Finanças ou Contabilidade?

majm22

Membro
Matrícula
25 Outubro 2015
Mensagens
99
Boa tarde,

Estou de momento a frequentar o 2º ano de Engenharia Informática mas por não gostar do curso e da área em si estou a pensar mudar para a área da gestão. Estive a ver os cursos existências no Politécnico que gostava de entrava e vi que possuía Finanças e Contabilidade.
Alguém me pode diferenciar os 2 cursos e falar das saídas e carreiras profissionais de cada um?
 

JoaoTS

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2018
Mensagens
124
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
Pelo o que um amigo contou me os cursos tem cadeiras muito similares se não iguais só que finanças falas do mundo financeiro /bolsas de valores, e assim.
Contabilidade é menos bolsas e mais contas empresas e assim.
Eu sei que é vago mas é literalmente isto.(acho eu).
 

majm22

Membro
Matrícula
25 Outubro 2015
Mensagens
99
Eu pelo q ouvi dizer as saídas profissionais de finanças são mais abrangentes do que contabilidade, é verdade?
Que tipo de profissões é q alguém com estas licenciaturas exerce?
 

majm22

Membro
Matrícula
25 Outubro 2015
Mensagens
99
Alguém me poderia ajudar a esclarecer melhor as diferenças entre os 2 cursos e ainda a carreira com cada um deles??
 

Da Vinci

Membro
Matrícula
11 Julho 2017
Mensagens
13
Finanças está dividida em 2 áreas: mercados e empresa. A primeira área é mais relacionada com análise de risco e de instrumentos financeiros, como acções, obrigações etc. A segunda que é mais virada para a empresa, está mais relacionada com a análise da performance financeira da empresa, através de indicadores financeiros como rotação de ativo, ROIC, ROE, WACC etc. Esta segunda vertente está também mais ligada à contabilidade, pois para se conseguir fazer uma análise destes indicadores é necessário construir-se DRs e Balanços, entre outras tabelas que elucidem o estado de uma empresa. Seja em que vertente for irás ter também de saber mexer com taxas de juro, spreads, EURIBOR e por aí fora, pois são necessárias para avaliar financiamentos.

Em relação à contabilidade, possui a vertente mais conhecida que é a contabilidade propriamente dita, que passa por construções de Balanços, DRs, Mapas de Gastos etc etc, assim como saber todas as contas e normas do SNC ou IFRS, e onde e como debitar/creditar os valores nessas contas. A contabilidade possui também, na maioria dos cursos, a vertente da fiscalidade, que te irá ensinar a como calcular o IRS, IRC, IVA, IS etc.

Basicamente são áreas algo semelhantes, e não te recomendo a escolher nenhuma delas antes de experimentares as duas, pois apesar do perfil procurado nesta área ser o de uma pessoa "financeira" como se diz na gíria, são áreas diferentes e que nem toda a gente gosta.

Em relação à carreira, tanto uma área como a outra abrem-te imensas portas, mas isso estará sempre dependente claro do sitio onde tires o curso, com que média o acabes, que CV irás construir ao longo do teu percurso académico e por aí fora, ou seja, depende apenas de ti.
Empresas que costumam recrutar pessoas desta área são essencialmente: banca, auditoria, contabilidade, fundos de investimento e toda e qualquer empresa seja grande ou pequena que possua departamento financeiro ou administrativo.
 
  • Like
Reactions: marianacfaria