é a média do secundário multiplicada por um x somada com a nota do exame multiplicada por um y, sendo x e y o peso em porcentagem da média de secundário e da prova de ingresso. Exemplo: Imagina que o curso que queres tem um peso de 50% média do secundário e 50% prova de ingresso e imagina que tiveste 15 no exame, a tua nota de candidatura é 135x0.5 + 150x0.5 =142.5. Neste caso estarias muito abaixo do último colocado e a probabilidade de entrares é baixa...
Quanto às candidaturas ao privado eu não tenho a certeza mas penso que começam antes da pública. Toda a informação podes obter com a faculdade do teu interesse(também não sei como funciona a transferência da privada para a...

luizfcv

Membro
Matrícula
23 Setembro 2018
A média do secundário é 135 mas a nota de candidatura é a média do secundário multiplicada por um x somada com a nota do exame multiplicada por um y, sendo x e y o peso em porcentagem da média de secundário e da prova de ingresso. Exemplo: Imagina que o curso que queres tem um peso de 50% média do secundário e 50% prova de ingresso e imagina que tiveste 15 no exame, a tua nota de candidatura é 135x0.5 + 150x0.5 =142.5. Neste caso estarias muito abaixo do último colocado e a probabilidade de entrares é baixa...
Quanto às candidaturas ao privado eu não tenho a certeza mas penso que começam antes da pública. Toda a informação podes obter com a faculdade do teu interesse(também não sei como funciona a transferência da privada para a pública).
Quanto à ficha ENES, sim. Tens de pedir a ficha ENES quando saírem os resultados para te poderes candidatar à 2ª fase.

• Like
Reactions: Niara and davis
Solução

Niara

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2021
Quanto às candidaturas ao privado eu não tenho a certeza mas penso que começam antes da pública. Toda a informação podes obter com a faculdade do teu interesse(também não sei como funciona a transferência da privada para a pública).
Quanto à ficha ENES, sim. Tens de pedir a ficha ENES quando saírem os resultados para te poderes candidatar à 2ª fase.
Muito obrigada!