Finalizar o ensino secundário e universidade

eagleghost27

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2024
Olá. Alguém pode ajudar-me, por favor? Estou metido numa enrascada do caraças. Basicamente, tenho 22 anos( feitos em março) e não acabei o ensino secundário. Não por ser vagubundo ou burro. Mas pelo facto de ter uma depressão profunda, desde o final do 9°ano, que a pandemia piorou drasticamente. Nos últimos meses melhorei muito. Devido a ela, em nenhum momento do secundário estudei. Literalmente, nunca peguei num livro pra estudar, e mesmo assim, por causa de conseguir decorar as coisas com facilidade e estar sempre atento durantes as aulas, consegui terminar todas as disciplinas menos matemática( obviamente, já que é a disciplina que requer um estudo diario). Eu sei que poderia acabar a disciplina fazendo o exame de matemática e tirando mais de 9.5 valores, mas, como eu disse a pandemia piorou-me muito mentalmente e não fazo exames desde 2020. Este ano, também, não vou fazer exame, pq estava focado em recuperar da depressão. E, pelo que percebi, o programa de matemática vai mudar no próximo ano letivo e isso, se eu percebi corretamente, vai mudar o código de exame e não poderei fazer mais o exame. Alguém pode confirmar-me esta informação? Se esta informação for verdadeira. Como eu posso terminar o ensino secundário da forma mais rápida possivel? Sabendo que nestes 4 anos eu só precisava de me ter inscrito e tirado 9.5 valores para finalizar o ensino secundário. Ficará um gosto bastante amargo e humilhante se eu precisar de repetir todo o ensino.
E outro tópico é a universidade. Gostaria de ir pra o ensino superior estudar, muito provavelmente engenharia informática, mas por não ter estudado não tenho a média para isso. Mesmo que, hipoteticamente, terminasse matemática com um 20. Eu sou completamente ignorante sobre este assunto da universidade, mas eu creio que deve existir formas de entrar no ensino superior mesmo não tendo a média suficiente. Por exemplo, como as pessoas de 40 e tal anos que já acabaram o secundário há mais de 20 anos entram?
Peço desculpa pelo grande texto e eventuais erros. Se alguém perder um pouco do seu tempo para me clarear a cabeça ficarei eternamente grato.

Última edição: