Ficha ENES, pedidos de senha e afins

Pickle

Membro Caloiro
Matrícula
23 Abril 2024
Olá!

Para contexto:

Sou aluna do ensino superior, estou no segundo ano de medicina na fmuc, vou mudar de curso no próximo ano letivo. As intenções são mudar para uma engenharia, em princípio informática.

Já me informei através dos serviços académicos há uns meses sobre qual seria a melhor course of action neste momento, vou "acabar" este ano em medicina, não vou cancelar a matrícula, e vou candidatar-me pelo Concurso Nacional de Acesso e por Mudança Par/Instituição (na mm instituição, diferente curso), só para ter mais segurança caso não entre por um deles.

Disseram-me para me ir mantendo atenta aos sites para saber quando saem as datas oficiais de candidaturas para a Mudança Par/Instituição (ainda nada), sei que preciso da ficha ENES e de uma carta de motivação.

Para o Concurso Nacional de Acesso, eu não vou repetir exames nacionais, tenho média e exame (Mat A) válido para Eng Informática na UC.
Se acabar por escolher outra engenharia q precise de exames que já não tenho válidos espero que consiga entrar por Mudança Par/instituição.

Perguntas:

Ficha ENES: para o Concurso Nacional de Acesso preciso de uma nova, como não vou repetir exames vi que posso pedir pelo site do PIEPE. Como exatamente é que isso funciona? Entre que datas devo pedir? Não indo realizar nenhum exame posso pedir já?

Esta nova ficha ENES, apresenta exames que já não estão válidos? Se a nova não os apresentar, posso candidatar-me a Mudança Par/Instituição com a antiga, que apresenta os exames mais antigos?

Pedido de senha, como funciona? Fui ver o formulário que é preciso preencher, mas não me deixa selecionar entregar o pedido no GAES o que me dava muito mais jeito pq há um nos serviços académicos da UC, para além disso, entre que datas deve ser pedida, e como não vou fazer exames, quando é para ser entregue?

Há alguma coisa muito importante de que me esteja a esquecer?

Obrigada!

[PS - fiz a conta à umas horas, este é o meu primeiro post, se tiver postado no sítio errado ou houver algo que deva saber sobre o fórum do tell, obrigada :) ]

Olá!

Respondendo sucintamente:

1) Pedes a ficha ENES a partir da PIEPE, entras na conta e em vez de te inscreveres para exames nacionais, seleccionas a opção do pedido de ficha ENES. Funciona igual ao ano em que te candidataste - recebes a ficha ENES depois da saída das pautas. Podes fazer o pedido da ficha ENES até ao final das inscrições aos exames, mas diria para despachares logo esse processo para ficar tratado e na altura das pautas recebes a ficha deste ano.

2) Não, apenas os que estejam válidos. Caso precises dos que expiraram, usa a ficha ENES antiga que tenhas. Podes, sim, usar a antiga para mudança.

3) Podes fazer o pedido de senha até ao final das candidaturas ao Ensino Superior. No entanto, diria para fazeres assim que tratares do procedimento de pedido da ficha ENES, uma vez que deves anexar o comprovativo de pedido de senha através da PIEPE. Quanto ao GAES, sinceramente os procedimentos costumam ser mais simples através das escolas secundárias, mas se o problema persistir envia um e-mail ao suporte da DGES.

Olá!

Respondendo sucintamente:

1) Pedes a ficha ENES a partir da PIEPE, entras na conta e em vez de te inscreveres para exames nacionais, seleccionas a opção do pedido de ficha ENES. Funciona igual ao ano em que te candidataste - recebes a ficha ENES depois da saída das pautas. Podes fazer o pedido da ficha ENES até ao final das inscrições aos exames, mas diria para despachares logo esse processo para ficar tratado e na altura das pautas recebes a ficha deste ano.

2) Não, apenas os que estejam válidos. Caso precises dos que expiraram, usa a ficha ENES antiga que tenhas. Podes, sim, usar a antiga para mudança.

