Ficha ENES

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Mas também me vou candidatar ao IPP. Só gostaria de saber se a ficha enes com essa indicação não me condiciona em nada
Não, a única regra é que para teres preferência, tens de por as opções abrangidas nas primeiras opções.

joanamccorreia

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2019
Olá, eu estou num curso profissional, terminei este ano, e gostava de ingressar para a faculdade. Tenho várias questões que a minha escola não sabe (ou nao quer) responder. Basicamente inscrevi-me em dois exames (Português que é a prova de ingresso e ingles, que na verdade não me serve para nada), fui aos dois exames escritos, mas não fazia a mínima ideia da existência do exame oral de inglês e a minha escola não quer passar a ficha ENES porque não tenho nota a ingles. Acontece que liguei para outra escola secundária e eles dizem que se eu for lá passam-me a ficha ENES sem problema, será que não vai mesmo ter problema?

Richie Porte

Membro
Matrícula
16 Julho 2019
Fui buscar a ficha enes à minha escola e não percebo a que se refere a classificação de acesso a cursos na área do desporto. Por exemplo tenho uma classificação de 150 no acesso a outros cursos e uma classificação de 152 no acesso a cursos na área do desporto. Não percebo essa discrepância.

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Fui buscar a ficha enes à minha escola e não percebo a que se refere a classificação de acesso a cursos na área do desporto. Por exemplo tenho uma classificação de 150 no acesso a outros cursos e uma classificação de 152 no acesso a cursos na área do desporto. Não percebo essa discrepância.
Para acesso a cursos na área do desporto, conta a nota de EF. Para os outros cursos não.

SóniaAraújo

Membro
Matrícula
2 Junho 2017
Curso
Turismo
Instituição
Universidade Católica Braga
Olá! Hoje fui fazer o requerimento da ficha ENES da qual tive de pagar 1,5€.

Alegaram que é por já não estar a frequentar o ensino obrigatório.

Terminei o 12° ano do ensino profissional o ano passado e não realizei exames apenas porque me encontrava a realizar estágio profissional em Itália.

Alguém me pode dizer se este 1,5€ é cobrado de forma legal? E porquê? Acho que não faz qualquer sentido ..

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @joanamccorreia
Olá, eu estou num curso profissional, terminei este ano, e gostava de ingressar para a faculdade. Tenho várias questões que a minha escola não sabe (ou nao quer) responder. Basicamente inscrevi-me em dois exames (Português que é a prova de ingresso e ingles, que na verdade não me serve para nada), fui aos dois exames escritos, mas não fazia a mínima ideia da existência do exame oral de inglês e a minha escola não quer passar a ficha ENES porque não tenho nota a ingles. Acontece que liguei para outra escola secundária e eles dizem que se eu for lá passam-me a ficha ENES sem problema, será que não vai mesmo ter problema?
Duvido que outra escola te passe a ficha ENES se não fizeste lá os exames. E se não tens a componente oral do exame de inglês não é considerado que fizeste o exame, daí não ser possível emitir a ficha...

Olá @SóniaAraújo
Olá! Hoje fui fazer o requerimento da ficha ENES da qual tive de pagar 1,5€.

Alegaram que é por já não estar a frequentar o ensino obrigatório.

Terminei o 12° ano do ensino profissional o ano passado e não realizei exames apenas porque me encontrava a realizar estágio profissional em Itália.

Alguém me pode dizer se este 1,5€ é cobrado de forma legal? E porquê? Acho que não faz qualquer sentido ..
Fora da escolaridade obrigatória há um vazio legal, no artigo que publicamos aquele decreto em que se baseia o pedido para a não cobrança regula a escolaridade obrigatória, pelo que há espaço para as escolas cobrarem... Mas 1,5€ não é mau 😅 A maioria dos alunos que estou a apanhar estão a pagar entre 5€ e 10€.

SóniaAraújo

Membro
Matrícula
2 Junho 2017
Curso
Turismo
Instituição
Universidade Católica Braga
No momento manifestei logo a minha indignação com o facto de ter de pagar por algo que me é requerido para o acesso ao ensino superior. É ridículo, não faz qualquer sentido "aproveitarem-se" dos alunos para terem lucro (digamos assim).

Agradeço o esclarecimento ☺️

Olá @joanamccorreia

Duvido que outra escola te passe a ficha ENES se não fizeste lá os exames. E se não tens a componente oral do exame de inglês não é considerado que fizeste o exame, daí não ser possível emitir a ficha...

Olá @SóniaAraújo

Fora da escolaridade obrigatória há um vazio legal, no artigo que publicamos aquele decreto em que se baseia o pedido para a não cobrança regula a escolaridade obrigatória, pelo que há espaço para as escolas cobrarem... Mas 1,5€ não é mau 😅 A maioria dos alunos que estou a apanhar estão a pagar entre 5€ e 10€.

• Like
Reactions: Rafa&L and davis

AndreAntunes90

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Curso
Contabilidade e Administração - Ramo Contabilidade
Instituição
ISCAL
Bom dia,

O meu irmão terminou o secundário agora, fez a disciplina de Matemática A, que era a única que lhe faltava.

Tem o exame de português válido e fez o exame de matemática há dois anos, tirou 6.
Este ano não se candidatou nem fez qualquer exame.

Pode pedir e receber a emissão da ficha enes? Em caso afirmativo, pode candidatar-se à primeira fase do ensino superior publico com esse documento, dadas as circunstâncias?

Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

André Antunes

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @AndreAntunes90
Pode pedir e receber a emissão da ficha enes? Em caso afirmativo, pode candidatar-se à primeira fase do ensino superior publico com esse documento, dadas as circunstâncias?
Se tem o secundário completo e algum exame que possa usar como prova de ingresso, sim. E sim, pode.

