Filosofia - Exame

Bem, afinal sempre fui bastante mais profícua a desempenhar a minha espécie de análise das perguntas/exemplos de cenários de resposta. Deixo aqui o link, poderá ser-vos útil no estudo para o exame (para outros anos, para quem vai a 2ª fase, ou mesmo para quem tem dúvidas e gostaria de compreender melhor as opções de escolha múltipla, por exemplo). Espero que vos possa ajudar

Boa noite,
Este ano transitei para o 11º ano e estou no curso de Ciências e Tecnologia. Estou interessado em ir para Direito, e um dos conjuntos de provas de ingresso requeridos seria o exame de Português e Filosofia/História A. Como não tenho história ia ter que trocar um dos exames às minhas disciplinas bienais pelo exame de Filosofia, e estava a pensar trocar o de Física e Química A. Queria saber qual foi o exame que acharam mais díficil (entre o exame de Biologia e Geologia e o de Física e Química A) e se o exame de Filosofia é muito díficil. Também queria saber como é que me posso preparar para o exame de Filosofia, visto que a minha professora está super atrasada na matéria e temos matéria de 10º ano pendente para dar no 11º. Obrigado desde já.

• Like
Reactions: ~tahani~
Boa noite,
Este ano transitei para o 11º ano e estou no curso de Ciências e Tecnologia. Estou interessado em ir para Direito, e um dos conjuntos de provas de ingresso requeridos seria o exame de Português e Filosofia/História A. Como não tenho história ia ter que trocar um dos exames às minhas disciplinas bienais pelo exame de Filosofia, e estava a pensar trocar o de Física e Química A. Queria saber qual foi o exame que acharam mais díficil (entre o exame de Biologia e Geologia e o de Física e Química A) e se o exame de Filosofia é muito díficil. Também queria saber como é que me posso preparar para o exame de Filosofia, visto que a minha professora está super atrasada na matéria e temos matéria de 10º ano pendente para dar no 11º. Obrigado desde já.

Quanto a preparar para o exame de Filosofia não sei visto que não o fiz e a disciplina em si não era o meu forte. Mas normalmente o pessoal troca o de BG porém, na minha sincera opinião, considero o de FQA mais difícil (embora adore Química)... as pessoas normalmente trocam o de BG porque esse exame é mais virado para as áreas da saúde e o de FQA em conjunto com MatA costuma ser entrada em algumas das engenharias, mas como estás mais interessado em Direito não creio que seja problema para ti isso.

Quanto a preparar para o exame de Filosofia não sei visto que não o fiz e a disciplina em si não era o meu forte. Mas normalmente o pessoal troca o de BG porém, na minha sincera opinião, considero o de FQA mais difícil (embora adore Química)... as pessoas normalmente trocam o de BG porque esse exame é mais virado para as áreas da saúde e o de FQA em conjunto com MatA costuma ser entrada em algumas das engenharias, mas como estás mais interessado em Direito não creio que seja problema para ti isso.
Eu pensei em tirar FQ porque além de achar mais díficil pensei da mesma forma, eu não estou interessado nas áreas da engenharia nem nada do género, mas a minha dúvida era mesmo qual é que era o exame mais fácil. Obrigado pelo esclarecimento, um abraço.

Este ano transitei para o 11º ano e estou no curso de Ciências e Tecnologia. Estou interessado em ir para Direito, e um dos conjuntos de provas de ingresso requeridos seria o exame de Português e Filosofia/História A. Como não tenho história ia ter que trocar um dos exames às minhas disciplinas bienais pelo exame de Filosofia, e estava a pensar trocar o de Física e Química A. Queria saber qual foi o exame que acharam mais díficil (entre o exame de Biologia e Geologia e o de Física e Química A) e se o exame de Filosofia é muito díficil.
Olá, Gonçalo! :) Bom, também sou de CT e no 11º fiz os exames de Biologia e Geologia e o de Filosofia. Fiz estes dois exames porque acho que foi uma escolha confortável para mim... Se bem que podes também fazer o de FQ e o de Filosofia. Isso dependerá de ti e da escolha que fizeres :)
Quanto ao exame de Filosofia, não o achei difícil tbh
Também queria saber como é que me posso preparar para o exame de Filosofia, visto que a minha professora está super atrasada na matéria e temos matéria de 10º ano pendente para dar no 11º. Obrigado desde já.
Compreendo a tua situação. Tive sorte de ter tido a matéria toda de 10º dada, o problema foi mesmo a de 11º, uma vez que a última matéria foi a que não cheguei a ver bem sozinha e que foi dada bem à pressa e à última... Podes tentar inscrever-te nas explicações, talvez te ajudem nesse aspeto, ou adiantares algo por ti mesmo, se for uma disciplina do teu conforto... :)

Boa noite,
Olá! Pesosalmente, eu acho que o exame de Filosofia não é um bicho de sete cabeças, desde que te prepares, sobretudo para pensar de uma forma muito precisa e clara. Na área de apontamentos tens exames, critérios e tenho por lá uma resolução do exame deste ano, com explicação das linhas de raciocínio. Experimenta dar uma olhadela para os exercícios de 10° ano e ver o que achas. Quanto ao resto, não fui aluna de CT pelo que não te posso dizer nada. Boa sorte 🤗

• Like
Reactions: Lya
Olá pessoal! Hoje fui ao site do IAVE e vi o que não ia sair no exame. Só que tenho uma dúvida, em que parte da matéria o «Temas/problemas da cultura científico-tecnológica, de arte e de religião» se enquadra no programa?? O meu professor diz que a arte e a religião saem sempre no exame, mas este tópico não se refere à Arte e à Religião?

