Ficha ENES

notmanzl

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2019
Boas.
Acabei o 12o em CT com biologia o ano passado. Este ano fiz o exame de geometria. A minha dúvida é como devo preencher a última secção do requerimento da ficha ENES, a parte em que tenho de por o ano letivo de conclusão, curso etc

Marta9

Membro
Matrícula
9 Julho 2017
Olá!! Hoje quando fui fazer o requerimento da ficha ENES e tive que pagar 3,50€, porque tenho 18 anos (mas só os fiz há um mês). No post, 8 coisas que deves saber sobre a Ficha ENES, estava referido que não era necessário pagar nada porque tinham sido "enviadas orientações para que não exista qualquer pagamento por este documento". Devo ir à escola e pedir o dinheiro de volta ou, de facto, a escola pode cobrar pela ficha ENES?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá!! Hoje quando fui fazer o requerimento da ficha ENES e tive que pagar 3,50€, porque tenho 18 anos (mas só os fiz há um mês). No post, 8 coisas que deves saber sobre a Ficha ENES, estava referido que não era necessário pagar nada porque tinham sido "enviadas orientações para que não exista qualquer pagamento por este documento". Devo ir à escola e pedir o dinheiro de volta ou, de facto, a escola pode cobrar pela ficha ENES?
Várias escolas tentam cobrar, mas à partida, isso não deveria acontecer.

DiogoRSC

Membro
Matrícula
22 Fevereiro 2018
Boa tarde
Tirei positiva no exame de Matemática, que é a minha prova de ingresso e já pedi a ficha Enes. Mas pretendo ir a segunda fase melhorar a nota de matemática.
Posso-me candidatar para a primeira fase do ensino superior antes de saber a nota da 2ª fase do exame?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde
Tirei positiva no exame de Matemática, que é a minha prova de ingresso e já pedi a ficha Enes. Mas pretendo ir a segunda fase melhorar a nota de matemática.
Posso-me candidatar para a primeira fase do ensino superior antes de saber a nota da 2ª fase do exame?
Podes. Depois, se te interessar candidatares-te na 2ª fase, depois da saída das pautas da 2ª fase, pedes a ENES para a 2ª fase do concurso nacional de acesso.
A quantidade de vezes que escrevi 2ª fase bugou-me .-.

• Haha
Reactions: dino3

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E o que acontece a minha candidatura da primeira fase caso me candidate na segunda fase com a nota da 2ª fase?
Se ficares novamente colocado -> A anterior colocação e matrícula são automaticamente anulados.
Se não ficares novamente colocado -> manténs a anterior colocação e matrícula

DiogoRSC

Membro
Matrícula
22 Fevereiro 2018
Deixe-me ver se percebi, candidato-me a primeira fase, se na 2ª fase do exame tirar melhor nota, e pedir a ficha enes. a candidatura da primeira fase é automaticamente anulada?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Deixe-me ver se percebi, candidato-me a primeira fase, se na 2ª fase do exame tirar melhor nota, e pedir a ficha enes. a candidatura da primeira fase é automaticamente anulada?
Não, só se te candidatares e ficares COLOCADO. Se não ficares colocado na 2ª fase, continuas com a tua matrícula da 1ª fase.

DiogoRSC

Membro
Matrícula
22 Fevereiro 2018
Desculpem, mas não estou a perceber.
Candidato-me na primeira fase para o acesso ao ensino superior, e caso a nota do exame da segunda fase for melhor peço nova ficha enes.
E depois, é ai que não estou a perceber

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Desculpem, mas não estou a perceber.
Candidato-me na primeira fase para o acesso ao ensino superior, e caso a nota do exame da segunda fase for melhor peço nova ficha enes.
E depois, é ai que não estou a perceber
Pedes nova ficha ENES, caso te queiras candidatar a um curso diferente ou ao mesmo curso na 2ª fase. Entras na 1ª fase no curso que não queres, fazes candidatura da 2ª fase. Caso entres nesse curso, a tua matrícula da 1ª fase é anulada.

DiogoRSC

Membro
Matrícula
22 Fevereiro 2018
Então é, vou a primeira fase de acesso com a nota da 1ª fase, e caso vá a segunda fase de acesso, posso ir com a nota da segunda fase do exame

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Então é, vou a primeira fase de acesso com a nota da 1ª fase, e caso vá a segunda fase de acesso, posso ir com a nota da segunda fase do exame
Exatamente.

Bárbara_cfgm

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2018
Bom dia!
Sou aluna do 12º ano e vou agora fazer o pedido da ficha ENES para conseguir candidatar-me ao ensino superior.
Decidi fazer o pedido online, começam por me perguntar o mail,o número do cartão de cidadão e a data de nascimento até ai tudo bem, mas posteriormente questionam-me que quantidade pretendo solicitar da ficha ENES assim como a quantidade do certificado de habilitações.
A minha questão é a seguinte, por cada candidatura a um curso da faculdade tenho de ter uma ficha ENES e um certificado de habilitações? Portanto, se eu me candidatar em primeira fase a 5 cursos tenho de pedir 5 fichas e certificados de habilitações?
Espero que me possam ajudar!
Obrigada

Attachments

• Captura de Ecrã (46).png
    Captura de Ecrã (46).png
    312.9 KB · Visitas: 26

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia!
Sou aluna do 12º ano e vou agora fazer o pedido da ficha ENES para conseguir candidatar-me ao ensino superior.
Decidi fazer o pedido online, começam por me perguntar o mail,o número do cartão de cidadão e a data de nascimento até ai tudo bem, mas posteriormente questionam-me que quantidade pretendo solicitar da ficha ENES assim como a quantidade do certificado de habilitações.
A minha questão é a seguinte, por cada candidatura a um curso da faculdade tenho de ter uma ficha ENES e um certificado de habilitações? Portanto, se eu me candidatar em primeira fase a 5 cursos tenho de pedir 5 fichas e certificados de habilitações?
Espero que me possam ajudar!
Obrigada
Não, para o concurso nacional de acesso necessitas de apenas uma, para as privadas é que precisas de uma para cada universidade.

Joana_nunes

Membro
Matrícula
18 Junho 2019
A ficha enes demora quanto tempo a chegar depois de requerida? Fiz ontem o pedido e as candidaturas da universidade a que me pretendo candidatar acabam para a semana, preciso dela o quanto antes e a minha escola disse-me que demorava uma semana a chegar.
Nao vou ter tempo de me conseguir candidatar...

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
A ficha enes demora quanto tempo a chegar depois de requerida? Fiz ontem o pedido e as candidaturas da universidade a que me pretendo candidatar acabam para a semana, preciso dela o quanto antes e a minha escola disse-me que demorava uma semana a chegar.
Nao vou ter tempo de me conseguir candidatar...
Normalmente, um dia útil, mas tenho conhecimento de escolas em que para alguns alunos vai demorar um pouco mais. Tens de ver com a secretaria, expondo o teu caso.

Joana_nunes

Membro
Matrícula
18 Junho 2019
Normalmente, um dia útil, mas tenho conhecimento de escolas em que para alguns alunos vai demorar um pouco mais. Tens de ver com a secretaria, expondo o teu caso.
Porque para alguns alunos vai demorar mais?
Na secretaria não querem saber, nunca ninguem sabe nada... preciso da ficha o quanto antes e disseram-me que só vinha na próxima sexta