Ficha Enes- Mudança de curso

AnaPinto_02

Membro Caloiro
Matrícula
17 Janeiro 2019
Boa noite,
Entrei este ano no Politécnico de Tomar com o exame de História A (realizado no ano letivo 2015/2016), o exame acabou a validade no presente ano letivo. Vou candidatar-me a mudança de par instituição/curso para a Universidade Lusíada e um dos documentos que me é pedido é a ficha enes com a prova de ingresso aceite para determinado curso (independentemente do ano que tenha sido realizada). O que acontece é que não sei onde arrumei a última ficha enes pedida (onde ainda estava o exame de História A e a sua classificação) e se agora me deslocar à escola onde conclui o ensino secundário e solicitar uma nova ficha, este exame já não irá constar na mesma.
Haverá alguma forma de ter esta ficha enes onde o exame ainda se apresente válido? Por exemplo uma 2ª via da mesma, apesar de saber que apenas é válida para o ano em que é pedida.

catarinat159

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2018
Boa tarde.
Eu fiz o meu exame de Matemática em 2016. Ainda é válido para concurso nacional?
As regras dizem que é válido no próprio ano e nos 2 seguintes, mas fiquei sem perceber se eram anos letivos ou civis.

Eu posso me candidatar este ano a um curso sem repetir exame?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @catarinat159
Eu fiz o meu exame de Matemática em 2016. Ainda é válido para concurso nacional?
As regras dizem que é válido no próprio ano e nos 2 seguintes, mas fiquei sem perceber se eram anos letivos ou civis.
Não. Este ano só podes usar como prova de ingresso exames nacionais de 2019, 2018 e 2017.
Eu posso me candidatar este ano a um curso sem repetir exame?
Só por mudança de curso (assumo que estás a frequentar um curso considerando o tópico onde colocaste a pergunta).

catarinat159

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2018
Sim, o meu problema é que queria pedir transferência de Medicina na UM par Arquitetura na FAUP.
Segundo percebi, eles não aceitam transferências para o primeiro ano, é isso?
Ou seja, necessariamente tenho de refazer exame de Matemática e entrar pelo concurso nacional?

catarinat159

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2018
Foi aqui que vi.
Eles apresentam apenas a possibilidade de transferência para alunos que já estejam em Arquitetura noutra faculdade, daí que peçam até provas de Desenho e Geometria (que eu nunca tive) e têm 0 vagas para o primeiro ano.
Vi bem?
Mensagem fundida automaticamente:

"
Transferência

Acto pelo qual um aluno se inscreve e matricula no mesmo curso em estabelecimento de ensino superior diferente daquele em que está ou esteve matriculado, tendo havido, ou não, interrupção de inscrição num curso superior

Vagas: 18
1.º - Ano - 0
2.º - Ano - 6
3.º - Ano - 6
4.º - Ano - 6
5.ª - Ano - 0
"

Pedem ainda um portefólio, que obviamente também não tenho ...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Foi aqui que vi.
Eles apresentam apenas a possibilidade de transferência para alunos que já estejam em Arquitetura noutra faculdade, daí que peçam até provas de Desenho e Geometria (que eu nunca tive) e têm 0 vagas para o primeiro ano.
Vi bem?

"
Transferência

Acto pelo qual um aluno se inscreve e matricula no mesmo curso em estabelecimento de ensino superior diferente daquele em que está ou esteve matriculado, tendo havido, ou não, interrupção de inscrição num curso superior

Vagas: 18
1.º - Ano - 0
2.º - Ano - 6
3.º - Ano - 6
4.º - Ano - 6
5.ª - Ano - 0
"

Pedem ainda um portefólio, que obviamente também não tenho ...
Esta informação não é de todo recente, dado que desde 2015 que as transferências e as mudanças de curso foram fundidas num único concurso de acesso chamado mudança de curso. Mas sim, é normal que peçam que tenhas realizado os exames nacionais pedidos como prova de ingresso, passou a ser prática comum nos últimos anos.

catarinat159

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2018
Eles pedem Matemática OU Geometria Descritiva OU Desenho.
Ora eu só tenho Matemática, em teoria era o suficiente, mas eles podem me pedir que faça uma prova deles para me avaliarem em Desenho e Geometria Descritiva?

E quanto ao tal portfólio?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eles pedem Matemática OU Geometria Descritiva OU Desenho.
Ora eu só tenho Matemática, em teoria era o suficiente, mas eles podem me pedir que faça uma prova deles para me avaliarem em Desenho e Geometria Descritiva?
Se isso estiver no regulamento, sim.
E quanto ao tal portfólio?
Pelo que vi eles aplicam isso a transferências e não a mudanças de curso. Se bem que como te disse em cima essa separação não existe há alguns anos...

catarinat159

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2018
OK, muito obrigada pelos esclarecimentos, foi muito útil.
Vou passar então nos serviços académicos para perceber estas nuances e saber exactamente o que tenho de fazer!

• Like
Reactions: davis

Leichap

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2018
Boa tarde,entrei neste ano que passou num curso que pretendo mudar pelo concurso nacional. Para tal necessito da Ficha ENES? Se sim, posso usar a mesma do ano passado, que tem os exames válidos efetuados no ano passado? Obrigada

• Like
Reactions: Mariline_Lemos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Leichap
Boa tarde,entrei neste ano que passou num curso que pretendo mudar pelo concurso nacional. Para tal necessito da Ficha ENES? Se sim, posso usar a mesma do ano passado, que tem os exames válidos efetuados no ano passado? Obrigada
Precisas de pedir uma nova senha para a candidatura online e pedir uma nova ficha ENES, não podes usar a do ano passado.

Leichap

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2018
Olá @Leichap

Precisas de pedir uma nova senha para a candidatura online e pedir uma nova ficha ENES, não podes usar a do ano passado.
E ambos esses processos são feitos na escola Secundária. Porém, para isso, não necessito de anular a matrícula ou algo do gênero na Universidade em que estava?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E ambos esses processos são feitos na escola Secundária. Porém, para isso, não necessito de anular a matrícula ou algo do gênero na Universidade em que estava?
Não precisas, são coisas independentes.

Leichap

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2018
Assim a Universidade que frequentava, que será a mesma que irei frequentar, como saberá da minha mudança de curso pelo concurso nacional?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Assim a Universidade que frequentava, que será a mesma que irei frequentar, como saberá da minha mudança de curso pelo concurso nacional?
Não sabe, nem tem de saber, até porque tu poderias frequentar os 2 cursos ao mesmo tempo. Se não quiseres o primeiro curso não renovas a matrícula, ou caso tenhas renovado, e não o quiseres frequentar, cabe-te a ti anular.