Finanças ou Contabilidade?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Boa tarde,

Estou de momento a frequentar o 2º ano de Engenharia Informática mas por não gostar do curso e da área em si estou a pensar mudar para a área da gestão. Estive a ver os cursos existências no Politécnico que gostava de entrava e vi que possuía Finanças e Contabilidade.
Alguém me pode diferenciar os 2 cursos e falar das saídas e carreiras profissionais de cada um?

JoaoTS

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
Pelo o que um amigo contou me os cursos tem cadeiras muito similares se não iguais só que finanças falas do mundo financeiro /bolsas de valores, e assim.
Contabilidade é menos bolsas e mais contas empresas e assim.
Eu sei que é vago mas é literalmente isto.(acho eu).

• Like
Reactions: crisferr

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Eu pelo q ouvi dizer as saídas profissionais de finanças são mais abrangentes do que contabilidade, é verdade?
Que tipo de profissões é q alguém com estas licenciaturas exerce?

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Alguém me poderia ajudar a esclarecer melhor as diferenças entre os 2 cursos e ainda a carreira com cada um deles??

Da Vinci

Membro
Matrícula
11 Julho 2017
Finanças está dividida em 2 áreas: mercados e empresa. A primeira área é mais relacionada com análise de risco e de instrumentos financeiros, como acções, obrigações etc. A segunda que é mais virada para a empresa, está mais relacionada com a análise da performance financeira da empresa, através de indicadores financeiros como rotação de ativo, ROIC, ROE, WACC etc. Esta segunda vertente está também mais ligada à contabilidade, pois para se conseguir fazer uma análise destes indicadores é necessário construir-se DRs e Balanços, entre outras tabelas que elucidem o estado de uma empresa. Seja em que vertente for irás ter também de saber mexer com taxas de juro, spreads, EURIBOR e por aí fora, pois são necessárias para avaliar financiamentos.

Em relação à contabilidade, possui a vertente mais conhecida que é a contabilidade propriamente dita, que passa por construções de Balanços, DRs, Mapas de Gastos etc etc, assim como saber todas as contas e normas do SNC ou IFRS, e onde e como debitar/creditar os valores nessas contas. A contabilidade possui também, na maioria dos cursos, a vertente da fiscalidade, que te irá ensinar a como calcular o IRS, IRC, IVA, IS etc.

Basicamente são áreas algo semelhantes, e não te recomendo a escolher nenhuma delas antes de experimentares as duas, pois apesar do perfil procurado nesta área ser o de uma pessoa "financeira" como se diz na gíria, são áreas diferentes e que nem toda a gente gosta.

Em relação à carreira, tanto uma área como a outra abrem-te imensas portas, mas isso estará sempre dependente claro do sitio onde tires o curso, com que média o acabes, que CV irás construir ao longo do teu percurso académico e por aí fora, ou seja, depende apenas de ti.
Empresas que costumam recrutar pessoas desta área são essencialmente: banca, auditoria, contabilidade, fundos de investimento e toda e qualquer empresa seja grande ou pequena que possua departamento financeiro ou administrativo.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Marco L. Lista de Candidatos a Finanças e Contabilidade - 2020/2021 Listas de Candidatos 2020/2021 29
B Mudar de Contabilidade para Finanças Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Letícia1234 Contabilidade e Administração ou Contabilidade e Finanças? Ciências Económicas e Empresariais 0
diogo simao IPLeiria Contabilidade e Finanças - Leiria Instituto Politécnico de Leiria 0
DaniFTMOL IPS Mais alguem vai para Contabilidade e Finanças? Instituto Politécnico de Setúbal 0
L ISCAL Finanças Empresarias ou Contabilidade? Instituto Politécnico de Lisboa 0
F Finanças e Contabilidade (ISCTE) vs. Finanças Empresariais (ISCAL) Ciências Económicas e Empresariais 17
A ISCTE Finanças e Contabilidade ou Gestão de Marketing? ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 1
A ISCAL Gestão, finanças ou contabilidade - ISCAL Instituto Politécnico de Lisboa 2
P Contabilidade e finanças empresariais: ISCAC vs FEUC Ciências Económicas e Empresariais 0
C Escolha de curso - Finanças, Gestão de Empresas, Contabilidade? Ciências Económicas e Empresariais 1
D ISEG Mestrado Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Universidade de Lisboa 1
S Gestão VS FIinanças e contabilidade VS Finanças Ciências Económicas e Empresariais 7
alexmdias Finanças ou Finanças Empresariais? Ciências Económicas e Empresariais 1
J Finanças : ISEG vs ISCTE Ciências Económicas e Empresariais 0
Diana Valença Economia / Finanças / Gestão Ciências Económicas e Empresariais 2
JoaoBento02 Informática e Gestão de Empresas vs Ciência de Dados vs Finanças Ciências Económicas e Empresariais 4
V Mestrado em Finanças na FEP Ciências Económicas e Empresariais 7
josediogo00 FEP Mestrado em Finanças e Fiscalidade Universidade do Porto 2
I UMinho Mestrado em Finanças no Minho Universidade do Minho 0
B Indecisão - Finanças vs Economia Ciências Económicas e Empresariais 2
P Para quem está em mestrado em economia/gestão/finanças, tem algum colega com background em engenharia? Ciências Económicas e Empresariais 2
M Praxe Iscaa em finanças Tradições Académicas 0
S Gestão no ISEG ou Finanças no ISCTE? Ciências Económicas e Empresariais 1
Pedro_Mendes Gestão de Informação (NOVA IMS) VS Gestão (ISCAL) VS Finanças Empresarias (ISACAL) Ciências Económicas e Empresariais 19
M Gestão, Finanças ou Gestão de Empresas Ciências Económicas e Empresariais 0
M Mestrado finanças - Nova vs ISCTE Ciências Económicas e Empresariais 1
F Mestrado em Finanças (FEP vs Católica) Ciências Económicas e Empresariais 1
A Mestrado Finanças Ciências Económicas e Empresariais 5
C ISCAL Finanças Empresariais Instituto Politécnico de Lisboa 28
Lisa Finanças vs Gestão/Economia Ciências Económicas e Empresariais 18
Francisco Santos 18 ISEG Finanças - ISEG Universidade de Lisboa 1
Francisco Santos 18 ISCTE Finanças - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 2
P Mestrado em Gestão ou Finanças Ciências Económicas e Empresariais 3
A Finanças Ciências Económicas e Empresariais 7
M Contabilidade: apontamentos Ciências Económicas e Empresariais 0
C Contabilidade e Administração ISCAL pós laboral Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 2
D Curso: contabilidade e fiscalidade Ciências Económicas e Empresariais 0
anavidais IPSantarém Contabilidade e Fiscalidade em Santarém Instituto Politécnico de Santarém 0
E Ser bancário a partir de contabilidade e administração Ciências Económicas e Empresariais 4
A Contabilidade e Gestão Pública Ciências Económicas e Empresariais 0
M IPMaia - Contabilidade Privado Politécnico 0
D Fiscalidade vs Contabilidade? Ciências Económicas e Empresariais 0
M UMinho Contabilidade Universidade do Minho 2
1 Matemática, Gestão ou Contabilidade? Ensino Superior 5
AnnaSousaPinto Contabilidade e Auditoria Ciências Económicas e Empresariais 0
diogosilva4431 Contabilidade: Faculdade Privada Ciências Económicas e Empresariais 0
Diogo Ávila Matemática ou Contabilidade Ensino Superior 2
M Gestão, marketing e contabilidade Ciências Económicas e Empresariais 1
D ISEG Pós-graduação Contabilidade e Fiscalidade Universidade de Lisboa 0