Olá!! «Temas/ problemas da cultura científico tecnológica, de arte e de religião » corresponde à parte do programa em que é suposto realizar um ensaio filosófico. A arte enquadra-se na Unidade "A dimensão estética — análise e compreensão da experiência estética [Filosofia da Arte] " e a Religião na Unidade "A dimensão religiosa — análise e compreensão da experiência religiosa [Filosofia da Religião] ".

• Like
Reactions: CarlaSR
Alguém sabe qual tipo de Lógica é que sai para exame? É que ainda não percebi bem nem o meu professor me conseguiu explicar.

Alguém sabe qual tipo de Lógica é que sai para exame? É que ainda não percebi bem nem o meu professor me conseguiu explicar.
Julgo que continua a manter-se o modelo dos outros anos - a Lógica é um grupo obrigatório em que escolhes um entre a aristotélica e a proposicional.

• Like
Reactions: Pedro C.
Julgo que continua a manter-se o modelo dos outros anos - a Lógica é um grupo obrigatório em que escolhes um entre a aristotélica e a proposicional.
Olá! Este ano só poderá sair lógica proposicional, deixará de haver a outra opção :)
Post automatically merged:

Este ano só poderá sair proposicional :)

Olá! Este ano só poderá sair lógica proposicional, deixará de haver a outra opção :)
Post automatically merged:

Este ano só poderá sair proposicional :)
Este ano só poderá sair proposicional?! Não podemos escolher entre a aristotélica e a proposicional?!

No plano de estudos, as escolas podem optar por leccionar a lógica aristotélica ou proposicional, logo deve ter carácter opcional no exame.

Última edição:
Este ano só poderá sair proposicional?! Não podemos escolher entre a aristotélica e a proposicional?!

No plano de estudos, as escolas podem optar por leccionar a lógica aristotélica ou proposicional, logo deve ter carácter opcional no exame.
Não, este ano não será opção uma vez que a lógica aristotélica saiu das aprendizagens essenciais. Ou seja, deixou de haver sequer a opção na lecionação. Portanto, todas as escolas dão agora apenas lógica proposicional e, consequentemente, será a única a ser objeto de avaliação em exame.

Podes verificar o que disse aqui:

1585492194228.png

Esta imagem é um printscreen do documento das aprendizagens essenciais do 10º ano que podes consultar aqui aprendizagens essenciais 10º ano

Não, este ano não será opção uma vez que a lógica aristotélica saiu das aprendizagens essenciais. Ou seja, deixou de haver sequer a opção na lecionação. Portanto, todas as escolas dão agora apenas lógica proposicional e, consequentemente, será a única a ser objeto de avaliação em exame.

Podes verificar o que disse aqui:

Ver anexo 10781

Esta imagem é um printscreen do documento das aprendizagens essenciais do 10º ano que podes consultar aqui aprendizagens essenciais 10º ano
Obrigado! De resto continua na mesma?

Obrigado! De resto continua na mesma?
De nada!
Não sei como era o programa de filosofia na época em que tiveste a disciplina, portanto não sei se pode ter mudado alguma coisa. Se quiseres posso enviar-te a matriz que fiz com base nas aprendizagens essenciais e com a informação prova e assim já vês

• Like
Reactions: Eduardo Teixeira
De nada!
Não sei como era o programa de filosofia na época em que tiveste a disciplina, portanto não sei se pode ter mudado alguma coisa. Se quiseres posso enviar-te a matriz que fiz com base nas aprendizagens essenciais e com a informação prova e assim já vês
Sim, por favor, ficaria agradecido.

O meu email é - eduardomiguelft@gmail.com

Última edição:
De nada!
Olá! Achas que também podes me enviar a tua matriz? Obrigada!!

Olá. Acham que para alguém que já não estuda há muito tempo e que vai estudar somente por conta própria é possível fazer o exame de filosofia e tirar uma boa nota estudando só por um daqueles livros de preparação para exame ou acham que é necessário ter os manuais? E já agora, que livro de que editora recomendam para preparar o exame de filosofia? Obrigado.

Olá. Acham que para alguém que já não estuda há muito tempo e que vai estudar somente por conta própria é possível fazer o exame de filosofia e tirar uma boa nota estudando só por um daqueles livros de preparação para exame ou acham que é necessário ter os manuais? E já agora, que livro de que editora recomendam para preparar o exame de filosofia? Obrigado.

Eu estou a estudar para o exame de Filosofia e estou a usar este livro de preparação:
1596668895682.png

Estou a gostar bastante dele, não é demasiado resumido.

Também tenho acesso ao pdf de um manual de filosofia mais antigo que encontrei no site de um dos autores. O manual é bastante bom, mas segue o programa antigo, é só uma questão de se ver o que faz parte das aprendizagens essenciais. Se quiseres eu envio-te, basta dares-me o teu e-mail por mensagem privada, por exemplo.

• Like
Reactions: pdrjs and Rui F.