Filosofia - Dúvidas e Apontamentos

Alexandra000

Membro
Matrícula
26 Setembro 2018
Olá a todos, estou no 12ano e decidi que iria fazer exame de filosofia este ano pela primeira vez, visto que não fiz este exame no 11ano, o problema é que eu não dei no 10 ano nem a parte da ética nem a parte de Deus, por isso como no exame basta saber uma dessas duas matérias porque podemos escolher a qual pergunta queremos responder, gostaria de saber qual delas elas é a mais fácil para poder fazer resumos e estudar essa matéria.
Obrigada

• Like
Reactions: Ana Noronha

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Olá a todos, estou no 12ano e decidi que iria fazer exame de filosofia este ano pela primeira vez, visto que não fiz este exame no 11ano, o problema é que eu não dei no 10 ano nem a parte da ética nem a parte de Deus, por isso como no exame basta saber uma dessas duas matérias porque podemos escolher a qual pergunta queremos responder, gostaria de saber qual delas elas é a mais fácil para poder fazer resumos e estudar essa matéria.
Obrigada
A parte da ética sai e não é opcional, tanto que eu sei. A escolha que podes fazer é entre o tema da Religião e o da Estética.

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Enganei-me então, mas a dúvida é a mesma :)
Não te posso dizer algo em concreto acerca do tema da Estética dado que dei o da Religião, mas o segundo até que é acessível. A meu ver, nem é muito complicado palavras de alguém que até ficou a refletir sobre assuntos relacionados com a melhor amiga até às 2 da manhã xD
Se tiveres alguma dúvida a colocar, diz :) mas sobre a Estética, não te poderei dizer nada, desculpa :/

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Obrigada
Lembro-me que a minha prof dizia que a estética é mais fácil que religião. E de facto não tem nada de especial, que eu me lembre. acho que devias apostar nela e se achares muito difícil vês a religião ;)

Alexandra000

Membro
Matrícula
26 Setembro 2018
Não te posso dizer algo em concreto acerca do tema da Estética dado que dei o da Religião, mas o segundo até que é acessível. A meu ver, nem é muito complicado palavras de alguém que até ficou a refletir sobre assuntos relacionados com a melhor amiga até às 2 da manhã xD
Se tiveres alguma dúvida a colocar, diz :) mas sobre a Estética, não te poderei dizer nada, desculpa :/
Ok Obrigadaa :)
Mensagem fundida automaticamente:

Lembro-me que a minha prof dizia que a estética é mais fácil que religião. E de facto não tem nada de especial, que eu me lembre. acho que devias apostar nela e se achares muito difícil vês a religião ;)
Ok então secalhar vou fazer resumos da estética e depois vejo se acho difícil ou não, obrigadaa :)

• Like

Marianaa01

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2018
Ninguém consegue disponibilizar um livro de preparação para o exame de Filosofia?

Fábio Moura

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2019
Boa tarde, alguem me pode fornecer resumos, testes sobre os conteudos de filosofia do 10 e 11 ano?
Obrigado :)

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Boa tarde, alguem me pode fornecer resumos, testes sobre os conteudos de filosofia do 10 e 11 ano?
Obrigado :)
Algumas coisas estão na Área dos Apontamentos + (ainda) tenho dois (ou três?) documentos com matéria de 10º.... Não tenho conseguido pôr mais nada ;-;

jogo151

Membro Caloiro
Matrícula
6 Maio 2019
Boa noite, tenho um trabalho sobre os seguintes temas : inseminação artificial, família tradicional e tecnologias reprodutivas , gostava de saber de opiniões sobre este assunto e se for possível ou se souberem alguma informação :)
Obrigada

• Like

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Boa noite, tenho um trabalho sobre os seguintes temas : inseminação artificial, família tradicional e tecnologias reprodutivas , gostava de saber de opiniões sobre este assunto e se for possível ou se souberem alguma informação :)
Obrigada
Ainda ontem estava a finalizar um trabalho que vai um bocado à volta do primeiro tema, pelo menos - não foi a parte que trabalhei, mas acho que a parte da inseminação artificial pode levantar questões éticas e/ou valorativas...

Rita192001

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2019
Olá!! Por favor, alguém tem em PDF resumos ou livros de filosofia de 10 e 11 ano e o livro de preparação a exame de português?

Tiagolll

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2018
Boa tarde.

Reparei que na matriz do teste, na parte das criticas a John Rawls, aparece o seguinte:

''críticas à teoria de Rawls ‒ a crítica comunitarista (M. Sandel) e a crítica libertarista (R. Nozick). ''

Estou a repetir o exame (fiz o ano passado mas correu mal) e não tenho esta critica no livro nem em nenhum material fornecido pelo professor.
Alguém me consegue dizer onde encontro esta teoria?

Obrigado!

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Alguém consegue me ajudar a saber qual é destas a opção correta, por favor? O meu teste é amanhã, estou a tentar perceber tudo.
Eu acho que é a A, tal como está assinalado na imagem.