• Like
Reactions: AndreAntunes90

marianampf

Membro Caloiro
Matrícula
10 Abril 2019
Boa tarde, venho de um curso profissional de Design de Equipamentos e hoje ao fazer uma simulação de candidatura ao ensino superior reparei que o código do curso que está na minha folha ENES é apenas do curso de Design. Na altura em que me inscrevi na primeira fase de exames o código foi me fornecido por uma funcionária da secretaria e na altura referi claramente que o meu curso era de Design de Equipamentos ao qual me responderam que era a mesma coisa. Assim sendo, acreditei no que me disseram, porque supostamente eles sabem o que fazem.
Gostaria de saber se vai haver problema em ter realizado o exame com o código de design e não de design de equipamentos e da minha ficha de ENES ter o mesmo erro?

Isabel Pena

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Boa tarde, a minha média do curso ( profissional) é de 17,5 , obtive 15,6 no exame de português e 8 no exame de filosofia. A nota da ficha ENES é de 15,8. Gostaria de saber se o exame de filosofia, mesmo este sendo negativo, se conta para a média do acesso ao ensino superior.
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @marianampf
Boa tarde, venho de um curso profissional de Design de Equipamentos e hoje ao fazer uma simulação de candidatura ao ensino superior reparei que o código do curso que está na minha folha ENES é apenas do curso de Design. Na altura em que me inscrevi na primeira fase de exames o código foi me fornecido por uma funcionária da secretaria e na altura referi claramente que o meu curso era de Design de Equipamentos ao qual me responderam que era a mesma coisa. Assim sendo, acreditei no que me disseram, porque supostamente eles sabem o que fazem.
Gostaria de saber se vai haver problema em ter realizado o exame com o código de design e não de design de equipamentos e da minha ficha de ENES ter o mesmo erro?
Desde que o tipo de curso seja o mesmo diria que não deve haver problema. Excepto caso concorras a algum curso com preferência habilitacional, que são muito poucos e apenas no ensino politécnico.

Olá @Isabel Pena
Boa tarde, a minha média do curso ( profissional) é de 17,5 , obtive 15,6 no exame de português e 8 no exame de filosofia. A nota da ficha ENES é de 15,8. Gostaria de saber se o exame de filosofia, mesmo este sendo negativo, se conta para a média do acesso ao ensino superior.
Obrigada
Conta para a CFCEPE, que é a média que aparece na ficha ENES. Lê isto:

• Like
Reactions: marianampf

Sarai

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Boa Noite. Não sei se este é o local indicado para a minha questão, mas gostaria de saber o que é a ficha enes e para que serve.
Muito obrigada!
A ficha Enes é um documento onde constam as notas e médias do ensino secundário. Serve para se candidatar ao curso universitário.

Rafa&L

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2019
Olá, peço desculpa se não é o melhor sitio para fazer esta pergunta mas... mais alguém foi levantar a ficha enes e as pessoas da secretaria disseram que ainda não tinha chegado porque houve um "problema informático" ? Na sexta feira disseram que quinta feira estava pronta, terça feira quando me fui inscrever na 2º fase perguntei de novo porque a escola fica super longe do sitio onde estou a viver (1h de carro) e disseram que já não se lembravam do dia em que tinham dito que chegava se quarta ou quinta .... e vou lá hoje e dizem que houve um problema "informático" e que a ficha ainda está a ser feita, só vem na segunda feira...

AndreAntunes90

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Curso
Contabilidade e Administração - Ramo Contabilidade
Instituição
ISCAL
Olá @davis

Olá @AndreAntunes90

Se tem o secundário completo e algum exame que possa usar como prova de ingresso, sim. E sim, pode.

Obrigado pela resposta.

A situação mantém-se se o exame que tem válido tiver sido realizado numa segunda fase? É que no meu ponto de vista faz sentido ele poder se candidatar na primeira fase, visto que essa segunda fase ocorreu em anos transatos a este ultimo período lectivo.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, peço desculpa se não é o melhor sitio para fazer esta pergunta mas... mais alguém foi levantar a ficha enes e as pessoas da secretaria disseram que ainda não tinha chegado porque houve um "problema informático" ? Na sexta feira disseram que quinta feira estava pronta, terça feira quando me fui inscrever na 2º fase perguntei de novo porque a escola fica super longe do sitio onde estou a viver (1h de carro) e disseram que já não se lembravam do dia em que tinham dito que chegava se quarta ou quinta .... e vou lá hoje e dizem que houve um problema "informático" e que a ficha ainda está a ser feita, só vem na segunda feira...
A ficha ENES chegar? A ficha é imprimida na hora na escola, por isso, ou das duas uma, ou a tua escola está a ter um problema informático, ou a tua escola não consegue emitir a ficha e tem de vir de outra escola. Imensa gente já tem a ficha e não tenho conhecimento dessa dificuldade.

• Like
Reactions: Rafa&L

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A situação mantém-se se o exame que tem válido tiver sido realizado numa segunda fase? É que no meu ponto de vista faz sentido ele poder se candidatar na primeira fase, visto que essa segunda fase ocorreu em anos transatos a este ultimo período lectivo.
NA 1ª fase de candidaturas só de pode usar como prova de ingresso exames nacionais das primeiras fases de exames.

InesConstanca

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2019
Boa tarde, quando fui secretaria pedir a ficha enes coloquei que pretendia ter preferência regional. No entanto, decidi que já não quero usufruir dessa preferência, o que faço? Tenho de preencher novamente a folha sem ter preferência regional? Obrigada