Ficha ENES

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Não me está a apetecer, de todo, voltar a pagar caro pela ficha ENES, até porque penso que seja algo ilegal, disponho-me a pagar o preço da fotocópia, não sou forreta de todo, mas pagar 5 euros, é um absurdo que não quero voltar a passar... Enfim, provavelmente é descabido, mas será sensato pedir a intervenção das autoridades?
Acho que devem sempre reclamar, com base no que está no nosso artigo. Se a escola pedir um valor, eu pediria para ver a base legal para essa cobrança.

• Like
Reactions: Rogério Pedro

Mara Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2018
Eu fui à escola pedir o reembolso da ficha ENES a qual tinha sido cobrado 6,53 e responderam me que quem é maior de idade tem que pagar. É verdade?

(dani)

Membro
Matrícula
7 Maio 2018
Bom dia, na minha escola estão a cobrar pela ficha ENES mas já vi artigos que dizem que esta não se deve pagar...como devo proceder?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia, na minha escola estão a cobrar pela ficha ENES mas já vi artigos que dizem que esta não se deve pagar...como devo proceder?

Ir à escola reclamar, mostras o documento que está no artigo do site.
Post automatically merged:

Eu fui à escola pedir o reembolso da ficha ENES a qual tinha sido cobrado 6,53 e responderam me que quem é maior de idade tem que pagar. É verdade?
O que acontece é que no caso dos alunos fora da escolaridade obrigatória, as regras e os custos não estão bem definir, o que pode levar algumas escolas a cobrar a estes.

Última edição:

Muchacão

Membro
Matrícula
11 Junho 2018
Disseram-me exatamente o mesmo, que por ter 19 anos preciso de pagar pela ficha ENES e certificado. Paguei 5,50€ e gostava de saber se é realmente verdade.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Disseram-me exatamente o mesmo, que por ter 19 anos preciso de pagar pela ficha ENES e certificado. Paguei 5,50€ e gostava de saber se é realmente verdade.
Como eu respondi a cima, para os alunos fora da escolaridade obrigatória, a informação não é clara, isto é, no documento enviado à escola para pararem de cobrar, é invocado parte de uma artigo que regula a escolaridade obrigatória. Para os alunos fora desta, não existe nenhum esclarecimento explícito em que te possas basear. É importante ainda ressalvar que isto não acontece em todas as escolas, só em algumas.

• Like
Reactions: davis

insfil

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2019
Bom dia. Tenho uma dúvida, fui buscar a minha ficha ENES e reparei que a soma das classificações das disciplinas todas, que são 8, é 150 mas 150÷8 dá 187.5 que arredonda para 188 e a média na ficha ENES está 187. É suposto ser assim?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia. Tenho uma dúvida, fui buscar a minha ficha ENES e reparei que a soma das classificações das disciplinas todas, que são 8, é 150 mas 150÷8 dá 187.5 que arredonda para 188 e a média na ficha ENES está 187. É suposto ser assim?
A média não se arredonda, trunca-se, isto é, apenas se tira as casa decimais a mais.

tomasgalocha

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2018
Boa tarde, pretendo candidatar-me ao ensino superior e, dessa forma, hoje fui receber a minha ficha ENES, porém não falei da preferência regional, que é algo que me poderia ser bastante vantajoso nesta candidatura. Embora não tenha alertado para a preferência regional, na ficha consta o parâmetro 9."Distritos das escolas de frequência e conclusão dos 11º e 12º anos, para efeitos de preferência regional", seguindo-se do distrito onde pertenço. Com isto, poderei usufruir da preferência regional visto ter estas informações na ficha ENES?ou terei que falar disso na administração do meu estabelecimento de estudo? Agradeço por qualquer auxílio em relação a isto. 😄

Matrícula
7 Julho 2017
Nos serviços administrativos geralmente.
Post automatically merged:

Podes voltar à escola pedir os 6 euros, a ficha ENES é de graça.

Olá.

Na escola onde fiz os exames, tem um papel afixado a dizer para comprar o "requerimento" na reprografia. E depois entrega-se nos serviços administrativos?

A ficha de ENES não é levantada no próprio dia, pois não?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.

Na escola onde fiz os exames, tem um papel afixado a dizer para comprar o "requerimento" na reprografia. E depois entrega-se nos serviços administrativos?

A ficha de ENES não é levantada no próprio dia, pois não?
Em algumas escola é no dia e na hora, noutra escolas é necessário requerimentos e demora um dia, dois, tenho conhecimento de até mais. Tudo depende da escola.

Ana_Teresa

Membro
Matrícula
16 Abril 2019
Olá, estou no 12º ano no curso de ciências, fiz os exames nacionais na 1ª fase, no entanto reprovei a matemática e tenho a nota a português que pretendo para realizar a candidatura ao ensino superior na 1ª fase, estou com dúvidas relativamente à possibilidade de candidatura na 1ªfase e relativamente ao pedido da ficha ENES, alguém me pode ajudar?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá, estou no 12º ano no curso de ciências, fiz os exames nacionais na 1ª fase, no entanto reprovei a matemática e tenho a nota a português que pretendo para realizar a candidatura ao ensino superior na 1ª fase, estou com dúvidas relativamente à possibilidade de candidatura na 1ªfase e relativamente ao pedido da ficha ENES, alguém me pode ajudar?
Não podes pedir a ficha ENES sem teres concluído matemática.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Mas depois de saber a nota da 2ª fase, posso me candidatar na mesma à primeira fase com o exame de português?
Não, só te poderás candidatar em 2a fase, caso concluas matemática. Mas podes usar o exame de pt de 1a fase na 2a fase de candidaturas

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @tomasgalocha
Boa tarde, pretendo candidatar-me ao ensino superior e, dessa forma, hoje fui receber a minha ficha ENES, porém não falei da preferência regional, que é algo que me poderia ser bastante vantajoso nesta candidatura. Embora não tenha alertado para a preferência regional, na ficha consta o parâmetro 9."Distritos das escolas de frequência e conclusão dos 11º e 12º anos, para efeitos de preferência regional", seguindo-se do distrito onde pertenço. Com isto, poderei usufruir da preferência regional visto ter estas informações na ficha ENES?ou terei que falar disso na administração do meu estabelecimento de estudo? Agradeço por qualquer auxílio em relação a isto. 😄
Se está preenchido, sim, podes.

Maria Paulo

Membro
Matrícula
19 Junho 2016
Boa noite. Preciso de ajuda, sou de Gondomar e vou-me candidatar a faculdade do Porto, devo pedir que coloquem na ficha enes preferência regional'

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Se te vais candidatar a uma universidade, não vale a pena, já que é só para politécnicos, mas se quiseres jogar pelo seguro e não "limitar" as opções, podes pedir.