3) Podes fazer o pedido de senha até ao final das candidaturas ao Ensino Superior. No entanto, diria para fazeres assim que tratares do procedimento de pedido da ficha ENES, uma vez que deves anexar o comprovativo de pedido de senha através da PIEPE. Quanto ao GAES, sinceramente os procedimentos costumam ser mais simples através das escolas secundárias, mas se o problema persistir envia um e-mail ao suporte da DGES.
Muito obrigada pela resposta tão rápida!!

Mais umas perguntinhas, as inscrições para a primeira fase de exames já fecharam, influencia de alguma forma a nova ficha ENES? Em princípio recebo-a ao mesmo tempo que as pessoas que vão fazer agora os exames na 1ª fase?

Tinha falado do GAES porque não estou a viver na mesma cidade onde fiz o ensino secundário, então em termos de viagens era-me mais conveniente, mas se falarmos de logísticas provavelmente é melhor fazer tudo no mesmo sítio, pedido de senha e ficha ENES, na minha escola secundária, ou é indiferente?

Muito obrigada pela resposta tão rápida!!

Mais umas perguntinhas, as inscrições para a primeira fase de exames já fecharam, influencia de alguma forma a nova ficha ENES? Em princípio recebo-a ao mesmo tempo que as pessoas que vão fazer agora os exames na 1ª fase?

Tinha falado do GAES porque não estou a viver na mesma cidade onde fiz o ensino secundário, então em termos de viagens era-me mais conveniente, mas se falarmos de logísticas provavelmente é melhor fazer tudo no mesmo sítio, pedido de senha e ficha ENES, na minha escola secundária, ou é indiferente?
Podes fazer "inscrição" fora do prazo e sim, recebes na 1a fase.

É indiferente onde fazes, sugeri a escola porque por norma são mais diligentes (alguns GAES por vezes têm algumas queixas de funcionarem pior).

• Like
Reactions: Pickle
Mas o comprovativo de pedido de senha tem de ser assinado por nós e depois anexado à ficha enes, ou temos que assinar e ir à escola para assinarem na zona que diz funcionário, ou assinamos, anexamos e a escola responsável pela ficha enes assina por si? Estou confusa com todo o procedimento e as repostas que encontro são muito vagas, apenas "tem de pedir novamente a ficha enes e a senha da dges". Peço e suplico que expliquem qual os passos, ordem correta para fazer a candidatura para o concurso nacional de acesso!

Mas o comprovativo de pedido de senha tem de ser assinado por nós e depois anexado à ficha enes, ou temos que assinar e ir à escola para assinarem na zona que diz funcionário, ou assinamos, anexamos e a escola responsável pela ficha enes assina por si? Estou confusa com todo o procedimento e as repostas que encontro são muito vagas, apenas "tem de pedir novamente a ficha enes e a senha da dges". Peço e suplico que expliquem qual os passos, ordem correta para fazer a candidatura para o concurso nacional de acesso!
Olá! Anexas o comprovativo do pedido de senha com a tua assinatura na PIEPE, a escola depois é que preencherá os dados correspondentes a essa parte de que falas.

Simplificando os processos:
1) Inscrição nos exames nacionais/pedido da ficha ENES na PIEPE
2) Pedido de senha na DGES e anexação do comprovativo assinado por ti na PIEPE.

Depois disto é aguardares. A senha costuma demorar vários meses a chegar, quando acontecer estará na tua caixa de email, é uma questão de ficar atento. Quando saírem as pautas dos exames, a partir daí será a entrega da ficha ENES e depois é aguardares o início das candidaturas para fazeres no portal DGES. Este parágrafo todo são basicamente os passos que já não estão no teu controlo, pelo que se fizeste o que disse nos pontos 1 e 2, é aguardares. Boa sorte!

• Like
Reactions: chorbit
Olá! Anexas o comprovativo do pedido de senha com a tua assinatura na PIEPE, a escola depois é que preencherá os dados correspondentes a essa parte de que falas.

