Ficha ENES

Cláudia Sobral

Membro Caloiro
Matrícula
11 Agosto 2025
Eu, mãe do aluno dirigi-me hoje á Escola Secundária para levantar a respectiva ficha Enes do aluno, para concluir o ingresso na Licenciatura Educacão Fisica e Desporto no
Quando solicitei a ficha Enes o sistema dá erro que falta uma disciplina. (Um exame (uma disciplina que tenha a ver com o 11 ou 12 ano). Ciências Socioeconomicas

O aluno realizou
Geografia - Ano 2022
Portugues - Ano 2025
Matemática Aplicada ás Ciencias Sociais - Ano 2025
Aprovado

O aluno é aluno externo.
**ALERTA
  • Regime de conclusão do secundário:
    A partir do ano letivo 2023/2024, os alunos que ingressaram no 10º ano seguem este novo modelo de três exames.

** sendo que o Aluno terminou o Secundário pelo ensino recorrente a 11 de Julho 2023/2024
*Para ingresso na licenciatura o aluno fez os 2 exames sendo 1 das opcões pedidas.

Podem ajudar? O sistema não está a ajudar. Está sim a desmotivar os alunos.

Eu, mãe do aluno dirigi-me hoje á Escola Secundária para levantar a respectiva ficha Enes do aluno, para concluir o ingresso na Licenciatura Educacão Fisica e Desporto no
Quando solicitei a ficha Enes o sistema dá erro que falta uma disciplina. (Um exame (uma disciplina que tenha a ver com o 11 ou 12 ano). Ciências Socioeconomicas

O aluno realizou
Geografia - Ano 2022
Portugues - Ano 2025
Aprovado

O aluno é aluno externo.
**ALERTA
    A partir do ano letivo 2023/2024, os alunos que ingressaram no 10º ano seguem este novo modelo de três exames.

** sendo que o Aluno terminou o Secundário pelo ensino recorrente a 11 de Julho 2023/2024
*Para ingresso na licenciatura o aluno fez os 2 exames sendo 1 das opcões pedidas.

Certamente alguém com mais conhecimento que eu virá aqui esclarecer melhor, mas o problema não passa pelo exame de MACS não ser do plano de estudos de ciências socioeconómicas e por isso o sistema diz que falta uma disciplina relativa a esse curso?

Sendo para Educação Física, deverá faltar a Biologia&Geologia que fará par com o exame de Português… Penso! Mesmo terminando o secundário no ensino recorrente, os possíveis pared de provas de ingresso exigidas em cada curso não se alteram.

Sendo para Educação Física, deverá faltar a Biologia&Geologia que fará par com o exame de Português… Penso! Mesmo terminando o secundário no ensino recorrente, os possíveis pared de provas de ingresso exigidas em cada curso não se alteram.
Eu interpretei que o problemas tinha sido na emissão da ficha enes, mas já percebi que foi na candidatura.
Eu acho que pensaram que o exame de MACs podia substituir matemática A ou B, mas não pode. O código 16 matemática não abrange macs e desta forma efetivamente falta uma prova de ingresso.

Última edição:

Eu interpretei que o problemas tinha sido na emissão da ficha enes, mas já percebi que foi na candidatura.
Eu acho que pensaram que o exame de MACs podia substituir matemática A ou B, mas não pode. O código 16 matemática não abrange macs e desta forma efetivamente falta uma prova de ingresso.
E interpretou muito bem. O problema é mesmo na emissão da ficha Enes e não na candidatura. Na candidatura uma das opções no Piaget é Português + MACs

Olá,
Acredito que o problema será o que o JP20 disse na primeira mensagem.
Ser "aluno externo" é um parâmetro relativo aos exames, não implica nada na conclusão do secundário.
Para terminar o ensino em ciências socioeconómicas tem que fazer o exame de Português e pelo menos 2 exames seguintes:
- Matemática A
- Economia A
- Geografia A
- História B
- Filosofia

Destes apenas tem exame de geografia feito, portanto necessita de pelo menos mais um

Disse que o aluno "terminou o secundário em 2023/2024". Se isto fosse o caso não deveria ter este problema. Tem o certificado de conclusão?

Olá,
Acredito que o problema será o que o JP20 disse na primeira mensagem.
Ser "aluno externo" é um parâmetro relativo aos exames, não implica nada na conclusão do secundário.
Para terminar o ensino em ciências socioeconómicas tem que fazer o exame de Português e pelo menos 2 exames seguintes:
- Matemática A
- Economia A
- Geografia A
- História B
- Filosofia

Destes apenas tem exame de geografia feito, portanto necessita de pelo menos mais um

Disse que o aluno "terminou o secundário em 2023/2024". Se isto fosse o caso não deveria ter este problema. Tem o certificado de conclusão?
Têm sim. O certificado de conclusão.
11 de Julho 2024
Post automatically merged:

Têm sim. O certificado de conclusão.
11 de Julho 2024. Não sabemos o que fazer mais. Na escola simplesmente nos transmitem para enviarmos e-mail para a DGES. Refiro exactamente isso. Muito Obrigado pela partilha.

Última edição:

O aluno realizou
Geografia - Ano 2022
Portugues - Ano 2025
Aprovado

O aluno é aluno externo.
**ALERTA

Olá @Cláudia Sobral
O aluno está a ser impedido de concorrer pelo que denunciamos neste nosso artigo:

Com a alteração das regras de conclusão do secundário, que só deveriam impactar os alunos que concluíram este ano, houve o que me parece um erro com os alunos do recorrente. As notas regras dos 3 exames obrigatórios foram aplicadas não só a quem concluiu este ano, como a quem já tinha concluído o recorrente em anos anteriores. Nesse sentido, alunos que, embora já tinham concluído em anos anteriores e até já tinham conseguido concorrer em anos anteriores ao ensino superior, estão a ser impedidos de concorrer este ano por não terem realizados os 3 exames obrigatórios que estão definidos para efeitos de acesso.