Depois disto é aguardares. A senha costuma demorar vários meses a chegar, quando acontecer estará na tua caixa de email, é uma questão de ficar atento. Quando saírem as pautas dos exames, a partir daí será a entrega da ficha ENES e depois é aguardares o início das candidaturas para fazeres no portal DGES. Este parágrafo todo são basicamente os passos que já não estão no teu controlo, pelo que se fizeste o que disse nos pontos 1 e 2, é aguardares. Boa sorte!
Olá, também vou mudar de curso e a tua explicação foi bastante útil e importante! Fiquei apenas com uma dúvida, que é: quando chegar a altura de receber a ficha Enes ela vai ser entregue por mail ou terei que ir à escola para a ir buscar?
Obrigada!

Olá, também vou mudar de curso e a tua explicação foi bastante útil e importante! Fiquei apenas com uma dúvida, que é: quando chegar a altura de receber a ficha Enes ela vai ser entregue por mail ou terei que ir à escola para a ir buscar?
Obrigada!
Olá, Jéssica! Depende de escola para escola; há quem faça entrega apenas presencial do documento, há escolas que enviam por email. Diria que o melhor é, uma vez efectuado o pedido da ficha, contactes a escola para saberes se tens de ir lá presencialmente buscar a ficha (que, em qualquer dos casos, só será emitida depois das pautas dos exames saírem; mesmo que não faças exames).

• Like
Reactions: JéssicaSantos000

Olá!
Mais uma pergunta, eu fiz esses dois passos e entreguei o comprovativo de pedido de senha assinado e digitalizado na piepe quando fiz o pedido da ficha ENES, mas quando vou ao link que recebi no email para verificar o processo do pedido de senha diz-me que tenho de entregar o pedido na escola ou GAES.
Mas eu já recebi um email da escola a dizer que o pedido da ficha enes foi validado.

Então, tenho de enviar também o pedido de senha à escola ou está tudo a correr como o esperado e tenho só de esperar que me apareça a senha no email?

(isto já são stresses de não poder fzr nada 😅)

Última edição:
Olá!
Mais uma pergunta, eu fiz esses dois passos e entreguei o comprovativo de pedido de senha assinado e digitalizado na piepe quando fiz o pedido da ficha ENES, mas quando vou ao link que recebi no email para verificar o processo do pedido de senha diz-me que tenho de entregar o pedido na escola ou GAES.
Mas eu já recebi um email da escola a dizer que o pedido da ficha enes foi validado.

Então, tenho de enviar também o pedido de senha à escola ou está tudo a correr como o esperado e tenho só de esperar que me apareça a senha no email?

(isto já são stresses de não poder fzr nada 😅)
Basta aguardares, a escola já validou o pedido ;)

• Like
Reactions: Pickle
Olá! Uma questão, eu já tenho o pedido da ficha enes validado pela escola (não vou fazer exames), mas não me chegou nenhuma senha para as candidaturas ao email. É normal? Eu no pedido de senha selecionei um dos GAES e não uma escola. Pode ter a ver com isso? Obrigado :)

Olá! Uma questão, eu já tenho o pedido da ficha enes validado pela escola (não vou fazer exames), mas não me chegou nenhuma senha para as candidaturas ao email. É normal? Eu no pedido de senha selecionei um dos GAES e não uma escola. Pode ter a ver com isso? Obrigado :)
tenho a mesma dúvida!! não me chegou ainda nenhuma senha ao email, visto que também não realizei exames em 2024. tenho de ir á escola entregar o comprovativo do pedido de senha?

Olá! Eu entretanto acho que devo ter feito algo mal e preciso mesmo de ajuda. Eu inscrevi-me no PIEPE, mas não cheguei a fazer o pedido da ficha ENES por lá. Entretanto eu também fiz o pedido de atribuição de senha e entreguei na escola em que estudei e eles validaram esse pedido e já tenho senha para acessar a plataforma da DGES. Eu estou com um feeling de que eles vão dizer que eu precisava ter feito o pedido na plataforma, mas agora não tenho o comprovativo do pedido de senha e não sei bem como proceder. Ainda vou a tempo de fazer o pedido da ficha no PIEPE?